Embraer completa 50 dias parada na China

Ainda sem mercado, empresa concede licença a funcionários enquanto se prepara para produzir jatos executivos no país Produção está parada desde 26 de abril, quando foi entregue a última unidade do modelo ERJ-145

FABIANO MAISONNAVE

Nas últimas semanas, o horário de maior movimento no chão da fábrica da embraer em Harbin (1.250 km ao norte de Pequim) tem ocorrido no intervalo do almoço.

É quando os funcionários chineses aproveitam o tempo livre para praticar badminton e jianzi (peteca jogada com os pés) no imenso galpão quase vazio.

A produção está parada desde 26 de abril, data da entrega da última unidade do ERJ-145 (50 passageiros).

Sem demanda, 90 dos 213 funcionários (apenas sete são brasileiros) ganharam licença remunerada, e US$ 7 milhões em peças e equipamentos estão parados no armazém da empresa.

Para que a fábrica volte a funcionar, o trabalho tem sido intenso em áreas como a comercial e a financeira, em meio aos passos para viabilizar a montagem de jatos executivos Legacy 600/650, a nova aposta da embraer para o mercado chinês. O processo pode levar até 24 meses.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

A migração do ERJ-145, já sem demanda no mercado, para o Legacy é resultado de um acordo firmado em meados de abril entre a embraer e sua sócia minoritária na fábrica, a estatal Avic, em meio à visita da presidente Dilma Rousseff a Pequim.

Inaugurada há oito anos, a joint venture Harbin embraer Aircraft Industry Company (Heai) ocupa dois galpões de um imenso complexo da Avic, onde trabalham cerca de 12 mil pessoas e são produzidos helicópteros, aviões de espionagem não tripulados e até veículos.

A fabricação de jatos executivos não era a primeira opção da embraer. A empresa queria montar o E-190, para cerca de cem passageiros, mas o governo chinês negou a autorização porque uma empresa do país desenvolve um avião semelhante.

Na frente burocrática, um dos primeiros passos é obter do governo a licença de negócios, sem a qual a fábrica não pode sequer importar as peças para fabricar o Legacy.

A fase de transição também inclui o treinamento, em São José dos Campos (SP), dos 90 operários hoje em licença remunerada.

“Não há números suficientes para justificar uma linha de produção na China”, afirmou o analista americano Brendan Sobie, do Centro para a Aviação da Ásia e do Pacífico, com sede na Austrália.

“Há vários anos fala-se da abertura do mercado, mas isso nunca ocorre. A embraer está confiante, mas as perguntas são: qual a velocidade dessa abertura do mercado? Qual será a participação da embraer nesse mercado?”

Embora a embraer seja a única a investir numa fábrica, outras empresas do setor vêm se interessando pela China. A fabricante francesa Dassault Falcon transferiu recentemente seu escritório asiático da Malásia para Pequim, enquanto a canadense Bombardier estima que a China precisará de 600 jatos privados até 2019.

Entre os funcionários da embraer em Harbin o clima é de otimismo. “Por causa da influência estrangeira, as empresas e os milionários estão comprando aviões privados”, diz o engenheiro de qualidade Lin Jiafeng. “Muitas estrelas de cinema chinesas já compraram o seu.”

Fonte: Folha de São Paulo

15 Comentários

  1. O golpe da China na Embraer: Atrairam a empresa, que bobinha deu de mão beijada os projetos dos seu aviões para os engenheiros chineses, esse cairam fora e fundaram uma empresa chinesa que fabrica aviões clone dos aviões da Embraer.

    ESSE É O MÉTODO CHINÊS DE FAZER NEGÓCIOS.

  2. Concordo plenamente com o Toninho e não sei por que dão tão mole para a China.
    Entra lixo chines que só no Brasil, matando uma série de empresas brasileiras, e lá a China não deixa nossa fábrica de ponta construir seu maior produto, em defesa da sua empresa, que, há 8 anos não existia.

  3. Já passou da hora da EMBRAER sair voando da China!o governo deve ter mais rigor ao tratar com os chineses, a começar por rever a maciça entrada de produtos manufaturados chineses no BRASIL!

  4. Não tem o que fazer, se não contabilizar os prejuízos e buscar um novo parceiro para a região. Talvez a Índia seja a mais indicada, apesar de que ela está envolvida em vários projetos com os russos.

    []’s

  5. E o Brasil fica olhando. Lá estrangeiro tem que dançar conforme a música deles, aqui a China faz o que quer. Falta de patriotismo… não tenho mais nada a dizer.

  6. cara.. nao precisa de uma fabrica la para se copiar o projeto de um aviao da embraer.
    De qualquer jeito alguma empresa chinesa iria entrar nesse nicho de mercado. Eu acho sem duvida nenhuma negativa essa exploração do governo chines. Mas se a embraer nao tentar produzir algo por lá a bombarier a faria.
    Lutar contra os sanguessugas chineses nao é facil, as vezes é melhor estar ao lado do que se isolar completamente.

  7. a perda nem é tão grande, visto que é a plataforma ERJ135-145..todos sabem que essa plataforma já deu oque tinha que dar no mercado, agora a Embraer tem que pensar em novas soluções, acho que nem os chineses querem copiar esse projeto, eles conseguiram fazer aviões do nivel dos E-Jets, sem ajuda externa.

  8. A embraer queria produzir o emb 190,mas o governo negou pois irao produzir um com as mesmas capacidades,ou seja o governo chines ta certo na decisao,pra que comprar algo que pode ser produzido por chineses com tec chinesa?O brasil erra em permitir importaçao de produtos chineses ,produtos estes que nos temos condiçoes de produzir,o brasil deve tratar a china com reciprocidade,nos temos algo que eles querem e que nao ha como eles produzirem,o pesp na balança naturalmente seria fovoravel ao brasil,mas a merda dos corruptos nao abrem mao de se venderem aos chineses,repito os chineses estao corretos,todo dia sai um otario de casa,o brasil e´o maior dos otarios,o brasil perde a chance de negociar como um gigante,negocia-se como se fossemos uma cuba ou como um haiti da vida,os caras que estao no comando da naçao,assim como os que ja estiveram,venderam suas almas,mas quem paga o preço e´a naçao.Tenho pena do brasil,ja culparam ate DEUS pelo fisco chamado brasl,mas o verdadeiro culpado e´a ambiçao e,a fantasia de que somos eternos!

Comentários não permitidos.