Vants: A nova tendência em aeronaves

http://wpcontent.answcdn.com/wikipedia/commons/thumb/f/f8/Group_photo_of_aerial_demonstrators_at_the_2005_Naval_Unmanned_Aerial_Vehicle_Air_Demo.jpg/300px-Group_photo_of_aerial_demonstrators_at_the_2005_Naval_Unmanned_Aerial_Vehicle_Air_Demo.jpg

Por Renato Cianflone*

O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) vem crescendo, tanto em operações militares quanto civis. Conhecido em todo o mundo como UAV (sigla para o nome em inglês Unmanned Aerial Vehicle), o Vant é um tipo de aeronave sem piloto que pode voar autonomamente ou ser remotamente controlada, em ações de monitoramento, reconhecimento e vigilância. Sua principal vantagem é realizar ações táticas de inteligência sem colocar vidas humanas em risco. Atualmente voam pelo mundo milhares de veículos não tripulados de diferentes dimensões; do tamanho de um inseto até o porte de um Boeing.

Embarcados com câmeras de alta tecnologia e sistemas de inteligência de última geração, os Vants são capazes de gerar imagens em alta definição a altitudes bastante elevadas – voam a até dez mil metros – tornando-se invisíveis a olho nu. Por isso, eles têm se tornado aliados importantes em ações típicas de Estado como o combate ao contrabando, ao tráfico de drogas e de armas, ao desmatamento e à pesca ilegais e o policiamento de fronteiras. As imagens geradas pelos Vants têm ainda diversas aplicações como mapeamento, localização de pessoas e rotas perdidas, levantamentos topográficos e meteorológicos, detecção e controle de queimadas, inspeção de oleodutos e de linhas de transmissão de energia.

Os Vants também fazem parte das prioridades de defesa do Brasil. O uso dessa tecnologia começou a ser mais amplamente debatida no país a partir das discussões para a elaboração da Estratégia Nacional de Defesa (END), anunciada pelo ex-presidente Lula no final de 2008. O texto indica sua aplicação entre as diretrizes da Força Aérea Brasileira para vigilância – com uso em monitoramento e controle do território nacional – e combate; assim como ara orientação estratégica. Por isso, a END recomenda a destinação de recursos e a transferência tecnológica para a fabricação de Vants, entre outros equipamentos de defesa.

Por enquanto, os Vants no Brasil só podem ser utilizados em áreas menos habitadas, mediante autorização do Controle de Tráfego Aéreo, que exige alguns dias. Isso porque o país ainda não tem uma regulamentação que permita seu uso em regiões urbanas. No futuro, com novas regras, eles poderão ser úteis em diversas atividades, como levantamento de áreas urbanas de risco.

De qualquer maneira, já há Vants voando em áreas de difícil acesso, como na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), no sul do país. Lá, a Polícia Federal opera Vants israelenses adquiridos para o combate ao tráfico e ao contrabando. Eles são controlados por satélite, capazes de decolar e pousar automaticamente e têm autonomia de voo de quase 40 horas.

A regulamentação do voo de veículos não tripulados no país é urgente, para que suas aplicações sejam aproveitadas ao máximo. Quando puderem voar em áreas urbanas, os Vants serão certamente uma importante ferramenta na segurança pública, já que poderão monitorar áreas perigosas, como comunidades dominadas por traficantes, e rastrear comboios, entre tantas outras utilidades.

Esperemos que a regulamentação definitiva de sua operação aconteça rapidamente, a tempo de que os Vants, que representam a vanguarda da inovação tecnológica no setor de aviação, possam ser aliados também na segurança do país nos grandes eventos esportivos que o Brasil receberá, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

9 Comentários

  1. bom ta i uma coisa para este pais se ocupar,saiu no jornal nacional,tem vants da policia federal paradas talvez esperando esta legalização e jente especializas para operar,se bobiar apodrece e eles não usam como muita coisa neste pais.

  2. bom pelo q eu fiquei sabendo o povo do ita tava desenvolvendo com a eletropaulo 1 para monitoramento dos cabos de alta tensão ( os de 13mil volts) mas aparentemente ele não conseguiram terminar ainda ou perderam o patrocinio .. a aplicação militar disso ainda tem 1 unico problema … demanda muita energia e muito pessoal pra pilotar 1 só … quando for feito por cockpit remoto para aplicação militar … ai sim teremos uma VANTS de respeito … claro q em combate nunca vai substituir um piloto humano pela diferença enorme no tempo de delay do movimento-resposta mas jah vai ser possivel uma espionagem mais precisa com um pouko de feeling do proprio piloto

  3. o pensamento deste governo,é só um direitos humanos e o resto que se expluda,por este motivo a coisa não anda,vants paradas apodrecendo,portos congestionados por falta de espanção e reforma,aéroportos estagnados,forças militares na rapa sucata dos anos 50.60,70,e emprestando dinheiro barato ao fundo monetario internacional,mais a extrema corrupção ,bom dai não tem grana para desenvolver este pais,envestir na militarização do pais que é progresso,tecnologias,emprego crecimento,vejam se a militarização da china esta lhe causando prejuiso,se a india esta com prejuiso,EUA esporta tecnologias militares,pois cerve em varias areas,se ficarmos remexendo o bau,este pais não sai do lugar pois o que ganharmos pagaremos em taxas de juros aos especuladores.

  4. olha o governo tem nos sacaneado altamente mesmo .. aeroportos jah deveriam ter sido almentados a uns 10 anos pelo menso .. 5 anos atras eles jahe stavam caoticos .. mais 1 motivo pras VANTS tarem em terra .. não tem pista para decolar .. todas da cidade estão superlotadas… outra .. algumas tecnologias desenvolvidas no brasil são boas mas falta patrocinio e vontade de botar pra frente … o brasil desenvolveu e constroi caças g4. exercito naum tá taum ruim pq o treinamento ainda é o melhor do mundo e o rifle fall ( não sei se é assim q se escreve ) aidna é taum bom quanto deveria ser visto q faz as mesmas coisas q o Xm8 salvo as variações de tiro …. a marinha eu jah não sei as condições mas sei q normalmente vem se treinar aqui com eles … as forças armasdas são boas mas devem o q são hoje em dia a si proprias e naum ao governo … se hoje o pais ainda tem chance de aguentar um ataque devemos aos proprios soldados e naum a o governo … eu ainda acredito q as forças armadas tem chance de ser forte mas não vai com o povo reclamando de 30 mi em cada aeronave ( q isso é pouko pra falar a verdade ) nem com o gorverno esperando 20 ou 30 anos pra comprar uma tecnologia nova

  5. opah retiro o q falei da pista e da linha de vôo … o tamanho da acft VANTS da policia é do tamanho de um aeromodelo q voa a 300m de altura … dá pra ser arremessado ou alçar vôo e menos de 1000m então não é bem necessário uma pista então provavelmente tah embargado só pelo exesso de helicoptero voando baixo pra algumas pessoas como datena ter o q encher nosso saco

  6. Pois é nê e dinheiro n sendo desperdiçado, e tendo tanto a fazer c os mesmo…e o futuro, implacável e as portas. Ñ dá p fugir,em breve será aos subs totalmente robotizados p vigilância dos n mares…Quem viver verá.

  7. o futuro da nossa segurança .. ou IN-segurança … sendo disperdiçado pq alguns jornalistas q não fazem diferença para nossa vida tem q destruir o q ainda resta da televisão e do nosso saco … poxa é só mais 1 aeromodelo no ar por enquanto e tah embargado ( pelo q eu vih o tamanho dele não deve passar muito de 1 m ) e agente naum pode ter ele sendo uzado pq naum tem onde … q bosta viu

  8. Sem dúvida, uma excelente ferramenta para serviços de monitoramento com diversos fins, principalmente no auxílio à segurança pública… No entanto, em grandes centros populacionais, principalmente aqueles em que há um alto tráfego de helicópteros, é necessário um estudo criterioso em seus traçados de vôos e em dispositivos de segurança para o caso de panes e/ou acidentes com a aeronaves (ex.: sistemas de páraquedas acionados remotamente)… Além disso temos que lembrar que devido ao pequeno porte dos vants e a baixa altitude em que a maioria dos mesmos operam, existe um grande risco de ocorrer quedas provocadas por choques com aves que costumam se concentrar em voo sobre áreas habitadas – ex.: pombos, urubus, etc..

  9. isso mesmo Nelsom .. grande visão sobre os espaços aereos urbanos … vendo q no caso do rio de janerio o dummon sempre uma turbina estoura por culpa de urubus … se eles acertam monstros como um 747 imagina um VANTS … hsauhushauhsua … falando serio … o espaço aéreo está saturado .. vai ser complicado usar as VANTS sem alguma sistema de segurança .. eu não quero uma caindo na minha cabeça no centro por culpa das pombas da sé

Comentários não permitidos.