Super tucano – Oportunidades para a Flórida e para os Americanos

Sugestão: Mark Hill

http://thumbnails.truveo.com/0020/27/45/27451EDC77953FBCEE88D4_Large.jpg O A-29 Super Tucano será construído em Jacksonville, Flórida, por funcionários norte americanos e com peças fabricadas por empresas americanas. O treinamento nas aeronaves será fornecido em Clovis, New Mexico. Mais de 60 fornecedores dos EUA em 19 estados vão fornecer peças e serviços para este contrato. Pelo menos 1.200 empregos nos EUA serão criados com este contrato.

“A seleção da A-29 Super Tucano é uma vitória para a missão, uma vitória para o combatente, e uma vitória para as empresas americanas e os trabalhadores norte americanos que irão contribuir para o processo”, disse Taco Gilbert, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da SNC. “A SNC se uniu com a Embraer para oferecer o Super Tucano, pois é a melhor e única plataforma provada em combate para a missão LAS.”

A missão LAS exige uma solução não-desenvolvida que oferece a versatilidade, empenho e persistência que o combatente precisa em um ambiente de contra-insurgência, com um custo significativamente menor. As aeronaves devem oferecer apoio de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); oferecer uma grande variedade de munições (inclusive armas guiadas de precisão) e operar em condições de terreno extremamente acidentada e austeras.


Desenvolvido para a defesa e segurança das operações nas selvas da Bacia do Rio Amazonas, onde os fugitivos muitas vezes utilizam meios improvisadas em um ambiente muito austero, o A-29 Super Tucano é um avião de ataque leve construído especificamente para missões de contra-insurgência. Comprovado em combate, com mais de 150 unidades em operação ao redor do mundo, têm registrado mais de 16.000 horas de combate, sem perdas em batalha. Uma excepcional aeronave de ataque leve e treinador, foi contratado por cinco forças aéreas em todo o globo e foi encomendado por outros – destacando-se na missão LAS todos os dias. O custo operacional do Super Tucano é baixo, podendo operar por longos períodos nas missões de contra-insurgência das mais complexas possíveis por uma fração do custo de jatos.

“O Super Tucano foi construído para esta missão”, disse Gary Spulak, Presidente da Embraer Aircraft Holdings da América do Norte. “O Super T é uma projeto limpo, construído para o combate, COIN e otimizado para a Força Aérea dos EUA. Ele não compromete a segurança da tripulação, a controlabilidade da aeronave ou a eficácia da missão.”

O Super T é certificado para mais de 130 configurações externas. Ele possui o mesmo sistema Hands-on-Throttle-e-Stick (HOTAS) e configuração de cabine de um avião de caça moderno de quarta geração. No entanto, é altamente eficiente para operar e fácil de pilotar. Tem resistência inigualável, dando ao combatente um persistente ISR, cinética, ou apoio a formação. Seu reforçado trem de pouso e sua posição longa e larga da engrenagem permite operações normais em pistas não pavimentadas e excelentes características de controle no solo que facilita as operações. O comprimento da fuselagem e os controles de voo garantem um controle preciso, mesmo com a aceleração total do motor de 1.600 hp.


O programa LAS fornecerá para o Corpo Aéreo do Exército Nacional do Afeganistão cerca de 20 aeronaves e mais 15 para a USAF, através de sua capacidade de construção de parcerias. A decisão deverá ser anunciada em junho.

Fundada em 1963, as sete áreas únicas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 29 diferentes locais em 15 estados – todos os quais estão dedicados a fornecer soluções de ponta para a base dinâmica de clientes da SNC.

A Embraer-U.S. faz parte da Embraer SA, e é a maior fabricante mundial de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras do Brasil. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para a aviação comercial, aviação executiva e defesa e nos segmentos de segurança. Ela também fornece suporte e serviços aos clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2011, a Embraer contava com 17.253 empregados da força de trabalho – não incluindo empregados de suas subsidiárias em parte propriedade – e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 16 bilhões.

Fonte: texto original Cavok


50 Comentários

  1. 70% das partes que o super Tucano presiza e feita la na America do Norte
    espero que um dia seja 100% nacional um dia
    e por isso qu defendo o Rafale a Industria nacional vai ficar mais Independente .

  2. olha … o a-29 super t … muito provavelmente é o supra sumo de combates air-air por sua exelente manobrabilidade … eu prefiro ficar com eles do que comprar o dino do f-18..
    prefiro um tucano q tem 1600horas de combate sem ser abatidos do que 1 jato ultrapassado q com certeza jah tomou tapa na cara de tucano

  3. Quando vi o post, pensei tratar-se da notícia da vitória.
    Mas de qualquer modo está muito bem feito.
    Vamos continuar torcendo, nosso time merece esse campeonato.

  4. eu digo mais … se os EUA não comprar os A-29 da embraer vai ser um grande problema para eles… para a maioria das operações q eles desenvolvem ele é a actf perfeita

  5. tititi blablabla e eu com isso?E o que o brasil ganha em termos economicos e tecnologicos com esse acordo.Fizemos a melhor aeronave do genero e eles não nos facilitaram em nada e so por venderem-nos componentes ainda se achavam no direito de darem pitacos e fazerem imposições.Sinceramente não gosto da associação nossa com eles mas nesse El Dourado chamado Brasil tudo que alardeiam ser orgulho nacional é pura propaganda enganosa pois para atingirem exitos agem como prostitutas mendigando pão EX:Petrobras e Embraer.

  6. opahh o q maria ganha com isso ???

    vamos expor aqui:
    1º embraer ganha força com acft não militares fora do pais .. fazendo as empresas privadas americana largarem seus boings como a blue jah fez antes
    2º facilitação de um acordo militar e uma possivel proposta melhor que os dinossauros dos f-18
    3º economicamente alem da embraer ganhar mais com isso q o pais em si … o pais ganha posição de esportado de knowhall coisa q vale muito para nossa imagem exterior como exportador de outras tecnologias tbm
    Então o Brasil ganha muito com isso
    Bem mais do que vc tah enchergando

  7. Taí um tucano que vale a pena!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Desculpa galera, mas eu não quis perder a piada.

  8. ST é superior , a USAF e US Navy sabem disso. O ST é em seus sistemas mais americano do que brasileiro. Mas o lobby da LM é pesado, e todos nós sabemos disso.

    []‘s

  9. vai ser construido pessa por pessa pela industria norte americana,quer diser vão ficar com a tecnologia brasileira,tem coisa no meio disso,talvez venha atras disso um velho dino f-18 que até não é ruim,mas sera que sera construido pessa por pessa no brasil tambem?sera que futuramente este caça super tucano não sera usado conta nós e nossos vizinhos da amazonia,porque?porque atualmente todos sabem que este teco teco armado é o rei da selva,ela ele é rei mesmo atualmentemposa em pistas curtas de terra,facil operacionalidade de baixo custo,tomara que não tebhamos feito a besteira do seculo,e sara que nosso congresso não tem que opinar?

  10. AMIGOS SINCERAMENTE ÉSTA NOTICIA ME DEU ANCIEDADE,se fosse fabricado unica e exclusivamente pela embraér e no brasil de preferencia éra um negocio,agora ser fabricado pessa por pessa por mais de 400 industrias norte americanas!oia oia.

  11. sim o sistema é mais America contudo o projeto foi concebido no brasil … as pesas produzidas nos EUA nâo tira a nacionalidade da peça … elah continua sendo tecnologia brasileira … contudo o q vc falou é verdade … é um risco para nós mesmos caso um ataque a amazônia seja efetuado teriamos problemas porem nosso pilotos são melhores q os deles em oprear aeronaves menos sofiticadas onde o piloto conta mais q a arma … leve em consideração q os pilotos americanos não são os ases que é a imagem que a força aerea deles vende pro mundo … em relação a pilotos prefiro os americanos franceses e russos

  12. aff…. gente maluca,,,… eles podem construir um milhâo desses em 2 anos, só nâo querem gastar porque estâo meio quebrados ..quanta bobagem… scscsc sds

  13. Ótimos vídeos. Se ganhar, vai ser um marco.
    Não sou nenhum professor, mas comentários com erros grosseiros de ortografia perdem totalmente a credibilidade. Vamos ler mais, galera.

  14. Achei muito sensacionalismo e não vi tanta vantagem assim…
    Maior parte dos componentes é de lá; vai ser fabricado lá, ou seja, arrecadação e empregos lá; tecnologia pra fazer esse tipo de avião eles têm (pô, o mustang foi feito tem 60 anos);
    Só o nome é brasileiro parece…
    Talvez a ‘parceria’ renda algum avanço tecnológico pra Embraer, em termos de aperfeiçoamento e capacitação visando um avião militar mais avançado futuramente…
    Em todo caso, pode ser bom pra imagem internacional da Embraer.

  15. Não tenho esperanças de que será o escolhido devido as pressões do fabricante local, ainda que este esteja oferecendo um produto claramente inferior quando comparado ao ST.
    Se a venda vier a ocorrer que esta não seja atrelada a aquisição pelo Brasil do ultrapassado F-18.

  16. Bem, a tecnologia do ST já está ultrapassada, pois é da II GM, mas isso não significa que não seja útil. Eu sabia 2/3 desse avião utilizava material americano. Os americanos, sem aparecerem, sempre foram os nossos parceiros.
    Eu não tenho ideia dos custos de fabricação envolvidos, mas não creio que seja mais barato do que um avião a jato, sinceramente. O motor a jato dobraria a velocidade do ST e seria mais leve.
    Vamos transformar o ST a hélice, em um ST a jato, que vá a 1000 km/h, e não a 550 km /h.

  17. Não sei como a Embraer concordou com isso.
    Se fosse um equipamento americano, os EUA não permitiriam sequer q o motor fosse repontencializado por empresas estrangeiras.
    Ainda mais, com o projeto na mão, os EUA irão conhecer todos os detalhes do avião e possíveis pontos fracos e, ainda, produzir no futuro um clone do Super T.

  18. O A-29 ST e mt bom, + só q vai gerar empregos entre os ianks e ñ aqui , exportamos trabalho …pf, nada do tal de f 18 encontrapartida..ou rafales F3 e navalizados ou Su35s p a FAB e o Su 35M p a n MB…sds.

  19. Onde já se viu comparar ST com F-18.. são aviões para funções diferentes,um F-18 estrassalha um ST a quilometros de distancia com um missil BVR…não pirem,cada avião na sua missão!

  20. Os caras fazem ônibus espaciais amigos…. aí não vão saber fazer teco-teco da segunda guerra??? vamos para de surtar!!! ele só não querem perder tempo com leseiras.

  21. Resumindo.

    Se os EUA comprarem ou não os ST, dará na mesma, pois unica e exclusivamente quem sairá ganhando serão os EUA, e o pior.
    Unica e exclusivamente quem sairá perdendo com a conslusão ou não desse negócio será o Brasil.

  22. concordo cada avião em sua missão … utilidades diferentes .. mas no dogfight o f-18 leva desvantagem … um missel por mais facil seja abater com ele … teria dificuldade de acertar mesmo lockado pela manobrabilidade do caça .. vizando uma coisa chamada torção q faz ele virar muito rapido e ter sua trajetoria alterada em altissima velocidade e angulo … os EUA não produzem tucanos pq ele mesmo não sabem utiliza-los… na segunda guerra mesmo o avião q mais vôo missão deles chegou a 20 ou 28 o nosso chegou a 81 e está aqui no musseu da tam … não é mesmo comparavel um com o outro … mas vejam q o ST não é algo a ser descartado ..
    E esses 1200 emprego na florida não estão contando os indiretos e o q vai almentar dentro da embraer brasileira tbm apos seu ganho de imagem no exterior .. poisss mais tecnologia será esportada e será nescessario mais gente para produzi-la … por favor encherguem todo o contesto antes de falar sobre questão monetaria .. isso é bem amplo e vcs se iludem com o basico deixado na reportagem … agora o brasil naum comprar nem o dino do F-18 vem de uma serie de coisas … quando foi descidida a compra muitah gente reclamou do valos gasto por acft … outro .. o senado e outros não gostaram muito da ideia … quando foi escolhido o refaele os russo entraram na disputa entaum tivemos q escolher entre os dois o q tomou mais tempo e ai veio a eleição … portanto .. um tubilhão de merda fudeu com nosso caças … o q eu diria é .. o gover não liga pras forças armadas desde q eles deixem não sei quantos caças parados em brasilia… vendo q nossas melhores acft estão estocadas lá

  23. Peça por peça né e empregos la né e novas tecnologias nos novos modlos né e ai ate ai MORREU NEVES lhes garanto que esses novos modelos dificilmente seriam acessiveis a nós a não ser com restrições e que comercialmente apenas a Embraer ganhara ninharia mas como toda prostituta bota uma bunda de silicone patriocianada pelo fabricante e reluzente sai a campo trabalhar com o novo popo né e ate ai tudo bem o popo de silicone não pega HIV e nem doenças venereas pois quando estas vierem virão para a empinadinha engraçadinha que perdera a graça.Aprendam que eles apenas aproveitarão o belo projeto e no final ficarão para eles e a empinadinha prostituta nem serviços nele mais tera.E F18 para o Brasil rsrs rsrs ainda tem gente que devaneia isso rsrs rsrs ou F35 né rsrs rsrs Não teremos nenhum vetor Americano na FAB,o ultimo e derradeiro é o bicudo.teremos qualquer coisa ate Tejas quem sabe rsrs rsrs mas vetores Americanos nem de graça ou voces acham que nossos militares,nosso governo e nossos centros tecnicos são otarios e se esqueceram de tudo que nos aprontaram para acreditarmos em novas mentiras do decadente cowboy sem dentes heim rsrs rsrs

  24. JASPION a Embraer ja tem sua imagem bem forjada nos quatro cantos do mundo e não precisa de Americanos para endoça-la.A Embraer apenas quer ganhar e para ganhar no mercado deles so se fizer o jogo deles em tudo,são protecionistas ao extremo.O Brasil não lucrara em na em materia de tecnologia pois eles não repassam nada e ainda ditam o comercio do ST-A29 e agora então se sentirão donos do novo modelo.A Americanos não interessa ver um Brasil desenvolvido tecnologicamente principalmente nas areas de aviação militar e aeroespacial.Não viage na maionese amiguinho.

  25. SENTA NA PÚA-não liga não,da choque,é que nóis,é meio desestudado memo e vc muito ortografico muito sabichão demais,vc é demais vc é o cara.

  26. SuperVOVO…rsrsrs

    estava pensando em missão focada em floresta… helicopteros são muito mais uteis… FATO !!

    o superVOVO ..so serve para abater aviao de traficante…

  27. Forcas Especiais americanas fazem uma missao no Afeganistao e estao longe de uma base. O ST seria a arma ideal por poder de fogo, rapidez e “entrega de chumbo” Helicopteros sao “slow” e pouca autonomia; presa facil. ST na funcao COIN e a melhor opcao. A Florida estara abrindo as pernas para a Embraer

  28. Podem ficar sossegados que a EMBRAER não vai perder nada com essa parceria, muito pelo contrário… aguardem os resultados futuros, não sejamos precipitados. O reconhecimento e o emprego pela maior potência bélica das qualidades de combate do Super Tucano, com certeza trará significativos benefícios para a EMBRAER e para o cluster da indústria brasileira de aviação.

  29. rsrs rsrs Oh teremos grandes beneficios com esse acordão né mesmo rsrs rsrs ate para a FAB ter esses novos modelos com certesa so viriam com restrições e so serão vendidos para quem os EUA permitirem que sejam.Ja que eles não nos repassam nada o que ganharemos heim rsrs rsrs Dizer que vai ser boim pra imagem da Embraer e que vai ajuda-la comercialmente façãm-me cocegas debaixo do meu saco rsrs rsrs pelo menos se eu não rir elezinhu levanta rsrs rsrs A LIDER MUNDIAL NO SEGMENTO DE SUA CLASSE necessita unicamente dela mesma para ser o que ela é,acontece que a infraestrutura,falta de investimento em pesquisas e qualificação fizeram a Embraer ser o que muitas empresas nacionais são,montadoras ou projetistas de avionicos,pois o recheio é todo extrangeiro.Como podemos ser autosuficientes com essa mentalidade?A Embraer visa apenas contratos e para conseguir entrar o ST no mercado Americano teve que abrir bem abertinhas as perninhas porque senão eles não aceitariam.Isso deveria servir de exemplo para nós.Pela primeira vez em nossa historia hoje o Brasil tem condições de exigir que licitações e contros em solo nacional sejam somente concretizados com repasse de tecnologia e nacionalização,mas como fazer isso se nossa mentalidade ainda é medieval extratora?Tudo que sai na midia envolvendo Embraer ou Petrobras não falta ENTUSIASTAS DE PLANTÃO para soltarem gritnhos de alegria,se ao menos soubessem que a Petrobras é uma estatal so no nome pois na pratica é uma empresa de capital aberto,uma multinacional enrustida e que a Embraer esta caminhando no mesmo sentido.Mas isso é normal né,ja que tudo principalmente na area de defesa tambem esta fluindo no mesmo sentido.Quero ver no final o que sobrara realmente efetivado como beneficio ao Brasil e não a empresas e corporativismos.

  30. Caso ainda não tenham percebido, o grande percentual de peças americanas se deve ao fato da versão americana ser totalmente defirente da nossa.
    Para lembrar o cockpit do nosso tucano é ELBIT- AEL- o deles não será…
    Maluquinho o que você propõe, guardar o tucano no fundo do quintal para ninguém ver, não vender para ninguém e desinterrar depois de 30 anos?
    acho que primeirod everiamos usar a razão, se o tucano vender por lá, é porta aberta pra muitos mercados inclua-se ai a OTAN especificamente aos europeus e já basta, mas podemos ainda ser fornecedores da Índia, Austrália, Africa do sul entre outros, porque china e rússia dificilmente vão pagar por eles.
    EM tempo, o fato da Sierra Nevada e o governo da flórida estarem interessados no negócio não significa que ele ganhou por lá. Mas uma coisa é certa, com os ditos “brasileiros ” que temos, não é só o Tucano quem está perdendo…
    Sds
    E.M.Pinto

  31. E.M.PINTO ate entendo amigo teu ponto de vista e com certesa esse novo modelo sera muito vendido nos EUA e na OTAM e a nossa FAB podera te-lo?Tenho certesa que nós não poderemos vende-lo a outros mas se pelo menos estivesse condicionado a FAB ser beneficiada com este novo modelo seria excelente,pois a diferença não sera so no cockipit mas em tecnologia embarcada e uma variada e vasta gama de armamentos.Eu so me decepciono que não priorizam o Brasil nos negocios,a Embraer visa apenas dinheiro.Isso não é uma venda e sim um contrato de permissão de fabricação em solo Americano mas todo condicionado as vontades deles e que nós deveriamos aprender a sermos da mesma forma em nossas licitações e contratos.Os EUA não estão errados nessa questão mas sim como a Embraer facilita somente visando ganho financeiro.Hoje ela é o que ela é agradeça a FAB e ao governo Brasileiro.

  32. opah … concordo plenamente com o E.M.Pinto … Mas não é só a OTAM e os EUA … atras desses vem um grande grupo de gente …. espere e vera como a EMBRAER vai crescer muito mais em outros mercados … provavelmente talves a proxima venda seja os AMX .. vai saber o Brasil sempre ganha quando uma empresa brasileira vai bem

  33. JASPION pare de sonhar acordado amiguinho esse novo modelo sera comercializado pelos EUA com quem eles quiserem.Acho que voce ainda não entendeu a materia.Existem duas Embraer,uma aqui e outra la.A daqui e a de la comercializam aviões civis mas esse modelo da materia é um modelo novo todo feito e produzido com material,tecnologia e mão de obra Americana e a nossa embraer daqui concertesa não tera beneficios dessas novas tecnologias e armamentos que serão embarcados nesse NOVO MODELO feito especialmente para os EUA e seus amiguinhos,entendeu agora ou ainda ta dificil.Mas ate ai tudo bem a Embraer ganha dinheiro,mas o que o Brasil ganha com isso,nada e porque pelo menos não se condiciona que a FAB venha a dispor esses novos modelos mesmo que sejamos condicionados a não podermos comercializa-los.Isso seria o minimo para que tivessemos realmente algum beneficio nesse acordo e se a FAB não puder ter acesso a esse novo modelo EU SEREI TOTALMENTE CONTRA ESSE ACORDO SEMPRE.

  34. dhou:
    Infelizmente há pessoas como você, coniventes com a falta de cultura, falta de educação, que influi diretamente no IDH, incrível que com esse seu pensamento você se interesse pelos assuntos tratados por esse site.
    Me desculpe se me fiz passar por sabichão, mas creio que comentários bem escritos e formulados (como muitos aqui)colaboram para o aprendizado de muitos, inclusive eu.

  35. É simples o modelo do ST comercializado mundo afora pela Embraer ja era pois todos vão preferir comprar o modelo Americano que com certesa eles não venderão na configuração deles mas sim bem melhores dos que os feitos aqui.Parabens Embraer entregastes o teu Diamante de mão beijada ao cobiçador so por ter o olho grande demais e tomara que se fuks toda.

  36. o querido colega o contrato pelo q eu entendi vi ser fabricado la … mas pela nossa filia da EMBRAER instalada no local … ela não ta perdendo vendas com isso … pensa bem antes de escrever qualquer coisa maluquinho .. vc fala muita besteira e normalmente não fala nada q tenha valor informativo … tenta pesquisar e entender antes de fala q tudo é uma merda

  37. É uma ótima notícia.
    .
    A venda deste novo modelo aos EUA é bom pois irá fortalecer a posição da Embraer como fornecedora global de aviões, que é forte na parte civil agora será também na área militar.
    .
    O endosso do americanos é bom SIM. Não se esqueça que eles são o país que mais investe militarmente no mundo, mais que soma de todos os outros países do mundo juntos. Isto pode fazer deles um ótimo comprador.
    .
    Quem se lembra que quando o Brasil foi vender tucanos ao Hugo e os EUA não aprovaram? Lembram por quê? Porque algumas peças eram fabricadas nos EUA. Agora me diga, os EUA não tem capacidade de criar um super tucano? Eles não fazem isto porque o que estamos fazendo é fornecer aeronaves ao nicho específico de mercado no qual eles não querem investir diretamente.
    .
    Para quem não sabe o tucano é praticamente uma cópia melhorada de um modelo inglês. Quem está ganhando nesta?
    .
    Aos outros países que comprar o modelo americano ainda será vantajoso para o Brasil já que a Embraer receberá a transferência de divisas, o que toda multinacional recebe ao se instalar no Brasil.
    .
    Criar um modelo de aceitação internacional é abrir caminho para criação de outras tecnologias mais avançadas e de também aceitação.
    .
    Parabéns Embraer continue nos orgulhando cada vez mais.

  38. Dandolo

    Se a intenção fosse de obter um avião supersônico, certamente eles não precisariam de nós…

    O motor turboélice é justamente útil para apoio aproximado, que é justamente a função do supertucano!!!

  39. JASPION…Acho que escrevi em Mandarim né.Ele vai ser fabricado exclusivamente para os EUA e duvido que eles vendam a versão deles a outros a não ser que sejam muito intimos.Eu não questiono sobre ganho financeiro da Embraer e sim no que o Brasil obtera de vantagem nosso,NADA.Com certesa nem a FAB podera ter esse novo modelo e vier a ter sera condicionada.Acho que voce e muitos outros aqui ainda não entenderam a materia,ela não trata de contrato de venda e sim de acordo de fabricação.Ate mesmo a fuselagem nacional sera feita la.Eles aproveitaram a alta performance do modelo e sua aerodinamica excelente para rechea-lo com uma gama enorme de tecnologias e armamentos variados.Eles tem um modelo deles mas darão prioridade ao ST pelas vantagens da aeronave que ja foi altamente testada e comprovada.A Embraer amiguinho não priorisa o Brasil e sim sua conta bancaria.A meu ver pelo menos deveria ser condicionado neste contrato de conseção que o modelo viesse a poder ser usado pela FAB mesmo que tivessemos restrições comerciais sobre ele.Voce ta me entendendo agora amiguinho ou ainda soa em Mandarim pra voce???

  40. “O A-29 Super Tucano será construído em Jacksonville, Flórida, por funcionários norte americanos e com peças fabricadas por empresas americanas. O treinamento nas aeronaves será fornecido em Clovis, New Mexico. Mais de 60 fornecedores dos EUA em 19 estados vão fornecer peças e serviços para este contrato. Pelo menos 1.200 empregos nos EUA serão criados com este contrato.”

    Isso já não é transferência de tecnologia e sim transferir todo o Know-How e o projeto inteiro!!! rsrs

    By By Embraer!

  41. O que impede a emancipação,independencia e autosuficiencia de nossa nação são nossas industrias que não teem o minimo criterio de priorizar um minimo para o pais.Ontem foi a Petrobras que fazianos termos orgulho e que hoje de estatal so tem o nome de tanto que se prostituiu mundo afora na ganancia de dinheiro e que nem mesmo tem capacidade de explorar e realizar serviços no que gerencia.Agora me vem a Embraer fluindo no mesmo sentido.Esse pais ainda cresce porque nos sugam de todas as formas a ponto de 45% de nosso PIB ser arrecadação de impostos e os restantes 55% subdivididos em consumo,mercado interno e exportação de materias e produtos primarios.Alegrem-se Brasileiros,de cada dez crianças de rua no mundo uma esta no Brasil.Não tenho vergonha do meu pais e sim orgulho,mas tenho vergonha do meu povo.

Comentários não permitidos.