Airbus apresenta conceito futurista de avião

Aviões do futuro

Recentemente, a NASA apresentou uma coleção de aviões-conceito do futuro.

Agora, a Airbus decidiu mostrar seus próprios projetos e sonhos, criando um conceito que prevê para o mesmo ano de 2050 um novo conceito de aviões e da aviação como um todo.

Enquanto o avião-conceito mostra como materiais avançados poderão criar uma aeronave de alto desempenho com um visual bem tradicional, a cabine-conceito mostra algo totalmente diferente dos aviões atuais.

Todos os futurismos embutidos no projeto parecem mostrar uma tendência de retorno a um passado onde a própria viagem de avião era um deleite – algo mais parecido com os cruzeiros marítimos atuais.

Veja, a seguir, algumas das propostas apresentadas pela empresa.

Estruturas biônicas

As aeronaves do futuro poderão ser construídas usando uma estrutura biônica que imita a estrutura óssea das aves.

Os ossos são ao mesmo tempo leves e fortes porque seu interior poroso exerce tensão apenas quando necessário.

Isso eliminando o uso de materiais “desnecessários”, reduzindo o peso do avião e aumentando a área útil.

Usando estruturas biônicas, a fuselagem terá a resistência necessária, mas poderá também aproveitar o espaço extra garantido pela economia de materiais.

Isto não só reduz o peso da aeronave e seu consumo de combustível, como também torna possível adicionar recursos, como janelas panorâmicas e portas de grandes dimensões, para facilitar o embarque e desembarque.

Membrana de biopolímeros

A estrutura biônico da cabine será revestida com uma membrana de biopolímero, que controla a entra de luz natural, a umidade e a temperatura, proporcionando opacidade ou transparência ajustáveis pelos usuários, eliminando a necessidade das janelas tradicionais.

Essa estrutura inteligente tornará o avião mais leve e diminuirá o consumo de combustível – além de dar aos passageiros uma vista de 360 graus do céu, permitindo que o turismo comece logo depois da decolagem e continue durante toda a viagem.

Materiais Compósitos

Os materiais no futuro provavelmente não serão os mesmos materiais que vemos e usamos hoje.

A tônica estará nos materiais compósitos, novos tipos de matéria feitos de uma combinação de diferentes materiais.

Embora já existam inúmeros materiais compósitos hoje, não tão futuristas, os engenheiros acreditam que será possível fabricar materiais não exatamente sólidos – uma composição de fluidos e gases, por exemplo.

O Boeing 787, por exemplo, é conhecido como avião de plástico devido ao grande uso de polímeros e compósitos em sua estrutura.

Redes neurais integradas

O sistema elétrico do interior do avião pretende ser comparável ao cérebro humano, formando por uma rede inteligente distribuída por toda a cabine.

Esta rede estará embutida nos materiais estruturais, tornando as centenas de quilômetros de cabos e fios encontrados em aviões hoje uma coisa do passado.

Conhecidos como materiais inteligentes, esses materiais estruturais poderão executar inúmeras funções, por exemplo, reconhecendo o passageiro, de modo que você estará também, de certa forma, conectado ao avião.

Materiais que mudam de forma

Materiais que mudam de forma e retornam à sua forma inicial, crescendo como as folhas de uma planta, estão se mostrando uma possibilidade muito real.

Esses materiais flexíveis e deformáveis podem ser metais ou polímeros que têm uma “memória”. Ou podem ser cobertos com uma “pele” que induza a mudança de forma.

A memória é criada usando sensores e atuadores que dão aos materiais um certo nível de inteligência artificial, permitindo a sua adaptação às necessidades dos passageiros.

Materiais auto-suficientes

Os materiais usados no avião do futuro serão autolimpantes.

Pense nas folhas de uma planta de lótus, onde a água escorre em gotículas, sem molhar a folha e carregando consigo a sujeira que se deposita sobre as folhas.

Os primeiros revestimentos inspirados nesse “efeito lótus” já começaram a ser utilizados nas superfícies dos banheiros dos aviões.

No futuro, eles serão encontrados no tecido dos bancos e nos tapetes.

Esses materiais inteligentes poderão também ser capazes de se auto-consertar – as tintas poderão selar sozinhos qualquer risco que surja, assim como a pele humana se cicatriza.

Impressão em 3D

Alguns dos elementos do interior do avião poderão ser criados usando a chamada fabricação aditiva, que funciona como a impressão 3D, usadas nas máquinas de prototipagem rápida.

O processo imprime camadas sucessivas muito finas de material em cima umas das outras, até as camadas formarem um objeto sólido, usando materiais que vão de ligas de titânio de alta qualidade a vidro e concreto.

Além de tornar mais simples a produção de formatos muito complexos, esta técnica de fabricação reduz os resíduos de material em relação ao corte de blocos maiores.

Embora esta técnica já esteja sendo testada hoje para fabricação de peças pequenas para os aviões, no futuro seu uso poderá ser generalizado – não só na indústria, mas também nas residências.

Tecnologia holográfica

Esqueça as pequenas telas dos aviões: cenas que mostram o destino, uma cidade ou uma floresta tropical, assim como as informações sobre o voo, serão projetadas nas paredes do avião.

Cabines de primeira classe poderão ter o “papel de parede” de sua preferência, que poderá ser a imagem do seu próprio quarto.

Ou, para os mais ocupados, as imagens ao vivo de uma conferência de negócios.

Alguns futurólogos preveem que a tecnologia holográfica avançará a tal ponto que será difícil distinguir o mundo virtual do mundo real.

Colheita de energia

Se você acha que a ideia de estar conectado ao avião é um pouco forçada, espere até ver uma das chamadas soluções inteligentes de energia que a Airbus espera adotar nos seus aviões.

Os bancos terão materiais termoelétricos capazes de captar o calor do seu corpo e gerar energia, alimentando seu tablet ou tocador de MP3.

O excesso de energia se juntará à eletricidade gerada por painéis solares transparentes, instalados em toda a superfície externa do avião, ajudando a alimentar os demais aparelhos da cabine.

Assista ao vídeo:

Fonte: inovacaotecnologica

16 Comentários

  1. Se ainda restarem seres humanos nesta terra em 50 anos mesmo assim é muita tecnologia para 50 anos, bote mais 100 anos pra isso ai virar realidade infelizmente não voaremos neste tipo de coisa.

  2. 2050, quem estiver vivo verá, ou não…
    .
    E “…the future by Embraer”? Para se manter no páreo, terá grandes desafios pela frente.

  3. para mim o aviao do futuro tem que mudar principalmente as turbinas , deve entrar um novo tipo de propulsor , mais forte e mais confiavel , e que ultilize outro tipo de energia(ex. laser) para alimentalo(motor), vai ficar tipo (star wars, ou matrix)hheheheh.

  4. Pessoal, isso que vocês viram, já existe atualmente. A Prototipagem é que tem que ser mais bem implementada. Poderemos fabricar um Carro de Combate em apenas 1 hora, com tecnologias de fabricação mais inteligentes. Um carro poderá ser feito em 10 minutos e ser descartável. Eu tenho uma tecnologia em mente, altamente revolucionária, em que uma grande aeronave, de vários quilômetros de extensão, poderá levitar e sem gastar muita energia. Não precisará ter aerodinâmica, o que significa que poderemos fazer um prédio ou um navio voar.
    Agora, como poderei implementar esse meu projeto ? No Brasil é praticamente impossível inovar, pois o brasileiro não possui nenhuma mentalidade de pesquisa, com raras exceções. Eu sou uma delas … Eu tinha que ir para um país sério, de primeiro mundo, tal como EUA, Reino Unido, França, Japão, Alemanha. Rússia, China, Israel e Itália, também gostam de inovações tecnológicas e são sérios. A Embraer poderia me contratar para fabricarmos aeronaves avançadas ? Sim, mas não creio que isso ocorra, pois conheço bem a mentalidade do brasileiro. Gosta de copiar o que já existe. Não irão investir dinheiro em tecnologias futurísticas e mais ousadas. Para montar esse meu protótipo de aeronave que levita, gastaríamos R$ 500.000,00 (fora mão de obra). Com mão de obra aumentaria esse valor em 30%.
    O problema do Brasil não é dinheiro para fazer pesquisas, mas de gerenciamento e visão: Colocar as pessoas certas nos lugares certos e priorizar determinados projetos.

  5. leonardo_sp, claro que as turbinas que existem atualmente estão obsoletas. Eu criei um novo conceito de turbina e de motor, que denominei de Turbina ou Motor Virtual, ou seja, sem peças móveis. Funciona na base da hidráulica e da inércia. Na minha mente etá funcionando muito bem. Podemos também desenvolver um outro tipo de motor por fluxos eletrônicos ou fotônicos. Tenho em mente também outro tipo, que seria o motor anti-gravitacional.
    Gostaria de desenvolver esses protótipos. Estou aguardando que uma empresa me contrate. Eu iria para a China, Rússia, Índia … Qualquer país desse planeta, que queira investir seriamente em Ciência & Tecnologia, pode me procurar.
    No Brasil eu sei que essa possibilidade é altamente remota. Não sou amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador e apadrinhado político. Que chances eu teria ? KKKKKKKKKKK

  6. Este designer ficaria viavel em um dirigivel.
    Nos aviões do futuro as viagens vão ser tão rapidas que não tera tempo nem de ir ao banheiro do avião… quanto mais jogar golf, ou frequentar bares a bordo.

  7. Esperem só até o Dandolo explicar o que o avião dele pode fazer, aí veremos que esse da Airbus é um fusquinha perto do dele.

  8. Maneiro, uma bela visão de nuvens…vai diminuir o tempo da viagem? será q a ligação Rio/Tóquio será < q 1 hora? Eu então digo : Mt bom mesmo…do contrario, o mt do mesmo.

  9. olha nem sei o q falar … mas tomara q exista sim .. quem não vai querer um cruzeiro num desse até o japão tomando um belo whiskey e jogando golf

  10. Drogas ? Uso café e cerveja socialmente.
    Pessoal, lamentavelmente ninguém crê no que estou afirmando. Vou fazer o teste da blindagem inteligente aqui na minha casa e mostrarei para vocês. Colocarei um filme no YouTube. Há 35 anos eu havia bolado esse motor do filme abaixo. Cheguei a entrar com o pedido de patente, mas não tive como acompanhar. Depois fiz uma variação dele mais aperfeiçoada.
    http://www.youtube.com/watch?v=9kNJlrbND0U&feature=fvwrel
    Não tem problema, pois bolei um outro melhor.

  11. JClaudio, já me ofereci para desenvolver um pequeno protótipo.
    Eu dei uma reformulada na Física, pois estava fraquinha. Criei algumas teorias novas, tais como Teoria da Inércia e Teoria Gravitacional. Pois é, vamos aplicar essas teorias na prática.
    Tenho em mente vários tipos de motores inéditos, como já disse.
    Motor Inercial / Gravitacional, Motor por emissão de elétrons ou fótons (lasers), Turbina Virtual (sem peças móveis), etc.
    Sobre a aeronave do futuro, daria para fazer uma que flutuasse como o Zeppelim, mas com um sistema de sustentação inédito, pois teria o dobro ou triplo da sustentação dos dirigíveis a hidrogênio, sem aumento de tamanho.

Comentários não permitidos.