A China vai entregar 50 aviões JF-17 ao Paquistão

http://wikileaksnews.net/wp-content/uploads/2011/02/JF17ThunderprojectflagshipofChinaPakfriendship.jpgA China vai entregar 50 aviões JF-17 ao Paquistão começando já as primeiras entregas em julho. Os aparelhos são de produção conjunta entre os dois países, mas estes 50 aviões serão equipados com aviónica  mais avançada que aqueles fabricados no Paquistão. A compra será totalmente financiada por Pequim por forma a fortificar os já muito fortes laços diplomáticos e estratégicos entre os dois países.

http://www.paklinks.com/gsmedia/files/81646/JF17R3Final.jpgDecorrem atualmente negociações a propósito da venda dos novos aviões furtivos J-20 ainda em desenvolvimento assim como de aviões FC-1. A confirmar-se esta venda, o Paquistão poderia assim contrabalançar os excelentes 124 Sukhoi Su-30 MKI ao serviço do eterno rival paquistanês, a Índia… Não tanto com os JF-17 mas com o J-20… é claro que antes a China tem que poder provar que é capaz de o construir e de o fazer em grandes números, o que tendo em conta a lentidão tradicional dos projetos chineses de armamento é sempre duvidoso…

Fonte: Defense Industry DailyVia Quintus

28 Comentários

  1. Nossa, mas já em julho? É tal rápido assim o processo de fabricação, teste e entrega?
    Ou os mesmos já estão prontos e só vão passar para os Paquistaneses?
    Nem mesmo a Boeing e Lockheed entrega aeronaves tão rápido aos americanos

  2. domingo, 12 de junho de 2011
    .
    Militares paquistaneses “enquadram” os EUA
    .

    A Conferência dos Comandantes dos Altos Corpos do Exército [orig. Corps Commanders Conference] do Paquistão, em Rawalpindi, sempre é ocasião especial para os que acompanham o quadro no Paquistão, esteja o país sob governo militar ou civil. O relatório, redigido em termos sucintos pelo Serviço de Relações Públicas do serviço secreto do Paquistão [orig. Inter Services Public Relations (ISPR)] é sempre dissecado, à procura de pistas sobre o que o exército esteja pensando. Mas o relatório liberado para a imprensa depois da Conferência da 5ª-feira passada[1], que foi presidida pelo comandante geral do exército Parvez Kayani, é excepcional, pela extensão, estilo e conteúdo.
    .
    Bem evidentemente, o exército está assumindo a dianteira do chefe do governo, em campanha para reconquistar a confiança da nação, depois de gravemente abalada no pós-Abbottabad [2], quando os militares foram acusados de incompetência na defesa da segurança nacional e pelo papel que têm tido na guerra comandada pelos EUA. O exército paquistanês sentiu que precisava emitir informação clara sobre as relações militares com os EUA.
    .
    É tema altamente sensível, mas Kayani resolveu que era indispensável explicar-se à opinião pública. Os militares querem mostrar que as futuras negociações com os EUA serão transparentes. E, ao mesmo tempo, enviam sinal claro aos EUA de que suas relações militares não podem continuar a ser como antes. Na Conferência de 5ª-feira, foram tomadas as seguintes decisões:
    .
    a) Os militares paquistaneses, doravante, dispensarão qualquer assistência militar direta dos EUA.
    .
    b) Os militares pedem que o governo redirecione para projetos econômicos todos os fundos recebidos dos EUA a título de assistência militar.
    .
    c) A real ajuda militar recebida dos EUA nos dez anos desde o início da guerra do Afeganistão não passou de 1,4 bilhão de dólares. Dos 13-15 bilhões de dólares de que os EUA falam, o Paquistão só recebeu, de fato, 8.6 bilhões, dos quais 6 bilhões foram usados pelo governo civil para “apoio ao orçamento”.
    .
    d) As relações entre militares paquistaneses e militares dos EUA passarão, doravante, a ser incluídas no âmbito mais amplo das relações governamentais entre o governo do Paquistão e o governo dos EUA.
    .
    e) As relações entre militares do Paquistão e militares dos EUA foram “reavaliadas” no novo contexto que se criou depois da operação Abbottabad [2].
    .
    f) A força bélica dos soldados dos EUA estacionados no Paquistão já foi “drasticamente” reduzida.
    .
    g) O exército do Paquistão não precisa de nenhum tipo de assistência dos EUA para treinamento de militares.
    .
    h) Qualquer tipo de cooperação, no plano das agências de inteligência, será construída em termos estritos de “reciprocidade e perfeita transparência”.
    .
    i) As agências dos EUA já foram notificadas de que estão proibidas de executar operações de inteligência “independentes” em território do Paquistão.
    .
    j) Os militares paquistaneses não cederão a nenhum tipo de pressão dos EUA para que executem operações no Waziristão Norte. Operações dessa natureza só serão empreendidas algum dia, se houver “consenso político”.
    .
    k) Os ataques por aviões-robôs norte-americanos manejados à distância (drones) “não são aceitáveis em nenhuma circunstância. Quanto a essa decisão não deve restar nenhuma dúvida nem permanecer qualquer ambiguidade”.
    .
    l) “A situação interna do Paquistão é o fator mais importante a ser considerado e nada lhe tirará essa prioridade”.
    .
    Essa dura resposta veio dias antes do esperado anúncio, por Obama, da redução do número de soldados do Afeganistão. Os esforços dos vários importantes agentes dos EUA nas últimas semanas – John Kerry, Hillary Clinton, Mike Mullen – para restaurar a fratura exposta no relacionamento entre militares do Paquistão e militares dos EUA, deram em nada.
    .
    A política para a ajuda militar dos EUA é discutível, porque, de fato, o exército paquistanês tem orçamento à parte, separado do orçamento do governo. Claramente, os militares paquistaneses não confiam nas intenções dos EUA. A desconfiança se manifestou já durante o caso Raymond Davis, agente especial da inteligência norte-americana que foi preso no Paquistão em fevereiro-março. Durante os dois meses durante os quais foi interrogado pelo serviço secreto paquistanês em Lahore, Davis falou muito sobre a extensão da penetração da inteligência dos EUA no Paquistão.
    .
    O documento do ISPR conclui com decisão absolutamente espantosa, que mostra muito claramente o quanto consideram grave a situação da segurança interna: o exército do Paquistão exige que os EUA suspendam todas as operações secretas [orig. covert operations].
    .
    O documento nada diz sobre a guerra do Afeganistão, embora Hamid Karzai seja esperado em Islamabad na 6ª-feira. Não há sinal de que a cooperação de inteligência com os EUA tenha qualquer possibilidade de restauração. A questão dos ataques com aviões-robôs não tripulados, drones, já é ponto claro de discórdia; e que ninguém espere que o exército do Paquistão ataque [a al-Qaeda] no Waziristão Norte.
    .
    _________________________________________

  3. Tá ae a resposta há India, eles encomendaram 50 é já vao receber é nos brasileiros seremos enrolados por esses bando de politicos anti-patriotas, sanguissugas, compactuados com seitas e que nao estao ao nosso favor chegou a hora de nos libertamos dessa doença, e por um fim nesse bandidos so querem desviar nosso dinheiro, vamos fazer como nosso vizinhos e implantamos nossas proprias forças armadas tipo, ELB, é mostra pra eles que somos caveiras.

  4. China financiando o Paquistão, com a Índia no meio….é..é bom a Índia se armar até os dentes mesmo.

    O Paquistão terá uma Força Aérea razoável, com esses JF-17 como Lo e os J-10 como Hi. Aliás muito melhor equipada que a nossa FAB.

    []’s

  5. é imprecionante o desleicho deste governo,com nossa força aérea,e tambem começo a criticar a paciencia dos comandantes militares principalmente o sayto,tão nem ai,paquistão um pais pobre cheio de mizeraveis,50 caças de 4.5 geração,lula ia comprar meros 36 ai vem dona dilma ainda cancela a concorencia,estamos no fx-3 que abandono que vergonha,quando teremos uma força aérea a altura deste pais só quando elegermos alguem que de um fim a corrupção neste pais,alguem comprometido com este pais,aprende povo a votar por favos que vergonha perdemos feio para o paquistão,paquistão pais cheio de analfabetos,mas comprometidos com sua defesa.

  6. Todo os comentarios acima procedem, só ñ procede é o sucateamento de n FAs..cadê n deputados e senadores de plantãO P MUDAR ESSE CENÁRIO DE PENÚRIA das n FAs?Se bem q tem deputados e senadores dizendo ser desnecessário essa grana gasta no reequipamento de n FAs.O BRASIL é q está desprotegido c essa negligência ao vivo e acores. Que se destine 2,5 % do PIB as mesma p compra e pesquisas de equipamento militares de defesa. P Ontem.

  7. opahh desportegido eu não diria .. defazado sim
    Brasil projetou e pois em trabalho os AMX .. tão potentes e combatentes quando os mirrage ( q estão em brasilia digasse de passagem ) talvez melhores povo …
    o mig é ultrapassado mas ainda é um caça combatente q bate os f-18 e quaso com certeza os j-10
    Ainda tambem temos os tucanos que são os melhores combatentes aeros por sua exelente manobrabilidade
    Pessoal ainda somos a 3º melhor aeronaltica dom mundo mesmo com os caças defasados que estão em utilidade entaum o q precisa mesmo é comprar logo aqueles sucoy e assinar o acordo de troca de tecnologia
    para nosso engenheiros construirem a turbojato do mi
    Não digam q nossa aeronaltica está desprotegida … ela está defazada

  8. “”lentidão tradicional dos projetos chineses de armamento é sempre duvidoso…””….rsrs rsrs Esse torrou unzinhu da palha mais braba rsrs rsrs todos os prognosticos de tempo que os babacas ocidentais tem alardeado mundo afora sobre tecnologia,vetores e armamentos Chineses eles tem quebrado a cara rsrs rsrs Quer dizer que os Chineses ainda tem que pravar né rsrs rsrs Façam o9 teste vão la prova-los ja que segundo o entendimento de todos voces tudo o que é Chines ou solta pecinhas pelo caminho ou é de baixa qualidade rsrs rsrs Sabem quando acordarão para a realidade,quanto estiverem todos na barriga do Dragão ja indo pro entestino na evidencia de virarem TOULEITES rsrs rsrs

  9. olha pela primeira vez eu tenho q concordar com vc 1mulequinho … quando o resto do mundo olhar pro chineses com o caças funcionando e entregando em prazos curtos .. vai pro medo no mundo … por isso eu falo q o projeto AMX deve ser melhorado a um nivel 5g logo e começar a produção do 6g … visando q os 5g jah estarão ultrapassados … o brasil tem q porduzir logo seu 5g …jah q 4g agente jah produz a um bom tempo

  10. alguem esta muito mal informado, ou é eu que sou quase analfabeto(1-super aéronautica EUA)(2-israél)3-russia)4-china)5-india(6-frança -7-inglaterra-que só os tihoon esta semana fechou em 100 unidades ai tem alemanha hitalia como que a força aérea brasileira iria estar em 3ª desculpe amigo mais algo esta bem erado,como tambem talvez a minha numeração,só que estes paises que eu sitei estão em termos de aéronautica e militar muito acima.

  11. estou falando de conjunto completo caro dhou … é mais q obviou q as acft do brasil não chegão mais aos pé das citadas assima .. contudo essa foi a posição q nsosa aeronaltica alcançou na ultima vez q compararam as forças militares da qual eu tive ciencia .. o q deve ter cido a 3 anos atras ou mais … onde nosso estrategistas foram cotados como melhores até q os americanos

  12. A força aérea de Israel não é páreo nem superior as forças aéreas da Rússia, China, frança, inglaterra e Alemanha nem em sonho, talvez tenha tecnologia semelhante, mas nunca terá o mesmo numero de vetores.

  13. JASPION-tenha certeza de uma coisa nossa conversa é produtiva,e muito pois eu ja li,em revistas e até na propia internet,ésta comparação colocando a força aérea brasileira em alto grau,não lembro se em terceiro lugar mas foi alto,só queria saber a interesse de quem!Pois nem em conjunto desculpe,é um absurdo os americanos são os senhores da guerra,alguem duvida!COMPARAÇOES assim faz mal a nosso pais,temos é que falar a verdade ,se não quando as coisas poderão mudar,JAMAIS quero que este pais fique igual os EUA, atrai muito raio,mas uma defesa a altura,e até mesmo um ataque que possa dar resposta se nessesario,isso sim.

  14. ahh sim concordo q naum quero o brasil fique igual o EUA … mas como jah disse em outro comentário … o material humano dos EUA é muito limitado e fraco … a força aérea brasileira ainda é boa levando em consideração o material humano q é o q os faz estar em alto grau. comcordo q muita coisa tem q mudar … mas essa coisa está bem exatamente no mesmo lugar q a maioria colocou aqui … o governo e a verba q saum os dois muito esdruxulos pra um pais q tem uma chance de ter uma força militar descente …pq pra falar a vdd falta investimento e seriedade nesse pais

  15. “(…)o que tendo em conta a lentidão tradicional dos projetos chineses de armamento é sempre duvidoso…(…)”_rsrs….
    .
    Pelo andar da carruagem que há muito está nos trilhos,os chineses com a sua magnífica engenharia reversa,não precisam amadurecer nenhum projeto é só copiar;os americanos que o diga_Rsrss…

  16. ALEXANDRE-israél é um dos mais pequeninos paises do mundo,mas que tem os maiores e mais inteligentes cientistas,muita tecnologia,OS EUA,não é de grassa que se interresam por israél,é porque israél domina varias tecnologias de ponta,muitas empresas de tecnologias no mundo são israelence,se vc não sabe,em israél nunca ouve paz,é um pais da guerra tambem,o pais mais treinado e preparado para guerra e terorismo,israél vive em guerra,tem os melhores aviões do mundo,os estados unidaos nunca deixaram de vender os melhores caças há israél,pois é o melhor aliado dos americanos depois da inglaterra,os caças israelenses são dotados da melhor tecnologia do mundo,tecnologia israelence,vc sabe da guerra dos seis dias,em que israél pos,egito,siria,jordania,apoiados por libia iraque quait e compania ,para correr,e tomou varios territorios,que na antiguidade eram seus de direito mesmo,e a força aérea de israél foi um dos principais vetores,não brinque com o povo israelita,os maiores cientistas e inteligencia estão do lado de israél,ainstem por exemplo o pai da bomba atomica éra israelence judeu,e tem mais uma ainda,o senhor dono de todas as coisas que criou o ceu e a terra,guerreia por israél,e o defende,ai quem vai parar na sua frente,inglaterra,frança,alemanha aperseguio muito o povo judeu,mais onde esta hitler.

  17. Poxa..do jeito que a coisa está feia para a FAB, uns 100 desses JF-17. Para quebrar o galho, e se possível construídos aqui seria muito bom. Como já ouvi uma vez > “é bem melhor ter um carro chinês do que andar de ônibus, em dia de chuva..”

  18. opah israel é foda mesmo … não mecho com elah não nem quero …. agora o BrunoRJ tah certo .. melhor um passaro na mão q dois voando … e só uma retificação … se o pai da bomba atomica q vc tah falando é albert eistain vc tah falando merda q ele só assinou a carata ao presidente pra proposta ter força … ele nunca participou interinamente da bomba atomica q a principio nem foi nessesaria de ser contruida … berlim e a alemanhã cairam antes de conseguir a bomba de agua pesada … aquilo foi mais pra falar nos somos EUA … nso somos fodas ..

  19. Camarada Dhou, conheço bem a história do povo israelense ,seus cientistas que são bons e suas capacidades bélicas, mas reafirmo que israel não daria nem pro começo se enfrentasse a Rússia, China, França ou Inglaterra. A guerra dos seis dias só foi vencida pelos israelenses devido ao apoio frances, os aviões de israel eram copias dos mirrages franceses, roubaram os projetos dos mesmos, não foram os cientistas israelences que desenvolveram. A tecnologia militar alemã sempre foi superior, tendo sido roubada e copiada pelos americanos e todo o resto depois da segunda guerra, cito aqui tão somente os míssieis intercontinentais que foram todos derivados dos projetos alemães. Hoje, somente dois países teriam condições de fazer frente ao EUA num confronto militar, a Rússia e talvez a China, falo em termos de qualidade e quantidade de equipamentos, ambos guerreando em seus territórios. Deus não guerreia com o povo israelense, a não ser que vc entenda por Deus a nação americana, quanto a Hitler, só não dizimou todos os judeus do mundo porque o mundo todo se juntou para combater os alemães e os japoneses na segunda guerra, inclusive o Brasil, e foi difícil, muito difícil a vitória contra os alemães sendo decisiva a participação da Rússia neste evento. Portanto caro Dhou a força militar israelense está talvez num nível da Arabia Saudita ou EAU nada além disso.
    P.S. Os israelenses estão loucos atrás dos F 35, segundo eles para que possam recuperar a supremacia aérea na região do oriente médio, pois países como EAU, Turquia e Arábia Saudita estão cada vez mais fortes.

  20. é não existe um supremacia israelense sobre quando falamos contra esses paises …. esquece mano os caças deles sempre foram copias .. a bomba atomica foi copia + cagada e inveção alemã tbm … se israel tivesse Deus ao seu lado naum erah o inferno q eles vivem

  21. A força aerea isralense é uma grande força REGIONAL, mas comparar ela a forças como a da RUSSIA, CHINA, INGLATERRA E EUA.. pif.. ai já demais.

  22. “A força aerea isralense é uma grande força REGIONAL, mas comparar ela a forças como a da RUSSIA, CHINA, INGLATERRA E EUA.. pif.. ai já demais.”
    ………….
    Acho que a atualmente, a Força aérea da Inglaterra, com “somente” 136 tornados e 72 Typhoon, não seria páreo para a força aérea israelense
    .—————-
    Hoje, em matéria de força aérea, a França está bem melhor do que a Inglaterra…

  23. Malditos chineses! India vai vencer! vejam o que estão fazendo. até a turbina própria deles já fazem! Vestibular mais dificil do mundo é o de lá. so tem gênio no setor tecnologico do governo, e torço para a índia. venceu a inglaterra. país com cultura riquíssima, e não é capacho de nenhum outro.

Comentários não permitidos.