Índios que protestaram em hidrelétrica do Nortão querem 5% do lucro

Por Weverton Correa

O mais de 200 índios de diferentes etnias que fizeram protesto na Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Dardanelos, em Aripuanã, querem a participação de 5% no lucros da produção de energia. Audiências com representantes do governo federal para tratar da legalidade foi o acordo acertado para que deixassem as instalações, de acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio em Juína, Antônio Carlos Ferreira de Aquino. “Eles querem este percentual de participação de forma permanente”, disse, em entrevista ao Só Notícias.

De ante mão, ele ressaltou que empresa informou não ter condições de atender ao pedido dos grupos indígenas. Nas audiências, marcadas para dias 27 e 28, na sede da Funai em Brasília, as obrigações dos indígenas e da empresa serão colocadas em pauta, e se, realmente, o pedido de participação no lucros é legal. Deverão estar presentes membros dos Ministérios de Minas e Energia, Justiça e Meio Ambiente, Ministério Público Federal, Casa Civil e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O empreendimento, que tem capacidade para gerar 261 megawatts de energia a partir do rio Aripuanã, foi concluído ano passado, após três anos de obras, mas ainda não está em operação. Falta viabilizar uma linha de transmissão ao Sistema Nacional de Energia.

Os índios também querem a cessão de dois ônibus e a construção de moradias, que foram prometidas no Plano Básico de Meio Ambiente, para compensar os danos causados pela obra a cerca de 1 mil indígenas da região. O acordo foi feito durante o processo de negociação para construção da usina, mas ainda não foram cumpridos. Conforme Só Notícias informou, os índios deixaram a hidrelétrica, onde estavam desde quarta-feira (8), neste final de semana.

Fonte: Só Notícias

36 Comentários

  1. ”Os índios também querem a cessão de dois ônibus e a construção de moradias, que foram prometidas no Plano Básico de Meio Ambiente, para compensar os danos causados pela obra a cerca de 1 mil indígenas da região. O acordo foi feito durante o processo de negociação para construção da usina, mas ainda não foram cumpridos.”
    Se prometeram isso a esses descendentes de índios ,tudo bem!mas querer 5% dos lucros da empresa já é demais, esses ”índios” tem é que pagar impostos como todo cidadão, já deixaram de ser simples silvícolas para se entregarem ao capitalismo.
    Quantas pessoas recebem indenizações muitas delas insignificante para cederem suas propriedades para um bem maior e nem por isso se vem no direito de extorquir o Estado!

  2. ué mas os indios não querem suas terras para prezervar sua cultura, seu idioma, etc ???? pra que dinheiro ??
    e estão usando roupas ??!! que cultura é essa ??

  3. CAros Vamos ter consciência que a política de quem deveria estar cuidando deles ( a FUNAI) é que tem levado a essa situação de confronto.
    A única instituição brasileira que tem tratado índios como cidadoas brasileiros é o EXÉRCITO BRASILEIRO dando-lhes oportunidade de emprego e estudo e moradia.

  4. Acho que eles tão evoluindo, vamos nós todos também pedir a nossa participação!Eu penso que os indios, brasileiros que são, devem se integrar totalmente ao cotidiano nacional, sem essa de serem congelados numa vitrine sociologica pra ‘civilizados’ verem que ainda temos indios ou nativos americanos, como diriam alguns. Se o capitalismo é esse o meio vamos então comprá-los todos, pelo menos eles ficarão + felizes e não se alinharão aos estrangeiros pra nos sabotar!

  5. Quem conhece os rincões do Brasil sabe muito bem que os índios hoje, ou viraram alcólatras, ou são grupos de negros, pardos e etc. que se denominam índios para ganhar terras. O Estado deveria levar desenvolvimento para onde estes ditos “silvícolas” estão, educá-los, integrá-los de fato ao nosso país e engrandecer o Brasil. O resto é palhaçada da grossa, promovida por antropólogos e sociólogos imbecis da FUNASA e de ONGs.

  6. ahahhhahahhahahahha, jackson concordo com vc, esses indios sao muito cara de pau(em todos os sentidos rsrsrsrs), é tudo funcionarios de ongs de outros paises.

  7. Ta na hora desses merdas se integrarem a sociedade e produzirem ao invez de so serem bancados por nós.Mole ate Indio gosta né,ja não chega cobrarem pedagios e o estado fazer vista grossa.

  8. E com quem fica o dinheiro, cara pálida? Índio capitalista é dose, hein! Abre um cassino, então! O certo é o Cofins, o PISPasep ou o q incidir na cobrança de energia elétrica gerada nessas usinas ir pra um fundo da FUNAI. Ela é q tem q cuidar dos índios. Estão sofrendo em prol do desenvolvimento do “homem branco”? Correto. Índios precisam de energia elétrica? Não. Mas tb não precisam de dinheiro. Se a moda pega, vai ter índio abrindo termelétrica à base de jacarandá e vendendo carne de mico-leão. Até índio quer uma boquinha agora?

  9. Os índios merecem investimentos do governo em seu povo, do tipo doação de casas, escola gratuita, inclusive ensino superior, salário ajuda, hospitais, etc.

  10. Do socialismo só vem porcaria. Uniões homosexuais, abortos, FUNAI, ONGs de pseudo-apoio aos indios, etc. Os brasileiros ou começam a se organizar em forças paramilitares(independentes) ou quando chegar a opressão a sério já é tarde!

  11. os indios estão querendo demais , so porque eles são indios fazen parte da cultura brasileira e muito mais eles deverião voltar a pesca planta mandioca e outras coisas e para de usar droga. pedfi 5% e muito ne da uma area de preservação e umas casas con saneamento basico energia e uma base do EXÉRCITO BRASILEIRO para que eles parem de não fazer nada e va proteger a nação

  12. Essa indiarada esquece que são Brasileiros também.
    SÃO INDIOS BRASILEIROS E NÃO INDIOS QUE MORAM NO BRASIL.. É o cumulo.. Manda essa indiarada pra aquele lugar, cambada de folgados –‘
    Dá uns espelhos e uns objetos de prata industrializados e pronto, eles aceitam –‘

  13. Indio não faz nada galera….quem já visitou tribo, sabe como é…..os kras não fazem nada, nem caçar eles caçam, como indios de verdade, vivem com seus MP3 ou Ipod, celulares, tênis de marca, motos, carros, etc.

  14. Que absurdo,eles querem preservar sua cultura? Então pra que camionete gabine dupla,tablets,computador e mulheres brncas? Na floresta isto não faz a menor falta. Brasil abre o olho! ONG,AMERICANO,GRINGOS DE OLHO NA NOSSA LINDA E QUERIDA AMAZONIA. TE CUIDA BRASIL!!!!

  15. 5% do lucro?? Para índios??
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..
    .
    Não me canso de dizer; IBAMA e FUNAI duas desgraças nacionais.
    .
    Essa índiarada vagabunda (Pra quem não sabe, também recebem pensão do governo, paga por nós) já deu no saco…

  16. quantas asneiras… pensamento de gente atrasada o de boa parte de vcs viu.
    sem duvida 5% é um absurdo eles cobrarem. Mas afinal a ideia de dinheiro para nós é um pouco diferente para eles. Se voce quer algo do governo, comece de cima. Eles sao espertos o suficiente para pedir algo exorbitante, para entao nas negociações se chegar a algo razoavel.
    Uma hidroeletrica nao faz com que apenas a terra dos indios seja alagada.
    La se formara um lago, que consequentemente atraira pessoas para a região, em busca de lazer de pesca, além da extinção de especies migratorias que necessitam percorrer todo o rio para procriar, muita materia organica vai se acumular, acabando com boa parte de peixes nao migratorios.
    ELES querem muito concerteza, mas vamos deixar de ser BURRAMENTE SIMPLISTAS

  17. Se a área era deles eles merecem uma graninha sim…Mas 5% não sei se é viável pois as taxas de retorno deste tipo de investimento são baixas..Mas o caminho está aberto…

  18. Tem dedo de estrange no meio, de ONG’s , cheia de ecochatos de barriga cheia…serão esses e outros casos = q vão nos levar a um incidente internacional, estaremos militarmente preparados!?!? E pq ñ sabiamos q essa revoltas ocorreriam, cadê n ABIN?!?!? E ñ podemos ceder a essa chantagem, temos de informar as vantagens q td a sociedade local vão obter da criação da usina no local…ao trabalho de esclarecimento, corpo a corpo. q se retirem essa ONG’s de falso moralistas preservacionistas pilantrópicos. PF e FAs neles. P Ontem.

  19. Se isso é cultura indígena então os EUA mataram os seus para evitar concorrência! E Tupã provavelmente era dono de banco!

  20. É, no mínimo,razoável procurarmos compreender que as ações de defesa dos índios e dos menos favorecidos através do apoio de algumas ONGs em todo o território nacional faz parte do jogo democrático pelo poder.
    As elites dominantes sempre fizeram as coisas ao seu modo.Com a premissa de desenvolver o país, exploraram, destruíram, escravizaram e mataram, mas não se preocuparam em distribuir a renda de forma equilibrada e os resultados nós já conhecemos: miséria, saúde pública debilitada, educação de baixa qualidade, políticos corruptos, segurança pública e nacional capengas,etc
    Acredito que se tivéssemos despertado mais cedo para as questões de cidadania, a exemplo de outras nações, talvez os nossos índios, os sem teto, os sem emprego, os sem salários dígnos e até mesmo os sem vergonha, não precisassem, hoje, tentar paralisar o país com esse tipo de atitude. Mas, este é o nosso querido Brasil e antes tarde do que nunca!

  21. Índios com calça jeans? Com boardshort? Com celular ?
    Como dizem… “tem que ver isso ae”

    Abraços,

    // Tukith

  22. Concordo com o Dandolo !

    Temos que integrar os índios .

    Não dá mais pra viverem assim com a bunda de fora , caçando , pescando e sem produzirem nada pro Estado .

    Tem que investir pesado nas aldeias , construir faculdades com prioridades para os índios e povos da floresta , escolas e cursos técnicos pra aproveitar o potencial desse povo .

    Aproveitar eles nas Forças Armadas como já é feito em São Gabriel da Cachoeira e outros locais .

    Agregar valor a eles e aproveitar o conhecimento empírico deles para seu prórpio desenvolvimento .

    Faculdades de Engenharia e arquitetura na floresta , química , física , matemática geografia e todo tipo de ciência útil a eles e ao Brasil .

    Na hora que algum governante fizer isso , o Brasil decola !

    E dar respaldo às Forças Armadas dando poder de dissuassão pra ninguém de fora se entrometer !

    O dia que o Brasil tiver operacional o VLS , aí as potências ficarão com o pé atrás , pois a bomba já está provado que sabemos e podemos fazê-la , só falta os meios de lançá-las e o Sistema de guiagem inercial .

  23. Indio gosta de pizza, celular, mulher branca, dinheiro, jeans.
    E voces por acaso não gostam??????
    Indio cresce ouvindo besteiras de ONGs e FUNAI, é tratado como um paria.
    Então devia ser bonzinhos com os branquinhos?????
    Justamente quando os branquinhos querem…:
    “>>>>>O Brasil devia fazer igual aos gringos e mandar o exercito dar um “jeito” nessa “indiazada>>>>>>>>>.
    Ora, nos sabemos o que os gringos fizeram com seus indios, He, He, He….
    Indio tá cheio de verminose, não tem diploma, mais indio sabe o que é bom.
    Desprezo por desprezo ” BRANQUINHO!!!!!VAI A MERDA “.
    OU estermina com a FUNAI e economiza dimdim e deixa com o exercito que lhes trata como cidadaos BRASILEIROS
    Abs

  24. Daqui a pouco, os caras do MST, os quilombolas, os homossexuais e afins exigirão, também, 5% do nosso salário. Logo logo o Governo cria um Bolsa Minoria, ou Bolsa Inclusão para essa cambada toda…
    .
    Adivinhem do bolso de quem sairá a grana? Do seu, do meu, do nosso….
    .
    Pessoal, quando é que tiraremos a BUNDA DO SOFÁ e tomaremos alguma atitude?

  25. É bom negócio ser índio?????
    Ou é bom negocio trabalhar com índios e ter uma ONGs e receber verbas internacionais ou trabalhar na FUNAI????
    Não se preocupem Senhores tem aldeias sobre supervisão da Funai que pai indio ainda pratica infanticio ( enterra a criança ainda viva ) e o resto o aculturamento se encarrega.
    Abs

  26. Apenas 40% das tribus possuem indios natus,90 % delas estao no centro e norte do pais,aqui na terra do queijo minas ,a mistura racial e´grande entre os ditos indios,aqueles que possuem caracteristicas de indios ,se acabam na cachaça.As indenizaçoes requeridas me parecem ser legitimas,uma vez que a terra ou parte dela pertencem a eles,se fosse em terras de brancos posseiros ,grilheiros ou de algum milionario, com certeza eles iriam pedir estas compensaçoes tambem !

Comentários não permitidos.