Novo modelo de crescimento da Ásia

http://topnews.com.sg/images/China-Urges-India.jpg

Michael Spence

Juntas, a China e a Índia farão com que o PIB mundial pelo menos dobre nas próximas três décadas


COM A ÁSIA na liderança, a proporção da economia mundial que os mercados emergentes representam vem crescendo firmemente nas últimas décadas. Para os países asiáticos, e especialmente os gigantes regionais em ascensão, China e Índia, o crescimento sustentável já não é mais parte de um desafio de ordem mundial. Em lugar disso, se tornou uma questão de estratégia nacional para o crescimento. Isso representa uma reviravolta na estrutura mundial de incentivos, com respeito a obter sustentabilidade.


Ao longo das próximas décadas, quase todo o crescimento mundial em consumo de energia, urbanização, uso de automóveis, viagens aéreas e emissões de carbono acontecerá nas economias emergentes. Na metade do século, o número de pessoas que viverão com nível de renda equivalente ao dos atuais países avançados será de 4,5 bilhões (hoje, 1 bilhão). O PIB mundial, que é de cerca de US$ 60 trilhões, deve triplicar nos próximos 30 anos. Se as economias emergentes tentarem atingir níveis de renda semelhantes aos dos atuais países avançados, o impacto que isso terá sobre o ambiente será enorme, arriscado e provavelmente desastroso. Um ou diversos fatores de risco podem se desenvolver e causar a completa paralisação desse avanço. A segurança e o custo da energia, a qualidade da água e do ar, os ecossistemas em terra e nos mares, a segurança alimentar e muitos outros aspectos podem passar a sofrer ameaças.


http://4.bp.blogspot.com/_xQ1e4jNn5Ds/SvBo_iPH-jI/AAAAAAAABe4/1SyzVs4nrso/s1600/china-india.jpgNo momento, quase todas as medidas de concentração de poder econômico mostram tendência de queda. Se isso continuar, o resultado seria um mundo no qual a contribuição de cada país em termos de pressão sobre os recursos naturais e o ambiente tornaria a sustentabilidade um grande desafio, já que poderia prevalecer de forma extrema o problema daqueles que tentam crescer sem exercitar sua responsabilidade ambiental, pegando “carona” no desenvolvimento alheio. Para uma mudança de rumo, seriam necessários acordos mundiais que afetariam o crescimento, bem como os sistemas que fiscalizariam o cumprimento desses pactos.


Mas a tendência quanto à concentração se reverterá mais ou menos dentro de uma década, devido ao tamanho e aos índices de crescimento da Índia e da China, que respondem por quase 40% da população mundial. Ainda que o PIB combinado desses países represente hoje fração pequena da produção mundial (cerca de 15%), essa proporção vem tendo alta acelerada.


Na metade do século, Índia e China responderão por 2,5 bilhões dos 3,5 bilhões de pessoas adicionais que estarão vivendo com renda semelhante à dos países avançados.

http://trak.in/wp-content/uploads/2009/06/ChinaIndiaRising_thumb.jpg
Sozinhas, farão com que o PIB mundial pelo menos dobre nas três próximas décadas, mesmo que sem nenhum crescimento em outras áreas. Para a Índia e a China separadamente, e certamente para os dois países como uma unidade, a sustentabilidade deixou de ser essencialmente uma questão mundial; representa um desafio interno em termos de crescimento no longo prazo.


Os padrões de crescimento e estratégias que venham a adotar, e as escolhas e renúncias que fizerem com relação a estilos de vida, urbanização, transportes, ambiente e eficiência energética, em larga medida determinarão se suas economias continuarão capazes de competir ao longo da demorada transição para um nível de renda avançado.


http://www.gimmiethescoop.com/wp-content/uploads/2007/10/india_china_africa_flag_map.JPGExiste crescente conscientização entre as autoridades, empresas e cidadãos chineses e indianos de que os percursos de crescimento históricos seguidos por seus predecessores simplesmente não funcionarão, porque não é possível fazer com que sua escala se desenvolva a ponto de sustentar a economia mundial com produção três vezes superior à atual. Como resultado, esses países terão de inventar novos padrões de crescimento, a fim de atingir níveis de desenvolvimento semelhantes aos das nações avançadas.
São economias grandes demais para que possam crescer de “carona”, de modo que os incentivos referentes à sustentabilidade estão sendo incorporados em forma de prioridades nacionais. O modelo do passado não funcionará.


MICHAEL SPENCE, laureado com o Nobel de Economia, é professor de economia na escola Stern de administração de empresas, Universidade de Nova York, pesquisador visitante no Conselho de Relações Exteriores e pesquisador sênior na Hoover Institution, Universidade Stanford.
Este artigo foi distribuído pelo Project Syndicate.
Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Fonte: FSP via NOTIMP

16 Comentários

  1. ”A segurança e o custo da energia, a qualidade da água e do ar, os ecossistemas em terra e nos mares, a segurança alimentar e muitos outros aspectos podem passar a sofrer ameaças.”
    Isso sempre ocorreu e ocorrerá,as nações emergentes não irão parar por causa disso,infelizmente se não desenvolvermos novas tecnologias que agridam menos o meio ambiente teremos que conviver com essa realidade!

  2. A China não tem recursos naturais; a India ainda os tem, mas a messe é grande.
    Mas certamente teremos grandes mudanças geopoliticas no mundo.
    O caminho do Brasil está aberto, pode ser até na carona de China e India, mas temos os recursos que faltam a ambos.

  3. Há estudos que demonstram que, se a China tivesse hoje um nível de consumo semelhante ao dos EUA, seriam necessários 2,5 planetas Terra para suprir os recursos necessários…
    .
    OU os países mais populosos do mundo encontram uma forma de crescer sem consumir todos os recursos do planeta (a “corrida” pela África e pela América do Sul está para começar), ou não teremos um futuro como espécie…

  4. Errado esta informação… Em Três decadas o Brasil será uma potencia financeira, falta investir um pouco em tecnologia, mas com o Pré-sel como aqui já fizeram as contas o PIB do Brasil seria 6 Trilhoes se me lembro bem… assim podiamos investir pelo menos uns 500 Bilhoes em forças armadas e ai sim… seriamos uma potencia militar

  5. Qdo eu dava aula de geografia já sabia que não havia, como não há, recursos naturais no planeta pra sustentar 03 ou cinco EUA, dado a voracidade dessas sociedades em consumirem recursos; não obstante, vejo falando em china potencia, india potencia, que somadas representam 2 bilhoes de humanos, que ainda na paridade compra individual não chegou nem perto do que é o EUA hoje; fato que seria impossivel de ocorrer no médio e longo prazo porque significaria consumir recursos que eles próprio não tem! Sendo assim, penso que o futuro que os economista projetam para o mundo não será efetivamente aquilo que falam; não é atoa que a europa está se mexendo tentando partilhar seus conhecimentos e tecnologia com os emergentes…no futuro daqui há 20 anos alguém vai dançar e fracassar redondamente nessa história de BRICS…torçamos pra que não sejamos nós…

  6. O que vai acontecer é que nãoo vao existir varios paises com padrao de consumo do EUA. Recurso são um fluxo, eles movem de lugar para outro, ou seja partes dos recursos que vão para EUA vão para a China e Russia, mas no final o total dos recursos sera o mesmo. E claro que isto gerara desputas sérias, o unico jeito de um pais ter o mesmo padrão de consumo dos americano no nosso planeta é o EUA deixando de existir como nos conhecemos hoje.
    por isso se uma pessoa, mesmo não sendo anti-americana, mas quer que seu seu pais atinja o maior grau de civilização possivel, acabara por prejudicar os americanos.

  7. Produto da revolução na genética, o Brasil vai produzir talvez o tiplo ou o quádruplo do que produz hoje.
    Falando em quantidade, porque em lucro os números são surpreendentes!
    .
    A genética vai permitir tb que o agronegócio produza tb muitas moléculas que não tem nada a ver com alimentação.
    .
    A chave de todo é ter território, calor, luz e água.
    CALOR
    O calor é importantíssimo, porque a “temperaturas tropicais” os processos ocorrem a muita velocidade (por exemplo a atividade das enzimas), tem casos excecionais de produtores que tem tirado até 4 colheitas num mesmo ano.
    .
    Países como a Argentina por exemplo, ou a Rússia, têm território, mas são territórios sem energia(sem calor e sem luz), a tundra e a patagónia.
    .
    Na Índia 2 bi da sua população vão ascender para a classe média nos próximos 15 anos, na China vai ocorrer algo parecido, Shanghai e outras cidades, estão se preparando para receber 300 mi de imigrantes rurais.
    .
    É óbvio que a situação do Brasil é única no mundo.
    .
    Eu falei quando comecei a escrever comentários aqui, que o Brasil vai virar o país mais rico da terra, é assim.
    .
    BRASIL POTÊNCIA
    Na verdade minha motivação para escrever foi justamente essa, tentar mudar a visão que tinha tudo mundo que o Brasil era um país digamos secundário.
    .
    Até que uma das coisas que eu tive de fazer foi explicar que o Brasil era uma potência, porque ninguém aceitava isso.
    .
    Foi uma longa luta onde tive que pedir que deixaram de usar adjetivos, como “regional” ou “emergente”.
    Somos potência, sem adjetivos colocava na aquela época.
    .
    GENÉTICA E AGRO-NEGÓCIO
    Eu colocava também nos primeiros comentários que o campo brasileiro vai virar um gigante laboratório onde se produzirão desde hormonas e moléculas de todo tipo (medicamentos por ex) até seguramente muitos componentes dos robots, que vão ser em grande parte feitos de material biológico.
    Já estão em testes computadores feitos de DNA, incrível né? não sei se terão futuro, mas se fosse assim, já sabem quem vai produzir esse DNA: as plantas.
    .
    Não é que não vão existir a siderurgia ou a eletrônica, mas será a biologia, a genética aplicada ao agronegócio, a que vai ser responsável por grande parte do PIB dos países.
    .
    Acreditem amigos, vamos ser o país mais rico da terra.

  8. alguem disse que a china não tem recursos naturais!pode não ter todos,mas tem muito recurso que tem na china mas que tem muito pouco em outros lugares,china maior produtor mundial de ouro,china maior produtor mundial de terras raras,e so for pesquisar tem muito mais coisa,carvão e por ai vai,,??????????????????!!!!!!!!!!!

  9. Dhou, você tem razão, mas a China não tem os recursos naturais que vão mover o mundo – terras agricultáveis, minérios em geral, nióbio (quem tem somos apenas nós), água.
    Pode ser que com o ouro possam comprar, mas, e se não quiserem ou não quisermos vender na proporção que precisarem?
    O Milton Brás é muito otimista, não sei se chegaremos até o ápice, mas temos todas as condições, isso não podemos negar. Gosto desse entusiasmo.

  10. Penso que nesse salve se quem puder do futuro, em busca de recursos pra se manter a infraestrutura dos paises em condiçoes de normalidade, ter uma defesa minimamente eficiente possibilitará ao menos poder dizer não as agressoes de outros; e é isso que os governantes do país não estão percebendo, tão achando que isso vai acontecer um futuro longiquo; vinte anos é logo ali, cinco eleicões…

  11. É como vc colocou AJ, a China tem poucos recursos naturais, e a quantidade de população joga contra.
    O mais provável é os EUA cercar China mesmo.
    .
    Taiwan não é HongKong, ou seja os EUA não vão deixar a ilha para os chineses. HongKong tinha aquela data que os anglos tinham combinado 1999. Taiwan não tem data hehe.
    .
    Agora os chineses com os BRICS tem garantido impedir o isolamento, vai ser uma situação de guerra fria que vai durar décadas.
    .
    Enquanto ao Brasil, aparece lucrando em todos os cenários, porque nem a África é concorrência porque são necessários grandes investimentos além dos investimentos dos estados em infraestrutura.
    .
    EDUCAÇÃO: UMA LUTA PESSOAL
    Infelizmente parece a balança já inclinou para a imigração, a educação depende de cada pessoa, o brasuca que não se preocupe por estudar, ninguém vai resolver seu problema. Vamos ver a chegada de muitos extrangeiros.
    .
    Não existe ProUni nem ProEscola que vá à velocidade do crescimento do país, pior ainda mantendo a promoção automática. Os postos de trabalho serão aproveitados pelos imigrantes, já isso está claro.
    .
    Enquanto ao agribusiness, parecido com a música hehe:

    LET THE SUN SHINE OVER BRASIL!

  12. O Brasil já perdeu o bonde do desenvolvimento. Agora é tarde. Com os políticos que nós temos, não poderia ter dado outra coisa.

  13. Nós podemos fabricar átomos do plasma. Qualquer átomo.
    Eu sei como fazer isso. Estou precisando de um Laboratório de Física.
    Será que a China está interessada nesse meu projeto ?

  14. Off-topic: campanha mundial no twitter pela libertação duma menina lésbica detida pelas forças de segurança sírias.
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,americano-admite-ser-falsa-blogueira-lesbica-presa-na-siria,731628,0.htm
    .
    “Amina chegou a dar entrevistas à imprensa. Uma reportagem da Associated Press descreveu os relatos como condizentes com os de uma mulher em meio a levantes violentos na Síria.”

    “A notícia foi amplamente divulgada por meios de comunicação que incluíram a BBC. Blogueiros e ativistas em todo o mundo lançaram uma campanha pedindo a sua libertação.”

  15. Que legal, ainda tem espaço p criarmos um meio de levar nações ao crescimento….e td passam pela educação e poder aquisitivo….viu ò políticos BRASILeiros!?!?.

Comentários não permitidos.