Marinha participa do recebimento do maior navio mineraleiro do mundo em operação, o “Vale Brasil”

http://www.revistafator.com.br/imagens/fotos2/navio_vale_brasil3

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão, acompanhou diversas simulações físicas e matemáticas visando a atracação do Navio “Vale Brasil”, em São Luís (MA). A Força também coordenou as reuniões de planejamento para o recebimento da embarcação, com o apoio do serviço de praticagem maranhense.

No dia 24 de maio, foi realizada uma solenidade para marcar o início do carregamento do navio em águas maranhenses. Diversas autoridades civis e militares compareceram ao evento, dentre elas o Vice-Governador do Estado do Maranhão, Washington Oliveira; o Diretor- Executivo de Operações Combinadas da Vale, Eduardo Bartolomeo; o Capitão dos Portos do Espírito Santo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Gomes Bessa; e o Ajudante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão-de-Corveta Marcos Floresta Dias Filho.

O Navio “Vale Brasil” é, atualmente, o maior navio mineraleiro do mundo em operação. Mede 362 metros e tem capacidade para transportar 390 mil toneladas de carga.

Vale Brasil

Fonte: Marinha do Brasil

33 Comentários

  1. parabens a direção e funcuonarios da vale,parabens a todos que estão envolvido neste projeto,e parabens aos brasileiros,e acima de tudo agradecer a Deus por nos proporcionar este momento,e que este seja só o começo pois recentemente recebemos o maior transportador de conteiners do brasil e fabricado no brasil,é estas riquesas que estão ai e muitas outras que temos que defender,por isto e muito mais acorda dona dilma,e nos de forças militares com o tamanho deste pais,não sou militar,só simplesmente amo minha patria sou patriota.

  2. Encomendado fora do Brasil para exportrar matéria-prima.
    Agora, com a queda do presidente tucano da Vale, iremos construir navios no Brasil, para dar emprego aos brasileiros. E navios com índice de nacionalização acima dos 70%.
    E também construiremos siderúrgicas e faremos como o resto do mundo faz. Querem comprar minério brasileiro? Quantas toneladas? 100.000? Ok! Mas, vão ter que levar 100.000 toneladas de aço também. Certo, gringalhada?

  3. Navio Made in China para levar minério de ferro para a… China! Enquanto isso seguimos importando aço porque não podemos produzir a quantidade que consumimos…

  4. O navio foi encomendado fora porque não havia condição técnica e financeira (preço) de ser feito no Brasil.
    Agora, pode ser.
    Não podemos esquecer que já fomos a segunda industria naval do mundo, mas somos o país do stop-and-go, infelizmente.
    E isso não é condição vinculada ao partido dirigente, é vinculada a falta de visão e previsão do Estado brasileiro.
    E quanto a vender ferro vinculando outros produtos, pode baixar a bola, pois a Austrália está mais perto do que nós. Só levamos por causa da qualidade do minério.
    Podemos forçar a barra um pouco, forçando a venda sob a forma de ferro-gusa. Mas cadê a capacidade produtiva?

  5. Produzido onde, onde?????????????
    Na China.
    A indústria brasileira de construção de navios já foi a segunda maior do mundo, gerando mais de 40 mil empregos e exportando para países como a Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. Foi foi praticamente extinta em 1996. O último navio de grande porte fabricado no Brasil foi o Livramento, entregue em 1996, com 177 metros de comprimento .
    Primeiro grande navio fabricado no Brasil em 16 anos é
    um petroleiro de 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris batizado de João Cândido.
    Video: http://www.youtube.com/watch?v=5FwcAh1AqyE&feature=related
    A Vale ao todo comprara 19 grandes navios na Ásia (12 na China e 7 na Coreia).
    O Ex pres. da Vale Agnelli o todo poderoso da Vale assinou um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a chinesa assim o decidiu apesar das solicitações do Presidente do Brasil de serem produzidos aqui para incentivo ao renascimento da industria naval no Brasil.
    O Agnelli resolveu favorecer os seus acionistas Bradesco e tantos outros quanto ao Brasil seus trabahadores, engenheiros….
    É bom lembrar que a mineração é um direito cedido pelo estado brasileiro.

  6. Caro Caio,
    Importamos aço porque o governo demo-tucano, entreguista e vendilhão das riquezas e empresas do povo brasileiro, assim o quis.
    Colocaram o sr. Agnelli na presidencia da Vale, que a partir daí se lixou para o Brasil. Passou a investir somente na extração do minério de ferro, não investindo em siderurgia para agregar valor às nossas exportações.

  7. Os cearenses estão putos com a VALE.Essa empresa tira 1 tonelada de ferro do estado a 100 reais e importa uma tonelada de trilhos por 800 reais.Os acionistas da VALE enchem a burra de dinheiro,enquanto o estado de Ceará recolhe uma parcela mínima de royalties.
    Em 2008 foram arrecadados,em todo o Brasil,apenas 800 milhões de reais em royalties do minério que é extraído.
    Esses caras arrancam o minério,deixam o buraco para a população e pagam uma ninharia por isso;sendo que o subsolo é de todos os brasileiros que sustentam a União.
    A VALE é a empresa mais incompetente do mundo:produz apenas um produto(ferro) e vende para apenas um cliente(China).
    Ou se constrói mais siderúrgicas por aqui ou ficaremos como colônia da China.

  8. Senhores, é bom lembrar que a Vale do Rio Doce é uma mineradora, não uma siderúrgica. Arrumem uma siderúrgica que compre o minério, para ser transformado e vendido com maior valor agregado.
    É bom lembrar também que o maior acionista da Vale é o Governo brasileiro. Não se tomou nenhuma decisão para favorecer esse ou aquele acionista, salvo o conjunto de acionistas.
    Se houvesse condição de se construir o navio ou todos aqui no Brasil, isso teria sido feito. Vão dar uma olhada nas propostas brasileiras, entre 60 e 80% acima do preço obtido fora. Não dá, pessoal, S.A. quer resultado.
    Na hora de receber seus dividendos, o Tesouro Nacional não vai atrás de outras coisas. Se o Lula queria que fossem produzidos os navios no Brasil, criasse condições para tal. Não adianta reclamar ou apresentar soluções a posteriori.

  9. Quanto maior melhor. Quem sabe vamos construir um enorme rebocador e puxar o continente (Brasil) e levar para o Gringos? Em troca eles nos dão um navio que também deverá ser grande para nele fazermos nosso pais? Ou se não, quem sabe uns “chips” ou uns processadores de PC ou umas lâmpadas ja que aqui nada se sabe fazer. Tem gente que se ilude e só pensa em vender matéria prima bruta, “comoditty”. Educação, cultura e tecnologia nem pensar…”deitado em berço esplendido”…

  10. Caro AJ,
    Construir navios no Brasil é uma decisão de governo. No começo é mais caro produzir aqui, sim. Mas, precisamos iniciar de alguma maneira, e com o aumento da produção nossos preços tendem a baixar.
    Com isso, teremos capacitação, desenvolvimento tecnológico, aprendizado, ampliaremos cada vez mais o índice de peças nacionais e nos tornaremos competitivos.
    Portanto, uma decisão de governo, que sabe que pagará mais caro no começo, mas que obterá ganhos futuros incalculáveis e imprescindíveis para a garantia da nossa soberania e progresso.

  11. O Controle acionário não pertence ao ESTADO, não importando portanto ter o BNDSPar 9.5% das ações da VALEPAR que é o clube de acionista que comanda a Vale.
    Quem detem maioria da VALEPAR é a (Previ) ……. 58,1% do servidores do BB o gverno não é dono da PREVI.
    O governo ( pode ) sugeriu inclusive que a Vale tivesse pequenas participações acionarias para incentivo de construções de nova siderúrgicas no pais contudo, também foi negado.
    Preferem importar navios com justificativas de preços da chapa de aço caro no Brasil.
    •Se tivessem feito o sugerido por LULA estariam ganhando mais – pois estariam no negócio da venda de aço – pois a produção de navios esta com vento em popa.
    •Pegaram financiamento do BNDS no governo FHC para compara a VALE (4.7 bilhões, para depois anunciar logo em seguida que ela valia 100 bi)
    •Grandes Empresários no Brasil é empreendedor de investimento em baixo risco, o setor (privado adora a cadeira de recepção do BNDS).
    Caro AJ como pode dizer meu caro: ” Se houvesse condição de se construir o navio ou todos aqui no Brasil, isso teria sido feito “.
    A indústria naval no brasil foi sucateada.
    O que lhe digo: por uma decisão política tornou obrigatória a compra de 80% de componentes nacionais em plataformas e navios pela Petrobrás.
    Voce viu a patlaforma P-56 – vai ver os nímeros de pedidos da Petrobras para navios, palaformas, sondas e o quanto isso representa em termos de emprego para trabalhador brasileiro que vai de soldador a engenheiros.
    Como você tem muitos que são descrecentes: alguns por interesses financeiros outros….bem…
    Como diz o velho Hornet…os cachorros ladram e a caravana passa ( me refiro aos empresarios BABA BNDS )

  12. Comercio com os gafanhotos mundiais so pode dar nisso. Os Chineses sao como pragas da lavoura em tempos biblicos. So querem consumir a materia prima para exportar de volta o aco. Depois ficam ai criticando Americanos porque querem INVESTIR numa fabrica no Brasil para produzir isso e aquilo.
    se deixar os chineses soltos eles produzem de vassouras ate os ribites de aviao, tornando o Brasil uma colonia:; um lugar ideal, diga se de passagem. terras ferteis, minerais e agua a vontade. O que mais querem um pais colonialista.

  13. Caro AJ Outra:
    Depois de hibernar por mais de uma década, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S. A. (Nuclep) é mais uma a sair da cova.
    Esta renovando seu parque industrial de 65 mil metros quadrados em Itaguaí, no Grande Rio, para dar conta das encomendas pois esta a fabricar blocos estruturais do casco da plataforma ( é a mesma empresa que fabrica cascos dos novos submarinos da Marinha e de equipamentos para a Usina Nuclear Angra 3).
    aA empresa está acelerando o plano de montar uma fábrica de motores para propulsão naval em Itaguaí. Hoje, estaleiros têm de importar motores para navios e plataformas, reduzindo o potencial de conteúdo nacional na fabricação de embarcações para o pré-sal.
    A Nuclep tem, desde 2006, acordo de licenciamento firmado com a suíça Wärtisilä para fabricar em Itaguaí seus modelos de motores para navios de grande porte, o acordo prevê a transferência de tecnologia para produzir em Itaguaí (RJ), motores de baixa rotação de dois tempos, usados na propulsão de grandes navios, como Suezmax, Aframax e Panamax.
    entre outras meu caro.
    AJ sabemos que a Vale é mineradora. Assim como sabemos como tem siderurgica investindo não como foco principal, mas comprando pequenas participações em mineradoras por uma questão estratégicas de negócios.
    Abs

    Abs

  14. Nilo, quem manda na Previ é o Governo. Ponto final nesse aspecto. Mostre-me como se chega a dirigente da Previ e lhe mostro o dedo do Governo.
    Logo, quem manda na Vale é o Governo. Ponto final também nesse aspecto.
    Quando me referi a possibilidade de que o Governo criasse condição, foi exatamente a isso que foi feito para permitir as encomendas da Petrobrás, já numa etapa posterior as encomendas da Vale. Foi um custo superior, nós sabemos, mas aí as condições já estavam criadas para novamente deslanchar a industria naval no Brasil.
    Quem tomou a decisão de sucatear a nossa industria naval, não sei, para mim foi a incompetencia governamental centralizadora de tudo, que contigencia verba para tudo, exceto para gasto corrente da máquina de governo, do legislativo etc.
    Nosso carro forte na industria naval não era Governo, era a Ishikawajima Heavy Industries, era Verolme etc.
    Mas não havia encomendas para nossa navegação de cabotagem – hoje só temos 20 (vinte) navios fazendo cabotagem, não havia encomenda da Petrobrás, era feito em Cingapura, não havia encomenda da Marinha de Guerra, não havia encomenda da Vale. Todas as nossas empresas de cabotagem fecharam ou foram vendidas. TODAS (desculpem o grito).
    Quebrou Verolme, fechou Ishibras etc.
    Continuem dando força para os atuais estaleiros, que daqui a 4 anos somos os primeiros do mundo. Mas se vierem com essa safadeza de contingenciar, já sabem o resultado.
    O que gera emprego é industria, seja de transformação, seja de construção civil, e serviço.
    E aí temos renda para todo mundo, não precisa dar esmola para trabalhador.
    Nilo, não sou descrente, sou realista, porque tenho empresa e sei o custo de mantê-la funcionando, sei o custo financeiro das coisas, sei a dificuldade de treinar pessoal e depois perder esse pessoal para o concorrente ou o cara que treinei virar meu concorrente.
    Mas sei manter viva minha empresa, gerar empregos.
    Me revolta o número de oportunidades perdidas pelo nosso País. Veja a matéria das invenções brasileiras injustiçadas, veja o Barão de Mauá, veja a história de Delmiro Gouveia e a primeira Usina de Paulo Afonso, veja a quebra de dezenas de usinas de alcóol e açucar que acreditaram no Proalcóol etc.
    Por favor, parem com essas críticas com o empresário que vai ao BNDES tomar dinheiro emprestado. Esse cara é um batalhador e deve ser respeitado. Gera emprego para muita gente. E ninguém precisa sentar na sala de espera do BNDES não, vai em qualquer banco agente e pronto. Banco existe para isso, financiar o comércio, a indústria e serviços.
    Ah, tem o picareta, que vai lá, pega o dinheiro e nada faz, dá o calote? Tem, e daí? O sistema vai atrás.
    Ou vamos proibir carros de circularem por que tem os que atropelam?
    Pessoal, todos sabemos que precisamos vender com valor agregado. Mas já tentaram?
    Um abraço para todos.

  15. Disse tudo, caro Nilo. Caro nelore também não deixou por menos. Precisamos pensar mais em nosso país, ao invés de nos inclinarmos por preferências partidárias, que são um atraso, um grande retardo em nossa emancipação tecnológica.

  16. 362 metros!!!… Caracas!… Nesse aí dava até pra montar uma pista de aterrissagem e decolagem… hehehe

  17. Caro AJ acredito que tenha acompanho a saga que foi a troca do presidente da Vale esperemos que o novo presidente tenha ouvidos para Dilma que não será diferente das sugestões anteriores ( agregar valor ) sem que tenha necessariamente de mudar seu foco.
    Abs

  18. Esse navio foi feito de forma errada, pois o prédio de aço em cima dele, deveria ser fabricado na lateral, a fim de que sirva como porta-aviões em caso de necessidade.
    A nossa Marinha tem que ser ser mais antenada.
    Todo navio desse tipo poderá ter finalidade militar.

  19. Na verdade precisamos sim de exportar é o FERRO GUSA, que é a segunda etapa de transformação do minério de ferro para aço final. Se o minério de ferro ” in natura ” rende uma grana violenta, imagine essa grana multiplicada por 3!!!!!!!. Vai ai uma idéia, quem tiver grana e topar pegar dinheiro emprestado do BNDES, é só montar um Alto Forno para produzir ” FERRO GUSA ” e exportar pra China ou para qualquer outro. Em um ano a Vale ia sentir queda em seu faturamento. E isto iria até beneficiar ao comprador pois ele não precisaria de alto forno para transformação de minério de ferro para ferro gusa, o processo de redução direta ficaria mais rápido.

  20. AJ disse:
    12/06/2011 às 00:00
    Diego, está corretissimo, mas a Vale é S/A.

    Caro Dessa afirmação concordo e assino em baixo o que justifica o que eu tinha dito ” o qoverno só pode sugerir a VALE por ser uma S/A “.
    Se mandesse era motivo para golpe, era a comunização, a estatização, …….

  21. é assim mesmo Nilo, o governo não manda na Vale.
    Mas devemos olhar pra frente, naquela época muitos estávamos enganados pensando que as empresas públicas nunca iam funcionar, eu há pouco tempo cheguei a uma conclusão óbvia: as empresas estratégicas devem ter participação privada mas ter control do governo.
    .
    Acho que os deputados poderiam criar as leis que possibilitem isso sem permitir as empresas ser cabide de emprego dos partidos.
    O estado deve ter simplesmente a possibilidade de impedir que as empresas colidam com o interesse da nação.
    .
    O que aconteceu com o presal, ainda tendo certa privatização foi um bom modelo a seguir.

  22. E tambem para quem ainda nao quer admitir: parabens aos donos reais da vale: hsbc, morganstanley , chase ,templeton , vangard e outros grupos de investimento estrangeiro. E parabens ao governo brasileiro donos de miseros 3por centos. 61 % da vale pertence a capital estrangeiro meus amigos. E se nao fosse assim teriamos o maior indice de bilionarios do mundo, osproprios acionistas da previ, que piada!

Comentários não permitidos.