Não é segredo que havia uma certa tendência na Marinha do Brasil pela escolha das fragatas Italianas do projeto FREMM e pelos OPV da Classe Cigala Fulgosi, bem como os navios tanque.
Relembro que nenhuma decisão oficial foi anunciada por qualquer fonte oficial Brasileira. Mas…
A Marinha do Brasil intenta adquirir até 30 fragatas, cerca de 12 OPVs e 5 navios tanque, num plano de execução quese extende apartir de 2012 até 2035.
Porém muitos acham que os atritos diplomáticos entre Brasil e Itália devido ao caso Cesari Batisti venham jogar um balde de água fria nestas negociações.
A Itália através do seu representante político Silvio Berlusconi afirma que tomará todas as medidas possíveis para tentar reverter o quadro, tempos atrás o parlamento italiano acenou com a possibilidade de suspender as cooperações militares com o Brasil.
Se esta idéia volta a tona, e se concretiza, estariam ameaçados os contratos da Marinha? será de fato que as coisas chegarão a este nível?
Que importância tem Batisti nesta história (o embate político diplomático), porque um embate destes levaria as coisas a este ponto?
42 Comments