Governo vai exigir transferência de tecnologia e mais conteúdo nacional

Nova política industrial será concentrada em máquinas, remédios e químicos
Eliane Oliveira e Vivian Oswald

BRASÍLIA. Debelada a crise na Casa Civil, que culminou com a saída de Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff vai retomar, na próxima semana, a elaboração de uma nova política industrial para o país. A ação trará pelo menos duas novidades como contrapartida a incentivos fiscais: as empresas estrangeiras serão obrigadas a transferir tecnologia em projetos com financiamento público e o governo aumentará o índice de conteúdo local, que corresponde à parcela do produto composta por insumos e peças domésticas, para acelerar a nacionalização dos bens fabricados no Brasil. Na mira da ampliação do índice de conteúdo local estão máquinas e equipamentos e produtos farmacêuticos e químicos.


— Vamos nos focar em conteúdo local e tecnologia, além de estimular a associação entre empresas brasileiras e estrangeiras — disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.


Segundo ele, o governo usará seu poder de compras, dando preferência a insumos, peças e equipamentos nacionais. A Câmara dos Deputados tentará destravar a votação de matérias como a medida provisória, a MP 495, que concede preferência para produtos e serviços brasileiros com preços até 25% maiores que os dos importados.


O índice será diferenciado por setores e também levará em conta a geração de emprego e renda, a arrecadação tributária e o desenvolvimento e a inovação tecnológica no Brasil.
— Queremos ir além disso e pegar os grandes setores que são os maiores compradores: saúde, educação, e defesa — acrescentou Pimentel.


Importação de bens de consumo subiu 31,9%


Há cerca de duas semanas, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que haverá maior exigência de nacionalização para celulares, computadores e televisores.


De acordo com técnicos das áreas econômica e de comércio exterior, o Executivo está preocupado com a opção de se comprar tudo, e não só mais insumos, no exterior. Com a taxa de câmbio real no nível mais baixo desde 1994 e, cansadas da queda de braço com o valor do dólar, empresas brasileiras passaram a importar o que produziam aqui.

Nos cinco primeiros meses do ano, as compras externas de bens de consumo cresceram 31,9%. O aumento das encomendas de automóveis foi de 48,3%. Já as importações de bens de capital subiram 29% e de matérias-primas, 23,6%. Isso significa que o setor produtivo tem preferido comprar produtos já acabados em vez de fabricá-los.


No caso de transferência de tecnologia, outros países já fazem essa exigência, como a China, que dá preferência a associações entre empresas chinesas e estrangeiras via joint ventures. Quanto aos setores de bens de capital, químicos e fármacos, a substituição de importações é tida como algo urgente para evitar a desindustrialização. Os setores são altamente deficitários e dependentes de tecnologia.


Para o professor da Unicamp Julio Gomes de Almeida, quando o Estado entra com reduções tributárias e financiando a juros subsidiados, como faz o BNDES, é preciso exigir contrapartidas.


— No Brasil, há casos específicos em que o Estado exige, entre outras coisas, a transferência de tecnologia. São exemplos a exploração de petróleo na camada do pré-sal, o trem-bala e a futura compra de caças pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: O Globo via CCCOMSEX

16 Comentários

  1. Repito o que havia dito em outro tópico.
    Nosso país precisa urgentemente de: Turbinas nacionais, Montadora de automóveis nacionais (marcas brasileiras já consolidadas como Embraer, Gerdau, CSN, Agrale, Randon, etc, entrariam no setor de fabricação de carros – O governo precisa dar um empurrão, afinal projetistas e conhecimento nós temos), foguetes e satélites nacionais, chips nacionais, caças nacionais, produção de insumos e medicamentos, e todo o tipo de fertilizantes. Assim será um bom começo para a soberania do Brasil

  2. Tomara Dandolo,que você e as demais empresas brasileiras sejam beneficiadas com essas mudanças,só falta uma baixa na carga tributaria para tudo ficar melhor!
    Que o governo leve adiante esse plano,que não seja mais uma piada sem graça!

  3. parabens ésta materia é exelente,cheia de novidades e boas noticias,esperamos que o planalto tambem nos de boas noticias,e que as forças armadas sejam logo reforçadas,que estes cortes sejam suspensos,pois esta causando enorme prejuiso,varias empresas que estavam se preparando para receber novas tecnologias,contruir partes de aviões,peças isso é imenso envolvendo muitas imprezas,é bom que este governo reveja sua politica,pois o pais esta parando,e pode caisr no discredito,nacional e internacional,bota o pé no acelerador dona dilma, pois agora que a coisa estava começando a andar, com o camarada lula-lá com o pé la no fundo,o brasil tem que andar igual airtom senna do brasil zil zil zil zil.

  4. me desculpem eu sou quase analfabeto,mal sei escrever,ler muito pouco,asvezes escrevo errado,troco algumas palavras,mas gosto de usar meus neuroneos exercitar meu celebro,amigos se vc tem a receita do bolo,do pastel mais saboroso da cidade,vc vai dar de mão beijada a alguem,eu acredito que não,só se vc for um jegue,agora me digam uma empresa que gastou milhões,anos em pesquisa,iria transferir o seu melhor em tecnologia,alguma coisa basica até pode por interese de vender mais o seu melhor eu duvido,eu euzinho,sera que é porque sou quase analfabeto! que não acredito,meu pai disia assim filho,vc para aprender,tem que faser,se vc não faser vc não ira aprender,se vc pegar pronto vc não aprende,e assim eu acredito que esta agindo nosso governo,prefere pagar mais caro e pegar pronto,acreditando que aprendera mais facil,pega esta grana que iria pagar mais caro e investe em pesquisa,em oportunidades,para pequenas e medias empresas,tenta faser,de oportunidades para alguem faser,sera que alguem ja nasceu sabendo e fasendo,é logico que tera dificuldade,fara alguns erros,é normal,mas talvez fasendo aprendera receitas que os outros ainda não sabem faser,e nos jogue acima de nossos concorentes,este pais tem muita gente inteligente,e cheio de sabedoria,só presisa parar de ser preguisoso,e querer os bolos,os pasteis prontos dos outros,e pesquisar faser sozinho.

  5. A ideia é ótima.
    Tomara que seja de fato implementada.
    Mas se for ‘rápida’ como está sendo a questão dos caças…
    Pro próximo século talvez?

  6. Desta vez,estou com o dhou, se quer aprender, tem que fazer, ou alguém aí conhece quem aprendeu a dirigir apenas olhando o motorista conduzindo o ônibus?
    Olhar até que ajuda, mas nada, absolutamente nada, se consegue sem a prática!
    Tem que se fazer parceria com uma empresa de armamento e produzi-lo aqui mesmo, se não, não aprenderemos nada e levaremos dezenas de anos até arpefeiçoar um artefato; e isso só serviria para incentivar aviolação da nossasoberania nacional,que diga-se de passagem, já não está lá essas coisas.
    País algum vai ensinar o “pulo do gato” de graça, eu não faria isso, ninguém vai fazer isso, gente da área como o respeitável General Augusto Heleno, não acredita nisso. Quem se dispor a fazer isso, logicamente vai cobrar muito dinheiro, mas não tem outra saída, se quizer, teremos que pagar, pois transferência “necessária” como disse a Hillary Clinton (leia-se projeto de lataria)não nos interessa.
    O dhou está coberto de razão.
    Infelizmente, isso não vai acontecer, porque passa pela IRRESPONSÁVEL MÁ VONTADE POLÍTICA, que não tem a segurança nacional como prioridade, “prioridade” são apenas os “programas sociais” comprovadamente um “angariador” de votos e,
    sem se esquecer é claro, da aplicação diuturna da “lei do Gerson”, ou alguém acredita que ela é apenas uma figura de retórica?

    O DHOU É UM GÊNIO!!!

  7. Infelizmente o Brasil investe em empresas com créditos do BNDES, E DEPOIS ESSAS EMPRESAS SÃO VENDIDAS como aconteceu.
    O empresário pega a grana produto do esforço de décadas de apoio do povo brasileiro.
    ———–
    Acho não podemos ser tão ingénuos, é preciso o Brasil ter o 51% das ações com direito a voto dessas empresas, como ocorre com Petrobrás.
    .
    Não é suficiente a ToT, é preciso a empresa que recebe a tecnologia seja uma empresa de confiança do povo brasileiro, que é quem paga.
    .
    Nossa soberania, ou talvez melhor dito nossa existência como nação depende de nós fabricar o armamento, de nós dominar essa tecnologia, já coloquei isso muuuuuitas vezes. Mas não adianta se a empresa tem liberdade de ir embora ou de vender para empresas que até podem pertencer a um eventual inimigo.
    .
    O poder não está no fuzil, mas em quem o produz.
    Milton Brás Cabral

  8. Meu caro Dandolo;Você é um caso em extremo especial,o pais não precisa de tal sapiencia e sim toda a humanidade, sendo assim precisamos exporta-lo o mais rapido possivel nem que seja pra conchichina, é so brincadeira meu caro, quem nós diverteria com sua ausencia, ficariamos orfão de tal sabedoria.

  9. ####
    Legal, bacana, que bom,
    Quando pensa se em defesa, pensa se em meios materiais e humanos,
    Realmente quanto aos meios materiais há muitas formas de alcançar se auto-suficiência na produção destes, e quando pensamos nos meios humanos, e no ser humano a mais valia é o QI elevado, (1), e como produzir se este material em serie e em larga escala? já dispomos de meios materiais e humanos para isto, vide os veterinários que clonaram a vaca vitoria, é só clonar se em larga escala, os indivíduos com QI elevados de nascença, e ai sim, este grupo, é que ajudaria muito na soberanização do país,
    Só que estamos infestados de agentes a serviço de externos, e ate já houve um, que quando estava la, privatizou, (doou aos externos), tudo o que pode, e como ainda é um agente leal, (a eles), agora esta defendendo as drogas, maconha inicialmente, isto me lembra índia e china, dominadas pela Inglaterra, através do ópio, ou seja, pela draga,
    Precisamos de uma empresa estilo agronegócio para clonar aos milhares, humanos de todas as cores raças e sexos, (gêneros), preferencialmente os QI mais levados nacionais e estrangeiros, para dispormos mesmo com os remanejamentos, diga se evasão de cérebros, termos no nosso meio milhares de Dandolos trabalhando para nosso desenvolvimento e soberania,
    QI elevado é uma eventualidade natural em todas as cores raças e gêneros, e que obedece a curva de Gaus, e em taxa quase infinitesimal, e que com a clonagem passa ser uma taxa próxima de 100 %, e este sim, é que é juntamente com os meios materiais, o meio que ira determinar a nossa soberania no menor prazo,
    Só que os vaticanos da vida não permitira isto tão facilmente, assim, a manutenção da colônia vale muitos investimentos em sabotá-la para que ela permaneça colônia preferencialmente para todo serpe, amem, em 07/09 libertamo-nos de Portugal e quando libertaremo-nos do vaticano?
    Os militares dizem meios de toda ordem, um deles é a clonagem de humanos, que o vaticano é contra, porque é ai que mora o perigo da soberanização da colônia, que para eles será uma derrota, e também dizem óbices, o maior óbice a soberanizaçao do pais, por incrível que pareça, ainda é o vaticano, sozinho ou associado a muitos outros,
    O que você acha disto Dandolo ?
    pense tambem nesta alternativa, ou opção,
    ####

Comentários não permitidos.