Argentina adverte de preocupante situação no Atlântico Sul

Por Alain Arias Barreto

Argentina advertiu aqui sobre uma preocupante situação no Atlântico Sul devido a atividades unilaterais e exercícios de guerra por parte do Reino Unido. O assunto foi apresentado pelo chanceler argentino, Héctor Timmerman, durante a 41 Assembléia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), clausurada ontem à noite em San Salvador depois de três dias de sessões.

Na cita foi aprovada ontem uma resolução sobre a necessidade de que ambas as partes retomem o quanto antes as negociações para encontrar uma solução pacífica à disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas.

Timmerman explicou que o Reino Unido realiza de maneira unilateral explorações sobre os recursos naturais não renováveis das Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes.

Sustentou que em outro ato que contradiz o espírito das resoluções das Nações Unidas, Londres estabelece instalações petrolíferas na plataforma continental argentina.

Esta atitude britânica inscreve-se no espírito colonialista em que se desenvolve sua atividade no Atlântico Sul, afirmou.

O chanceler argentino assinalou que a essas ações unilaterais “se agrega o agravo de uma presença militar crescente das forças armadas britânicas, que têm convertido às Ilhas Malvinas em uma fortaleza, cujo propósito não resulta claro”.

Precisou que a isso se soma a realização de exercícios militares, que incluem desde faz anos, de acordo com relatórios britânicos, o lançamento de mísseis.

Não é alheio o tom agressivo e de guerra que tem podido perceber do governo britânico, que não deixa de inquietar, ao se converter em uma velada ameaça para o continente em seu conjunto, disse.

Timmeman ratificou também que Argentina continuará buscando uma solução à disputa de soberania mediante negociações sérias, baseadas em a boa fé.

Essa aspiração argentina recebeu o respaldo dos países do continente em seus discursos relacionados com a resolução sobre o diferendo sobre as Ilhas Malvinas.

Fonte: Prensa Latina

36 Comentários


  1. Na cita foi aprovada ontem uma resolução sobre a necessidade de que ambas as partes retomem o quanto antes as negociações para encontrar uma solução pacífica à disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas.”
    ——————————————-
    Tudo bem, continuem com a diplomacia! só que sozinha, além de não resolver nada nesta situação, agravará as coisas, pois quanto mais reivindicações fizer a Argentina, mais o Reino Unido converterá a Malvinas numa base militar muito bem armada.

    É preciso isto sim, calar a boca e investir recursos em suas F.A , adquirir equipamentos de ultima geração e doutrina através de muito treinamento.
    .
    Se nem através de uma ameaça tão próxima como os Typhoon ingleses nas Malvinas, o governo Argentino investe no fortalecimento de suas F.A, de sua defesa… É porque é cego ou irresponsável mesmo, quem sabe as duas coisas!
    .
    E isto vale para o Brasil também, com 4ª frota fungando no nosso cangote!

  2. Taí um caso que pode desdobrar de mal à pior no futuro…Uma coisa me veio a cabeça! As Malvinas estão mais perto do território Argentino do quê a ilha de Trindade na altura de Vitória-ES está para o território brasileiro…E ainda eles vão explorar todas as riquezas e obviamente as Malvinas se transformará numa base militar…Sei lá, essas conjecturas me parecem no mínimo pertubadoras para nós Brasil ( é claro sem falar em toda América do Sul ). Por isso que muitos não entendem quando dizem aqui no blog que muitas atitudes é pra ontem. Também posso estar vendo chifre na cabeça de cavalo.SDS.

  3. As Malvidas estão diretamente relacionadas com a disputa da Antártida e controle do Atlântico Sul. Os ingleses não irão sair desse arquipélago altamente estratégico nunca mais.

  4. Será que nossas autoridades não se preocupam com esses avanços britânicos em águas ( e plataformas continentais, o que é muito sério) por aqui no Atlântico Sul ?
    Mas cadê a força bélica para peitar essa investida, né ?
    Pois é, país pacífico que não precisa de armas é isso aí…
    Temos que conversar sério com a Argentina, sem bairrismos e com vistas a uma futura defesa armada dessa região.
    Isso que a os argentinos reclamam é de nosso interesse profundo e essencial para nos também, não é problema apenas deles com relação às Malvinas.

  5. Londres estabelece instalações petrolíferas na plataforma continental argentina.
    —-
    que têm convertido às Ilhas Malvinas em uma fortaleza, cujo propósito não resulta claro”.
    ————-
    o lançamento de mísseis.
    ————
    ao se converter em uma velada ameaça para o continente em seu conjunto, disse.
    ——————–
    NÃO HÁ UMA VÍRGULA MENTIROSA NAS PALAVRAS DE TIMMERMAN, QUANDO A ARGENTINA PERDEU TODOS NÓS PERDEMOS COM ELA, E AINDA FICAM OFERECENDO PRODUTOS PRA NÓS , PRODUTOS ESSES FACILMENTE LOCALIZÁVEIS PARA DESTRUIR E MATAR. SENHORES ESQUEÇAM A ÁSIA, O ORIENTE MÉDIO,OU QUALQUER OUTRO LUGAR , O TEATRO DE OPERAÇÕES SERÁ AQUI BEM PERTO DE VOCÊ.
    QUEM TIVER OLHOS QUE VEJA.

  6. Neste aspécto, acredito que Apoiar a Argentina em alguns aspéctos, é interessante no sentido de estar mandando um alerta aos que estão de olho nos recursos naturais não renováveis presentes não somente próximo as Malvinas mas em toda a costa Atlantica da america Latina. É bom acompanhar de perto, estilo mineiro.

  7. Acrescentaria ao comentário de Wi que também é necessário à Argentina uma aliança com outros países da América do Sul para que a Inglaterra não os use de base. Para isto isto é preciso ter mais humildade.

  8. A Argentina ficou nessa penúria por descaso c a s FAs dela , o q está ocorrendo com as n FAs, por culpa de n des goverrnos.E temos a Líbia como exemplo de incapacidade de defender-se de uma invasão..e ñ estão levando a sério esses exemplos. Vão se danar. Sds.

  9. Depois de tentarem tomar(ou retomar) à força, querem negociar na “boa fé”….hasuhasduhasduhasduhasduh!!!!

    []’s

  10. se a argentina quer as malvinas de volta tera que faser igual a china,armar-se até os dentes ja devia ter feito isso,e parar de gritar aos quatro ventos,quetinha quetinha,a argentina só não ganhou aquela guerra porque o general queria usar a guerra para se manter no poder,e não teve apoio de ninguem na época,o negocio é a argentina tecer a teia de vagarinho,quando os ingleses quiserem abrir o olho tão na teia.

  11. É verdade,enquanto a Argentina se municiar somente de verbos não vai conseguir nada, precisa melhorar e muito sua força para depois chamar a rainha para um papo cabeça..do contrario vai ser só choradeira e mais nada, e vale pro Brasil mesmo também!

  12. Héctor Timmerman onde esta escrito que não se pode realizar manobras em aguas internacionais ou possessões??????E não foi a Argentina que ao invez do dialogo preferiu uma ação belia?????Então meu amiguinho Cucaracha faça como a Martha Suplicy “relaxa e goza”…Reconhecermos a Argentina como legitima soberana nas Malvinas tudo bem mas tomar as dores deles não é prudente e nem legitimo.Suponhamos que fosse o inverso,o que voces acham que eles fariam?Tenho certesa que se posicionariam ao lado da UK contra o Brasil.Mesmo eles com problemas com a UK e CE e EUA devido a calotes entre outras coisas,porque ninguem gosta de quam não honra compromissos,eles agiam como informantes da CIA junto ao governo dos EUA fazendo fofoquinhas invejosas de nós.Quando voces se conscientizarão que essa suposta aliança latina UNASUL não passa de formação ideologica de perpetuação e mais nada?É puro cunho ideologico.E quando voces se conscientizarão que a ameaça ao Brasil é hoje os EUA e OTAN???Não temos amigos e muito menos aliados,somos para todos eles apenas o suculento nutritivo a suas necessidades e mais nada.

  13. “As Malvinas estão diretamente relacionadas com a disputa da Antártida.” Mandou bem Dandolo.
    .
    Argentina e Chile 2 parceiros bem distintos
    Acho não devemos deixar cair a Argentina, Chile ajuda o Brasil na Antártida, mas historicamente a Argentina é melhor parceiro porque é um país independente, ou seja, os caras tentam ter sua própria indústria, entanto Chile é só commodities, um país totalmente dependente do armamento da Otan.
    O Chile nunca vai poder apoiar uma guerra contra a Otan, mas é claro seria um aliado valioso no caso que a guerra fosse ocidente vs China.
    .
    EUA: Hipóteses de Conflito
    Acho os americanos têm três planos estratégicos, dois deles são, a guerra contra a China, e como descobri o outro dia a guerra contra o Islã.
    (o Islã é uma ameaça terrível para os banqueiros).
    Resolvidos esses 2 TOs, ele preveem a guerra contra o Brasil, para 2030 ou 40. Seria uma guerra de cerco e desgaste.
    No caso da guerra contra a China acho os americanos ganham só com o cerco, porque os chineses não têm recursos naturais, e têm muita população.
    .
    A vez do Jaguar
    Estas conclusões são importantíssimas porque falam do por que os empresários vão preferir investir no Brasil e não na China.
    Nos primeiros 4 meses entraram 3 vezes mais investimentos extrangeiros diretos em empresas que no mesmo periodo do ano passado, já é uma corrida.
    .
    O BR chega a 70 bi acho neste ano, mas se a corrida continuar até pode se aproximar da China.
    Com os cenários apresentados, acho o Brasil em 2 anos vai superar China como principal país de investimento.
    .
    IMIGRAÇÃO
    Ainda que algum investimento seja desviado para o setor financeiro, o cenário geopolítico também está indicando que efetivamente, vamos ser a fábrica do mundo, e como não temos profissionais, devemos aguardar uma invasão de técnicos extrangeiros, como acontece na Petrobrás.
    .
    FMI
    Correspondeu ao Brasil ser o Bric chamado a descartar o candidato mexicano (=Wallstreet), agora o grupo poderia propor o sulafricano Trevor Manuel.

  14. Pois é, não existe vácuo no poder, se a America do Sul é incapaz de projetar sua força os países ricos ocupam o espaço.
    Se a prospecção de petroleo na região das ilhas malvinas se mostrar economicamente viável certamente o Reino Unido não abirará mão das ilhas Malvinas e a Argentina podera gritar até ficar rouca, só recebera a ilha após aquilo ter virado um deserto enconomicamente e estrategicamente inutil.
    O mais engraçado é que até hoje vemos caças da Otan interceptando tupolevs russos sobre o oceano,mas desconheço qualquer P3 argentino sendo interceptado por Tornados ou Eurofighters Britanicos, ou seja, o Reino Unido faz o que quer na região.
    Quanto ao Brasil, um país que não aprende nem com os próprios erros jamais aprenderá as lições da incompetência Argentina.
    Abraços


  15. se tem petroleo por lá ..querem que os ingleses construam um santuario ecologico…rsrsrs

    hermanos voces perderam … a ilha é todos os recursos em seu espaço geografico são dos ingleses.

  16. Palavras vazias somente se perdem no tempo. Em quanto a Argentina não se armar até os dentes e começar a demonstrar poder (talvez fazendo grandes exercícios militares no mar), o Reino Unido continuará pouco se lixando para o chorôrô hermano.

  17. Tem um pequeno detalhe..

    Com quem a argentina não briga? o atual governo briga com todos e com tudo.. Continuam arrogantes e prepotentes..

  18. A Argentina precisa encarar o fato de que jamais recuperará as Ilhas Malvinas. Os britânicos nunca desistirão delas.

    Mas precisam sonhar, numa remota esperança bíblica de que algum dia as recuperarão. Afinal de contas o tempo é o senhor da razão. Talvez, algum dia, apareça a tão sonhada oportunidade.

    Os britânicos os deixarão sonhar…

  19. Armar a Argentina é um péssimo negócio, irá provocar um
    conflito na região sem resultado positivo, como resposta,
    UM DESASTRE, o caminho deve ser diplomático. Vê último discurso histórico no parlamento Inglês, ter aliados fortes faz a diferença. Na minha opinião, devemos nos equipar para ter poder de persuasão e garantir soberania.

  20. A solução foi dada pelos caros colegas, se a Argentina deseja as ilhas Malvinas de volta se arme. Palavras não vão resolver nada, mas os governos sul-americanos são só de faz de conta.

  21. E os argentinos inteligentemente ao invés de apoiar um irmão a se tornar mais forte em poder e influir em escala global, inclusive a seu favor, fica puxando o tapete do seu irmão.

  22. Uma coisa é certa, temos de nos rearmarmaos na calada e os argentinos tbm,e q os mesmo lembrem-se q os Ianks os trairam em 1982 e o TIAR…tem q colar no BRASIL como genuíno aliado..fortalecendo a Unasul, os chilenos, os colombianos são as plataformas dos ianglese na AS…ò dilma, estamos cercados…cadê os caças rafales- ou os formidaveis Su 35s, uns 100, os subs- c 5 velhos e mal armados ñ dá p fazer frente a IV frota ianglesa, os satélites geoestacionários, o Vls, a liberdade e mt cara, corremos o perigo de ficarmos como a Líbia q ñ tem a < condições militar de se defender ..Vamos cobrar.Quem viver verá.

  23. A única solução para a Argentina resolver esse problema é se armar até os dentes. Vários caças, submarinos , porta-aviões etc.etc.etc. Não adianta ficar chorando e querendo resolver no blá,blá. O dia em que ela conseguir se armar com dignidade, então será respeitada e terá sua Malvinas de volta. Me ajuda aí ô….

  24. Geopoliticamente falando não podemos comprar armas da Inglaterra, Usa e talvez até da França…Da China e Rússia não querem comprar…Vide os excocet( França ) argentinos nas Malvinas…Pode abrir um precedente essa estória de Inglaterra explorar petróleo na plataforma continental argentina…Vamos comprar armas de Marte, Júpiter e daí por diante…e com transferência de tecnologia p ontem rsrs…É brincadeira.SDS

  25. Temos que tomar cuidado para não cairmos em armadilha preparada pelos americanos e ingleses. Uma guerra por causa das Malvinas pode ser um pretesto para as ambiçoes americanas em nosso subcontinente.

  26. Ninguem confirmou que existe indicio de petroleo na Malvinas.Os Ingleses que ficaram esperançosos pois quando revelamos a descoberta do pré-sal o mundo acho que era blefe e os EUA e UK botaram todas tecnologias possiveis para detectarem indicios no Atlantico Sul e a Argentina se alvoroçou exigindo entendimento diplomatico.Amigos a ditadura Argentina estava a beira de uma crise e se armaram as escondidas.A intenção era guerra para desviar a atenção do povo e cogitaram nos atacarem mas acharam s prudente investirem contra as Malvinas e quebraram a cara.Nossos militares quando viram o poderio da Força Aerea Argentina se alarmaram,desconheciam os vetores que eles tinham.Ate mesmo quando do acordo com o Paraguai para a construção de Itaipu quase sai uma guerra envolvendo Brasil e Argentina.A hidreletrica não é so essencial e sim estrategica pois alem de servir de para para muitas coisas e fortificação se abrirem todas as comportas de uma so vez varrera tudo ate abaixo na Provincia de Buenos Aires e isso ja foi simulado em supercomputador.Na epoca se eles nos atacassem de surpresa desvastariam o Sul e Sudeste e nossa retaliação em massa levaria uns 8 a 12 dias para ser efetivada.Eles nos invejam.Sempre lucraram as nossas custas.Compramos 40% das porcarias feitas la e quando viram a balança favoravel a nosso favor sempre reclamaram e sempre boicotaram.Parem de se iludirem que as Ratazanas Latinas são nossos irmãos pois nem o nosso DNA eles tem,simplesmente nos veem como os imperialistas regionais e visam apenas tirar proveito.Nos unirmos a eles é enriquece-los,fortifica-los para quando precisarmos deles simplesmente nos trairem ou se omitirem.A Venezuela que tanto afrontou os EUA e a Argentina que teme a UK veem no Brasil um escudo e nada mais.Hugo Chavez era um merda em todos os nossos governos anteriores ao de Lula e vivia com o rabinho entre as pernas,no governo Lula insitava nações contra nós,lhes compravam com dinheiro e armas.O Brasil não tem amigos.Hoje nós somos o maior alvo de cobiça do planeta.Acordemara a realidade e parem de se iludirem por ideologias ou simpatias.

  27. Lo ermanos tem toda a razão. E o Brasil como maior potencia esta esperando que a OTAN tome conta de tudo para ver se consegue vender vagas nos hotéis do Rio para os gringos de folga.

    ACORDA BRASIL ….

  28. CONCORDO COM O COMENYARIO DE ALGUNS, AS PESSOAS FICAM SE PREOCUPANDO COM O ORIENTE E SE ESQUECEM DAQUI, PODEM ESCREVER OS PROXIMOS SEREMOS NÓS, NÃO SEJAMOS INJENUOS. ABRAÇOS.

  29. CS,TNP,rasga essa idiotice toda.Os EUA não reconhecem nossa soberania nas 200 milhas nauticas e juntos com a OTAN são loucos para terem a Amazonia.Deviamos por ONGs e entidades extrangeiras pra fora da Amazonia.Chamarmos a Argentina no dialogo e acabar com a babaquice de misseis so ate 300km e fazermos balisticos e armas atomicas.Aproveita que o leão ta com dentes cariados pois suas despesas belicas e de manutenção de operações lhes apertam as bolas e empurremos de uma vez um supusitorio de carne neles antes que empurrem na gente.

  30. E por isso q eu advogo bases Brasucas em países da africa e o reequipamento de n FAs c certa urgência, os iangleses ñ estão brincando .Estão movendo as peças do tabuleiro geopolitico p dar o xeque-mate …espero q n seja n BRASIL..e nem temos subs, caças,Vls, nada…estamos de pior a mau. Sds.

Comentários não permitidos.