"O que vai salvar a Amazônia é o desenvolvimento", diz general do Exército

Vice-chefe do Estado-Maior de Brasília, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, enfatiza que o Brasil ainda não completou sua expansão interna, e que o vazio de poder é o maior problema da Amazônia

Por Rafaela Carvalho é estudante de jornalismo da USP

“O Estado brasileiro mais desenvolvido da Amazônia é o Amazonas.  Ao mesmo tempo, o Amazonas também é o Estado com a maior quantidade de floresta preservada”.  Com esse argumento, o general do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas levanta a posição de que é, sim, possível, criar uma Amazônia desenvolvida e correta nos padrões ecológicos.

Para Villas Bôas, “não adianta congelar áreas para preservá-las”, e enquanto não houver projetos que ofereçam alternativas sustentáveis, não há como controlar a entrada de migrantes na Amazônia apenas por meio de proibições.

“Há que se encontrar um meio termo.  Hoje em dia, ninguém mais sobrevive extraindo látex”, ataca o general.  Segundo ele, planos de manejo, recurso humano e infraestrutura são os primeiros passos para uma Amazônia desenvolvida.  Tudo isso, claro, simultaneamente, sem guerra e rápido, já que o Brasil está no centro das atenções do mundo e deseja se desenvolver para ser, em breve, a quinta maior economia do planeta.

A geopolítica interna da Amazônia, porém, dá dor de cabeça a muitos especialistas.  Enquanto sua parte central está totalmente preservada, suas áreas periféricas já sofreram uma degradação irreversível.  Ao mesmo tempo, a região se torna alvo para grandes construções como a usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, além de uma rodovia interoceânica que irá até o Oceano Pacífico, ligando a Amazônia – e, consequentemente, o Brasil – à Ásia.  Porém, tudo isso acontece sem que haja infraestrutura e recurso humano para manter esses projetos em pé e em busca por mais desenvolvimento.

Uma das maiores preocupações do general – e do Exército Brasileiro – é o fato de o Brasil, com mais de meio milênio de vida, ainda não ter completado sua expansão interna.  “Ainda não integramos todo o nosso território.  Ainda há metade dele ‘por fazer'”, diz Villas Bôas.  A situação preocupa o vice-chefe do Estado-Maior de Brasília porque a região menos ocupada é a Amazônia, que está cercada de ameaças iminentes, como instabilidade dos países vizinhos, problemas fundiários, internacionalização, questões indígenas e ambientais e, principalmente, o vazio de poder na região, que atua como causador e potencializador de todos os outros problemas.

Segundo dados apresentados por Villas Bôas, a dificuldade em expandir o Brasil até onde seu território, de fato, delimita, traz problemas nas identidades dos povos também: há povos indígenas que ocupam o território brasileiro, mas ao recorrerem à ajuda em cidades vizinhas fronteiriças, nem sempre têm fácil acesso a cidades do próprio Brasil.  Nessa questão, o Exército é o principal responsável por levar recursos e serviços para essa população, o que ajuda na delimitação de fronteiras e na busca dos povos mais isolados por uma identidade frente ao restante da sociedade.

Fonte: amazonia.org

16 Comentários

  1. ta ai a voz de toda razão .
    belo monte vai trazer melhorias pro povo e não é isso que os ambientalistas querem só pensa nos bolso deles o verde que eles defende é o verde do capitalismo.

  2. Ótimo discurso. Nota 1000. Parabéns.
    Temos que bolar um planejamento exequível e de baixo custo, para dinamizar e concretizar tal idéia. Vamos partir para a ação, sem demora.

  3. Ocupacao com manejo florestal (tem como presuposto basico – nao matar a galinha que bota os ovos – a preservacao da propria fonte de riqueza, ou seja, a preservacao da floresta para outras geracoes)…

    Ha um equivoco enorme na opiniao publica internacional sobre preservacao ambiental, ao qual desconhece a arte do manejo florestal e preservacao pura…

    Em paises industrializados com minisculas ilhas de florestas nativas e populacao extremamente instruida (bem, pelo menos e o que supomos) o manejo floestal nao e desejavel, sendo a preservacao pura uma escolha logica para muitos….

    Em paises com vastas areas territoriais de floresta nativa e vasta populacao carente, e com deficiencias de conceitos basicos de manejo florestal (sustentabilidade), proibir a ocupacao, e destruir a floresta… As pessoas vao ocupar de uma forma ou de outra a floresta de forma desordenada e destrutiva, ja que devido as suas caracteristicas de formacao, torna-se apenas, a atividade de vigilancia, um eterno enxuga gelo, que nos tropicos, nao e possivel (devido ao calor, o gelo derrete antes de enxugar), com saldo negativo em relacao ao objetivo de preservacao da floresta e garantia de vida digna ao seu povo…

    As vezes tenho a impressao que quem quer destruir a floresta, o faz, atraves dos extremos, seja ele pro derrubar ou preservacao santa (nao me refiro aos inocentes), que como toda santa, deve ficar intocada… No barullho provocado, a floresta cai e seus milhoes de habitantes a abandonam e acabam por inflar as periferias dos centros urbanos regionais com mais miseria e pobreza…

    Tambem concordo com a oponiao, e no equilibrio, e nao nos extremos e que se consegue maiores chances de exito para a preservacao desse rico patrimonio natural e CULTURAL, o ultimo em especial, ao qual muitos ignoram…

  4. “O que vai salvar a Amazônia é o desenvolvimento”, diz general do Exército”
    Bela argumentação do general, ele disse tudo sobre a Amazônia,oquê não se fez,oquê deveria ser feito e ainda deu a solução para o problema !
    COMO TUDO NESSE MUNDO O CASO É UMA QUESTÃO DE DECISÃO POLÍTICA !

  5. Ocupacao com manejo florestal (tem como presuposto basico – nao matar a galinha que bota os ovos – garantir a preservacao da propria fonte de riqueza, ou seja, a manutencao do meio para futuras geracoes)…

    Ha um equivoco enorme na opiniao publica internacional sobre preservacao ambiental, ao qual, alguns ignoram o manejo florestal, apenas propagando uma de suas modalidades a de preservacao ¨pura¨ (garantir a intocabilidade por meios de parques)…

    Em paises industrializados com minisculas ilhas de vegetacao nativas e populacao extremamente instruida (bem, pelo menos e o que supomos) atividades de producao na floresta, nao e desejavel, sendo a preservacao pura, uma escolha logica…

    Em paises com vastas areas territoriais de floresta nativa, vasta populacao carente e com deficiencias de conceitos basicos de manejo florestal (¨sustentabilidade¨), proibir a ocupacao, acaba por destruir a floresta ao longo do tempo…

    Essa massa pouco instruida nos sistemas economicos sutentaveis, vao ocupar de uma forma ou de outra a floresta, de forma desordenada, destrutiva, conflituosa e muitas vezes, violenta, ja que, devido a sua propria constituicao, apenas a atividade de vigilancia, equivale a um eterno enxuga gelo (nos tropicos, nao e possivel enxugar gelo) com saldo negativo em relacao ao objetivo de preservacao da floresta para futuras geracoes e garantia de vida digna ao seu povo, enfim, territorio ocupado de forma sustentavel…

    As vezes tenho a impressao que aqueles que interessam destruir a floresta, o incita atraves dos extremos, seja ele, pro derrubar ou preservacao santa (nao me refiro aos inocentes), que como toda santa, deve ficar intocada…

    No barullho provocado, a floresta cai e seus milhoes de habitantes a abandonam, inflando as periferias dos centros urbanos regionais com mais miseria e pobreza…

    Tambem concordo com a oponiao, e no equilibrio, e nao nos extremos, que se consegue maiores chances de exito para a preservacao desse rico patrimonio natural e CULTURAL (esse ultimo, muitos ignoram seja de boa ou ma fe)…

    Mas para fazer a ocupacao, e necessarios centros de pesquisas de exelencia, natural/cultural/produtivos florestais e muitas outras entidades de ensino para a reproducao do conhecimento teorico gerado e principalmente, sua pratica economica assimilada pelo ¨foresdao¨ (cidadao habitante da floresta) e sua cultura… Ainda temos deficiencias graves em politicas mais atuantes em torno do problema de sustentabilidade cultural/territorial… Tem muita fumaca, em ambos os sentidos…

  6. Perfeito,
    “concordo em número gênero e grau” com o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas,
    que no nome, já trás o ‘DNA’ de quem entende com profundidade a questão da amazônia brasileira.

  7. O que vai salvar mesmo o Brasil e a Amazônia é investimento pesado em educação para que possamos em primeiro lugar, colocarmos representantes dignos e compromissados com os interesses nacionais e coletivos… Más ouvi dizer que isso não dá voto !!! Posso estar enganado, más tudo para melhorar em nosso país passa pela educação do nosso povo, o quê está sendo boicotada pelos nossos governantes com intenções obvias. Enfim eu ainda acredito no meu Brasil.SDS.

  8. Totalmente certo a colocação deste gen. ,daí , ser necessaário pontos p o progresso da região, como essa Usina de belo monte e outras..o pontapé inicial.E fica a OEA/ONU falando lerda,e outros pilantropicos de barriga cheia e endinheirados; q vão em loco verificar a situação de miserabilidade destes ribeirinhos..P Ontem.

  9. (( PERGUNTA DO DHOU )) marcio costa me desculpe mas vc é brasileiro ou venezuelano,pois não entendi,dilma já é nossa presidente e ugo chavez da venezuéla,vc não sabia?

  10. ((RESPOSTA DO DHOU )) dhou vc e petista ? ,dhou vc e brasileiro ?, dhou vc mora no brasil ? , dhou vc sabe de nossa necessidade aqui no brasil ? ,dhou vc conhece nossa força armada brasileira ??? eu acho que (( NÃO ))procura se informa melhor pra falar com migo ??? A SIM SOU brasileiro MAIS do que (( voce ))

  11. E o que ideologia politica tem a ver com assuntos tecnicos de manejamento ambiental e ocupacao territorial, alem da manipulacao do problema para objetivos politicos escusos?

    E como ciencia, nao existe direita e esquerda, muito menos logica maniqueista nesses assuntos, ele e puramente pragmatico, ou pelo menos, o deveria, ao contrario de politica, ao qual o objetivo basico e manipulacao da opiniao publica para fins eletorais…

    Ps. editor favor apagar cometario repetido.

  12. a salvação da amazonia seria o brasil não ter sido descoberto por cabral,mas ja que foi o negocio é se desenvolver,ecologicamente preservando o que puder,mas infelizmente não há lugar no mundo em que o homen bote a mão que não venha a destruição desnessesaria,ganancia,ganancia,ganancia,politicos corruptos gananciosos que ganham milhões para ajudar empresas multinacional a se instalar aqui e roubar este pais,como fez portugal que muito levou daqui e pouco fez por esta terra,deixou um legado a corrupção desde os tempos primordios,este pais é corrupto por erança de portugal que encinou estes politicos a serem corruptos,vendendo seu pais,não tendo amor por nosso povo nem por esta nação,ainda encinam nas escolas de primeiro grau que a nossa independencia veio atraves de dom pero 1º dom pedro foi uma farça para acalmar os animos do povo que ja queria a independencia,mas a independencia,mas portugal deu um geitinho,deichou seu filho aqui roubando bastante ainda levando a riquesa para portugal e dom joão voltou para lá ,dois reinos não é melhor que um,só trixa acredita nesta historia,quando eu éra criança acreditava mas quando éra criança.

  13. Concordo com ele, mas desenvolvimento não é só retórica, precisa se projetos efetivos e força de vontade politica para implementá-los, e dinheiro é claro. O problema é que tudo e feito de forma displicente sem comprometimento, o próprio projeto calha norte é um exemplo disso e muitos outros. Para o fracasso não é preciso esforço nenhum, nem de inteligencia tão pouco…

  14. “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”.
    Margareth Thatcher (Primeira-Ministra do Reino Unido, 1983)

    “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”.
    Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)

    “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”.
    François Mitterrand (Presidente da França, 1989)

    “O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes”.
    Gorbachev (Último Presidente da URSS, 1992)

    “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”.
    General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)

    “A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas “bens públicos mundiais” e submetidas a uma gestão coletiva pela comunidade internacional”.
    Pascal Lamy (Comissário de Comércio da União Européia, 2005).

    “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”.
    David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006).

    http://www.defesabr.com/MD/md_amazonia.htm

  15. Parabéns ao general, precisamos militares como ele, que falem de desenvolvimento, que esqueçam de falar de comunismo 64 etc, não adianta falar em público disso, deve ficar nos debates de deputados ou sei lá.
    DESENVOLVER AMAZÔNIA!
    Essa é a síntese, eu já tinha proposto aqui gerar fontes de trabalho, aproveitamento sustentável da selva e extração de minério e petróleo, mas acho é mais direto falar de “desenvolvimento”, beleza.
    .
    Quero ver o Exército produzindo líderes que possam falar de economia, de geopolítica, de relações internacionais, de produção de armamento em fábricas nacionais.
    Disso tem que falar quem almeje contribuir ao debate sobre o rumo a seguir. É óbvio que aquele que seu discurso fique na nebulosa do proamericanismo queima sua imagem.
    .
    Na economia está a verdadeira guerra, como comentei ha uns dias, vamos precisar 190 milhões de soldados.
    .
    Parafraseando von Clausewitz, podemos dizer
    a guerra é a continuação da luta económica por outros meios“. Bem, sempre tento colaborar com o blog com algo novo, hehe.
    .
    Mas importante que criar novos estados, é garantir a criação de fontes de trabalho nesses locais.
    Amazônia Terra Santa, merece aproveitamento sustentável!
    Como falou o Rebelo: Brasil Potência Ambiental e Agrícola!

  16. SULTAN ate o culto se deixa levar por promessas de palanque e generosas ofertas.Concordo eu Genero e grau com o General e ainda vou mais alem na questão de populacionarem a Amazonia que não traz solução e sim mais problemas futuros a serem gerenciados.A maior deficiencia do Brasil é INFRAESTRUTURA E CAPACITAÇÃO e isto é o alicerce para tudo o mais que precisamos ter assim como segurança é essencial para realizarmos tambem tudo.Quanto a politicos não tem jeito,so mudando o sistema geral,com profundas reformulações em tudo e não so trocando figurinhas que são os mesmos atores da mesma peça teatral travestidos diferentemente e mais nada.

Comentários não permitidos.