Exército se arma para defender o espaço cibernético brasileiro

http://mesquita.blog.br/wp-content/imagescaler/d73c5f11f8aa47cbaa61e0881804a8fd.jpg

Forças Armadas inauguram no segundo semestre o Centro de Defesa Cibernética, com cem militares focados na proteção das redes militares e governamentais
Bruno Lupion, do estadão.com.br

No final do ano passado, um vírus de computador criado para atacar o programa nuclear iraniano conseguiu danificar as centrífugas de enriquecimento de urânio de uma importante usina daquele país. A empresa que descobriu o vírus, batizado de Stuxnet, o definiu como o “protótipo de uma cyber-arma que dará início a uma nova corrida armamentista no mundo”. O incidente revelou um novo campo de batalha aberto pelo desenvolvimento tecnológico – a guerra cibernética.
Alinhado à sua tradição pacifista, o Brasil não planeja lançar ataques nesse campo, mas começa a investir pesado na defesa do seu espaço cibernético. No segundo semestre do ano, as Forças Armadas inauguram seu primeiro Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que reunirá cerca de cem oficiais do Exército em um prédio nos arredores de Brasília.
“O mundo mudou, e hoje uma equipe de dez pessoas mal-intecionadas, com grande conhecimento, pode fazer estragos enormes em estruturas sofisticadas”, afirmou ao estadão.com.br o coronel do Exército Luis Cláudio Gomes Gonçalves, que coordena a implantação do CDCiber. Uma vez inaugurado, o novo órgão será dirigido pelo general de divisão José Carlos dos Santos.
O centro vem sendo preparado há cerca de um ano e terá como objetivo coordenar e integrar as ações de defesa cibernética do Exército, Marinha e Aeronáutica. Será equipado com simuladores para exercício de guerra cibernética, laboratório para análise de artefatos maliciosos na rede e centro de tratamento de incidentes.
Gonçalves destaca duas características da guerra cibernética que dificultam as atividades de defesa. Uma delas é a assimetria, que faz com que uma força reduzida e bem treinada consiga causar danos em forças muito maiores. “Quanto mais sofisticada é a rede de um país, mais ela está suscetível a ataques cibernéticos”, diz o coronel.
O outro elemento é a anonimidade, que prejudica a identificação do autor do ataque. Em geral, a agressão virtual é realizada por meio de computadores-zumbis, pertencentes a usuários comuns, que nem sabem que suas máquinas foram invadidas e estão servindo a outras pessoas. Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

Qual é o objetivo do Centro de Defesa Cibernética?
O Centro irá coordenar as ações de defesa cibernética das Forças Armadas. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica já têm programas nessa área, não estamos começando do zero, mas vamos estabelecer uma governança dessas ações, agregando valor. Teremos um simulador de guerra cibernética e um laboratório de análises de artefatos maliciosos.

Fonte: Estadão via CCCOMSEX

17 Comentários

  1. Ja cansei de dizer que muitos governos,muitas multinacionais na area de informatica e laboratorios a muito tempo contratam e disputam os melhores Hackers pagando-lhes milionarios salarios,disponibilizando sofisticados laboratorios e sistemas para eles trabalharem brincando no que mais gostam de fazer,invadir sistemas,criar virus e vacinas.Se acharmos que vamos ter bonecos bem instruidos formados em nossas universidades do genero vamos é ter que comer muito feijão pra começarmos a fazermos totozinhu consistente.A arte de invadir e detonar tudo ou de roubar informações e segredos não se aprende na escola e sim na pratica e com aptidão.Enquanto formos certinhos inocentes jamais habitaremos o grande caminho que leva ao topo.

  2. Iniciativa mais de que necessaria… Se bem idealizada, implantada e administrada, pode virar referencia mundial em pesquisa e pratica no assunto de seguranca de redes governamentais, ja que temos excelente qualidade no mais dificil e fundamental elemento: O humano… Ha uma quantidade enorme de jovens talentos na area, reconhecidamente, entre os melhores do mundo… Oxala!

  3. Maluquito…ehehe,acho que voce ta enganado, aqui temos gente de qualidade exelente nesta área. Neste quezito o Brasil não deve nada a ninguém, tem muito guri penetrando no mundo todo, aliás, uma reportagem deu conta que o país que mais inferniza os EUA e suas poderosas industrias é justamente o Brasil, portanto meu caro, sevaloriza um pouco, vamos parar de nos rebaixar a Africa. Pra quem quer notícia boa igual a desta pagina, pode também navegar pelo site

    http://brasilnicolaci.blogspot.com/

    Não ganho nada e nem amigo do cara eu sou, pois moro no extremo sul do país, mas é que este blog do nicolaci, juntamente com o blog do E,M.Pinto, são os melhores pra mim e também faço propaganda gratuita do Plano Brasil em todas as paginas que frequento…quem é bom, eu faço propaganda….falou.

  4. é uma noticia otima,pois a guerra esta indo para os compitadores faz tempo,e pode em um curto espaço de tempo ficar praticamente locada aos computadores,pois a um bom tempo ja se exercita aviões de combate neste campo,carros de combate,e varias outras armas.

  5. um dos motivos do beluguinha (F-35) estar demorando para funcionar (se é que vai..rs) é a linguagem de programação usada.

    pois é os USA usam a linguagem ADA em setores mais criticos..e obviamente um seleto grupo treinado na mesma.

    querem proteção… comece a mudar de código… se ate meu sobrinho sabe C++ .. java.. flash…etc… fica facil de jogar esse jogo (se é que me entendem)… FATO !!!

  6. Para o bem do nosso país é bom que essa ameaça seja levada a serio e mais medidas nesse sentido sejam implementadas, o Stuxnet é o primeiro, mas novas e mais poderosas siber-armas vão surgir é bom esta preparado para elas.

  7. pra acabar com isso e só aposentar o Windows e usar Unix!
    (até a micro$oft usa Unix nos seus servidores, não deve ser atoa não é?)
    xD

  8. NESSA GUERRA, NÓS SOMOS UM DOS MELHORES
    .
    .
    Neste jogo o Brasil não fica atrás de qualquer país e nem começa do zero,nesta guerra que trombar com a gente vai sua muito a camisa; porque?
    .
    por que temo uma escola de “hackers” bem desenvolvida,é só perguntar ao FBI_Rsrs…

  9. Não é bem assim lucena.
    Os hackers daqui são em sua maioria estelionatários, uns ladrões de M*** ou idiotas que ficam roubando dados bancários ou fazendo defacement, quase sempre contando com a ignorância do usuário do sistema.
    Hackers com “H” maiúsculo, como os que conseguem invadir sistemas de defesa, o Brasil tem muito poucos.
    Eu só conheci 1 cara que realmente era bom (as unhas dele cresciam para baixo de tanto usar o teclado O.O) era um monstro no linux, e gostava de sacanear o pessoal das faculdades fazendo deface escrevendo seu nome na mesma cor do plano de fundo das páginas (só dava pra ver quando selecionava), eu não conseguia acompanhar nem o que ele digitava.

  10. Olha pessoal, entendo de informática. Cursei faculdade e já trabelhei no EB nessa área. Eu acho que pode interferir nos computadores através de antenas parabólicas ou antenas direcionadas. O modem do computador funciona como um rádio de recepção. A solução é retirar o modem do computador, colocar o computador numa sala blindada contra ondas eletromagnéticas (Gaiola de Faraday) e criptografar alguns dados e textos secretos.
    Pronto, resolvido.

  11. É possível desenvolver um canhão de microondas para queimar os circuitos eletrônicos das aeronaves, navios, viaturas e satélites ? Creio que sim.
    Querem que eu fabrique o protótipo dessa arma ? Vai sair em torno de 30 mil reais, sem contar com a mão de obra.

  12. 1maluquinho tem razão hackers não são o tipo de pessoa que faria concurso publico para entra nas forças armadas, muito menos passar em teste e aptidão fisica. Claro que não estou generalizando, existem hacker que tem bom porte fisico.
    Acho que par conseguir bons profissionais na área de pirataria de dados e espionagem internacional as forças armadas vão ter que apelar para concrição ou pedir por voluntários. Eles podem começar a conscrição com criminosos ciberneticos.
    As leis Brasileiras prevem alguma coisa sobre conscrição de pessoas com habilidades especiais nas forças armadas ?

  13. Galera no mundo dizem que os melhores Hackers estão no Brasil,Eua,Russia,Turquia,Leste Europeu e Sudeste Asiatico.Aqui no Brasil temos uma grande quantidade de adolescentes ciberneticos que são experts em encontrarem falhas e brechas em sistemas e redes.Aproivetar esses adolescentes investindo neles,condicionando-os alem de lhes tirarmos do caminho do mal estariamos atraindo-os para os interesses nacionais.

Comentários não permitidos.