OEA aprova resolução de apoio à Argentina sobre as Malvinas

A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta terça-feira por unanimidade uma declaração na qual os chanceleres reiteraram o apoio à Argentina em sua disputa com o Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas. Os Estados-membros da OEA, reunidos até esta terça-feira em San Salvador, decidiram continuar examinando a denominada Questão das Ilhas Malvinas nas próximas sessões da Assembleia Geral “até sua solução definitiva”.

Os países reafirmaram a necessidade de que os governos do Reino Unido e da Argentina retomem as negociações sobre o conceito de soberania para encontrar uma solução pacífica e definitiva ao conflito. Neste sentido, manifestaram sua “satisfação” pela vontade expressa pelo Executivo da Argentina de continuar explorando todas as vias possíveis para a solução pacífica da disputa com o Reino Unido, e por sua atitude “construtiva” em favor dos habitantes das Ilhas Malvinas.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, tomou a palavra no início da quarta e última sessão plenária para reiterar sua posição de que o conflito entre os dois países pela soberania das Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, além das águas que as circundam, é um “anacronismo” colonial. Timerman lembrou que desde que o Reino Unido se apoderou das ilhas e expulsou suas autoridades e povoações nativas, em 1833, a Argentina protestou de maneira ininterrupta nos fóruns internacionais e contou com o apoio de inúmeras resoluções da OEA e com o reconhecimento das Nações Unidas.

O chanceler assegurou que seu país está disposto a “retomar o diálogo” para encontrar uma solução “justa, pacífica e definitiva” para um assunto que considerou “irrenunciável”. O tom “agressivo” e “belicista” do governo britânico “não deixa de preocupar” o continente em seu conjunto, disse Timerman, que denunciou a presença “crescente” das Forças Armadas e a realização de manobras militares que incluíram disparos de mísseis, “violando a segurança no mar e a vida marítima”.

Outro dos aspectos que preocupa a Argentina é a exploração de recursos naturais não renováveis, depois que o Reino Unido autorizou a busca de hidrocarbonetos ao redor das Malvinas. O Brasil, que introduziu a resolução, declarou seu “reconhecimento inequívoco” da total soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, bem como das águas que as circundam.

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Mais um factóide destinado a rafirmar um pretensa “solidariedade” aos hermanos argentinos. Uma resolução a mais cujas palavras irão cair no vazio. Para a perua surtada, sempre uma carta na maga para aqueles momentos em que o populismo e o assistencialismo não são suficientes para assegurar a popularidade.

  2. PRONTO “HEMANOS”,AGORA VÃO LÁ NAS MALVINAS E HASTEIEM A VOSSA BANDEIRA,basta vê se os Britânicos reconheçam que existe a OEA,outra assim como a ONU;uma múmia daquelas bem em poeirada de museu.

  3. ”A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta terça-feira por unanimidade uma declaração na qual os chanceleres reiteraram o apoio à Argentina em sua disputa com o Reino unido…”
    SERÁ QUE ATE OS EUA VOTARAM A FAVOR DA ARGENTINA?

  4. Este é um blog totalmente infiltrado por royals, identifique-os, são uns embandeirados.
    Quanto ao caso em si, estamos falando dessa situação colonialista à anos, sinceramente não acredito em solução pacífrica ao caso, acho que as coisas vão acontecer , não antes de se esgotarem todos ações nos tribunais. Vamos seguir degrau à degrau, depois : F_ _ A – SE.

  5. Falou e disse Jonnas , isso e um verdade, e q o BRASIL se mire na submissa Líbia e na argentina…ponha as n=barbas de molho ; e saiba e na da vai muda com esse reconhecimento tardio, e sem aprovação de fato dos n “aliados” ianks nada vai mudar.O s ianks trairam o TIAR em 1982. Pobre argentina…Sds.

Comentários não permitidos.