Williams Gonçalves: A vitória de Ollanta Humala

http://w3.i.uol.com.br/Wap/2011/05/27/midia-indoor-tv-wap-celular-peru-eleicoes-presidenciais-candidatos-ollanta-humala-keiko-fujimori-1306535519666_200x285.jpgPor Williams GonçalvesDr. Sociologia / UERJ

A vitória de Ollanta Humala no segundo turno das eleições presidenciais do Peru sinaliza a possibilidade de mudanças internas importantes, bem como não menos importantes mudanças no relacionamento do país com os demais países da região.

O resultado do primeiro turno apresentou um aparente paradoxo: excluiu do segundo turno aqueles candidatos que estariam mais afinados com a política econômica do Presidente Alan García e que, presumivelmente, poderiam garantir continuidade às significativas taxas de crescimento econômico ocorridas nos últimos anos. Entre os excluídos estava Alejandro Toledo, considerado responsável pelo início da marcha ascendente da economia daquele país. A maioria do eleitorado ao invés de seguir essa lógica linear, preferiu, todavia, dar seus votos a Ollanta Humala, do Partido Nacionalista, e a Keiko Fujimori, da Renovação Nacional.

Por que isso aconteceu? A resposta não é difícil. Embora a economia tenha crescido muito, inclusive resistindo muito bem à crise econômica geral dos anos 2008-2009, o fato é que as desigualdades sociais se mantiveram praticamente intactas. O nível de informalidade do trabalho continua das mais altas do mundo, atingindo 61% da população economicamente ativa. E os dois candidatos, ainda que de orientação ideológica distinta, mostraram-se sensíveis a esse aspecto social do processo econômico.

O êxito eleitoral de Humala exprime, portanto, a grande preocupação da maioria dos eleitores peruanos de que o crescimento econômico se traduza em maior bem estar e em melhores perspectivas de vida. Por esta e outras razões, o ex-Presidente Lula da Silva tornou-se referência de governo para o candidato Humala, que flagrantemente afastou-se de Hugo Chávez. Os eleitores de Humala esperam que ele seja capaz de reduzir drasticamente a informalidade e os inclua no mercado interno, melhorando suas condições de vide e garantindo-lhes os direitos de que têm sido privados.

Para o Brasil, a vitória de Humala é altamente auspiciosa. O diálogo que tem mantido com as autoridades brasileiras virá fortalecer o processo de integração regional. Isso tanto significa o fortalecimento da Unasul, como também abre mesmo a possibilidade de inclusão do Peru no Mercosul. A opção feita pelos peruanos é muito importante para o Brasil, porque enfraquece o projeto político do México e do Chile de quebrar a unidade regional mediante a proposta de criação de um Bloco do Pacífico Latinoamericano. Além, portanto, da importância das relações bilaterais com o Brasil, a conquista de Ollanta Humala representa expressiva vitória do projeto da integração sul-americana.

Fonte: O Globo

15 Comentários

  1. Hummm um Nacionalista declarado no poder rsrs rsrs agora que a fogueira vai esquentar ja botei ate pipoca no foco e preparei a manteiga e o queijo.

  2. Caro Prof. Williams Gonçalves o Sr. chamaria de coincidencia o adiamento da visita do Hugo Chaves ao Brasil justamente para o dia que sai o resultado da vitória consolidade do novo presidente Humala? He…
    Abs

  3. Flagrantemente se afastou de Hugo Chávez? Fala sério! basta ele assumir o poder que vai começar a rezar pela cartilha do embuste bolivariano mas, esperto que é, logo vai se declarar “antiimperialista” para conseguir angariar o apoio dos incautos e dos esquerdopatas.

  4. Pois é! O Peru foi último da América do Sul a abandonar o sistema neo-liberal e entrar no centro-esquerda. E estava na direita desde a época de colonia da Espanha rsrsrsr

  5. “A opção feita pelos peruanos é muito importante para o Brasil, porque enfraquece o projeto político do México e do Chile de quebrar a unidade regional mediante a proposta de criação de um Bloco do Pacífico Latinoamericano.”
    ……………………………………
    Por aí se vê as articulações do império…
    .
    Tem muita gente que adora colocar o Chile num pedestal e de joelhos, louvar e adorar o dito país e ao mesmo tempo, depreciar o Brasil.
    .
    Só que o Chile é historicamente, aliado de ingleses e estadunidenses, já tendo feito trairagem por ocasião da guerra das Malvinas…
    .
    Em sua política, Chile , Colômbia, México são praticamente dominados pelo EUA e atendendo diretrizes e/ou inspirações do EUA, discretamente estão fazendo um bloco com fins de enfraquecer, neutralizar, a UNASUL.
    O Peru é uma especie de fiel da balança, que agora pende para aliança regional…
    .

    *Nada contra o Chile (um país que eu gosto , sem babação de ovo…), más tudo a favor do Brasil.

  6. “Só que o Chile é historicamente, aliado de ingleses e estadunidenses, já tendo feito trairagem por ocasião da guerra das Malvinas…”

    E o que você queria que os Chilenos fizessem à época. Eles tinham seus próprios problemas com os argentinos, que os ameaçavam na questão do Canal de Beagle. E a sanguinária ditadura argentina por muito pouco não atacou o Chile. E quanto à guerra das Falklands, cabe lembrar que a mesma teve o objetivo de prolongar a existência de uma ditadura genocida. Ademais, pelo tempo que se passou(1833-até hoje), o pleito argentino caducou.

    “Agora com a estrada do Pacifico, mais uma das iniciativas do presidente Lula, isto está mudando…”

    Faltou mencionar os fiascos em política externa de nosso ex-presidente, guia dos povos e sol da humanidade: Honduras, tentativa frustrada de mediar o conflito israelo-palestino, Irã(esse último pelo conjunto da obra: desprezo pelos manifestantes que protestaram contra a fraude eleitoral, recepção do fascista Adolfinejad no Brasil, acordo nuclear fajuto de Teerã…)

  7. hms,
    seria: A sanguinária ditadura argentina x a sanguinária ditadura chilena.
    .
    Aliás, os argentinos eram iguaizinhos aos chilenos, achando que o EUA era amiguinho deles, aprenderam a lição, os chilenos ainda não…
    .
    Iran : a vergonha ficou do lado dos traíram a palavras escrita, como Obama e sua carta a Lula, pedindo que negociasse com o Iran.
    .
    Honduras, foi um sucesso,por pressão brasileira, só agora o país está regressando a OEA, com a condição do retorno de Zelaya a Honduras.
    .
    No mais, despeito, dor de cotovelo, não fazem bem, podem provocar úlceras estomacais,,,
    Para se acalmar, vá escutar o hino do seu coração:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=Q65KZIqay4E&feature=related

  8. Vamos unir o Atlântico ao Pacífico. Ambos os países irão ganhar. Desenvolver um plano em conjunto para a Defesa da Amazônia e seu desenvolvimento sustentável.

Comentários não permitidos.