Type 52 C Luyang II / Lanzhou

Para ver em detalhes, clique nas imagens para ampliar.

Texto Plano Brasil: E.M.Pinto

Reafirmando as suas ambições navais, a China lançou ao mar a sua nova classe de Destroyers Aegis da classe Type 52C LANZHOU, (Luyang II- codinome OTAN) . Estes novos Navios sabidamente são uma classe de navios intermediária, os quais estão servindo de base para a futura classe de super destroyers Chineses que comporão a sua futura armada.http://www.ships-net.co.jp/detl/200411/069-071l.jpg

De fato estes navios baseiam-se no projeto Type 52B mantendo relativas características físicas, entretanto os 52C incorporam inúmeras novas tecnologias desenvolvidas localmente. Entre outras inovações comparativamente aos seus antecessores os 52C apresentam incorporam tecnologias que os tornam mais stealth, um desenho de forma a reduzir o seu RCS e Infra-vermelho.

http://www.jeffhead.com/aegisvesselsoftheworld/Photo-PLAN-Lanzhou2.jpgOs Lanzhou são navios equipados com sistemas mistos Russos e Chineses, porém são os navios que empregam o maior percentual de tecnologias chinesas. Sendo o seu sistema de radar o equipamento de destaque dado a sua complexidade e grau de desenvolvimento, notável.

Não é fácil avaliar as reais capacidades dos sistemas desta nova classe de navios, justamente pelo fato de que as informações fornecidas ou são escassas e ou desencontradas, no entanto o pouco que sabe sobre estes navios é que eles superam com folga as capacidades dos seus antecessores Type 52B.

type-52-lanzO sistema mais notável presente nos Type 52C, é o seu radar multi-função desenvolvido nacionalmente que recebe o nome  Tipo 348, o sistema se assemelha aoNorte americano AEGIS. Os navios possuem ainda sistemas databus por fibra ótica MIL – STD-1553B

O sistema de controle e de comando empregado nos navios é um derivado do sistema Francês Thomson-CSF TAVITAC, mas as  Type 052C podem ter um sistema  chinês recém-desenvolvido, com a melhorias capazes de intervir em ameaças de mísseis Anti-navio sea skimmer .

Os navios contam também com um sistema chaff-flare Tipo 726-4. O sistema de combate o capacita para funções Superficie superfície, Anti submarino, superfície-ar,  podendo operar nas três funções simultaneamente. Os navios 52C podem também combater e transmitir informações a outros navios e aeronaves utilizando um sistema de comunicações por satélite em ambiente centrado em redes de combate.

Tal como nos navios da classe Sovremenny (soviéticos)  os navios da classe Type 52C estão equipados com um sistema de sonar SJD-8 / 9 de média frequência que opera nos modos passivo e ativo, o sistema foi desenvolvido localmente a partir do sonar Francês DUBV-23, com melhorias tanto no hardware quanto no software.

Adicionalmente os navios operam um conjunto de sonares rebocável de média profundidade, o ESS-1 de média freqüência VDS desenvolvido a partir do sistema francês DUBV-43 VDS).

Para defesa antia-érea, os 52C podem operar um total de 48 mísseis HHQ-9 lançados a partir de oito sistemas de lançamento vertical (VLS). Ao contrário de relatos anteriores que sugeriam que o sistema seria baseado em tecnologia russa, os VLS dos Type 052C foram concebidos localmente.

São de manutenção mais simplificada, redução de tamanho, peso e custo. Devido à eliminação do mecanismo de lançamento do tipo “revólver”, o consumo de energia é também reduzido, em comparação ao sistema de lançamento russo.

Os mísseis são de nova geração e de média a longa distância, operam no sistemas de radar semi-ativos e ativos, e incorporam tecnologias dos mísseis russos do tipo S-300.

Para ataque naval os 52C operam duas células para lançamento de 8 mísseis de ataque naval YJ-85/C-805 ou YJ-62/C-602.

Para defesa de ponto os 52C operam duas baterias CIWIS Tipo730 30 mm. Este sistema possui uma cadência de 4600 ~ 5800 tiros / min.

A principal arma de cano operada pelo navio é o canhão Tipo 210 de 100 mm baseado no sistema Fancês Creusot-Loire T100C. A arma pode disparar projéteis guiados a laser e ou sistemas equivalentes guiados pele sistema russo Glosnass, por GPS ou pelo similar Chinês.

http://www.jeffhead.com/aegisvesselsoftheworld/Photo-PLAN-Lanzhou4.jpghttp://www.jeffhead.com/aegisvesselsoftheworld/Photo-PLAN-Lanzhou5.jpgAs armas Anti-Submarino se baseiam em dois reparos triplos para torpedos 324 mm capazes de lançar tanto o torpedo Yu-7 quanto os torpedos leves ET52.

Está prevista ainda a incorporação e operação de aeronaves não tripuladas de combate, que segundo consta, atuarão com deseguinadores de alvos e aeronaves de ataque, por hora, os Type 52C operam com aeronaves  Kamov Ka-28 (versão de exportação do Kamov Ka-27, código NATO: Helix) anti-submarino anti-navio.

O sistemas de propulsão dos TYPE-52C é do tipo CODOG, constituído por duas turbinas a gás Ucranianas DA80/DN80 de 48 600 hp e dois motores diesel, Shaanxi (equivalentes ao MTU 20V956TB92) de 8 840 hp (6,5 MW). O DA80/DN80 é a versão de exportação da UGT-25000, comprado pela China no final dos anos 1990 e produzido sobre licença naquele país. O UGT25000 tem potência de 25-27 kW dependendo da

configuração.

http://farm4.static.flickr.com/3399/4646188950_cd290c748c.jpg

FICHA TÉCNICA


Tipo: Destroyer multi-função, para OTAN é um Destroyer Giador de mísseis anti-Aéreos- DDG.

Comprimento: 153 m.

Boca: 16,5 m.

Deslocamento: 7.000 toneladas.

Propulsão: 2 turbinas a gás Ucrânia DN80 e 2 motores a diesel UGT-25000.

Velocidade: 56 km/h.

Tripulação: 250 tripulantes.

Sistemas eletrônicos: 4 antenas de Radar 3D multi-função Tipo 348 e sistemas de processamento de informação H/ZBJ-1, sistemas de data link HN-900 (equivalente chinês ao Link 11A / B)sistema de comunicações SNTI-240 SATCOM. sistema de sonar SJD-8 / 9 de média freqüência passivo e ativo e um conjunto de sonar rebocável de média profundidade,o ESS-1 de média freqüência VDS.

Sistemas de armas: sistemas YJ-62 para 8 misseis Anti-navio e sistema VLS para 48 Mísseis de lançamento vertical HHQ-9, 1 canhão Tipo 210 de 100 mm. 2 baterias de canhões CIWS

30 mm Tipo 730 4 sistemas de chaff-flare x 726-4.dois sistemas triplos para o lançamento de 6 de torpedos 324 mm

Grupamento Aéreo: hangar e heliponto 1 helicóptero Kamov Ka-28 ASW e aeronaves VANT-VANT/C ainda não identificadas.

14 Comentários

  1. O desenvolvimento chinês é impressionante.
    Para afundar esse grande navio, bastaria apenas 1 míssil bem colocado.
    Esqueçam os navios, e partam para os submarinos.

  2. Um belo navio sem dúvida. Mas muitos dos seus sistemas são copiados (basta ver o Goalkeeper xing-ling)

  3. O QUE O DINHEIRO NÃO FAZ
    Nunca se deve subestimar o poder miraculoso do dinheiro!
    .
    .

    (…)O sistema mais notável presente nos Type 52C, é o seu radar multi-função desenvolvido nacionalmente que recebe o nome Tipo 348, o sistema se assemelha aoNorte americano AEGIS. Os navios possuem ainda sistemas databus por fibra ótica MIL – STD-1553B(…)

    .
    ****
    .
    .
    Eisso mesmo…AEGIS….já estou começando acreditar em tecnologia “allen”.
    .
    Será que este salto extraordinário é um produto extraterrestre com alguns consideram a tecnologia americana em que só eles podem ter ? – haha…
    .
    Te cuida Sam!!!…eles vem com tudo!

  4. A inspiração dessa nave veio claramente das Arleigh Burkes… Mas a China vai fazendo o certo, que é ter autonomia em termos de DEFESA e TECNOLOGIA.

    []’s

  5. Sempre meu caro Nick, AUTONOMIA, pois não há nada melhor que caminhar por si mesmo. Mesmo que seje cadeirante ou tenha que usar uma bengala ou muletas. Quem tem de utilizar tais coisas pra locomoção sabe do que falo (não sou deficiente mas meu pai era), ter autonomia é ter soberania sobre si. É que esta nossa classe politica são de pessoas que na maioria são de ricos e abastados daí eles não veem importancia nesses fatos, pois eles já se acham autonomos e independentes. Mas estão enganados!!

  6. mais facil copiar que criar… similar a esse .. parecido com aquele… um melhoramento deste…etc etc

    xingi-lin-HighTech-copy (o por ser HT não sera vendido..rsrs)

  7. Danolo por favor novamente n mostre suas otimas colocações kkk. É uma otima fragata sim. Deve ser muito bom, mas se a Dilma me ouvir não melhor que as nossaas. Preciamos fazer fragatas e subs expecializada em um tipo de ambiente, como nos rios da amazonia, ha mtas fragtas que lá n se mexem… vamos criar a nossa… Falta cerebro, e isso eu tenho, ai é só a Sr. Dilma me ouvir

  8. dandolo tem toda a razão, no que vai adiantar construir grandes fortalezas navais e equipa-los com diversos sistema sofisticados de defesa, sendo que para afundar um desse não é difícil,é só ter um torpedo ou um míssil de alta precisão e pronto, abandonar o navio!!!!!!

  9. É incrivel como propaga-se idéias idiotas… Qualquer navio ou submarino precisa de apenas um missil, ou torpedo, bem colocado para afundar. E, partindo desta premissa, se formos atacados é melhor poupar tempo e erguer logo a bandeira branca e render-se, pois não conheço nenhuma arma definitiva. Pra evitar isso é que tem o sistema CIWS e os torpedos de 324mm. O primeiro é usado para interceptar misseis e o segundo, além de atacar submarinos, interceptar torpedos de 533mm. É por isso que poupo-me de comentar aqui… To indo…

Comentários não permitidos.