Defesa & Geopolítica

Exclusivo: F2M2 a nova fragata Espanhola

Posted by

Texto: Plano Brasil

E.M.Pinto

http://www.logbased.no/publish_files/NAvantia.gifO construtor naval espanhol NAVANTIA, revelou na última Euronaval um dos seus mais novos conceitos de design, uma fragata trimarã, que atraiu um considerável público, criando surpresa entre os participantes e até mesmo nos  concorrentes.

O conceito é conhecido como F2M2 (Future Frigate Multi Mission), também temporariamente designado F 110, trata-se de um projeto para uma fragata furtiva que se assemelha ao conceito Australiano /Americano LCS, porém o projeto espanhol é bem maior e considera um navio de 5.000 toneladas e não se trata de um navio de combate litorâneo, mas sim de uma fragata mutimissão.


A F2M2 é um projeto independente da NAVANTIA e não está baseada em nenhum requisito do governo espanhol, porém alguns especilistas afirmam que estes navios poderiam vir a substituir as fragatas F-80 da classe “Santa Maria” ( navios da classe Oliver Hazard Perry-OHP), que muito em breve serão desativadas. O navio no entanto incorpora uma série de conceitos e inovações desenvolvidas nos últimos anos pela NAVANTIA.

Com cerca de 140 m de comprimento 30 m de boca e calado de 5 m, a F2M2 será impulsionada por uma planta propulsora do tipo CODOG e dois motores elétricos que lhe vão conferir uma velocidade de 30 nós, porém pretende-se que esta velocidade seja ainda superior, algo como 35 nós.

O Projeto será o de maior índice de nacionalização já desenvolvido pelo construtor naval espanhol. A NAVANTIA está desenvolvendo a F2M2 para operar por 240 dias sem pausas e para estar em prontidão por períodos de 18 meses.

O navio poderá transportar até 150 tripulantes e será equipada com sistemas VLS para míssieis anti-navios e anti-áereos e mísseis de cruzeiro, estará equipado com armas de cano, sendo uma de maior calibre (ainda indefinido) e outras para auto defesa.  O Hangar poderá acomodar até dois helicópteros do tipo NH 90.

http://2.bp.blogspot.com/_1y-AWc-H-08/TL6Uqg7DEeI/AAAAAAAAEP8/SsGQ8BylLLs/s1600/676321b8600f825c404e0a3059627d70o.jpgO navio contará também com um compartimento de missão para lançamento de forças especiais através de barcos rápidos do tipo Zodiac.

A Navantia fez sua apresentação oficial em 04 de Novembro passado, em Ferrol, Espanha, nesta data também foi lançada a última fragata AEGIS da série F 100, batizada de “Cristobal Colón” (Cristóvão Colombo).

19 Comments

shared on wplocker.com