Ibama libera construção da hidrelétrica de Belo Monte

O Ibama liberou nesta quarta-feira a licença que autoriza a construção integral da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que gostaria que o documento tivesse sido emitido antes. Mesmo assim, afirmou que não haverá “nenhum atraso” e a primeira turbina da usina entrará em operação em 2015.

A previsão de investimento no projeto foi mantida em 19 bilhões de reais, de acordo com o ministro.

Segundo o Ibama, entre as 23 condicionantes estabelecidas está o investimento de 100 milhões de reais pela Norte Energia, consórcio responsável pela usina, em unidades de conservação na bacia do Xingu.

Além disso, a Norte Energia terá que garantir vazões suficientes para a manutenção de ecossistemas e modos de vida das populações ribeirinhas, disse o Ibama, em nota.

O órgão esclarece ainda que foi definido que será construído apenas um canal de derivação —que desvia os escoamentos de cheia entre uma região protegida e o leito do rio—, o que reduziu o volume de escavação em 77 milhões de metros cúbicos, ou 43 por cento do total anteriormente previsto.

“A título de comparação, destaca-se que esta redução é maior do que todo o volume de escavação feita para a usina hidrelétrica Santo Antônio no rio Madeira”, disse o Ibama.

A Norte Energia assinará ainda um termo de cooperação técnico-financeira de outros 100 milhões de reais com as prefeituras envolvidas e o governo do Pará para fortalecer a segurança pública, entre outros itens.

Anteriormente, Ibama já havia concedido outras duas licenças à Norte Energia: a prévia, que de acordo com o Ibama atestou a viabilidade ambiental do empreendimento na localidade proposta, em fevereiro de 2010, antes do leilão de concessão— e a de instalação, para a construção dos canteiros de obras, em janeiro deste ano.

A usina de Belo Monte terá potência de 11,2 mil megawatts, o que fará dela a terceira maior do mundo, atrás de Itaipu (divisa do Brasil com Paraguai) e Três Gargantas (China).

As principais acionistas do consórcio Norte Energia são as estatais Chesf e Eletronorte, do sistema Eletrobras, além da própria holding, com participação combinada de 49,98 por cento.

Fonte: Terra

25 Comentários

  1. Até que em fim,o bom senso prevaleceu! agora é só fiscalizar para que não haja descomprimento do combinado e tudo correrá bem! o BRASIL necessita de energia, e energia é soberania para o BRASIL!

  2. Até que enfim!! Empregos e desenvolvimento para o país!! Essa notícia ficaria melhor ainda se viesse acompanhada pela explusão de todas as ONGs estrangeiras, comandadas por governos e corporações que estão de olho apenas nas nossas riquesas!! Abram os olhos meus irmãos!!

  3. Enfim o bom senso , p contínuarmos a crescer temos necessidade de energia, e essa é a forma + limpa de conseguir a mesma.E de levar vida a essa região empregos, até a água ñ vai secar ;estão fazendo a cabeça dos n irmãos do norte com besteiras.O negocio e melhorar a vidas dos mesmos e povoar a região, melhorias no IDH/GENI dos ribeiros e outros…Valeu, o BRASIL agradece.

  4. Os comentaristas que me antecederam falaram repetidas vezes em “energia”&”desenvolvimento”.
    .
    Aparentemente bom, mas este desenvolvimento tem limite ou continuaremos a represar rios e destruir ecossistemas?
    .
    Os contras da Belo Monte são a enorme área alagada para o pouco de energia que vai gerar e o fato do fluxo de água ser sazonal (isto é, não é ao longo de todas as estações).
    .
    Quem me antecedeu e escreveu que “o bom senso prevaleceu”, não sabe o que está dizendo.

  5. Por que não deixar o ecossistema em paz e utilizarmos energia nuclear? Quem sabe os conservacionistas parem de reclamar da destruição da natureza. Quanto ao retorno em relação ao benefício, acredito que será pequeno mesmo. Acho melhor deixarmos a floresta para os gringos desfrutarem daqui há alguns anos. Nós não precisamos desenvolver o país, podemos nos contentar em exportar comodities, ou seja, utilizamos nosso solo à exaustão exportando alimento e minerais para os países que os transformam em mercadorias caras que nós compramos depois. Não precisamos desenvolver o país!!

  6. Foi a melhor notícia do Governo da Dilma, apesar do Palocci e Lula terem desmoralizado a sua gestão.
    Essa represa vai ajudar a Amazônia não perder a sua umidade. Vamos fazer outras represas desse tipo, inclusive com o auxílio da ONU.

  7. Rogerio Schneidr falou pouco e falou nada quem disse que é pouca energia 11 mil Megawatts é pouco ta falando besteira nem usina nuclear conseguer fazer isso e pra você saber a usina de belo monte vai ser interligado ao agente nacional de energia 11. mil pode virar 16 nem itapu liga todas turbinas muitas pessoas pensa que a usina desse tipo só roda as turbinas com comporta aberta itaipu fuciona com as comportas fechadas ele só abre de vez em quando para a turbinas rodas mais rapido. quando elas almenta a velocidade eles fechão por que a propia energia faz as turbinas gira no seu propio eixo.

  8. vai procurar a barragem de sobradinho
    ela é sazonal se não fosse ela muitas cidades estava hoje de baixo d´água e ainda fabrica energia quando chove a água sobe e a cidades tem água o ano todo sem problema de abastecimento de água. em seca ou chuva tem água pra população .

  9. Concordo com o colaborado essa usina ainda é uma boa alternativa ao contrário do que Sr.Rogerio Schneidr esta dizendo!
    Ficar fazendo discurso contra é muito fácil,mas hidreletrica ainda é a melhor solução, energia solar e eolica ainda são caras e insuficientes,energia nuclear é um risco enorme ainda!
    TODOS SABEMOS QUE HÁ LIMITES PARA A CONSTRUÇÃO DE HIDELÉTRICAS ,MAS ENQUANTO O BRASIL PUDER USA-LAS ASSIM O FAREMOS!
    AINDA É A FORMA DE SE GERAR ENERGIA VIAVEL, COM MENOR RISCO AO MEIO AMBIENTE!
    DIRIA QUE BELO MONTE É UM MAU NECESSÁRIO AO BRASIL NOS DIAS DE HOJE!

  10. Esses ecolólogista de apartemento e barriga cheia , com dineiro no bolso, deveriam ir ” in loco ” ver a miserabilidade destes n irmãos lá do norte…e o vazio de gente em algumas partes .Essa usina vai dar melhorias na vida dos meus primos local, vamos estar presentes de fato no pedaço.Temos + q levar + usinas p o interior norte do n BRASIL…salve o bom senso . O BRASIL acima de quase tudo.Quem viver verá.

  11. É amigos, não foi só bom censo não, a Dilma teve que substituir o diretor do IBAMA para que liberassem a licença.
    Mas em fim estamos despertando! Agora chupa OEA!

  12. Para mim prevaleceu não só o bom senso, como a lógica sim senhor!
    Para que precisamos preservar o meio ambiente?
    Para que ele possa nos dar condições de vida com qualidade.
    O que é qualidade de vida?
    É poder usufruir do que a natureza pode nos oferecer para que possamos exercer nossas atividades comerciais, econômicas, industriais etc, de forma plena e saudável.
    Sendo assim, qual o problema de tirarmos proveito de forma sustentável do que a natureza nos oferece abundantemente??
    Esse papo de destruição da natureza é alegoria de ambientalista frustado.
    Ah, e quem disse que a área alagada não compensa a energia que vai ser gerada, deveria ler primeiro antes de comentar, a usina de Belo Monte será a 3° maior do MUNDO! Com uma potência de mais de 11 mil Megawatts!!
    Isso equivale a quase 10% do que é consumido hoje no Brasil, uma obra fantástica que entrará para a galeria das grandes obras da engenharia mundial.
    Certamente mais um grande passo no caminho do desenvolvimento do Brasil.

  13. Agora a guerra começou ”Brasília – A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional, por meio de nota, apelou hoje (2) às autoridades brasileiras para a suspensão da construção da Usina de Belo Monte, no Pará. Para a entidade, o governo não pode deixar de observar as necessidades dos indígenas que vivem nas proximidades do Rio Xingu. No comunicado, o órgão pede ainda que sejam fornecidas garantias para as etnias que vivem na região”
    BRASILEIROS COMO MUITOS JÁ DIZEM A GUERRA CONTRA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL A CADA DIA SE APROXIMA DE NÓS!
    VAMOS ESTA ALERTAS!!!

  14. Levei um susto quando vi o título da matéria distraidamente e li:
    .
    “Obama libera construção da hidrelétrica de Belo Monte”
    .
    Foi só engano, felizmente…porque a noticia é boa!

  15. era só por uma usina nuclear 25000m2 poh. Não teria esta imagem vergonhosa(inundando arvores, e animais que buscam socorro).

  16. jonnas era só por uma usina nuclear 25000m2 poh. Não teria esta imagem vergonhosa(inundando arvores, e animais que buscam socorro).

    jonnas até parece que é facil construir 25000m2 uma usina nuclear se fosse facil o brasil ja teria construido.
    inundando arvores ? ele vão cortalas não pode ter arvores . você não ler animais buscando socorro aonde ele são recolhido antes que as comportas seja aberta .

  17. Ninguém parou para pesquisar o potencial eólico da Região Nordeste ? Pois é, ele é imenso e mesmo assim insistimos nas hidrelétricas e não criamos as tecnologias verdes/sustentéveis.

    Alguém sabe o potencial de energia solar da Região Nordeste, onde faz sol de rachar quase o ano inteiro, sobretudo no sertão ?

    Então minha gente, é energia o suficiente para abastecer a região Norte e Nordeste.

  18. Orlov é bom ficar atento as mentiras energia solar não é limpa não existe energia limpa a energia solar só não fala que os panéis são feitos de chumbo e mercúrio altamente tóxico e a eólico precisa de ventos contínuos o nordeste não tem esses ventos todos mais sim por temporada juntando as duas energia não da pra substituir as usinas 11 megawatts
    hoje nem as maiores usina nuclear que estão nos Estados unidos ,Russia , frança ,alemanha , eles não consegue nem passa de 10 megawatts belo monte vai produzir só 11. megawatts a usinas que produz mais energia fica na russia e frança uma usina nuclear na russia só produz 8 megawatts mais vai ver quantas usina eles precisão pra supri suas propias necessidade

  19. A melhor solução. Nem precisamos importar tecnologia. JÁ a possuímos!

    ENERGIA NUCLEAR. ciclo fechado. mil vezes mais gera energia. e mais forte que um bunker qualquer.

    Isto pra mim ta cheirando a politicagem!

  20. Jonnas quem é que vai dar tecnologia nem um pais do mundo pode dar isso é proibido sengudo a UNO,USA depois cade o brasil não sabe fazer os reatores pra você saber quem encaxo as peças de angraII foi engenheiros alemão e indianos o brasil precisa investir mais em pesquisa e forma novos engenheiros os indianos ja são primeiro mundo porque é oque mais forma engenheiros no mundo .

  21. Aleluia…
    Só falta agora chutar as ONG’s internacionais daqui…
    Não podemos desprezar nenhuma forma aproveitável de energia.
    Temos ventos, ótimo…temos hidroeletricidade? ótimo…
    Sol? ótimo…
    Energia nuclear ? ótimo…
    mais alguma ? melhor…
    Sem essa de aceitar a idéia de virar horto florestal pra desfrute dos impérios do norte…
    Preservar mas por compromisso com NOSSAS gerações futuras…

Comentários não permitidos.