Armada uruguaia participará em manobras marítimas com Brasil

Por Alain Arias Barreto

Uruguai participará desde hoje em operações militares conjuntas na área marítima entre Montevidéu e Rio de Janeiro, na Operação Atlantis I, assinalou a imprensa local. As manobras terão uma duração de três semanas e envolverão às Armadas de ambos os países em um exercício que “permitirá melhorar as capacidades operativas das unidades participantes”, informou o portal uruguayaldia.com.

Outro dos propósitos do exercício naval é permitir o ensino em linguagem técnico em diferentes idiomas, fato que ajuda a elevar o grau de conhecimento necessário.

Dividida em duas fases, pela parte uruguaia participarão uma Fragata; Navio Apoio, Comando e Controle; Rebocador de Alturas; Barreminas; Guardacosta e três Aeronaves; dois Helicóptero e um Avião de Patrulha Marítima.

As forças participantes deste país somar-se-ão 669 militares, de acordo com a fonte.

A Comissão de Defesa da Câmera de Deputados uruguaia participará em esta quarta-feira na operação conjunta combinada em águas do Atlântico Sur, desde uma unidade da Armada Nacional, informaram porta-vozes políticos ao site digital.

Fonte: PrensaLatina

6 Comentários

  1. Acho que o negócio embalou, pegaram a doutrina da coisa, agora é aprimorar os detalhes por isso o treinamento. E o Uruguai assim como o Brasil, na minha opinião,para quem tem pouco recurso, não tem interesse ofensivo e apenas defensivo além do tempo que urge , a melhor marinha é a que voa, ou seja pelo menos uma dúzia de aviões capazes de operar mísseis Exocet ou similar. Baterias de mísseis , ainda que móveis, na costa serão facilmente descobertas pelos satélites e atingidas por Tomahawks. As Bases serão destruídas , os pilotos e logística terão que aprender à operar de estradas comuns com caminhões e containers oficinas. Não preciso nem falar da Argentina. E equipes celulares de homens e mulheres capazes de operar em qualquer parte do globo, sem nenhum tipo de contato com comando, paga a missão e esquece. Quem tiver mais idéia para a resistência fique a vontade. Eu não queria assim, mas temos que pensar em tudo.

  2. Caros criar uma parceria entre a marinha do Brasil e da Uruguai é ideal – doutrina e meios. Fortalece-los para que possam exercer poder de vigilancia sobre as riquezas do seu mar e projetarem seus interreses sobre a Antartica.

  3. Parabéns ao site planobrasil.com por utilizar a nova “gramática” defendida pelo nobre ministro da educação na expressão “dois Helicóptero”.


    Caro Máximo, O plano Brasil não defende gramática nem ministro a Educação ou seja qual ministério for.
    Não nos atemos a questões políticas.
    Quanto ao erro muito bem destacado, ele foi cometido pelo autor da matéria, o SITE PRENSA LATINA.
    Reproduzido aqui na íntegra da matéria pois não alteramos as informações das fontes que divulgamos.
    Saudações
    E.M.Pinto

Comentários não permitidos.