Uso das Forças Armadas não é solução para os problemas de segurança pública, diz Jobim

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2c/Nelson_Jobim.jpg/150px-Nelson_Jobim.jpgPor Alana Gandra

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, manifestou hoje (17) temor de que, embalados pelo sucesso da política de segurança pública implantada no Rio de Janeiro, que ressalta a parceria entre os governos federal e fluminense, os estados pensem que ela é solução para todos os problemas de segurança e deixem de investir no setor. Para Jobim, o emprego sistemático das Forças Armadas na segurança pública não é e nem será solução para a violência e a impunidade.

“Um grande problema que nós enfrentamos no Rio de Janeiro é que o assunto está dando certo, ou seja, a parceria entre o governo federal e estadual está dando muito certo. E dá muito medo porque, depois, podem os estados começar a pensar que essa é a grande solução para os seus problemas”.

Segundo Jobim, a consequência econômica disso é que os estados deixarão de investir em segurança pública estadual “para tentar transferir isso para atividades subsidiárias das Forças Armadas”. A recomendação que Jobim tem dado aos comandos militares é “vamos abrir os olhos, porque isso pode ser um grande problema no futuro”.

O ministro da Defesa assegurou que o uso das Forças Armadas nesse tipo de operação tem de ser episódico e não pode ser banalizado. “Se os resultados são bons, podem alguns pensar que a gente deve fazer isso constantemente. E isso é problema”. Informou que não existe demanda de outros estados nesse sentido, no momento, mas ele prefere se antecipar.

No estado do Rio de Janeiro, a política de segurança pública prioriza a instalação de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em comunidades até então dominadas pelo tráfico, com apoio das Forças Armadas. No Complexo do Alemão, por exemplo, o Exército assumiu o comando com 1.937 homens, limitando-se porém a três funções, conforme ressaltou o ministro: patrulhamento, revista e prisão em flagrante.

Nelson Jobim anunciou que no local será instalada em breve uma central judicial, para resolução de pequenos conflitos na região. A ideia é do Conselho Nacional de Justiça, esclareceu. A central será construída no local onde está assentado o batalhão do Exército. “É uma forma de você ter a presença do Judiciário para tentar resolver os conflitos interindividuais locais”, disse.

Fonte: Agência Brasil

12 Comentários

  1. O Jobim praticamente só repetiu o que o Gen. Heleno disse na entrevista do Canal Livre, quando falava sobre o emprego das Forças Armadas no combate a violência urbana.

  2. Ás guerras futuras serão travadas nas cidades,veja os exemplos Iraque,Líbia,Síria e Afeganistão, temos de começar treinar já,temos de cuidar das fronteiras mais também das cidades.
    Abraço.

  3. Não gosto de ver os militares das FFAA combatendo criminosos comuns, mas os nossos bandidos são guerrilheiros urbanos.

  4. Podem banalizar o emprego das FAs, tambem não é a finalidade das forças. Deu jeito, agora é com a PM, PC e etc… Se precisar de novo, é só chamar. TA CERTO NELSON JOBIM.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS.

  5. EM ALGUM MOMENTO e esse momento ele não soube precisar ou definir para se justificar publicamente quando inquirido sobre os intimos encontros que ele jamais negou que não tenham havido.Conheçam apenas uma pequenina fração de quem é essa ardilosa e astuta Raposa a rondar nosso indefeso Galinheiro.A mais PEÇONHENTA figura publica nesse emaranhado de escorpiões que é hoje o governo Brasileiro onde bandidos se mordem e se lambem o tempo todo pra dividir o ilicito ou crescerem os olhos nas partes dos outros e se não bastasse somente isso ainda tem aqueles que são EMBUSTEIROS pois se travestem de Brasileiros,falam como Brasileiros mas jpogam por baixo dos panos a favor dos interesses externos,a favor do SENHOR FEUDAL ardilando com unhas e dentes que o FEUDO continue Medieval,desprotegido e totalmente subjugado……….FRAUDE NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA..http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/fraudeac.html…(FONTE UnB)……A CONFISÃO DA FRAUDE…http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=18341…(Fonte Tribuna da Imprensa)……INFORMANTE DA DIPLOMACIA AMERICANA…http://imprensaliberdade.blogspot.com/p/o-ministro-x-9-segundo-leandro-forte.html…(Fonte Imprensa e Liberdade – Leandro Fortes).

  6. 1°- Ele acerta em parte, pois se investirmos em Educação, Saúde e Segurança, sem falar o saneamento, reciclagem, exercito e outros, nós n teriamos de investir tanto em segurança… Os garotos que Hoje assaltam estariam nas escolas, aprendendo, para um futuro melhor. Será que esses politicos n pensam? Olhem lá, Suiça, Suecia, Alemanha, Frença, Inglaterra, EUA, China… os países desenvolvidos, todos eles tem algo em comum… Tdos investiram em Educação, Saúde e segurança, sem falar os que ja comentei… Pk será que nós n investimos em negocios certos, pk n sei se repararam, mas é assim, o 1 mandato de um pais por exemplo brasil é por 1 presidente que começa a investir… ai o segundo q é de outro cara ele muda geral… aki n existe uma politica continua, eles pensam neles, n pensam no que seria melhor ao brasil… Cade os trenss? Reciclagem maior, pk a nossa é minima? Investimento em armas pro nosso exercito que é menor que minimo? Educação? Saúde? Problemas com o transito como em Sp?? por qual motivo n fazem como na Alemanha , na capital deles? entaum fica dificil. quase impossivel de um dia pensar que o Brasil vai ser um EUA da vida… é foda viu…

    Eu para presidente

    O jogo desert Operations vc é um presidente, lá vc tem seu país e investe muito em arms, se quiser claro, vc faz uma faculdade que pesquisa armas para vc, ai poode compralas, pode fazer ataques, espioes, alianças,ataques com diversas armas, como F22 Raptor, Submarinos, Porta avioes, fragatas, tanques, B2, outros varias caças helicopteros e muito mais… Se entrarem no de portugal encontraram meu nomepor Lukskills.

    Este é o link:

    http://game.desert-operations.com.pt/?recruiter=41385&world=d29ybGQx

  7. Senhores politicos,não existe defesa e segurança barata e quando existe é ineficiente.Dizer que as Forças Armadas não tem condições de combater a criminalidade em nosso pais é o mesmo que chamar nossos militares de incompetentes.Atribuições da Constituição aparte o EXERCITO BRASILEIRO a muito tempo desempenha nesta nação muitos papeis e missões que não são de sua atribuição e fazem com amor ao povo Brasileiro.A prsença do Estado que é Zero na Amazonia é suprida em todos os niveis pelo Exercito Brasileiro.A nossa Policia Federal tambem quer atuar la mais intensamente mas não depende da vontade deles e sim da vontade politica de fazer infraestrutura primaria e adimição de pessoal para que eles vão la para fazerem o que mais gostam,defenderem os interesses do Brasil.A politicagem no RJ aproveitada por um Governador enganação onde so funcionam mais ou menos as coisas que ele fez UPPs e UPAs apenas visando auto-promoção e lançando-se como uma opção ao esquema PT como o mais importante colaborador na ultima campanha Lula e fiel escudeiro na campanha Dilma.A sensação de segurança pois é somente isso que é possivel ter com qualquer esquema ou aparato pois ninguem em lugar nenhum do planeta esta totalmente seguro,nos dão a falsa impressão de metropole pacificada e de povo feliz.As UPPs na verdade desalojam o crime organizado alocando-os em outras areas e pior ainda,antes os narcotraficantes tinham de manter um potente exercito de contenção para garantirem suas areas frente as invasões de desafetos.Agora tudo mudou,as drogas são vendidas no sapatinho num trafico Light sem ostentação de armas e seus territorios são guardados e mantenidos pelo Estado.Não se derrota o crime com UPPs elas são apenas paliativos.O Crime se derrota com leis severas ao invez de beneficios e com combate insessante e contundente e com o Estado se fazendo presente sempre e a todo instante…..TA TUDO DOMINADO E MANIPULADO MINHA COBRADA LARGA O AÇO SEM DÓ E NEM PIEDADE PARA MORALIZARMOS ESTA NAÇÃO DE BANDAS PODRES E BANDIDOS…O Brasil somos nós os Brasileiros e nãpo essa minoria reacionaria entreguista e os bandas podres que eles nutrem.Eles impedem que os extinguimos pois os usarão como braço armado.

  8. CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA SIM MAS BANALIZAÇÃO DO HOMOSSESSUALISMO NÃO……O ardil Americano hollywoodiano de mostar as maravilhas do sonho Americano foi muito usado por nossa direita reacionaria para alienar e seduzir nossa gente.Agora querem dirvesificar a educação e os conceitos de nossa sociedade visando descaracterizarem a ja miscigenada cultura Brasileira.Um estado que coloca a nação em Octagessimo Oitavo lugar em educação atraz de paises como Colombia,Bolivia e Paraguai,agora querem que nossas crianças vejam beijos e amassos em publico entre pessoas do mesmo sexo e achem normal.Querem inclusive ditarem a formação do carater de nossas crianças e adolescentes em termos tão polemicos como a opção sexual que é intima de cada um e deve ser tratada em ambito familiar e não publico pois envolve alem de carater principios e formação religiosa.Daqui a pouco reprimirão pais e mães pois querem tirar o direito destes sobre seus filhos.Tudo nesse pais se generaliza.Aogora so existe DEMONIOS os +18 e ANJINHOS os -18.Não se tem coerencia em nada e não se conscientizam que o mal em nossa sociedade habita em todasesferas e independe de idade e conceitoDevemos tambem criminalizar os +16,os Indios.Um pais e um povo que não tem igual justiça para todos é uma republica dividida em feudos com proprios conceitos e proprias leis e execuções.Muitos menores saem as ruas a prostituirem-se e traficarem para sustentarem familias com a conivencia das mesmas.Quando desbaratados se defendem na lei que lhes faculta responsabilidades e muitas vezes injustiças são praticadas ao punirem o lado consumidor e compactuador e não tambem a origem que é isenta de responsabilidades pela propria lei….JURISTAS COMO VOCE NELSON JOBIM DEMAGOGO E HIPOCRITA ALEM DE TRAIRA NOSSA NAÇÃO NÃO PRECISA…Precisamos de Brasileiros com carater e isentos de tendencias com coragem de fazerem justiça igual para todos e acima de tudo trazerem igualdade a nosso povo ao invez de alimentarem animozidades e divisões…CEROL FININHO NELES TODOS MINHA COBRADA.BORDUNADA NELES.

  9. Neste caso concordo plenamente com o “xará”… O caso ocorrido no Complexo do Alemão no ano passado, tem que ser encarado como uma ação emergencial que se fazia necessária devido as circunstâncias apresentadas… Maaassss, nada de acostumar os governos estaduais e municipais usarem as nossas FAs como “bengalas” para suas administrações capengas… Aliás, se dependesse do salafra do Sérgio Cabral, ele também poria os soldados das nossas FAs pra engrossar as fileiras da “parada gay”, como ele tentou fazer dias desses com a PM do Rio… Só falta ele querer trocar a cor do uniforme do BOPE pra rosa-choque…hehehehe… Até seria cômico… Se não fosse trágico.

  10. Os gays devem ser tolerados, mas não estimulados.
    Daqui a pouco as crianças irão achar que ser gay é normal e vão querer experimentar. A pessoa querer ser gay é problema dela, mas essa prática não deve ser estimulada pelas autoridades.

Comentários não permitidos.