O Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV), Esquadrão Puma, realizou, entre 15 a 25 de maio, o exercício operacional de resgate no mar, denominado PABEFI XX, que se remete ao lema do Esquadrão em latim, “Pace Beloqve Fidelis”. Significa “Fiel na Paz e na Guerra”.
O objetivo da operação foi treinar resgate marítimo com a aeronave H-34 Super Puma. Foram realizadas 74 missões de resgates simulados de vítimas à deriva e de vítimas com lesão de coluna, em maca.
Os helicópteros decolavam da Base Aérea dos Afonsos BAAF, pela manhã, com destino a sede do Clube de Aeronáutica, em Figueira, na Região dos Lagos, e retornavam, ao final do dia, para pernoitar em sede. Os deslocamentos de ida e volta foram realizados, diariamente, em formatura tática, por dois helicópteros H-34 Super Puma. Durante todo o período do exercício, o esquadrão manteve suas atividades de rotina, tais como o alerta SAR (Search And Rescue) e o cumprimento de missões presidenciais.
Qto + treinos melhor, e ainda vai faltar treinamento e bons equipamentos p os n hérois. sds.
Muito importante este treinamento, o Gal. Heleno reclama na sua entrevista a falta de helicópteros em pontos como na Amazônia , está na hora da BASE AÉREA DE SANTOS voltar a funcionar, com helis inclusive como sempre foi, já falei que está próxima de àreas de alto risco. Está aí um exemplo dos amigos do norte:
http://www.youtube.com/watch?v=LfkHTcqOZOU&feature=related