Veículos blindados russos "Tigr" ajudarão a polícia brasileira na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016

Veículo blindado “Tigr” em testes no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ

O Brasil planeja firmar dentro de pouco tempo um contrato para a compra de veículos blindados russos “Tigr” e usá-los-á em operações de manutenção da ordem pública durante a Copa do Mundo de 2014 e nos jogos Olímpicos de 2016, comunicou hoje Serguey Suvorov, porta-voz da empresa VPK.

“O contrato já está pronto e poderá ser submetido a subscrição em um futuro próximo”, afirmou Suvorov.

Suvorov também precisou que o Tigr já passou com sucesso por testes no Brasil. O BOPE, da PMERJ, usou em missões de patrulha nas favelas do Rio de Janeiro. “Os brasileiros valorizaram muito as características técnicas e de combate (do Tigr)”, assegurou Suvorov.

O representante da VPK destacou que a versão latino-americana do Tigr tem uma blindagem reforçada. Os testes confirmaram que o grau de proteção dos tripulantes corresponde ao terceiro nível especificado pelo padrão OTAN STANAG 4569. Ademais, a máquina vem equipada com um sistema de ar condicionado.

“A polícia brasileira planeja usar esses veículos para manter a ordem pública durante o Mundial de Futebol de 2014 e nas Olimpíadas de 2016”, disse Suvorov. Ele recordou também que a Rússia firmou no final do mês passado, um contrato com o Uruguai para o fornecimento dos veículos Tigr para as Unidades do Ministério do Interior Uruguaio.

Os veículos multifuncionais Tigr são produzidos em série pela planta de construções mecânicas da cidade Arzamas, uma cidade do Oblast de Nizhny Novgorod. Tal planta é integrada a VPK. Os veículos são capazes de transportar até novo pessoas ou 1.3 toneladas de carga. A velocidade máxima é de 140 km/h. Os tripulantes podem disparar através de duas escotilhas, uma no teto do veículo e outras por frestas nos vidros blindados das portas e vidros laterais.

Fonte: O INFORMANTE

29 Comentários

  1. Os blindados 4×4 da Avibras não atendem a PM do Rio?Cade o governo do Brasil que não apoiá sua indústria de defesa!

  2. Ta lascado,os pseudosocialistas se queixam da vasalagem pro-americana e,agora estao comprando algo dos russos.A avibras tem um similar.Parece que a patota quer sentar o brasil no colo dos Russos, a avibras agradeceria um contrato destes,depois nao reclamem da sorte macacada tupiniquim,(sera os russos menos dotados,big cocks ?)

  3. Equipamento brasileiro não serve?
    Se comprarem esses e do Brasil, aí eu concordo, mas fechar contrato e esquecer o Brasil, não entendi.

  4. O blindado Gladiador da Inbrafiltro ficaria bem melhor na PM do RIO em vez desse aí.Pra que comprar de fora se aqui tem similares que não ficam para trás dos de fora? Desse jeito a indústria de defesa brasileira não vai pra frente.

  5. Realmente não dá para entender. Avibrás tem o Guará, que no mínimo deve ter um nível de proteção semelhante. E se for o caso se poderia desenvolver uma variante do mesmo. Que dureza.

    []’s

  6. Não sei se o Bope testou especificamente o Guará.Eu sei que testou vários tipos de carros entre nacionais e extrangeiros.Se ele aprovou ou não o carro Russo eu não sei.Se o Surovov tem tanta certeza assim é com ele mesmo.
    Agora se Bope realmete escolheu o tigre para ser o “Caveirinha” em substituição dos antigos “Caveirões” temos que respeitar os caras.No final das contas é a segurança deles é que está em jogo.Quem quiser subir o morro com veículo nacional fique a vontate.Vem pra cá e testa.

  7. Ouvi de um engenheiro mecanico que o veiculo russo tem blindagem superior a dos veiculos brasileiros.
    Dandolo,a tu ja viu o que uma .50 faz?! Um carrinho desse tamanho que aguente tiros desse tipo NAO EXISTE!

  8. Que isso? Vocês sempre criticam o brasil ! Quando não compra nada! vocês criticam .. Qnd fazem um acordo para fornecimento de veiculos vocês criticas.. Mais que $#¨@#$ vocês querem? Meus deus ! Vocês nunca serão patriota¬¬

  9. Acho inacreditável como existem pessoas que apenas sabem reclamar, vide Dandolo.

    Reclamou da torre de lançamento do VLS e agora do veículo blindado ‘escolhido’.

    Se o Brasil não compra, reclamam e se compram, reclamam também, é inacreditável! Reclamam que o Brasil não faz nada, quando dá um passo adiante, mesmo que pequeno, como o Saber M60, vem nego e já reclama!

    É uma pena o mercado brasileiro ser praticamente ignorado pelo governo? É, mas é muito melhor ter um veículo blindado, mesmo não sendo nosso, do que não tendo nenhum, como também é melhor ter um radar “simples” como o Saber M60 do que não ter nada!

    Inacreditável…

    Abraços,

    // Tukith

  10. pelo visto ele ja estar sendo testado pelo bope é só olha a frente essa proteção não foi a fabrica que boto se eu me lembro bem ele não vai ser usado pra subir morro só por um motivo ele tem rodas o bope que ja pede um veiculo com largata. e não rodas .

  11. Que maravilha! O CTE soa a camisa pra desenvolver com suas verbas miseraveis um blindado do geitinho que o BOPE quer e o que nosso amados politicos fazem?…
    Isso mesmo! E tudo de prateleira! Nem se quer tecnologia vamos absorver!
    Ah, e olha soh o fato mais interessante: com todo o conhecimento absorvido de graca do Bope, os Russo desenvolveram essa versao mais especifica do blindado que ja esta sendo vendido mundo a fora e dando lucro, apenas pros Russos, eh claro.

  12. eu acho que pra o brasil valorizar seus equipamentos inquestionavelmente, teriamos que investir na aparencia, pois, como vamos construir um carro de combate que parece com um carro comum, não passa uma visão de respeito, um carro de combate ou qualquer outro equipamento tem que ter investimentos tambem na aparencia, ele tem que passar para os seus clientes uma aparencia agressiva e passar respeito, pra vcs verem como exemplo: o foguete que o brasil construiu e saiu na materia desta semana, parecia aqueles foguetes de testes que os americanos aprendem a fabricar e a lançar nos estados unidos em suas escolas de tão simples que são, enquanto isso o brasil está se gabando de ter construido um com a mesma aparencia.
    “SE LIGA BRASIL!!!!!!!!!! A APARENCIA É A ALMA DO NEGOCIO, TAMBEM!!!!!!!!!!!!!! “”

  13. Amigos, vai ver o GF não quer comprar um veículo blindado nacional porque não tão afim de pagar 50% de imposto + o valor do veiculo, eles devem achar isso um absurdo, IMAGINA O IPVA DELES KKKKK(desculpa gente não resisti =p), Esse aí deve sair mais baratim =p. Exemplos disso, a nossa própria industria automobilistica que não consegue acompanhar a industria de carros importados que vem aumentando(vide Kia, Hyundai e agora os chineses).Nos oferecem carros defasados a preços absurdos e inseguros (vide Celta, gol, Palio, Classic). Desculpem a brincadeirinha e sei o que falei aqui não tem nada haver com a reportagem , mas uma coisa é fato: O custo-brasil ta ficando caro demais, atrasa nosso desenvolvimento e ficamos mais defasados em termos tecnológicos e a P***A da Reforma Fiscal não sai. É,o importado sai mais em conta. BRASIL, PAÍS MERRECA.

  14. como disse o amigo jakson , “Os blindados 4×4 da Avibras não atendem a PM do Rio?Cade o governo do Brasil que não apoiá sua indústria de defesa!”
    concordo totalmente.

  15. Cara ima atrás da outra, estão ” matando ” a EDN , e se lascando para a indústria nacíonal.
    Se não estão lembrados, um trecho da EDN prega que ( EM CASO DE EQUÍPAMENTE COM AS MESMA CARACTERISTICAS NO PAÍS , SE DARÁ PREFERÊNCIA AO BACÍONAL, EM DETRIMENTO DO EXTRANGEIRO.)
    Caso eles não saibam , vou citar alguns aquipamentos nacíonais com a mesma ou até melhor caracteristica dos russos , ( GUARÁ DA AVIBRÁS , GLADIADOR DA EMBRAFILTRO , O PROJETO DO COMMANDO M4, e por ai vai. )
    È de se lamnetar, isso desamina qualquer um entusiasta de uma indústria de defesa & técnologia nacíonal.
    Proponho que , se caso realmente esse contrato for fechado, entrem com mandato de segurança coletivo !

  16. A galera já ta tão cheia que qualquer gota faz transbordar o balde, mas tem que ter mais calma mesmo antes de meter o sarrafo, nesse caso mesmo nem é certo a aquisição do modelo russo. Agora se for escolhido mesmo de repente serve até pra aperfeiçoar projetos nacionais como o próprio Guará e o “Vespa”e mais uma coisa, se comprarmos mesmo será mais um equipamento russo por essas bandas e isso não deixa de ser bem interessante.
    sds

  17. Entre o nacional e o estrangeiro, claro que devemos optar pelo nacional, desde que o preço e a qualidade sejam os mesmos. O problema, é que tanto o estrangeiro como o nacional são ruins. Eu sou um cientista, por isso me atrevo a dizer isso.
    Eu tenho em mente 3 tipos de blindagens inéditos:
    1) Especializada em .50, 30mm, munição flecha e carga-oca (não tandem). O peso dela fica 10 x menor que a blindagem convencional, creio eu;
    2) Especializada em explosivos. Ideal para fundo anti-minas. Unindo a blindagem 1 com a 2, teríamos uma ótima blindagem e com peso 2 x menor que a convencional;
    3) Blindagem Inteligente, que é a mãe de todas as blindagens. Essa blindagem suporta impactos 1000 x superiores ao aço (ou mais), ou seja,1 cm equivale a 1000 cm (10 metros). Um Tanque de Guerra que pese 60 ton ficaria teoricamente com 60 kg. Um capacete de soldado seguraria um tiro de .50 sem problemas. Essa blindagem utiliza sistema eletrostático que une as moléculas.
    Eu poderia criar outros tipos de blindagens, mas não vejo necessidade por enquanto.
    Tem uma outra que criei para suportar pressões de casco de submarino a 11 mil metros de profundidade, que precisa ser testada em laboratório.

  18. Saudações a todos,
    Caros comentaristas em especial ao Dandolo que é cientista, e deve saber que a maior parte do material usado nos blindados nacionais, mesmo o GUARÁ DA AVIBRÁS, é em sua grande maioria importado, só para exmplificar; chassi alemão, aço de blindagem americano, motor mercedes bens alemão, em resumo, a Avibrás até que o pais produza toda essa infraestrutura necessária para fabricação de material de defesa, está sendo classificada como montadora de peças. Como Militar posso afirmar que o Guará é um exemplar específico para o exército em senário de Guerra assimétrica, enquanto que o projeto russo alcança uma velocidade maior, a bem da verdade com menos equipamentos, mas com os necessários para os conflitos urbanos. Simplificando no final das contas tudo sai como material importado, convém, entretanto como todo material de defesa adquirido na atualidade, que a contratação seja feita com transferência de tecnologia agregada e montagem final feita no Brasil, fora isso o veículo atende as especificações técnicas necessárias. deixo o link para tirarem as dúvidas.
    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/Art%2010.htm

    abraços a todos,

    Alves Pereira.

  19. Francisco Alves Pereira, os Carros Blindados atuais não evoluiram muito em relação aos da II GM. Alguns novos produtos para as blindagens surgiram, mas como a munição ficou mais potente, não houve ganho relativo de segurança.
    Acho estranho o Guará, pois não precisava ter chassis. Já é hora de colocarmos motores rotativos nas viaturas militares, mais evoluidos, simples e multiplo -combustíveis. A blindagem que idealizei não tem paralelo no mundo, sendo 1000 x mais leve, pelo mesmo desempenho das atuais. Tem uma outra que possui a eficácia 3 ou 4 vezes melhor, sem alterar o peso.
    Se tiverem interesse nessa nova tecnologia, me procurem.

  20. Não entendo nada de ciência como nosso amigo Dandolo, mas que eu gostaria de ver um carro de combate superblindado com 60 KG eu gostaria 🙂

    “Eu poderia criar outros tipos de blindagens, mas não vejo necessidade por enquanto.”

    Acho nosso amigo Dandolo foi um pouco presunçoso ao dizer isso…

    Em relação à matéria, como já disse, não gosto da idéia de se comprar material de outros países uma vez que temos opções tão boas quanto ou até melhores, pelo mesmo valor ou pouco maior, mas também digo: melhor o Tigr do que nada, concordam?

    Abraços,

    // Tukith

  21. Só neste país mesmo!.. ctex.. avibras.. com projetos nacionais.. bons.. mas escolhem um lá nos cafundó da rússia! brincadeira. Considero o russo perfeito! aliás.. russo é perfeito em seus artefatos bélicos. Mas também considero que os nossos quanto à veículos blindados não deixam a desejar, e dariam uma receita boa! nas empresas brasileiras para que investissem em algum artefato bélico mais voltado para o que o Brasil quer!. e 100% Nacional. É um jogo do caramba.. chega da raiva, mas infelizmente, entre seres humanos tem isto, e sempre houve… jogos.. joguetes… debates.. discussões… manobras… inverdades… mas existe um nome. IDENTIDADE. Eu sou brasileiro, quero meu país crescendo! pois tenho orgulho deste povo. Sou do estado da terra dos índios que nunca fizeram acordo com os portugueses e lutaram até a morte. E tomara que pela a liberdade se faça o mesmo neste país.

  22. O pior é que nem os russos vão utilizar esse veículo, pois compraram alguns Ivecos para o Exército Vermelho. Masevímamoslevar amis a sério a nossa indústria bélica.

Comentários não permitidos.