General Heleno – Programa Canal Livre – Band

Sugestão: Feh

http://1.bp.blogspot.com/-7Ppym5Nkvgo/TclHQ4u7V8I/AAAAAAAAAe8/NGH1xMqH2Is/s1600/General-Augusto-Heleno.jpgO primeiro comandante das tropas do Brasil no Haiti. Depois, como 4 estrelas, ocupou o importante Comando da Amazônia. Não sendo adepto do PT e do presidente Lula, acabou “congelado” por uma transferência para um cargo burocrático, como forma de calar sua boca.

Um homem com a sua competência, experiência, relevância, ficou jogado numa gaveta até esta semana, quando completou a idade limite para permanecer na ativa e passou para a reserva. Em evento solene, voltou com seu trombone e fez um discurso notável. Sua participação na televisão é tão importante quanto seu discurso.

A defesa das fronteiras, o contrabando, a presença de guerrilheiros, a atuação do exército, a corrida armamentista na América do Sul e a participação brasileira no Hait foram os temas abordados no Canal Livre que recebeu o grande comandante militar da Amazônia, General Augusto Heleno.

50 Comentários

  1. Obrigado por terem aceito minhas sugestão !
    Grande General Heleno.
    Por favor, opiniões só depois de assistirem TUDO!
    Abraços.

  2. Assisti alguns trechos na Band e pra mim foi exetamente o que eu esperava ouvir, concordei com praticamente tudo..esse ai conhece os problemas militares do Brasil diferentemente dos nossos politicos alienados.

  3. Gostei muito da entrevista. Acho que ganha como Senador.
    Para Presidente da República é cedo, mas nada é impossível.

  4. no final do video perdeu credibilidade,ainda cita a impresa,kkkk,controlada pelo estados unidos. esse cara ja era, ta comprado

  5. Eu assistir toda a entrevista ontem na Band e fiquei “estarrecido” quando ele falou que em toda a amazônia o exército tem somente 12 helicópteros para patrulhar toda aquela imensa área! É incrível o tamanho do descaso que os políticos fazem com as FA’s.
    Concordei com tudo o que o Gen. Heleno disse e se ele se candidatar para a presidência, já tem o meu voto.

    rickiz, tu pelo menos assistiu a metade da entrevista:? No final ele fala sobre o editorial da band que diferente das outras não fica defendendo a Campanha do desarmamento cegamente.
    Como o Feh disse: Por favor, opiniões só depois de assistirem TUDO!

  6. Eu disse: Grande BRASILEIRO…Escreve o que ele relata…Os problemas futuros que ele descreve, senão tomarmos providência…Devemos tirar o chapéu, sobre DEFESA ( à nossa ), ninguém conhece mais do que ele.SDS

  7. SE O General Heleno FOSE O CANDITATO A PRESITENCIA, EU VOTARIA ELE 1.000.00 VES, PARABENS General Heleno

  8. Foi uma boa entrevista mostrou os erros e quanto ao golpe de 64 nem apoiou nem criticou apenas pediu que os dois lados fossem investigados o que me parece bastante justo.
    sds

  9. rickiz credibilidade ele ja tem não precisa de mais mesmo sem farda e na reserva ele ainda é subordinado as Forças Armadas .

  10. Ouvir de um General tão respeitado que o Exército tem 12 helicópteros na Amazônia é uma desolação. Eu fico querendo saber o que deve passar na cabeça dos imbecis em Brasília, fico realmente tentando entender.

  11. Mas é importante não esquecer, que um bom presidente precisa ter toda uma gama de assuntos.
    Não adianta nada ele ser perito em “politicas da guerra”, se ele deixar outros setores em condição deploravel.
    Só vai mudar de lado, vai trocar o que ta bom, pelo que ta ruim e o que tava ruim vai ficar bom.

  12. Como brasileiro e patriota que sou, é uma honra e grande privilégio termos tido um homem com esta formação e este caráter exercendo suas funções como oficial do Exército Brasileiro durante mais de quarenta e cinco anos. Seu preparo e dedicação, incondicionais, são completamente superiores a situações políticas de momento que mudam ao sabor dos ventos e da economia, quase sempre mesquinhos envolvendo interesses eleitoreiros e pessoais . Já o admirava muito quando Oficial do Exército na ativa. Agora, na reserva, o admiro ainda mais, pois poderá servir de exemplo para os mais jovens com sua vida totalmente dedicada à Patria. Desejo o melhor!

  13. eu vi essa entrevista no canal livre no domingo, e como sempre é um orgulho termos generais como o augusto heleno.
    (sempre dizendo as verdades que o governo nao quer ouvir).

  14. Acho seria bom ser objetivos.
    O colocado pelo general Heleno não é objetivo, ele só fala mal das coisas como estão, para ele nada se fez enquanto a defesa.
    Como prova disso eu vou citar um colega:

    “Ouvir de um General tão respeitado que o Exército tem 12 helicópteros na Amazônia é uma desolação. Eu fico querendo saber o que deve passar na cabeça dos imbecis em Brasília, fico realmente tentando entender.”

    Acontece que os imbecís em Brasília, pensaram há tempo nos 12 helis do Exército na Amazônia, por isso, o Exército vai receber 16 novos helis, grandes, enormes. E não é uma só uma “compra”, esses helis serão montados no solo brasileiro, sim acredite amigo Augusto, o Exército vai receber 16 helis montados em solo brasuca, eu sei, é uma empresa extrageira, não é o ideal segundo o que eu mesmo coloco sempre, mas devemos ser objetivos e não gerar confusão.
    A MB e FAB tb receberão 16 cada. Parece que os imbecís em Brasília não são tão tolos, será por isso que o torneiro chegou a 84% de apoio?
    .
    Nos últimos séculos se criaram 23 pelotões de fronteira, parecem poucos? sim, parece que nem superaram os criados pelos tugas rsrs.
    O dito torneiro que eu não votei, deu ordem de criar 28 a mais, dos quais 2 já estão sendo montados. Parece os imbecís em Brasília, não são tão imbecís.
    .
    Os famosos “políticos de Brasília” são votados pelo povo, então tem aí algo que parece devemos analisar, algo aí não fecha, não é fácil assim dizer “os políticos de Brasília” etcetc, porque eles são votados por nós. Há muito tempo aqui no formum eu dí minha opinião de por que esses políticos (muitos deles corruptos ou vendidos para os banqueiros) estão alí, mas é outro tema.
    .
    Caros colegas futuros votantes do general Heleno, eu acho que vou me unir a vocês nessa luta, mas acho o general vai ter que -como colocou antes Feh- falar de todos os assuntos do estado, começando, como vocês já sabem, rsrs, da ECONOMIA.

    E ainda fica o fato de setores das Forças Armadas que vamos ter que EDUCAR, porque ainda não entendem que devem comprar da indústria nacional, que aí está a chave para a independência militar.

    Acho o general tem garra, tem sentimento, isso é o número um para defender o Brasil, mas é preciso também aprofundar as análises, e ver como é que se pode fazer para levar o país a desenvolver sua indústria militar, mantendo o crescimento económico e (embora alguém não goste) a distribuição de renda, porque como colocou um colega não devemos ser uma Índia, pelamordideus, precisamos de todos os brasileiros estudando e trabalhando.
    AMAZÔNIA:
    O discurso do general está muito para o lado da luta contra narcos e caras da pesada, mas o problema GRAVE de SOBERANIA na Amazônia está com as tribos, então a política é “conquistar” as tribos. Essa é uma operação cultural, o Exército é parte, mas é uma questão cultural, de irmão para irmão, de eles se sentir e querer ser brasucas. É preciso levar nossa cultura, e trazer a cultura deles para o meio das nossas cidades, integração.
    .
    Também insistir com que a ameaça pode vir pela Amazônia gera uma baita confusão, eu já coloquei claramente há um tempo, uma lista de como 20 pontos de como uma potência (EUA) quebraria a nossa soberania, e nesses 20 pontos não estava a intervenção na Amazônia. Quando os americanos acusaram ao Kadaffi de matar manifestantes, não foram a defender esses manifestantes, lançaram 110 tomahawks em um dia. É mais provável no futuro, talvez em 2 décadas, se nós não progredimos como potência económica e mlitar, os EUA venham não em apoio aos índios, mas em apoio aos CANSEI, eu ja escreví extensamente dessa possibilidade. Já sabemos de que lado vai estar a mídia, a mesma mídia que não queria SUBMARINO NUCLEAR, e queria nos fazer engolir mediante uma maciça campanha um aviãozinho que nem existe.
    .
    E também (de outro post) não estou falando de criar mais estatais, acho que só com o estado deter o 51% das accões com direito a voto é suficiente, ver Petrobrás.

  15. Eu sei como fiscalizar a fronteira amazônica. Se vocês quiserem, explico aqui como. É muito simples e barato.
    Querem me dar essa missão ?

  16. Esse é um dos caras !

    Ahhhhhhh se todo brasileiro fosse parecido com esse cara !

    Hoje , seríamos a 2ª potência militar e econômica do planeta sem dúvida alguma .

  17. Eu fiquei muito feliz com que vi ontem. A Band realmente merece meus parabéns pela iniciativa e o general Heleno foi cirúrgico ao falar de algumas das questões chave a serem resolvidas. Precisamos muito mais de entrevistas como essa, o tema precisa ser mais abordado e apresentado definitivamente para a nação. O brasileiro precisa saber da importância de se ter as FAs no século 21 e uma boa maneira é mostrando que uma fronteira fragilizada significa maiores problemas nos grandes centros, essa ligação entre Amazônia e segurança nos grandes centros precisa ser feita com mais ênfase e freqüência para tirar o brasileiro dessa letargia com relação à segurança nacional.
    Muito satisfeito!!!

  18. Eu sinceramente esperava mais desta entrevista.Talves os assuntos abordados tenham sido de pouca profundidade por parte dos interlocutores nas formações de perguntas.Fico bolado quando vejo um reporte fazer uma pergunta e no meio da resposta ele cortar com indagações tirando o raciocineo do perguntado..Faltou dizerem e enumerarem os episodios de ultraje a soberania quando o EB constatou bandeiras extrangeiras asteadas em ONGS e o pior que os caras ainda dizem que quem manda é quem paga e assim que a patrulha retirou-se hastearam o pavilhão externo de novo.Soberania nacional é defendida com austeridade e com o uso da força se necessario.Se voce sabe que naquela mata tem um povo canibal que adora encolher cabeças e fazer adornos com tripas voce não se aventura a ir la mas se voce ve um povo miseravel sem assistencia nenhuma facilmente aliciado e um estado omisso e ainda prostituido e corrupto esta é a exata composição para obtenção do perfeito tempero para a feijoada fazer sussesso mesmo que cause flatos posteriores.

  19. 12 helicópteros na Amazônia
    nessa parte da entrevista deu um desgoto tao grande

    forças armadas vivendo como se fosse no século 19
    tenso em.

    upp foi uma cópia aperfeiçoada do EB no Haiti
    e hje o senhor Jose mariano Beltrame recebe todos os créditos e nao citou nem uma vez que copiou do EB no Haiti
    pura politica. as vezes odeio esse país

    2014 vou ver mto bem em quem eu vou votar
    tomara que o General se candidate

  20. Ele foi mandado para o departamento de tecnologia do exército e eu acho que acertadamente, pois ele diz que sabe das deficiencias tecnológicas e isso é uma coisa de grande valia para o cargo, alguem que sabe na prática o que se precisa desenvolver.

  21. Milton Brás Cabral.
    O General disse que HOJE, AGORA, NESSE MOMENTO, tem 12.
    Em nenhum momento ele disse que não havera compras, pelo contrario, ele comenta sobre o Plano Nacional de Defesa, que, entre outros assuntos, fala sobre a compra do armamento.
    MAS HOJE, AGORA, NESSE MOMENTO, ainda é irisorio.
    E mesmo que fossem 28, ainda é um numero pequeno.
    Você tem noção de quantos Helis existem na faixa EUA x México? Que é 3 vezes menos? Pelo menos 60.

    E sim, deve se comprar material Nacional, desde que esses atendam os requesitos necessarios exigidos.
    Ele como qualquer militar, não é louco de dar na mão um material vagabundo brasileiro, sendo que existe algo melhor.
    Ele mesmo disse “temos que parar com isso de comprar na prateleira, comprar por que todo mundo compra.. se estão vendendo, é por que eles tem algo melhor”.

  22. Maluquinho, você me leu a mente cara, rsrs eu penso igualzinho você, na seguinte frase:

    Fico bolado quando vejo um reporte fazer uma pergunta e no meio da resposta ele cortar com indagações tirando o raciocineo do perguntado.

    cada vez que vejo os malditos âncoras da globo ou algum outro programa de entrevista, fico revoltado com isso, é um desrespeito total, não só para o entrevistado, mas tb pra nós que ficamos sem saber o que o cara tinha a dizer.
    É bom nos foruns como este não só falar dos argumentos, mas tb da maneira como trabalham as mídias para transmitir idéias erradas, ou gerar confusão e que não se entenda o que um entrevistado foi falar.
    (Eu falei várias vezes dos peão da globo tipo Waaks AlexGarcia MLeitão e a maluca ignorante VVadwogel, um povo maluco e ignorante mesmo, que nem sabe fazer o papel de lacaios da mídia entreguista.)

    Como vc colocou, uma pena infinita o general não ter tido tempo de relatar o que ele viu a respeito das Ongs.

    Um militar que tb fala claro nesse sentido é o Cel Hiram Reis e Silva, eu postei uma matéria dele no meu blog (ago 2009), não é para fazer public do blog, rsrs, porque eu deixei esse blog qndo conheci PB.
    ——————————–
    Féh, eu não quero bancar uma de professor, aviso, porque parece que a gente quer dar aula de algo, eu só dou minha opinião.

    É de pessoas evoluidas respeitar o colocado por outras, e é também de pessoas evoluidas reconhecer o feito por outras.
    O não reconhecimento é um mal da humanidade.
    Aqueles que não respeitam a opinião alheia ou não valorizam e reconhecem o feito por outros SE FERRAM.
    É assim, eu posso ter algum benefício imediato não respeitando o falado por outros, não reconhecendo o feito por outros, mas ao fim do dia isso joga contra.

    É típico dos CANSEI e tucanos-dem essa atitude de não reconhecer nada, e eles assim se ferram, ver que o povo deu para o cara um apoio do 84%, ainda com toda a mídia contra.
    Mas essa atitude se espalha por toda a sociedade brasileira, nas escolas deveria se ensinar ÉTICA.

    Não reconhecer o feito por outros ou não respeitar o colocado por outros é uma atitude infantil, não é a atitude que se espera de um estadista.

    Até o Lula no final reconheceu que ele continuou com o plano real, e tb reconheceu que o governo militar foi quem com grande visão criou o programa proalcool.
    ——————————–
    Tiveste que usar uma dupla negação, “não disse que não haverá compras”, eu diria ele se omitiu de citar que o governo do torneiro JÁ FEZ ‘COMPRAS’, e mais, ele se omitiu de citar que foi o torneiro quem insistiu com não ‘comprar’ mais, mas pedir para fabricar aqui.
    A negação do colocado ou feito por outros tem um objetivo não-ético, que é se apropriar e apresentar como própio o dito ou feito por outros, não dá.

    Assim fez Serra sem parar na campanha passada, ele falava como se fosse Lula, ‘eu vou a todos os cantos do Brasil, e eu vejo um novo Brasil nascendo’, mas esse novo Brasil que Serra via, era o Brasil do Lula.

    Então o não reconhecimento é grave, a negação normalemente é o primeiro passo para o roubo.
    Eu acho o governo do torneiro CONTINUOU trabalhando para os banqueiros, menos com demonstrei o outro dia, menos (enquanto a %juros) que o gov FHC, mas continuou a trabalhar para os banqueiros e os ‘investidores’ internacionais (Bildelberg).
    Eu tb não considero o PT se toque para a Defesa, mas se tocou 10 vezes mais que os tucano-dem.

    É assim, é análise, não adianta negar, quem nega só faz com que o PT continue a crescer eleição após eleição, como está ocorrendo, a última campanha tucana-dem foi assim, e o único que conseguiram foi o PT crescer um monte.
    Os atritos PT-PMDB dos meses passados tiveram origem nisso, O PT CRESCEU e sintiu que já podia pôr um limite ao PMDB.

    Eu quero um candidato maduro, tipo estadista, sem complexos, que não hesite em reconhecer ponto por ponto o feito pelo torneiro pelo entreguista FHC ou pelo gov militar.

    Não reconhecer é dos primordios da vida de uma pessoa, quero dizer, é uma atitude infantil.
    É aquela criança egoista que não mide consequências, que não entende que para ter sucesso precisa sumar vontades, conquistar apoios entre seus pares.

    ——————————–
    Acho o feito pelo governo Lula não é irrisório, só o fato de nós ter um SUBMARINO NUCLEAR (para 2020) e como foi publicado na revista da Marinha, serão pelo menos SEIS, só esse fato deixa o governo do defensor de banqueiros entre os que mais fizeram pela defesa do país.

    E não estamos falando de ‘comprar’ um submarino, estamos falando de fabricar aqui, por isso a MB está falando, independentemente do que fale o MD, está falando de construir “pelo menos 6 subs nucleares”.

    ——————————–
    Enquanto aos helis, bom, não vou repetir mais, é o mesmo que eu falei, é preciso reconhecer um fato histórico, como foi trazer para o país a fabricação de helis grandes (transportam 28 soldados equipados).

    Não é só `reaparelhamento` mas é uma política de uma potência, os países COMPRAM reaparelham, as potências fabricam. É claro, no caso dos helis estamos longe ainda porque a empresa é extrangeira.

    Mas, devemos ter a mente aberta, se todo funciona como previsto, o Brasil vai virar uma poténcia militar e seria normal perante a decadência européia que algumas fabricas migrem definitivamente para o Brasil, talvez nunca a EADS, talvez não a Eurocopter, mas talvez alguns fornecedores de peças venham para o Brasil, e ajudem num futuro a produzir um heli brasuca.
    ——————————–
    “Ele mesmo disse ‘temos que parar com isso de comprar na prateleira'”,

    me desculpa Féh, mas essa é uma frase do Lula, no governo Lula foi que se começou usar a palavra prateleira para compras de defesa.
    O mesmo de antes: JÁ SE PAROU A COMPRA DE PRATELEIRA, se começou parar, ja se vem discutindo a vários anos de fabricar no país, antes que o general dera pitaco em nada.
    Não só se vem discutindo, se vem FABRICANDO, como o caso dos submarinos, então não dá para se omitir do dito e feito por outros, pra depois aparecer como que está propondo algo novo.

    JÁ SE PAROU PARTE DA COMPRA DE PRATELEIRA há vários anos, mas é um proceso, é preciso conscientizar a todos na sociedade, aos políticos (quase todos corruptos ou agentes dos banqueiros) mas TAMBÉM AOS MILITARES, porque eles SEGUEM COMPRANDO DE PRATELEIRA. (ou nao entendendo de estratégia exemplo: pref.FAB: Comando=F18 ITA=Gripen segundo comentado por editores deste blog. Isso já não é prateleira, isso já é brincadeira), outro ex:IVECO.

    As compras de defesa não podem se comparar com uma compra qq, como colocou a Folha mil vezes e parece a FAB também, que tinhamos que comprar o mais barato.

    .
    Com essa campanha de negação dum Brasil Potência feita pela Folha, primeiro tentando que se compraram subs da Alemanha, acho eu com o propósito antinacional de que o Brasil não tivesse submarino nuclear, e depois insistindo mil vezes que o GripenNG era mais barato, acho como coloquei aqui naquele momento com o propósito sinistro de impedir o país ter um vetor que pudesse transportar um artefacto nuclear em segurança.
    Com essa campanha de comprar barato se gerou muita confusão e se perdeu o objetivo que é preferível comprar mais caro ou demorar mais, mas fabricar aqui.

    Eu iria mais longe, não só fabricar aqui, mas DESENVOLVER aqui, assim leve décadas, assim leve um século e decenas de bilhões de reais, mas DESENVOLVER aqui com a perticipação das universidades.
    Vc seguramente sabe a motivação infinita que é para um estudante universitário brasileiro sentir que está colaborando nos fatos reais com o desenvolvimento de projetos para a indústria de defesa nacional.
    Assim é que funciona. Assim se desenvolveram as atuais potências.

    Talvez eu pido muito, mas acho que não, eu só estou pedindo um pouco de ética para o candidato o dia de amanhã poder ter sucesso num debate com outros candidatos, e não ter que recorrer às mentiras e enrolação a que recorreu o Serra na última campanha.
    Essa ética não se ensina na escola, essa ética se aprende na família, e esse é um problema mundial, não só do Brasil.
    Aqueles que tiveram sucesso é porque conseguiram madurar, ou seja chegar ao autocontrole, esquecer essa idéia de que são os únicos (infantilismo), pensar que os outros também podem ter pensado ou feito algo bom.

    Para um país acho é a mesma lei, primeiro a humildade, o reconhecimento para poder trabalhar em equipe, o respeito, ainda que outro país erre (como no caso da Bolívia e seu infantilismo ocupando as refinarias).
    Tem oposicionistas que acho com o ânimo de atrapalhar o desenvolvimento do país, entram aqui e falam, entre países não tem amigos blabla, só conta a lei do mais forte blablabla, en definitiva, o que estão dizendo é devemos ser como os EUA.
    Como venho colocando desde que comecei a comentar aqui, acho que não, acho que as novas potências não vão ser como os EUA, acho que o mundo já não aceita isso.
    Se está criando uma nova ordem mundial e quem está criando essa nova ordem não são os EUA.

  23. Eu quero q o Gen. Heleno chame pa explicar a assinatura do TNP e do MCTR, as razões p tal…colocou o BRASIL de joelhos , em especial o MTCR…E a razão da paralisação do S1000 e outros… votem no Gen.HELENO em 2014 esse saca de Defes e segurança…td q os ianks ñ querem.sds.

  24. Canal Livre e futebol são as únicas coisas que me fazem ir pra frente da TV no domingo! O Gen. Heleno é sem dúvida um grande brasileiro, mas não gostei tanto das entrevistas desse domingo. Não tivemos a oportunidade de ver o general falar mais profundamente sobre o reaparelhamento das forças armadas, embora o tema tivesse sido anunciado como um tópico, e me pareceu que o general estava “medindo as palavras” pra evitar alguma polêmica, como foi o caso da primeira vez que esteve na BAND.

  25. Ademar, se eu fosse o dono do Brasil e das FFAA, seríamos o primeiro do mundo em tecnologia e força militar.
    O nosso Sistema de Ensino seria o melhor e o mais barato.
    Acabaria com o analfabetismo em apenas 6 meses.
    Estou sentindo que a China está indo nessa direção.
    O Brasil está indo novamente na contramão da história.

  26. O GH falou o trivial, sem ofender ninguém. Foi político.
    Acho que ele tem futuro político e ganharia como Senador,ou quiçá para Presidente da República. Agora, ele teria que ter
    um bom partido político e apoio da imprensa.

  27. feh concordo totalmente, para ele ser presidente teria que “manjar” de outras areas da politica.
    “se bem que nossos presidentes que entraram anteriormente tb nao sabiam de muito nao, cada um era excelente em uma determinada “area”, porem concordo com vc feh”

  28. faltam helicopteros na Amazonia, mas nao falta helicopteros para levar General e amiguinhos de um lado para outro

  29. Olá amigo Milton Brás Cabral.

    Estou bem ciente da compra dos EC 725 pelas FFAA brasileiras, e que 16 serão do exército. Entretanto, peço ao nobre colega que dê uma lida no relatório detalhado divulgado a pouco pela Folha de São Paulo que dá conta de que as FFAA brasileiras estão majoritariamente concentradas no estado do Rio de Janeiro, além de terem mais de 50% de seus equipamentos inoperantes por estarem por demais velhos e/ou por falta de verbas para manutenção. Os 50 helicópteros EC 725 representam muito pouco para um país do tamanho do Brasil. Somente agora, com muito atraso, conseguimos helis de ataque como os MI-35. Já deveríamos ter helis Tigre, aproveitando a fábrica da Helibrás. Ademais, pouco adianta ter helis se nossa Força Aérea é altamente deficiente. Um único esquadrão de aviões caça estrangeiros tecnologicamente atualizados acaba com todos os nossos helicópteros, encontrando mínima resistência. Temos F-5 da época do Vietnã. O exército tem que sair do Rio e ir para a Amazônia e para a fronteira com o Paraguai e a Bolívia, tradicionais exportadores de armas, drogas e contrabando. Continuo, portanto, com a mesma dúvida: fico querendo saber o que se passa na cabeça dos imbecis em Brasília. Sobre o comentário do amigo 1maluquinho, eu digo que concordo: esperava mais da entrevista, até porque já vi diversas outras palestras do General Augusto e ele costumava ser mais incisivo, falar as verdades que o povo tem de ouvir.

  30. Olha amiguinhos sou fã do Sr.Heleno de olhos fechados como profissional honrado e de visão estrategica ampla mas para presidente da Republica não mas para ministro da defesa sim e pra agora no lugar do X9 Vendilhão Jobim assim como tambem sou favoravel que se substitua o Jaspion Saito Nacional Kid da Silva Sauro tambem….Milton meu amigo guerrinha de quem comprou mais ou não pra mim o que importa é o que esteja comprado e em uso e nesse caso as compras do FHC o entreguista leiloero superam as compras de Lula o pinguço cascateiro.Eu sinceramente não vivo de ilusão,vivo de resultados.Não me agrada o devaneio Anglo da MB que pensa e sonha como inglesa em seus projetos de aquisições e nem no devaneio da FAB que pensa e sonha como Americana,mas tambem pudera isso é raiz historica a MB foi formada e adestrada por um Almirante Ingles e a FAB formada e adestrada pela USAF.O EB se espelha em seu alicerce que são herois oriundos do povo Brasileiro e diversifica inovando e adequando a realidade Brasileira enquanto a FAB pensava pequeno no NG e a MB sonhando alto com NAes e naus de desembarque anfibio.Devemos adiquirir tecnologias que se adequam a realidade Brasileira no tocante a operacionalidade.Muitos submarinos,corvetas,fragatas e embarcações menores rapidas e bem armadas e na FAB um caça versatil tipo NG complementado por SU35 ou Rafale.Eu adimiro o EB sempre por buscar soluções dentro de nossas ca´pacidades e inova-las,complementando com o que não temos.Se nossa opinião publica foi e é manipulada para ter aversão a armas,ficar divulgando sonhos de NAes e navios alem de nossas possibilidades so dificulta mais.Ate parece que pensamos atacar ou invadir alguem ou que apenas querem expor essas extravagancias em expedições humanitarias da ONU.

  31. boa tarde a todos!
    fico feliz em saber que cada vez mais nós BRASILEIROS estamos participando mais do futuro do nosso pais.
    me dediquei ao ideal militar desde os 18 anos, hoje ja na reserva, nao sirvo mais para a força, tenho artrose no joelho devido a um acidente de serviço e como nao posso mais correr e fazer um TAF , (TESTE DE APTIDAO FISICA)nao sou mais aproveitavel para o exercito, fico indignado de nao mais poder servir meu pais, estando no exercito, deixei de estudar para me dedicar a profissao, agora na reserva voltei a estudar, fazer faculdade, me especializei no exercito no que foi possivel, sou especialista em area de montanha, fiz curso e estagios na aviação e outros por falta de verba deixei de me especializar em outras atividades e tudo o que aprendi e que sei fazer derrepente nao posso mais ser aproveitado na força sinto que mesmo sem poder executar algumas tarefas fisicas mas meu intelecto seria de grande valor para meu pais, pois uma coisa primordial para um militar é o amor a patria e aos brasileiros.
    Coloquei este comentario para quem desconhece a profissao militar. Acho que os politicos deveriam tambem ser profissionais.
    Hoje curso gestao publica para aprender como poderei ajudar minha comunidade e meu país, nao podemos deixar que os maus politicos prevaleçam em nosso país.
    nao é o momento de brigamos por LULA, FERNANDO HENRIQUE ou quem quer que seja, devemos analizar os pros e os contras de cada governo, precisamos cobrar mais é educaçao para a naçao, povo analfabeto, nação pobre.
    na minha opiniao LULA avançou muito o pais na questao social, comida na mesa, mas agora que nao temos mais fome de comida, estamos com fome de educaçao, de cultura pois so assim estaremos realmente caminhando para o dito PRIMEIRO MUNDO, LULA um torneiro mecanico que se assegurou de ter uma boa equipe de economista, mas agora precisamos de uma boa equipe na educação.
    conheci o Gen Heleno ainda na ativa sempre tive boas informações sobre ele, agora que ele esta na reserva talvez saberemos de mais algumas coisa, o problema é que nos militares somos regidos pela HIERARQUIA E DISCIPLINA, entao nao espere de um militar da ativa uma maior participação na politica brasileira, somos regidos por estatudo, isso nao é covardia é puro respeito, acho que é o que falta hoje para o nosso povo, os pais ja nao mais tem autoridade sobre seus filhos, esta uma bagunça.
    Se um torneiro mecanico, sem estudo “educação” mas um bom ser humano fez muito pelo nosso pais devemos crer que alguem como gen Heleno tenha maior capacidade de articlação politica para o desenvolvimento de nosso pais, sabemos que muito depende de quem colocamos no SENADO E NA CAMARA FEDERAL E NOS ESTADOS.
    Portanto é hora de nos unirmos em prol de uma naçao digna de nos brasileiros.
    MEU LEMA É “QUE HOMEM É UM HOMEM QUE NAO TORNA O MUNDO MELHOR”
    abraços a todos.
    (coloco minha opinião e não e nao fico no anonimato)
    MOSTRA A CARA BRASIL

  32. O Lula era excelente em que?Acho que não avia nada de concreto em sua formação, não avia como saber em que ele era bom, acho que ele foi bom e negociar e fazer propaganda do Brasil, tambem acho que ele prourou partilhar melhor a riquesa do Brasil, mas me lembro de uma entrevista que se não me engano era o diretor da Vale que chama Lula de caixeiro viajante.

  33. Não votaria no General Heleno para presidente caso ele se fosse candidato,ele mesmo talvez não se sentiria a vontade no cargo,o perfil deste notável brasileiro é operacional e não estratégico,ele é o tipo General de campo não de gabinete.Mas com certeza eu gostaria de ve-lo como ministro da defesa,nesta área acho que ele estaria mais à vontade.
    Discordo do feh,porque o torneiro mecânico é um perfeito ingnorante que não lê jornais,mas é um hábil ser político e centralizador.Ninguem tem dúvidas que ele não sabe nada de vários temas e é para isto que existem ministros.
    Eu gostaria de ver o General Heleno como ministro da defesa,mas tenho certeza que isto será impossível.

  34. Grande Gen. Heleno!! Patriotas assim é o que mais falta nesse nosso país.
    Fico triste, (porque cansei de ficar preocupado..)com a notícia de que temos apenas 12 helicópteros para atender toda a Amazônia. Enquanto isso deu na Band hoje que apenas reforma do Maracanã para a Copa do Mundo vai custar 1,2Bi de reais…
    Como disse antes não me preocupo mais com o Brasil, não perco mais meu tempo com isso. Sds.

  35. Ministro da Defesa não tem poder nenhum.
    Veja o Jobim, ele nem tem mais cara pra dizer algo sobre o Projeto FX-2, nem sabe mais como dizer que esta sendo adiado.
    E isso não é culta dele, não é ele que solta a verba, apenas adminstra o que recebe.

  36. 1maluquinho ele já abordou a maior parte do que você disse em outra entrevista, também pelo canal livre em 2009.
    Ele foi pra acordar outros assuntos, se não nem precisa ir, bastava reprisar a primeira entrevista.


    NovoBrasuk e é claro que ele não precisa ser um ‘habil’ em todos os assuntos, mas precisa ter uma noção minima, que eu acredito que tenha.
    Em momento nenhum disse que ele não tem, apenas ressaltei que um bom presidente deve ter bom conhecimento em varios quesitos.
    Senhor Lula levou muita gente com seu bom papo, fazia amizades e acordos com sua simpatia (não que ele não tenha conhecimento).

  37. Admiro o Lula sim e vejo qualidades e defeitos.O problema maior é o partidarismo.Quando ganham a eleição é uma briga de cães disputando ministerios e gabinetes ainda mais com coligações.Isso tinha de acabar porque é ai que surgem os favorecimentos.Para mim ministerios e chefias de gabinetas deveriam ser ocupados pelos melhores profissionais das areas e não por indicação politica..Se um dia conseguissemos que partidos buscassem os melhores profissionais nas areas de adiministração nacional ao invez de encantadores de multidões teriamos alçado um estagio superior.Todos so querem poder,enriquecer-se e beneficiarem diretos e simpatizantes.Governam o Brasil com a bandeira do partido ou da coligação no lugar da Bandeira Nacional.FHC abriu as pernas pros EUA e Lula queria abrir as pernas a Hugo Chavez e seu bando de Ratazanas Latinas.Nitido indicio que a fidelidade partidaria e a s ideologias estão acima do Brasil.Brasil somos nós os Brasileiros e não grupos de FDP nenhum.Somos nós que enganados botamos esses bandidos no poder,os alimentamos com nossos salarios,tributos e ainda elevamos o PIB com nosso consumo.Um pais que cresce movido pelo consumo popular vive uma falsa ilusão de desenvolvimento,se esse consumo cai uma crise grande surge não so nas contas publicas e economia mas tambem no investimento interno e externo.Somos as formigas que alimentam o formigueiro.Temos o direito de cobrar e eles que estão la colocanos por nós para serem nossas vozes tem a obrigação de nos ouvirem e de fazerem valer a vontade da maioria e não o que fazem.FHC governou o Brasil com a cara virada pra WASHINGTON e a bunda virada pro povo Brasileiro e Lula governou o Brasil com a cara virada pra Caracas e Paris e a bunda tambem virada para o povo Brasileiro.Ilusão de comida na mesa e cestas basicas,parece que nos esquecemos que todos os dias muitos Brasileiros morrem nas portas de hospitais que a saude deste pais nunca esteve tão ruim.que a educação vai de mal a pior,que a criminalidade cresce maquiada por UPPs que mais servem para garantirem que os donos das bocas não precisam mais alimentarem e manterem um exercito para defenderem seus territorios pois agora o estado garante isso a eles.Se formos enumerar mais deficiencias e vai por transportes e etc…Dizer que um fez mais que o outro ou justificar que esta assim porque o antecessor deixou assim ou que é muita coisa e devagarinho a gente chega la PQP na setima economia do mundo,no maior produtor de grãos e carnes,no pais com os mais diversificados potenciais e reserva do planeta ão tem dinheiro e não tem credito para se fazer nada,então vamos as armas e matar todos esses bandidos porque nos deixarão sem nada para realmente podermos fazer justiça e igualdade em nossa nação.

  38. Dos militares que eu conheço, o Gen Heleno é o que possui o perfil mais próximo para a Presidência da República ou Senado. Sem dúvida será um grande político. Tem preparo intelectual de sobra, mas uma andorinha apenas não faz verão.
    Lula não tem a mínima condição de governar (minha opinião). Dilma é muito melhor do que o Lula.
    Sgt Dalmar, vc arrebentou as articulações porque exercício físico demais faz mal para a saude, principalmente a corrida, futebol e volei. O impacto desses esportes acaba com a coluna e joelhos. As FFAA precisam substituir parcialmente esses esportes de grande impacto, pela marcha, natação, ginástica, lutas e futebol americano. A marcha faz o mesmo efeito da corrida, porém com menor impacto. Toda tropa deveria começar o dia, com uma marcha forçada de 10 km no campo ou na areia, sem auto-horário, e fazer exercício com o arma durante o percurso, podendo até dar uns tirinhos. Vamos desestimular a corrida de mais de 3 km e o TAF deve ter índices menores para as pernas, para pouparmos a coluna e o joelho dos guerreiros.

  39. Para fiscalizar a fronteira, eu faria o seguinte:
    1) A faixa de fronteira passa a ser área militar;
    2) Rede de informantes (remunerados). Índios, caboclos, população, etc;
    3) Quem for preso na fronteira traficando drogas e armas, vai ser julgado pela Auditoria Militar (Justiça Militar);
    4) Controle de todas as estradas pelas FFAA, que chefiará e fiscalizará a polícia;
    5) Tropas helitransportadas de intervenção rápida;
    6) Liberdade para os pelotões de combate especializados em fronteira agirem. Eles irão combater e atirar, caso os suspeitos não parem para averiguação;
    7) Se a droga ou arma vier de tal país, vamos fazer um protesto formal contra o país que fabricou o produto ilícito ou permitiu o contrabando por suas fronteiras;
    8) Liberdade para as tropas agirem, pois o pau vai comer.
    Não se faz guerra jogando flores, mas balas;
    9) Penas pesadas para traficantes contrabandistas de drogas e armas. A China manda fuzilar. No Brasil deve ter Prisão Perpétua pra essa turma ou Pena de Morte.
    Vai funcionar.
    É bom, que servirá de treinamento de combate para as nossas tropas. Militar tem que estar sempre em missão real, caso contrário enferruja.
    Podemos contratar alguns guerreiros do meio-civil aqui do Plano Brasil para ajudar as FFAA (nada contra).

  40. General Heleno para Ministro da Defesa. Seria o ideal, mas no mundo inteiro esse cargo é dum civil político. Em caso de guerra, costumam colocar um militar. Se eu fosse o GH tentaria uma vaga no Senado pelo Paraná. Acho que será muito útil.

  41. É uma boa entrevita de assuntos já tratados no blog diversas vezes, mas o que eu achei tenebroso é situação tranferências de tecnologias para o Brasil, segundo o Gal. Heleno, convesando com seus engenheiros eles não acreditam em transferência e ainda que tais países realmente quisessem transferir, ficou no ar, transferir pra quem(?). Quem no Brasil está qualificado para receber essa propriedade INTELECTUAL.

Comentários não permitidos.