UM ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO

http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/06.02.09/ditadura1.jpg
De forma diferente da minha atuação na ativa, quando defendia com afinco as minhas idéias e o meu posicionamento – o que me valeu alguns ônus e dissabores no Alto-Comando do Exército – ao passar para a Reserva entendi que os novos dirigentes da Instituição estavam plenamente capacitados para
conduzi-la de forma segura e confiável.

O meu papel seria apenas o de apoiá-los da melhor forma possível, embora divergindo silenciosamente em alguns aspectos. Imagino como deve ser difícil a convivência dos nossos Comandantes no seio de governantes que só disfarçam o desprezo às Forças Armadas por mera conveniência de momento. Sempre julguei que esses Chefes professam aquele princípio que diz “Ao meu Rei tudo, menos a minha dignidade” e que acrescentam “menos a minha dignidade e a dignidade de meus comandados”

A situação de Oficial General da Reserva mais antigo disponível na Guarnição de Fortaleza, entretanto, me obrigou a pertencer temporariamente a algumas Associações, bem como a participar na   organização de alguns eventos ligados a comemorações históricas, tendo sempre em mente a
consideração, o respeito e a preservação da autoridade militar dos companheiros da ativa, evitando atitudes ou palavras que pudessem criar situações delicadas, conflitantes ou constrangedoras.

Uma notável tradição, cumprida há anos em Fortaleza, presta uma significativa homenagem ao MARECHAL CASTELO BRANCO no dia 31 de março, normalmente realizada no Mausoléu onde encontram-se os corpos do insigne Chefe e de D. Argentina. Nos últimos dois anos, como o local encontrava-se em obras, sem a certeza de que estaria disponível na data, o evento foi programado para o Quartel do 23º BC – Batalhão Marechal Castelo Branco. Em 2010 assim foi feito com a presença de autoridades civis e militares, com a participação de tropa, do Comando da 10ª e com grande brilhantismo.

Para 2011 ficou acertado repetir, da mesma maneira, a solenidade no 23º BC, para tanto eu, pessoalmente, aproveitando solenidade de passagem de Comando, me liguei ao Sr Comandante Militar do Nordeste e aos Comandantes da Região (substituto e substituído), os quais não apresentaram qualquer óbice visto  tratar-se apenas de uma homenagem a um respeitável Chefe.

Os convites foram expedidos com vários dias de antecedência por e-mail e por ligações telefônicas dirigidas aos Comandantes, Chefes, Diretores das OM das FF.AA., autoridades civis, militares da ativa e da reserva e demais amigos, para a solenidade que seria realizada as 10:00 horas do dia 31 de
Março de 2011 (quinta-feira) no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores.

Naquela data as 09:30 horas, dirigindo o meu carro em direção ao 23°BC para a solenidade  programada, recebi uma ligação pelo telefone celular do Comandante da 10ª RM que encontrava-se em Recife-PE. Disse-me ele que por ordem superior a solenidade deveria ser cancelada. Respondi que essa ordem se constituía em uma grande decepção para mim, não apenas pelo que ela representava de desprezo a uma tradição, como também uma imensa falta de consideração aos organizadores e aos convidados que naquele momento já estariam no local. Disse-lhe também que apesar de tudo a disciplina é um dos nossos pilares, por isso a ordem seria imediatamente cumprida.

No 23º BC já encontrei todos os convidados e de viva voz informei que, por ordem superior a solenidade estava cancelada, que eu muito constrangido pedia desculpas a todos e que a saudação ao MARECHAL CASTELO BRANCO programada seria feita pelo Gen Torres de Melo a noite no Círculo Militar, durante a posse da nova Diretoria da ARSOFAC.

Àqueles que atenderam ao nosso convite e que foram dispensados da solenidade em cima da hora, atônitos sem saber o motivo de tamanha afronta, é que eu dirijo este meu esclarecimento necessário, quebrando um silêncio de longo tempo.


Fica no ar, para todos nós, dúvidas que não conseguimos responder:
– Será que proibir uma homenagem a um Chefe de qualidades incontestes, na Unidade Militar que tem a denominação do seu nome “BATALHÃO MARECHAL CASTELO BRANCO’, com a participação de militares da ativa da reserva, autoridades e amigos civis, pessoas que sem dúvida não são criminosos nem subversivos. Será que isto não é o início de mais um plano para destruir as nossas tradições e no futuro proibir também, nos quartéis, homenagem ao nosso Patrono, Duque de Caxias, aos Patronos das Armas e Serviços e aos nossos heróis ??????????????
– Será que há um desejo de desmoralizar os nossos Chefes perante os seus subordinados, fazendo crer que se apegam às honrarias, mordomias e gratificações do Cargo ou a sinecuras futuras, abdicando da altivez e do dever de defender a Instituição ?????????????????    Não sei de onde partiu ou por onde transitou aquela ordem absurda, mas tenho a certeza de que alguém que se tornou responsável na cadeia hierárquica, se frequentou as mesmas Escolas e se teve a mesma Formação da maioria dos nossos companheiros, tenho a certeza de que não dorme tranquilo, atormentado pela vergonha e pelo remorso.

Fortaleza, 03 de abril de  2011-04-06


General-de-Exército  Reformado DOMINGOS MIGUEL ANTONIO GAZZINEO Ao tomar conhecimento dos esclarecimentos necessários do ínclito chefe GEN GAZZINEO, as esperanças renovam-se; a fé ressurge; o coração bate mais forte e volta-se a acreditar que o BRASIL será sempre uma NAÇÃO onde a LIBERDADE será defendida pelas FORÇAS ARMADAS, COM ORDEM E PROGRESSO.

AS DÚVIDAS LANÇADAS PELO GENERAL GAZZINEO INDICAM QUE ESTAMOS VIVOS E ALERTAM OS PATRIOTAS CONTRA AQUELES QUE QUEREM APENAS TIRAR VANTAGEM DA POSSE DO PODER.

O GRUPO GUARARAPES ABRAÇA O GENERAL GAZZINEO E REPETE, PARA QUE NÃO ESQUEÇAM, AS PALAVRAS DO MARECHAL CASTELLO BRANCO: “OS SEUS OBJETIVOS CAPITAIS :DISSOCIAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL, CRIAÇÃO DA INDECISÃO E O PRINCIPAL, RETIRAR DAS NAÇÕES A CAPACIDADE DE LUTA”.

BRASILEIROS! NÃO SOMOS MAIS UMA RAÇA. SOMOS UM SOMATÓRIO DE PRETO, ÍNDIO E BRANCO E AS FORÇAS ARMADAS SENDO DESTRUÍDAS PARA PERDEREM A CAPACIDADE DE LUTA. NEM SEUS HEROÍS PODEM SER MAIS HOMENAGEADOS NOS QUARTEIS. NOS GABINETES JÁ ENCONTRAMOS RETRATOS DE CRIMINOSOS COMO GHE GUEVARA.
GRUPO GUARARAPES
REPASSEM! O CORAÇÃO BRASILEIRO AINDA BATE!

36 Comentários

  1. Muito bem proíbida esse tipo de sonelidade em dentro de um OM do EB, se querem fazer isso, façam em outro local, nenhuma FA brasileira deve prestar homenagens a Golpistas, pessoas que destruíram a ordem constitucional, isso não é ser líder, vai entrar para o lixo da História, repito, se querem fazer algo, façam em um hambiente privado.

  2. OS VERDADERIROS INIMIGOS ESTÃO DENTRO DE CASA,…os ratos
    .
    .
    As instituições militares que tem tanto nos honraram com tantos heróis históricos, também fora usados por seres do submundo, que imaculadas a história e as lembranças de homens dignos, de vez em quando ressurgem das trevas para utilizar sempre de forma errada a natureza e o brio dos nossos militares.
    .
    Peço aos homens honrados que tem nas nossas instituições, que não se deixem de levar pelas vozes diabólicas que vêem dessas profundezas; declino aqui fatos históricos como “canudos, caldeão dos Dantas, e o desenrolar do golpe de 1964que no início teve uma lógica nobre para a época más, fora desvirtuado por um bando de patifes fardados.
    Muitos dos militares(honestos) foram forçados pela disciplina da hierarquia,assim como bem falou o nobre brasileiro autor do texto,a cometerem atos tenebroso que maculam a nobre trajetória dos nossos bravos.
    .
    .
    ” Disse-lhe também que apesar de tudo a disciplina é um dos nossos pilares, por isso a ordem seria imediatamente cumprida “
    .
    .
    Foram levados a cometer crimes que envergonham tais personagens que bravamente combateram e tombaram durante a peleja em defender o povo brasileiro contra a tirania e a maldade que cometi contra a nação brasileira.
    .
    Infelizmente, muitos homens honestos que cuidou de manter a honra destes mártires estão sendo constrangidos por aqueles que estão aí; vendendo por qualquer preço os seus “favores digno de um Judas”!.
    .
    .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeir%C3%A3o_de_Santa_Cruz_do_Deserto
    ModifyDelete

  3. Veja só chamar de heróis esses traidores imundos pouco importa se o golpe de 64 foi para combater o comunismo ou os marcianos esses bandidos tomaram o poder e abusaram do povo, não devendo a pena de morte nem mesmo para estupradores, mas em relação aos traidores esses merecem o fuzilamento.
    Que a sociedade não se deixe enganar diferente do que o texto diz as forças militares do Brasil sempre foi durante o regime militar verdadeiro motivo de piada estrangeira, só se preocuparão em comprar metralhadoras leves para combater os “subversivos” (ou seja qualquer um que quisesse melhor salário, melhores condições de saúde, trabalho,educação, liberdade de imprensa enfim não precisava de muito para se considerado um “subversivos”).
    Essas pessoas deviam é se presas, não dêem liberdade a esses traidores foi assim que o nazismo, comunismo o fascismo chegaram ao poder com uma população que se deixou enganar por idéias que pareciam muito boas, mas que no final se mostraram as merdas que eram.
    Brasil abre o olho contra esse tipo de gente safada travestidos de nacionalistas sua única meta é o regime totalitário onde “eles” mandam e nós obedecemos.

    Pois eu digo vão por meio do inferno traidores malditos!!!

  4. Nacionalista é aquele que em primeiro lugar se toca pela economia do país, nacionalista não compra de indústria extrangeira tendo indústria verdeamarela disponível. Nacionalista não traz a Iveco mandando pra o freezer o blindado nacional por 20 anos.

    Viva a Marinha do Brasil e seu programa de submarino nuclear e reator nuclear, esse é o modelo a seguir.

  5. Eu preso pela democracia e liberdades que ela prove! más não posso deixar de pensar na ameaça vermelha de que nos livramos. claro, não foi a melhor maneira de se fazer, mas era preciso agir para evitar um mal maior. Quando penso, que o Brasil poderia se juntar ao clube da morte, e repetir aqui fatos ocorridos na CCCP, China, Camboja, Cuba, onde “dezenas de milhões” morreram sob as botas de Stalin, Mao, Pol Pot, Fidel e seus comparsas. Eu digo, graças a Deus, se é que Deus existe, nos livramos dessa e viva o BRASIL…

  6. Que texto ridículo.
    .
    Eu pessoalmente simpatizaria mais com o autor se a homenagem fosse mesmo a algum líder de qualidades incontestes – a um Geisel, por exemplo -, e não a um entreguista como o Castello Branco, que perseguia indústrias nacionais para ajudar multinacionais americanas a monopolizarem o mercado brasileiro.

  7. .
    .
    Solenidades em quartéis somente para os que caíram em batalha em defesa da pátria, agora golpistas que acabaram com a democracia, e os que caíram para manter o golpe no poder NAO MERECEM HOMENAGENS em solo institucional!!
    .
    Mas a manifestação é legitima para os seguidores, e como disse o colega LUCENA acima, que façam em privado, mas que o direito de se manifestar para o Golpista Castelo Branco deve ser defendido, deve, afinal somos todos brasileiros, sejam os azuis que os vermelhos que os amarelos ou os verdes!
    .
    Valeu!!

  8. Alguns assuntos sempre voltam;
    A base da doutrina comunista/socialista é o ateísmo, ou seja ausência de Deus e sua doutrina do Grande Livro a qual todas as outras boas doutrinas são derivadas.
    Ora, o comunismo prega como um deus o ” estado ” , e como personificação encarnada dele quem estiver no poder.
    Ou seja e em outras palavras quem estiver no poder é o próprio deus.
    Nikita Khrushev, no próprio Politiburo, no auge do comunismo, chamou a atenção disso com seu famoso Discurso Secreto.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Discurso_secreto
    E não podemos deixar de lembrar da carnificina que foi propagada pelo caos causado pelo Khmer Vermelho e pela antiga União Soviética, que provavelmente matou mais gente que o holocausto dos judeus na 2.a Guerra Mundial.
    E na verdade repito o que já disse, que todo bom soldado tem um desprezo natural pela ” autoridade ” , por que ela está abaixo da causa, e a causa meu amigo , abaixo de Deus e sua família é a pátria que herdamos –tudo interligado.
    Quem está no poder está abaixo da causa e quando longe dela , da ideologia e da doutrina verdadeira , engana-se e não engana muita gente hoje , haja vista a imensa quantidade de votos de protesto, brancos e nulos, blogs como este é uma guarita, um ponto alto de vigília que mantém olhos e mentes abertos.
    Está sem causa ?:
    http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo

  9. Homenagear Castelo Branco?Qual a finalidade? Inaltecer um ditador ? Está certo a ordem que proibiu tal homenagem. Homenagem se faz a pessoas que defendem a liberdade, o Estado de Direito, pessoas que buscam o bem do povo brasileiro, com respeito a lei.

  10. Exercito brasileiro, serve ao País, obedece a constituição, defende a liberdade e ao Estado de Direito.

    Como bem disse nosso Comandante do Exercito, no dia 19 de abril. O compromisso do Exercito é com a democracia.

  11. A Respeito do general Ditador Castelo Branco e os seus sucessores Generais Ditadores, já receberam a homenagem a eles devido, pelos seus atos. A condenação da história, colocando estes generais, na galeria de homens que contribuíram para os desrespeito a liberdade.

    Este General, está acompanhado de Mussolini, Adolfo Hitler, Hugo Chaves, Kim Jong-il e outros que contribuíram pelo desrespeito a liberdade individual de seus povos.

  12. O Exercito Brasileiro, deve olhar para o futuro e precisamos de militares com esta visão.A estes militares que estão na reserva querendo homenagear os seus ídolos como Castelo Branco e os demais Gen. Ditadores. não é um exemplo a ser seguido.

  13. Bom, eu já disse e vou repetir: – Da mesma forma que eu, cidadão brasileiro, não me sinto representado pela corja que vem governando o país desde que foi implantada essa “pseudodemocracia”… Também posso garantir que muitos militares que estavam na ativa no período da ditadura após o golpe de 64, e que mesmo reconhecendo a ameaça no avanço comunista no país, não aprovavam a conduta e, muito menos, se sentiam representados pela cúpula militar que detinha o poder no período… Como exemplo, cito um comentário que meu falecido avô (morto em 1999), oficial de marinha, e que na época, ainda na ativa(próximo de entrar para a reserva) e ocupando o posto de Contra-Almirante, me confidenciou quando eu ainda era um jovem… Segue a frase:
    ………………………………………………..
    “… os militares tinham todos os recursos e a capacidade para fazer deste país o melhor país do mundo para se viver… Mas, graças à um punhado de generais e oficiais gananciosos e prepotentes, a única coisa que consigo vislumbrar é o caminho da desonra…”
    ……………………………………………….
    Bom, na época eu não consegui compreender exatamente à que tipo de desonra ele se referia… E, também, eu não me senti muito à vontade para perguntar… Mas talvez ele estivesse se profetizando a eminente derrocada da ditadura, ou ao cenário que estamos testemunhando atualmente… Vai saber (?!?)

  14. Quem gosta de Ditadura e Ditador, vai para a Venezuela, aqui no Brasil devemos olhar para o futuro, com democracia e o Estado de Direito.

  15. “Nos quarteis lhes ensinam uma antiga lição, de morrer pela pátria e viver sem razão”.
    .
    .
    Nunca vi povo mais manipulado que os militares brasileiros. A maior afronta a soberania brasileira partiu deles, servindo como peões num tabuleiro de xadrez, às ordens de velhos usurpadores, interrompendo abruptamente a democracia do país e nos impondo uma cruel ditadura, quando deveriam ser nossos defensores. Como podem comemorar isso? Ainda querem ser inimigos do país e do povo? Impor ditadura é lutar por liberdade?
    .
    .
    As forças armadas não são nada mais do que subordinadas do nosso poder político-constitucional, este sim escolhido pelo cidadão em eleições democráticas, e assim é que deve ser.
    .
    .
    Que morram de uma vez esses velhos golpistas que se escondem sob fardas e insígnias, lutando por poder político e recrutando jovens ignorantes para morrer em seu lugar. DEFENDER O BRASIL É ACIMA DE TUDO LUTAR PELA ORDEM CONSTITUCIONAL.

  16. RtadeuR disse:
    15/05/2011 às 08:27
    —————–
    kkkkkkkkk muito boa!
    …..
    Dizer que devemos o atual estado democrático do país a um regime militar antidemocrático e ditatorial, que durou 21 anos; é de uma grande hipocrisia ou talvez seja auto-engano mesmo…
    .
    Chamar Castelo Branco de herói e dizer que cultuar sua memória é honrar e fortalecer as forças armadas é uma insanidade, pelo contrário , o golpe militar é uma nódoa no passado da instituição, que se cultivada, enfraquece a nação, visto que abre um fosso e separa as F.A do resto da nação, do atual estado democrático e legal brasileiro , dividida, a nação enfraquece e junto, as F.A também vão para o buraco…
    .
    Nossas honradas F.A tem na sua história, vários motivos para se orgulhar e a grande maioria dos seus integrantes são pessoas integras e dignas e não merecem ser associadas ao golpe de 64…
    .
    Golpe que inicialmente, foi obra de fração diminuta das F.A, do setor que se pode chamar de, uma “aristocracia militar”, que estava em conluio com a plutocracia brasileira, que por sua vez, estava mancomunada com o EUA e seu poder econômico, militar e midiático.Inclusive houve perseguição e expurgo dentro das próprias F.A.
    .
    Ao autor do texto, pegando também uma carona com o Cazuza:
    .
    “…A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não para…”

  17. Ditadura, não presta. Ditador, seja ele de esquerda e direita, não presta. Ditador deve estar na cadeia.

  18. Quanta dor os Generais Ditadores causaram a muitas famílias.As pessoas desapareciam e familias entraram em desespero, com a ausência de familiares que eram torturados e mortos nas cadeias, com a conivência do Estado.

  19. O velho e grande democrata Dr. Ulysses Guimarães , chamou os militares responsável pelo golpe de 64 de três patetas.
    O tempo e a História deu razão ao Dr. Ulysses.

  20. de uma coisa sei que o dever esta acima de qualquer coisa,e que o dever militar é garantir a constituição e seus poderes,manter a lei e a ordem,em tempo de paz e em tempo de guerra, e tudo que possa ameaçar va segurança nacional tem que ser combatido, com lealdade ao povo e sua liberdade.

  21. O que criticam o direito dos militares honrar seus ex-comandantes são os mesmos que usam camisetas do Che Guevara e idolatram Fidel Castro.
    Os “companheiros” falam mal dos nossos militares mas admiram o Coronel Hugo Chaves.
    Quanta contradição…

  22. UM ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO

    Obedientes ao estado de direito, à constituição, adeptos da democracia e dos direitos humanos :
    Joseph Stalin – 42.672.000 de assassinatos.
    Mao Tse-tung – 37.828.000 de assassinatos.
    Chiang Kai-shek – 10.214.000 de assassinatos.
    Vladimir Lenin – 4.017.000 de assassinatos.
    Tojo Hideki – 3.990.000 de assassinatos
    Pol Pot – 2.397.000 de assassinatos.
    Yahya Khan – 1.500.000 de assassinatos
    Josip Tito – 1.172.000 de assassinatos
    King Jong Hil- sem dados
    Slobodan Milosevic sem dados
    Nicolae Ceauşescu- sem dados
    Fidel Castro- sem dados
    ————————–
    Hugo Chaves segundo apurou-se em computadores capturados das FARCs estava preparando uma nova onda de assassinatos.
    —————————–
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100723070315AAIZM4q
    ——————————————
    Tá explicado em numeros e mais, os antigos opositores da tal violenta ditadura estão vivos e no poder hoje.
    E se morreu gente da esquerda também morreu da direita e muito -sem direito à indenização.

  23. Uma pergunta nao podera ser respondida em funçao da limitaçao temporal.Sera que eles nos livraram de um mal maior ? Render homenagens aqueles homens nao seria o mais adeguado,devem deixar passar o tempo,apesar de muitos envolvidos acreditarem que nos livraram de ser uma latrina como Cuba,nada garante que seriamos tao imbecis a este ponto e,ja que se julgam herois da patria ,nao deviam desejar os louros da gratidao promovendo homenagens,a patria somente abaixo de DEUS,relaxem ,nao se comportem como alguns imbecis que apenas por dormirem na cadeia naquela epoca,hoje recebem milhares de reais como indenizaçao ,tenham um pouco de dignidade e se apliquem um silencio obsequioso.Querer reconhecimento pelo que fizeram pela patria os torna indigno dela.BRASIL ,AME-O OU AME-O.Nao urinem nas fardas,soldados!

  24. Até hoje sou a favor da Revolução Militar de 64, apesar de na época eu ter tido apenas 11 anos de idade. Reconheço, porém, que os militares atuais da ativa, devam respeitar a vontade do Governante e do Ministro da Defesa. Os militares da reserva têm todo o direito de se manifestar nos clubes militares e outros locais públicos, bem como em rádios e TVs, sobre a defesa da Revolução de 64, que foi altamente necessária para a época, evitando que a Ditadura Marxista / Leninista / Maoista dominasse a nação.

  25. Nelson de Azevedo Neto, seu avô provavelmente se referia ao grupo que gravitava em torno do Costa e Silva. A maior herança desse grupo está representada na figura de Paulo Maluf.
    Rafael, Castelo Branco jamais foi um entreguista. Não havia o que entregar. Há um grande democrata na história de País, que não vou mencionar, porque não levaria a nada, mas ele sim, foi o grande entreguista do período. Porém, amadureceu ou ficou rico o suficiente.
    Katholiko, O Dr. Ulysses foi fantastico no retorno da nossa democracia, mas foi patetico, ele sim, na concepção economica de direitos e deveres da nossa Constituição, que está a 23 anos causando sérios problemas a condução do País e ao controle da coisa pública.
    Tesouro Nacional não pode ter 3 chaves, só uma.
    Mas, gostei demais da discussão, das suas colocações e das dos demais, embora divirja um bocado delas.
    Algumas precisam de um pouco mais de carinho com os manuais da história.

  26. .
    O Brasil de antes da ditadura, praticamente não possuía divida externa.
    .
    “O milagre econômico é largamente apregoado como uma virtude do período da ditadura, más foi somente a continuação da grande industrialização estatal de Getúlio Vargas e JK”.

    .
    *”A MÉDIA DE CRESCIMENTO DO BRASIL DE 1945 A 1964 FOI DE CERCA DE 6% A 7%.

    A MÉDIA DE CRESCIMENTO DO BRASIL NA DITADURA, FOI PRÓXIMA A ESSE VALOR.
    *(Emilio GF)
    .
    Getúlio Vargas e JK industrializaram o Brasil sem endividar enormemente o país e com um ” Projeto de Desenvolvimento Nacional que pensava a industrialização a
    partir de uma intervenção ativa do Estado como financiador, planejador, gestor, produtor e controlador da economia. Isto não eliminava a participação do capital privado, inclusive o externo.”
    .
    “No regime militar foi adotado o projeto de desenvolvimento associado ao capital internacional, em particular, ao capital norte-americano. Para os defensores deste caminho, a industrialização
    dependia, fundamentalmente, do capital externo. Caberia, então, ao Estado criar as condições institucionais e o ambiente macroeconômico adequado para atrair este capital. Tratava-se de garantir ampla liberdade de movimentação para o capital externo, reduzindo os mecanismos de
    controle.”
    .
    Quando os generais ditadores largaram o poder, em parte o fizeram porque a economia nacional já estava um caos.
    .
    Após 21 anos de administração militar, em 1985, o Brasil tinha uma imensa divida externa, desemprego ,inflação galopante e uma cultura de corrupção e clientelismo altamente infiltrados em todas as esferas do poder…
    .
    Em função desta situação econômica e da desestruturação da sociedade civil, herdadas do período militar, o Brasil perdeu as décadas de 80 e 90( agravado pelo liberalismo/entreguista demo-tucano nos anos 90), ficando estagnado neste período.
    .
    Um fato sobre o qual pouco se fala: o modelo econômico implantado pela ditadura militar (1964-1985) foi concentrador de renda, ou seja, tornou os ricos mais ricos e os pobres, mais pobres. Em 1960, antes da ditadura, o índice de Gini era de 0,537 e, em 1995, estava em 0,600. A concentração de renda foi brutal no período, aumentando muito o número de miseráveis no país…
    .

    Durante o primeiro mandato de FHC, a desigualdade permaneceu praticamente intocada e só caiu um pouco a partir do segundo mandato. Já no governo Lula, a queda foi impressionante, fazendo o índice de Gini cair a 0,530 – quanto mais próxima de zero, menor é a concentração de renda.
    .
    Só em 2010 o índice de Gini voltou ao mesmo patamar do inicio dos anos 60…
    .

  27. Por outro lado, Embraer, Telebrás (desmantelada e entregue por FHC ao capital externo…) , Nuclebrás, Itaipú, e o pró álcool são exemplos de projetos importantes para o desenvolvimento nacional, que começaram no período militar.

  28. O Brasil teve grandes governos no Sec XX e início do XXI.
    1) Getúlio Vargas;
    2) General Dutra (média de crescimento de 7%aa);
    3) Juscelino Kubitschek;
    4) Governo Militar de 64;
    5) Governo Itamar Franco;
    6) Primeiro Governo de FHC.
    Dilma ainda é uma grande incógnita.
    Lula dos banqueiros e especuladores financeiros nem pensar …

  29. Quem fez um ótimo governo foram os argentinos. Não deram mole para os banqueiros e especuladores financeiros, como fez o Lula.

  30. Rafael, o fato de alguém escrever algo sobre alguém não estabelece o escrito como verdade. Fantástico jornalista, esquerdista de primeira hora, Hélio Fernandes não era dono da verdade. Porque escreveu não significa ser tudo verdade, mas sua opinião.
    Wi, ao final da 2a. guerra mundial, Argentina e Brasil tinham reservas internacionais de bom tamanho. Com o passar do tempo, sem mudanças economicas internas de maior profundidade, foram perdendo essas reservas paulatinamente. Mas a grande perda de reservas do Brasil ocorreu no governo Janio Quadros, que congelou o cambio, como se a lei da oferta e da procura não existisse para divisas fortes. Deu no que deu.
    Depois, ainda durante os governos militares, tivemos 2 choques do petróleo – 1973 e 1981, causando a explosão da nossa divida externa. Só não foi maior por causa de medidas implantadas à época e depois relaxadas – por exemplo, Proalcóol, 3a. faixa nas rodovias de pista única etc.
    Para nossa sorte, em 1974 descobriu-se o petróleo da Bacia de Campos, que tem segurado nossas pontas nos últimos 30 anos. Agora será a vez do pré-sal para decolarmos.
    Mas sobre a concentração de renda havida no período é fato, pois era a idéia do Delfim Netto primeiro criar o bolo, para depois repartir. E não precisava ter sido assim. O Delfim esqueceu da mudança de perfil da população brasileira, de eminentemente rural para urbana.
    E cadê os empregos para essa nova população urbana?
    Quando se tomaram as medidas para suportar o choque do petróleo poderiam ter adotado um incentivo para a construção civil, grande empregadora de mão-de-obra. E o monetarista Simonsen (fantástico economista) não percebeu isso. Emprego gera renda que gera consumo que gera produção que gera emprego que gera renda de novo e por aí vai.
    E mais um registro – Roberto Campos era apenas um cara de muita visão. Na época, Ministro do Planejamento, era chamado pela Turma do Pasquim de Bob Fields, mas isso não o tornava entreguista.
    Um abraço para todos que contribuem para essa nossa democracia.

  31. servi ao exercito em 6/67. minha famiia nunca fora proibida de fazer ou deixar de fazer o que era legal.pode até ter havido excesso, mais quem não execde no poder?falavam que vedenram o País as multinacionais. hoje mentem, robam, matam,enganam a nação, currupiam suas riquezas e, lamentavelmente,nem exército nem essa anarquia cuida de nos honestos e trabalhadores. viem harmonicamente, políticos, poderes constituídos, forças armadas coniventes e dependenes entre sí. E o povo só toma notrazeiro. Nem somos democracia, pior, vivemos num estado de ANARQUIA POLÍTICA, INSEGURANÇA PÚBLICA E INDIVIDUAL. TRISTE DE UM POVO QUE NÃO DERRAMOU SANGUE PARA CONSQUISTAR SUA TERRA. OLHEM HOJE O JAPÃO,E OS CAMBOJAS DA VIDA E A PRÓPRIA TERRA BOMBARDEADA QUE PARECEM OS PARAISOS TERRESTRES RESPPONDIDOS POE HOMENS QUE SOFRERAM NA PELE O GOSTO DE SER NACIONALISTA.

Comentários não permitidos.