Crescente peso do Brasil exige um novo serviço de inteligência, alertam especialistas

http://www.enciclopedia.com.pt/images/storyhjhjhv.jpgSugestão: Gérsio Mutti

O crescente peso do Brasil no cenário internacional exige uma reestruturação de seus serviços de inteligência, inclusive no que diz respeito ao acompanhamento de fatos e tendências que ocorrem fora do país. O alerta foi feito nesta segunda-feira (2), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), por especialistas que participaram do painel “A importância da atividade de inteligência para o Brasil, sua diplomacia e suas Forças Armadas: causas de seu fracasso em prever movimentos populares no mundo árabe”.

Para lembrar a importância dos serviços de inteligência, o presidente do Capítulo Brasil da Associação Internacional de Analistas de Inteligência de Segurança Pública, o professor Denílson Feitoza, lembrou que o Brasil possui uma das maiores reservas de água doce no mundo e que, até 2050, 45% da população mundial terá menos água do que o necessário para viver. Ele questionou até quando o mundo vai aceitar que o Brasil permita a contaminação de seus mananciais.

– Acabamos de ver uma operação encoberta dos Estados Unidos no Paquistão para matar Osama Bin Laden. Este é um recado profundo. No mundo realista, se chegar momento de se atuar no Brasil, isso será feito – advertiu Feitoza.

Se os serviços de inteligência brasileiros não foram capazes de antecipar as tendências políticas no Oriente Médio, advertiu o professor argentino José Manuel Ugarte, da Universidade de Buenos Aires, nenhum outro serviço de inteligência da América Latina poderia fazê-lo. Isto porque, como observou, esses serviços têm dado prioridade ao que ocorre dentro das fronteiras de cada país.

– Todo país latino-americano que decide ter presença internacional deverá desenvolver capacidades de inteligência no exterior. Praticamente não há país que ocupe um lugar importante que não desenvolva capacidade de inteligência no exterior – afirmou Ugarte.

Ao abordar a incapacidade dos serviços de inteligência em prever a crise política no Norte da África e no Oriente Médio, o professor Eugênio Diniz, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, lembrou que a insatisfação social na região já havia sido detectada. Ele recordou, porém, que as mudanças, quando ocorrem, são muito aceleradas.

– Mesmo nos melhores casos, existe uma limitação. A informação obtida é, ela mesma, cheia de incertezas. É possível antecipar algumas possibilidades de resposta, mas antecipar quando algo vai ocorrer não é possível na imensa maioria dos casos.

Na opinião do consultor legislativo Joanisval Gonçalves, do Senado Federal, falta ao país uma cultura na área de inteligência. Ele defendeu o controle externo e uma nova regulamentação legal dos serviços de inteligência. O Brasil vem alcançando posições de destaque, lembrou, e pode ser alvo de serviços de outros Estados. Ele observou ainda que grandes eventos ocorrerão no país nos próximos anos, como a conferência Rio+20, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

– Estamos preparados para isso? Ainda que não fôssemos alvo de possíveis atentados terroristas, receberemos delegações de vários países que o são – alertou.

Ao comentar a sua decisão de extinguir o então Serviço Nacional de Informações (SNI), quando era presidente da República, o senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da comissão, lembrou uma frase do ex-ministro Golbery do Couto e Silva, segundo a qual ele havia “criado um monstro”.

– Quando decidi extinguir o SNI, nada tinha contra os profissionais, mas sim contra a forma distorcida como o serviço era feito – afirmou.

O senador Luis Henrique (PMDB-SC) pediu que os serviços de inteligência brasileiros dediquem-se à defesa da atividade econômica do país. Ele citou o exemplo do setor têxtil, que emprega 18,5 milhões de pessoas no Brasil. E informou que o setor enfrenta uma “drástica redução de atividade” porque não se previu a redução de plantio de algodão em alguns países, que gerou uma redução da oferta e a elevação do preço do produto em 150% em apenas um ano.

Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o Brasil precisa superar o que chamou de “complexo do SNI”, em uma referência à ligação da imagem do antigo Sistema Nacional de Informações com o regime militar.

Fonte: Agência Senado

11 Comentários

  1. A grande ameaça ao Brasil é a quinta coluna interna.É inegável a necessidade , urgente, de termos um serviço de inteligencia realmente capacitado e bem estruturado, porém alguns traíras, como o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), só pensam em criar controles e restrições contra a ABIN:
    .
    “A Câmara analisa o Projeto de Lei 276/11, do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que cria a Controladoria das Atividades de Inteligência, para fiscalizar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O projeto altera a Lei 9.883/99, que instituiu a agência. Nogueira reapresentou o PL 4025/08, do ex-deputado Raul Jungmann, que foi arquivado ao final da legislatura passada.”
    .
    http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/961/Proposta-cria-controladoria-para-fiscalizar-ABIN
    .

  2. Por muitos anos os serviços de informações, inclusive estaduais,foram muito usados para fazerem fofocarias, denúnicas anônimas fajutas, vigiar grupos como mst, torcidas organizadas e brigas políticas, FINALMENTE DESCOBRIRAM A RODA.
    O bom dessa notícia é o envolvimento dos senadores em questões de defesa que antes não havia.
    Senhores, como humilde sugestão, comecem lendo QUEIME ANTESDE LER de Stanfield Turner e assistam o filme MUNIQUE para iniciar.

  3. Feitosa quanta iluminação heim amigo.Precisou aparecer na midia a violação do espaço aereo Paquistanes para que tivesses um surto de inteligencia rsrs rsrs Faltanos a faculdade da prospecção pois somos desprovidos dela e sabem porque?Porque tudo que gira na esfera de defesa e segurança nossos professores instrutores sempre foram Yankees e aonde que voces ja viram o gato ensinar todos os truques a onça heim…Feitosa amiguinho observando o homem aprendeu conhecer as estrelas,seus movimentos e a identifica-las e aprendeu sozinho mas como aprendermos sozinhos se somos tietes de Mickey Mouse e habitamos o fantastico mundo de Alice heim.Sabe amiguinho Feitosa quando falamos que os EUA e OTAN buscarão meios forenses de tirarnos nossas riquesas e se não conseguirem assim formarão coalizão contra nós e que a bola da vez a muito tempo é o Brasil isso não esta nos manuais de Disney e nem é tempero dos Hamburgueres do McDonalds.Para ter inteligencia condizente meu caro Feitosa necessitas ter este Dom do Espirito Santo e encima disso exercita-lo,desenvolve-lo e isso implica tantas coisas a começar pelo incentivo que o descaso amputa.Mas persevere meu Caro Feitosa pois espermatosoide mole em parede ovular dura tanto bate ate que fura e germina ALELUIA

  4. esse collor deveria ser empalado! roubou, e traiu a pátria. jogou uma pá de cal no sítio de testes das nossas nuks, extinguiu o SNI pra ninguém investigar e limpou os cofres da união com PC Farias, o qual alguém matou como queima de arquivo! quem será q matou? a CIA via seu agente no planalto ou capangas do mesmo?????

  5. .
    .
    1maluquinho:
    .
    Essa foi muito boa mesmo… “e nem é tempero no hamburguer Mc’Donalds” foi magistral, Parabéns!!!
    .
    Quanto ao texto, a frase: “se chegar momento de se atuar no Brasil, isso será feito – ” demonstra claramente que ao contrario do que prega propaganda americana no quadro do “Cronacas de New York” da rede Globo, amiguinhos não existem e ficar fazendo esse tipo de atividade de 5° coluna na mente do Brasileiro pode trazer problemas graves para a segurança nacional… mas para os editore da Globo parece que o verdadeiro problema para a segurança nacional seja que o povo brasileiro tenha capacidade de resistência ao “Libertador Yankee” tanto divinizado!!
    .
    Não sei por que o Brasil tem que ter um quadro em Tele-Jornal que mostra a vida em Nova York, por que não mostram a vida nas capitais brasileiras, mostrando somente os lados positivos como fazem com este tal de Cronacas de New York”??? Isso é pura infiltração de 5° coluna extrangeira mesmo, tudo para minar a capacidade de resistência armada ou contraria a propaganda extrangeira em tempo de crise ou conflito, ou seja, a elite é a que mais ganha com esse tipo de propaganda entreguista e vira-latista, pois no fim das contas com a invasão de uma nação mais rica eles farão excelente negócios, e para essa mesma elite que vai abandonar o Brasil durante a fase critica da agressão extrangeira voando seus jatinhos privados, quem sabe até mesmo verso as terras dos agressores em busca de agua, petróleo ou outro nosso recurso natural abundante, o povo brasileiro não passa de povinho, e pouco importa se vão morrer nos bombardeios ou efeitos colaterais, pois para essa elite nacional brasileira, pobre é podre e tem mesmo é que morrer, mas não antes de deixar a cozinha dos barões arrumada, a roupa lavada e a casa limpa… depois se arruma outro para por no seu lugar, pois devido à concentração de riquezas que tem no Brasil, pobre é que não vai faltar!!
    .
    Maiores poderes e independência para a ABIN ja, e que seja a atividade da 5° coluna americana nas terra brasileiras a sua principal atividade!!!
    .
    Depois uma legislação especifica sobre propaganda extrangeira no Brasil, onde qualquer forma de propaganda extrangeira será primeiro autorizada pelo estado, como uma nova censura em proteção à contaminação do povo brasileiro, mas não em relação a noticias, mas sim as interpretações de noticias, julgamentos de opiniões( onde devem aparecer obrigatoriamente um mínimo de 3 versões contrastantes, uma positiva, uma negativa e uma alternativa) e também autorizada a algo como quadros fixos sobre o estilo de vida de nações extrangeiras, e também o mesmo espaço para se mostrar sem julgamentos os estilos de vida de outras populações contrarias à propagandada, com o mesmo tempo de duração, no mesmo meio de informação e no mesmo horário, ou mesmo numero de palavras caso seja impressa, e com fotos onde a imagem passe sempre os dois lados da moeda… e que se for expresso juízo sobre um estilo de viver por um joranalista, que o mesmo juízo seja pregado no estilo contrario ao propagandado no nosso território, ou seja, se foi com viés considerado “Positivo” pelos censores, que o mesmo seja aplicado ao tema em outras reportagens e informações no mesmo meio de informação que venha de outras nações estrangeiras, e que fique sempre disponível para consulta na internet… pensei demais, mas deixei uma proposta, agora é correr atras!!
    .
    Valeu!!

  6. Até que enfim!… Se começarmos a formar à partir de já, talvez, lá pra 2025 teremos uma legião de “James Bond’s” bem preparados pra dar suporte para, aí sim, que os nossos representantes permanentes no CS da ONU, com direito a veto, não tomem decisões equivocadas e/ou desastrosas no exercício da função… Aí só vai faltar combinar com os Xerifes locais, em qual cadeira sentar… hehehehe

  7. Olá,
    Aqui, quem tem Dom do espirito santo,sou eu, até descobri
    que os yanques controlam a programação da mídia Global lá
    prás bandas do acaraú pior ainda! Nossos olhos já foi…
    Prestem atenção na conduta de alguns… em relação ao
    assunto em referencia…quanto custa? é uma questão de
    confiança.

  8. A Segurança Nacional deveria ser desatrelada dos CACIQUES e ligadas diretamente a Presidencia da Republica mas são tantos caciques,tantos gabinetes que quando algo chega ao destino chega filtrado,pigado ou simplesmente não chega………of topic…Sou contra homofobia mas nessa lei anti-homofobica que estão criando o problema são as entrelhinha.Querem que nossas crianças olhem pessoas do mesmo sexo beijando-se e amassando-se nas ruas e que isso seja visto naturalmente como opcional.Mas pensem na fadiga,no stress do campo de batalha e uma florzinha do seu lado POR FALTA DE FRANGA NOVA MANDEI O FERRO NA MARRÉCA Mas pense tambem na observação avançada ao pipocar de explosões a florzinha ficar istérica ENTÃO NÃO SERA USADO O SUPUSITORIO DE CARNE MAS A ESPADA DE METAL PARA QUE NÃO REVELE AO INIMIGO A POSIÇÃO.

  9. Talvez quando tivermos também um órgão estrutural de inteligência atemporal do Estado brasileiro, independente do governo e da ideologia de plantão, tipo o departamento de estado dos eua, ai teremos um bom e preparado serviço de inteligência, já que inteligência do Estado precisa de demanda de propósitos e ambições nacionais para justificar. Só a segurança da mera soberania econômica para a elite social do país é muito pouco.

Comentários não permitidos.