Defesa & Geopolítica

Exército dos EUA fabrica veículos Stryker reforçados com casco duplo-V

Posted by

http://www.military-today.com/apc/stryker.jpg

Neste verão, os soldados no Afeganistão estarão utilizando os novos veículos de combate Stryker, com projeto de casco aperfeiçoado para protegê-los contra dispositivos explosivos improvisados e minas à beira das estradas.

Nas próximas semanas, os soldados no Afeganistão já verão os 150 novos Strykers com casco duplo-V, ou DVH, projeto que desvia as explosões do veículo e dos soldados que nele estão. O DVH Stryker, com blindagem reforçada, pneus mais largos e assentos que atenuam as explosões, passou da fase de projeto à de produção em menos de um ano.

O casco duplo-V do novo Stryker tem tecnologia comprovada semelhante àquela encontrada nos veículos à prova de minas e protegidos contra emboscadas, ou MRAP, atualmente usados no Afeganistão.

“A rápida resposta do DVH tem a melhor receptividade possível”, disse o coronel Robert Schumitz, gerente de projeto do Gabinete de Gerenciamento de Projetos da Equipe de Combate da Brigada Stryker. “A sobrevivência do soldado é a prioridade número um do Exército. Tão logo determinamos que o esforço para o DVH seria um risco plausível e aceitável, rapidamente nos empenhamos na execução desse robusto programa”.

Engenheiros da General Dynamics Land Systems conceberam o projeto do casco duplo-V e o testaram no Campo de Provas Yuma, no Arizona, em Aberdeen, Maryland, e no Centro Nacional de Treinamento do Exército em Fort Irwin, Califórnia.

“Queríamos aproveitar o formato V e afastar o centro do veículo do solo para aumentar as chances de sobrevivência”, disse Mike Cannon, vice-presidente sênior da General Dynamics Land Systems.

Os veículos passaram por testes reais de fogo, testes de desenvolvimento e operacionais, que se concentraram na proteção da força, em sua segurança, desempenho, confiabilidade e durabilidade.

Já existem 140 DVH Stryker na rede de suprimentos do Exército, e há planos de se atingir um total de 450 veículos.

“O programa Stryker tem respondido bem às ameaças evolutivas”, disse Schumitz. “O DVH Stryker é um programa robusto que contou com total apoio do Exército para aumentar as chances de sobrevivência dos soldados na Operação Liberdade Duradoura”.

Fonte: Diálogo

11 Comments

shared on wplocker.com