China desenvolve helicóptero não tripulado

http://www.i-love-china.net/wp-content/uploads/2011/05/China-Largest-Unmanned-Helicopter-V750.jpg

A China vem demonstrando, nos últimos anos, notável progresso na área aeroespacial, revelando projetos que somente as grandes potências, como Estados Unidos e Rússia, eram capazes de desenvolver até pouco tempo atrás.

Uma das áreas que está aos poucos demonstrando surpreendente avanço na China diz respeito ao VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Os chineses já exibiram em algumas ocasiões, destacando-se o Airshow China, que acontece a cada dois anos em Zhuhai, um diversificado portfólio de projetos de VANT, que vai dos pequenos aparelhos de reconhecimento ASN-15 lançados manualmente até o grande “Tianchi” cujas formas lembram o Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk estadunidense.

Centros de pesquisas da China, em especial a Universidade Politécnica Noroeste, localizada em Xian,  e as Universidades de Aeronáutica e Astronáutica de Beijing e Nanjing, tem trabalhado intensivamente no desenvolvimento de tecnologias para a área de VANT com o objetivo de dar suporte à estrutura organizacional tática C4I (Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência)  do Exército de Libertação Popular da China.

http://1.bp.blogspot.com/-rrNmz4CHeGg/TcbfA75BX6I/AAAAAAAACF0/j_BSuvScpZ4/s1600/Chinese_V750+Pilotless+Helicopter+UAV_2.jpg

Um dos mais recentes desenvolvimentos chineses na área de VANT é o helicóptero V750. Discretamente menor que o Northrop Grumman MQ-8 Fire Scout, o V750 possui um peso máximo de decolagem de 750 kg e capacidade de carregar uma carga útil de 80 kg, incluindo sensores e armas leves. A aeronave pode ser controlada remotamente a uma distância de até 150 km da estação de comando ou navegar autonomamente seguindo um plano de voo previamente programado. O protótipo do V750 foi testado neste sábado (07) na região da província de Shandong.

http://sha1.feeyo.com/news/110507/11050705334671.jpg

Fonte: Tecnologia&Defesa

21 Comentários

  1. Já havia comentado no Cavok, mas vale repetir: Éramos para estar na frente de China, Turquia, Coréia do Sul e Índia. Mas fomos ficando para a trás com essa Helibrás que de brás não tem nada, e não faz mais que apertar os parafusos para montar os Esquilos. E isso durante 30 anos. Agora vão montar EC-725, que está sendo substituído pelo EC-90 um projeto atual e não uma evolução do Cougar. E que será fabricado em uma quantidade muito maior.

    []’s

  2. Caro Nick o que a Helibrás tem haver com isso,pelo que me conste ela é uma empresa privada,e empresa privada não cria,desenvolve projetos por bondade ou patriotismo,a culpa disse é de muitos governos,se não há encomendas não há produto,se não temos um produto desses é porque não houve cliente que fizesse a encomenda,se a Helibras fosse estatal ai sim vc teria razao nas suas críticas,é a mesma coisa,vc como profissional trabalha de graça ?,o mesmo se aplica para a Helibras,se for assim a culpa ´do nosso atraso bélico recai em cima de todas as empresas privadas ligadas diretamente ou indiretamente no brasil.

  3. Volto a repetir aqui o EC725 é um excelente helicoptero,dentro da sua catgoria,robusto,confiavel,é o que garantiu uma maior nacionalização dos componentes,envolvendo empresas do RJ,SP e RS,ninguém aprende a fazer um helicoptero do nível do EC725 da noite para o dia,eu vou dar um exemplo aqui que já dei,o Japão pra chegar ao Mitsubishi Zero,APRENDERAM A FAZER motor de avião apartir de KIT de carros da GM que era exportados para o Japão,o Japão para criar o YAMATO,aprendeu a projetar modernos navios de guerra com os britanicos,que venderam navios aos japoneses,mas não deram as plantas,ensinaram a fazer a manutenção e reparo.E noções de construção,não entregaram as plantas,se queremos um helicoptero melhor que o EC725,que peguemos o projeto dele e a partir dele façamos um melhor,agora criticar o que tem não tem cabimento,o negócio é aprender a fazer,depois desenvolver,até porque pelo que me lembro nenhum dos outros fornecedores de Helicopteros cito a Augusta Italiana aceitou transfererir tecnologia ao nível do EC725,assim fica díficil desenvolver algo,o brasil não sabe desenvolver um Helicotero do nível do EC725,e o pessoal reclama,eu duvido que qualquer outro fabricante abra a sua tecnologia de construção pelo preço que pagamos pelos EC725,do que adianta comprar o melhor Heli do mundo se não temos acesso as suas tecnologias chaves.

  4. Quanto a china,é natural esse desenvolvimento,pois eles tem o segundo maior PIB do mundo um mercado consumidor enorme,isso gera riqueza,e parte dessa riqueza é inventida no setor bélico,é uma política de estado deles.

  5. Barca, a Helibrás era e é uma empresa de capital misto, onde hoje predomina o capital estrangeiro da EADS. Que eu saiba uma das propostas foi criar uma indústria de helis no Brasil. Isso não aconteceu. Talvez com o EC-725 se crie uma cadeia de fornecedores nacionais, ao menos parcial. Mas o principal seria a capacidade de criar os modelos por aqui, como a Embraer faz. Isso não existe, e duvido que fabricando sob licença o EC-725 venha a acontecer.

    Nem estou criticando o heli EC-725. Uns dizem que atendem as FAs outros não. Então fico em cima do muro mesmo. O que se critica mais mesmo, é o custo(quase 2 BH), e certos detalhes do contrato. Se esses 51 helis garantissem que depois deles teremos uma indústria de helis nos moldes da Embraer até apoiaria a iniciativa. Mas não acredito muito não.

    []’s

  6. Quando eles falaram no VANT “Tianchi” lembrar o Global Hawk pensei: será que os chineses não derrubaram um deles, examinaram à pente fino,fizeram engenharia reversa e por tabela uma cópia sua ? Se tiveram informações aos montes naquele episódio do EP-3C,quando um caça J-8 colidiu com um,caiu e o incidente obrigou o avião espião americano a aterrisar numa pista chinesa,quanto eles não terão aprendido com um Global Hawk que é bem possível deles terem derrubado ?

  7. Otíma oportunidade de desenvolvimento conjunto entre Brasil & China , em especial entre China e a empresa Brasileira Flight Solutions + UFMG ( que tem um projeto de hélicoptero vant , de média dimensão ).
    Construindo um demonstrador de técnologia, fica mais facil construir um em escala real.

  8. Salve nick,eu concordo com vc que o preço do EC725 foi caro segundo alguns,mas dentro desse preço está a transferencia de TT,por isso o preço salgado,e eu acho justo pois se cobrar mais pelo Heli vindo um pacote te transferencia,mas estamos engatinhando ainda,mas a engatinhadas largas….rsrs,para termos um domínio completo vai demorar coisa de 15 a 20 anos,isso se for mantido o ritmo de investimentos,mas como o brasil sofre de uma hipocrisia cronica,não duvido que apareça um iluminado de uma ONG ou Pacifista falso que pregue que o brasil não precisa investir em nada ligado a armamentos,pois segundo alguns o brasil não tem inimigos,mas esses se esquecem que o brasil tem riquesas.O que me mete medo em determinados setores das nossas elites é o querer parecer bem para a comunidade internacional,e não se preocuparem com o projeto de nação,o brasil sempre foi assim,primeiro se preocupa com sua imagem de bom moço e se lixa para o projeto de nação.
    Veja eu não sou petista ou defensor fanático dos produtos franceses,mas reconheço que o governo do PT foi o que melhor conduziu esse resurgimento da nossa industria,e os franceses cavaram um bom mercado,e depois os outros países viram o potencial mercado que perderam,vou citar um exemplo,a Inglaterra foi perguntada se ela ajudaria o brasil no projeto do sub,ela negou ajuda,hoje eles viram que levaram uma pernada dos franceses,e tem medo de perder um antigo cliente,e com um poder de compra formidável para o futuro,tanto que a Real Marinha Inglesa ofereceu ao Brasil algumas TYPES 22 para ajudar no patrulhamento da area da amazonia azul,enquanto as TYPE 26 não ficam prontas,eu por exemplo defendo que o brasil entre de cabeça no projeto da BAE,pelo que li vai ser uma fragata avançada,que vai poder receber configurações de diversos fornecedores,fugindo a tradição inglesa de pouca versatilidade nesse quesito.

  9. Uma idéia… União de Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânia, Engenharia das Comunicações, Engenharia Aeroespacial, tudo em pró de um intuito! Satélite Nacional que scaneie em tempo real as variações fluídicas de artefatos bélicos em velocidade no ar em uma dada região. Saberiamos! A posição do agressor, suas movimentações.. tudo! Seria fantástico tanto em guerra como em segurança urbana. Mas também para isto requereria um super-mega-computador para processar tudo sem muito atraso. Mas enfim.. sonhos! heueheh.

  10. A Odebrecht bem que podia comprar a Helibrás.

    Os caras tem dinheiro, e com isso elevariam a Helibrás à outro patamar. Um nível em que a empresa deixaria de ser uma mera montadora e passaria a desenvolver seus próprios produtos.

  11. A muito tempo bato nesta tecla.Um pais com grande area fluvial e maritima a resguardar KD nossos professores pardais para desenvolverem pequenos submarinos não tripulados?Se conseguissemos desenvolver esta arma de propulsão convencional ou atomica,com armamento convencional ou nuclear seria a mais fantastica e letal arma de defesa e garantiriamos nossos interesses.Pensem em subs assim e não metalicos adormecidos no leito de rios e no fundo de oceanos,imperceptiveis e acionados somente para entrarem em ação alem de serem tambem uma eficaz arma de observação e patrulha.

  12. rsrs rsrs e la vem de novo o EC-725 rsrs rsrs que serve ao interesse da Petrobras e as empresas off-shore multinacionais rsrs rsrs Que piada boa heim rsrs rsrs

  13. Por questão geopolítica e se o governo tiver uma equipe que veja o que está na cara e o que está A acontecer adiante :
    NÃO HAVERÁ GRANDES NEGÓCIOS COM OS INGLESES.
    Talvez, depois que algumas pendências forem resolvidas no COMITÊ DE DESCOLONIZAÇÃO DA ONU aqui no ATLÂNTICO SUL.
    Té logo.

  14. A China dá aula de como um governo desenvolve uma naçao e antes que as Escravinhas do Vampiro se descabelem que s~~ao comunas,ditadura e etc olhem no que reflete uma politica objetiva e audaciosa,incentivos de criaç~~oes.Temos quem criar mas nao temos o estado para investir e sim politicos quadrilheiros para nos roubarem o que desenvolveria o Brasil e realmente faria justiça social tirando a parcela misseravel que morre de fome no maior produtor de comida do mundo.

  15. CARLUS ARGUS…Não somos aliados dos Chineses não meu amigo,apenas com estes temos importantes vinculos economico-comerciais.Acho que nosso governo vive uma crise de identidade,não sabe se vai pra la ou se vem pra ca e fica parado se tornando mais vulneravel ainda.Sabem que deveriam fechar com os Russos e se borram de medo da cara feia do Tio San.São induzidos a serem omissos e coniventes nesse sentido por proprios integrantes do governo e por influentes chegados.E nessa indecisão de propria identidade pois de vermelhinhos teem so o nome,hoje estão alegresinhos de habitarem a democracia capitalista e se beneficiarem de todas as regalias e oportunidades que esta proporciona.Mas estão inovando e ja criam um Comunismo New Generation,o comunismo NG Made in Brasilia,arregimentando simpatizantes de todas as camadas de nossa sociedade inclusive militar,para assim se blindarem cada vez mais visando a perpetuação e facilitam a amiguinhos externos,dando grana,os armando aos pouquinhos.Ja ate cogitam desenvolve-los e repassar-lhes etapas tecnologicas.E ao 80% de nossa população heim.Somos nós que carregamos a nação nas costas,que a desenvolvemos com o nosso trabalho,que a enriquecemos com nossos impostos e consumo.Estes são realmente os itens que permite um pais que agoniza a muito tempo ainda crescer e ser a setima economia.Não acreditem nos numeros deles,se não fosse nossos trabalhos,nossos tributos e o nosso consumo estariamos numa resseção aguda e nos comprometendo ate o talo com emprestimos e mais emprestimos.Quando voces verem noticias de superavit da Petrobras lembrem que ela é uma multinacional de capital aberto que não tem condições de extrair as riquesas que temos,que leiloa nossas reservas e que anda como prostituta pelas ruas de New York a mendigar investimentos usando a vitrine do pré-sal e que ja comprometeu o petroleo que ainda nem extraiu…ACORDA POVO BRASILEIRO E MOSTRA A TUA CARA SEM MEDO.

Comentários não permitidos.