Defesa & Geopolítica

China desenvolve helicóptero não tripulado

Posted by

http://www.i-love-china.net/wp-content/uploads/2011/05/China-Largest-Unmanned-Helicopter-V750.jpg

A China vem demonstrando, nos últimos anos, notável progresso na área aeroespacial, revelando projetos que somente as grandes potências, como Estados Unidos e Rússia, eram capazes de desenvolver até pouco tempo atrás.

Uma das áreas que está aos poucos demonstrando surpreendente avanço na China diz respeito ao VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Os chineses já exibiram em algumas ocasiões, destacando-se o Airshow China, que acontece a cada dois anos em Zhuhai, um diversificado portfólio de projetos de VANT, que vai dos pequenos aparelhos de reconhecimento ASN-15 lançados manualmente até o grande “Tianchi” cujas formas lembram o Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk estadunidense.

Centros de pesquisas da China, em especial a Universidade Politécnica Noroeste, localizada em Xian,  e as Universidades de Aeronáutica e Astronáutica de Beijing e Nanjing, tem trabalhado intensivamente no desenvolvimento de tecnologias para a área de VANT com o objetivo de dar suporte à estrutura organizacional tática C4I (Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência)  do Exército de Libertação Popular da China.

http://1.bp.blogspot.com/-rrNmz4CHeGg/TcbfA75BX6I/AAAAAAAACF0/j_BSuvScpZ4/s1600/Chinese_V750+Pilotless+Helicopter+UAV_2.jpg

Um dos mais recentes desenvolvimentos chineses na área de VANT é o helicóptero V750. Discretamente menor que o Northrop Grumman MQ-8 Fire Scout, o V750 possui um peso máximo de decolagem de 750 kg e capacidade de carregar uma carga útil de 80 kg, incluindo sensores e armas leves. A aeronave pode ser controlada remotamente a uma distância de até 150 km da estação de comando ou navegar autonomamente seguindo um plano de voo previamente programado. O protótipo do V750 foi testado neste sábado (07) na região da província de Shandong.

http://sha1.feeyo.com/news/110507/11050705334671.jpg

Fonte: Tecnologia&Defesa

21 Comments

shared on wplocker.com