A Rússia já tem 3 corvetas Projeto 20380

http://navalshow.ru/files/visual/News/IMDS2011/DSC_1652b.jpg

O estaleiro russo “Severnaya Verf” lançou ao mar a terceira corveta multifunções Projeto 20380. A Rússia prevê construir um total de 30 navios desta classe com o primeiro navio lançado em 2006, o “Soobrazitelny”. O segundo navio da classe está agora em testes de mar.

Esta classe foi concebida para a defesa costeira da Federação Russa e são capazes de enfrentar uma série de alvos como navios de superfície, submarinos e aeronaves. O navio tem um desenho furtivo ao radar, infra-vermelhos, e sensores magnéticos.

Os navios têm 105 metros de comprimento e deslocam 2100 toneladas métricas a uma velocidade máxima de 27 nós. Transportam cem tripulantes e possuem mísseis anti-navio SS-N-25, um canhão de 100 mm e vários sistemas anti-aéreos e anti-submarinos.

Fonte: Defpro via Quintus

10 Comentários

  1. Belo projeto, quem sabe um Inhaúma Improved poderia incorporar um sistema antiaéreo de ponto, que é o principal ponto fraco de nossas covertas.

    []’s

  2. Para reforçar a defesa dela nas laterais eu usaria,em vez de apenas os canhões rotativos,uma versão navalizada do módulo de combate terrestre para IFVs GROM,que conta com um canhão de 30mm,que poderia ter seus projéteis dotados de espoleta de proximidade,lançadores de granadas da mesma forma dotados e ATGMs,os quais seriam substituídos por mísseis SA-16 navalizados,tudo direcionado pelos radares de controle de fogo.

  3. Essa corveta Russa se parece muito com nossa corveta BARROSO , as diferenças estão no mastro de técnologias integradas .
    Prova que não precisamos comprar projeto de Fragatas externamente , podemos nos valer do projeto de casco da Barroso e fazer modificações , evoluir o projeto até se chegar no que estaremos adiquirindo do exterior.
    Deixando para comprar somento o que não produzimos localmente , tipo ( SISTEMAS DE ARMAS , SENSORES etc..) ,
    mas provavelmente compraremos outro ” pacote fechado ” .

  4. Isso sim é corveta de verdade mesmo. Seria bom ver umas dessas por aqui. A MB deveria estudar essa possibilidade! Ou desemvolver uma nova classe de corvetas baseadas na Barroso.

  5. Rússia está se equipando bem! vai dar chance de fatearem território nenhum! deles. Bulavas.. topol M.. reforço de guarnição nas fronteiras.. reequipando sua Marinha, está para brincadeira não!. E quanto ao Brasil?.. Está melhorando as coisas.. mas diferenciando as riquezas entre Brasil e Russia, proporcionalmente, o Brasil está muito aquém da defesa de suas riquezas. Até agora só estou vendo projetos e protótipos brasileiros. Joint ventures.. e etc. O paupável mesmo são poucos os projetos de relevancia que estão se encaminhando. Realmente, pela competência das nossas forças armadas, não estamos nús. Porém o inverno está chegando! e aeh? Como que fica?

  6. Esse é o nosso professor pardal, pena que o MD não valorize nossos célebro.Dandolo meu camarada ainda chegas lá, sem sombra de duvida rsssssss.

Comentários não permitidos.