A oportunidade de defender o espaço aéreo brasileiro

http://landman.h1.ru/images/Mirage-2000N-1.jpg

Anastácio Katsanos

Em meados de março, uma coalizão de países atacou a Líbia, para fazer cumprir a Resolução nº 1.973 da ONU, de maneira a impedir os ataques a civis e grupos de oposição pelo regime líbio. A coalizão, mesmo com disputas políticas internas pela liderança e condução da operação, logrou destruir a Força Aérea e as defesas antiaéreas líbias em cinco dias, tendo perdido apenas um avião, aparentemente devido a problemas técnicos. A defesa aérea da Líbia era considerada a segunda melhor da África, superada apenas pelo Egito. Havia sido construída e preparada ao longo de décadas baseada no conceito de defesa aérea da antiga União Soviética, muito conhecido pelas forças da coalizão devido a semelhanças com os sistemas já empregados na antiga Iugoslávia e no Iraque. O sistema de defesa antiaérea da Líbia incorporava sistemas de mísseis e comando e controle atualizados até a década de 80 quando os investimentos nessa área começaram a diminuir. Novos aviões de combate haviam sido comprados pela Força Aérea Líbia, mas não haviam sido recebidos até o início dos combates.

A situação demonstra a importância de um país contar com um sistema de defesa do espaço aéreo atualizado e integrado para garantir sua soberania.

O Brasil enfrenta, há muito tempo, um cenário de fortes restrições orçamentárias no setor de defesa nacional apoiado por uma cultura que não incentiva a ampla discussão das possíveis ameaças ao país e a sua soberania.

A defesa aeroespacial brasileira tem responsabilidades compartilhadas entre as Forças Armadas. Cabe à Força Aérea Brasileira, o comando das operações, por meio do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), a defesa aérea por meio de aeronaves de caça apoiadas por aeronaves de alerta aéreo e a defesa antiaérea das bases aéreas. O Exército tem a responsabilidade de defesa antiaérea de pontos estratégicos do país e de suas próprias forças e a Marinha contribui com a defesa aérea em situações particulares vinculadas a disposição de suas forças. Não cabe aqui comentar a situação das aeronaves de caça por se tratar de tema bastante explorado.

A capacidade de defesa antiaérea disponível no país está tecnologicamente defasada, sendo insuficiente para a cobertura e proteção de pontos estratégicos ou de parcela significativa do território nacional. As razões dessas limitações são todas decorrentes do ambiente orçamentário e não da capacidade das Forças Armadas em desenvolver requisitos e conceitos operacionais avançados para fazer frente a possíveis ameaças. Estas desenvolvem e atualizam continuamente sua doutrina e têm acompanhado a evolução dos sistemas disponíveis no mercado,

Surge agora uma janela de oportunidade para uma transformação radical dessa situação.

A partir dos atentados terroristas de 2001, as agências e organizações internacionais passaram a exigir que os grandes eventos esportivos tenham uma proteção aérea adequada. Trata-se de um assunto que não é normalmente discutido junto ao público, mas que demanda forte planejamento, mobilização, integração e envolve altos custos. Eventos como a Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos são considerados como eventos com alta criticidade com relação a riscos de atentados terroristas. A proteção de grandes eventos deve ser feita por combinação de defesa aérea associada à defesa aérea integrada. A defesa antiaérea para grandes eventos deve ser altamente integrada e otimizada para uso em ambientes urbanos. Os sistemas de armas devem minimizar possíveis efeitos colaterais sobre a população civil e a cadeia de comando e controle precisa ser bastante robusta para evitar erros de identificação de alvos.

A Copa de 2014 representa um dos maiores desafios em proteção de grandes eventos em todos os tempos. As dimensões do país, a diversidade geográfica e ambiental, o atual estado dos sistemas de defesa aérea e antiaérea, a quantidade de cidades-sede (12) a ser protegidas, o tempo disponível para a compra, recebimento, treinamento e operacionalidade de um novo e moderno sistema de defesa antiaérea são os grandes desafios.

Se não forem atendidas as exigências de segurança para os grandes eventos, tanto a FIFA como o COI podem cancelar os eventos no país e transferi-los para outros países. Essas organizações têm diversos planos de contingência. Em uma Copa do Mundo recente, o país foi obrigado a alugar sistema de defesa antiaérea de outros países e pagou o que pediram para isso. Além disso, e muito mais importante, as características peculiares, protocolos e procedimentos do país foram expostos aos países que alugaram e operaram os sistemas no país, em uma clara violação de soberania.

Os grandes eventos esportivos no Brasil representam uma oportunidade única para a aquisição de um novo e moderno sistema de defesa antiaérea. Essa oportunidade permite uma transformação radical na capacidade de defesa antiaérea do país.

A indústria nacional deverá ser profundamente envolvida no novo sistema, desde novas tecnologias de radar e sensores, mísseis com sistemas de guiamento avançados, sistemas integrados de comunicação e comando e controle.

A janela de tempo para tal decisão se fecha ao longo do ano.

Fonte: Revista Força Aérea, nº 69

19 Comentários

  1. O tempo está se esgotando 2014 é pra já, passa voando e o andar da carruagem ainda é lento, é esperar pra ver!

  2. Mesmo que um caça seja escolhido hoje, dúvido muito que ele chegue antes de 2014.
    Então se for pensar em algum caça, que seja pra “talvez” as olimpiadas.

  3. E largar mão dos desvios de verbas, parar as obras “estranhas” do PAC, de alguns Estados pararem de mamar no governo? odem desistir. É umaquestão de prioridade, e atualmente no Brasil a prioridade é a de quem vai levar mais e o povo que se F….

  4. E o silencio continua.

    Não há mais noticias sobre aquisições, ta tudo parado.

    Até quando? Será que nossos meios de defesa antiaerea vai
    ser esses que temos hoje?

  5. Com relação à Líbia ou qualquer país que queira ter um sistema de defesa aéreo sério responsável e que não seja previsível é : FAZÊ-LO MÓVEL.
    Radares que voam, Awacs , e em terra móveis como o Saber 60 e logo, por favor, Saber 200, é o mais lógico e inteligente.
    Me lembro que no início do conflito da Líbia todo mundo sabia onde estavam os radares e mísseis líbios com imagens do Google Hearth, aí não dá.
    É construir pra ser destruído.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/AWACS
    http://www.youtube.com/watch?v=yydPirTjWFg&feature=player_embedded

  6. AO FEH ,, EU DUVIDO E SE COMPRA NE, ACHO QUE SE COMPRA VAI SER EM 2030 RSRSRSRS, NE E OLHA LA EM, E DILMA ?????? ATE AGORA NÃO ESTA FAZENDO NADA PARA O BRASIL ,,ATA SIM DESCUPA TA SUBINDO A GASOLINA DO BRASIL QUE SAUDADES DO LULA

  7. Каддафи опоздал с модернизацией системы национальной ПВО!!!
    Вооруженные силы Ливии, в первую очередь, опоздали с модернизацией системы ПВО, что фактически сделало территорию страны беззащитной от ударов авиации и крылатых ракет сил коалиции.
    Отсутствие современных систем ПВО позволяет систематически и без потерь осуществлять авиационные и ракетные удары по всей инфраструктуре ВС Ливии (ВВС, Сухопутные войска и флот).

    Авиация ВВС Ливии, так же как системы ПВО, безнадежно устарела и не может даже в минимальной степени противостоять истребителям сил коалиции.

    Следует отметить, что Ливия могла стать первым заказчиком самых современных истребителей Су-35 , а также Су-30МК.

    По системам ПВО на переговорах с Россией речь шла о закупке нескольких дивизионов ЗРС дальнего действия С-300ПМУ-2 и до 20 ЗРК малой дальности «Тор-М1».

    Закупка только этих систем вооружения без учета остальных планируемых поставок обеспечила бы надежное прикрытие большей части территории Ливии. В этом случае большие потери стран коалиции были бы неизбежны. Не исключено, что в перспективе «неприемлемых» потерь, от военной операции вообще пришлось бы отказаться.

    Россия только собиралась приступить к крупным поставкам вооружений Ливии, причем Москва пробилась на этот рынок в жесткой конкурентной борьбе с ведущими западноевропейскими поставщиками вооружений, прежде всего Францией и Италией, которые заняли ключевые позиции на рынке Ливии после отмены эмбарго на поставки ВВТ Триполи.

    В то же время, западные страны за период с момента отмены эмбарго до начала 2011 года поставили Ливии системы вооружения, которые не являются ключевыми для обеспечения обороноспособности страны. Отчасти это объясняется тем, что ВС Ливии очень избирательно походили к закупкам вооружений и из «осторожности» начали модернизацию со «второстепенных» систем оружия.

    Бразилия, безусловно, должна сделать для себя выводы из ливийских событий
    Ход операции в Ливии наглядно показал значимость надежной современной системы ПВО/ПРО для обеспечения обороноспособности страны, что может привести к еще большему увеличению спроса на мировом рынке на российские системы ПВО малой, средней и большой дальности.

    Высокий спрос на мировом рынке оружия на зенитные ракетные системы дальнего действия С-300 обеспечен их превосходством над американскими аналогами.

    По основным боевым характеристикам ЗРС С-300 функционально значительно превосходит аналогичный американский комплекс ПВО «Пэтриот».

    На мировом рынке средств ПВО малой и средней дальности представлено значительно большее количество конкурирующих систем и стран. Однако и в этом сегменте лидерство России неоспоримо, поскольку в отличие от использования другими странами в своих низкобюджетных комплексах серийных ракет класса «воздух-воздух» или ПЗРК, Россия поставляет полноценные высокотехнологичные зенитные ракетные системы. В этой связи не случайно, что в последнее время отмечается повышенный спрос на ЗРК «Тор» и «Бук» различных модификаций, а также ЗРПК «Панцирь-С1». С учетом событий в Ливии, спрос на российские комплексы может еще более возрасти.

    БРАЗИЛИЯ КАК И ЛИВИЯ ИМЕЕТ КОЛОСАЛЬНЫЕ РЕСУРСЫ,И МОЖЕТ КТО-ТО СКОРО ЗАХОЧЕТ И В БРАЗИЛИИ НАВЯЗАТЬ ДЕМОКРАТИЮ С ПОМОЩЬЮ БОМБ И КРЫЛАТЫХ РАКЕТ

  8. O Brasil não é uma país sério. É o país do faz de contas.
    Só vejo uma solução para sermos sérios: Regime da China com Tiro na Nuca.

  9. LULA o maior Presidente quer o mundo já conheceu.É do tamanho do Brasil a responsabilidade que LULA tem para o mundo.

  10. Infelizmente estou deixando de ter esperanças.Pelo andar da carroagem e pelo ronco desse berro o Brasil ja levou ferro.O que veremos são paliativos e maquiações.Ate parece que o meio politico visa deixar os meios de segurança e defesa e tambem o povo sem capacidade para assim se precaverem contra insurgencias ja que o indice de descontentamento embora manipulado e remediado com docinhos cresce com insatisfação não somente nessas areas mas tambem em saude e segurança publica.Somos tão covardes que não conseguimos dar um basta na violencia e sim crirmos mecanismos para desalojarmos o crime transferindo-os para outras areas.Veremos uma proteção as localidades sedes e nada mais e depois tudo como era antes no pais de Abrantes.Ate mesmo esse fluxo de empresas do setor gerando euforia nas internas que mesmo fora do ramo se articulam para morder o pernil pra mim não é motivo de comemoração e sim de apreensão.Sempre citei isso e sempre citarei,nossa maior deficiencia é justamente capacidade zero em defesa aerea.Sistemas de defesa antiaerea e antimisseis são as unicas armas capazes de produzir pesadas perdas a um superior invasor.Precesamos ter essa capacidade mais urgentemente que novos caças e outros NAes sucatõesNo caso dos Caças eu dou total razão ao pensamento de Ozires Silva de que deveriamos a muito tempo ter-mos dado a incumbencia do FX a FAB e a EMBRAER para que elas lançassem licitação de consorcio e que os Caças viessem a ser desenvolvidos aqui no Brasil.Defesa era para ser planejada e desenvolvida por militares e não por civis como pastas civis não devem ser adiministradas por militares.Cada um no seu quadrado.Quando vemos politicos planejando estrategias de defesa e aquisições de material de defesa vemos o que vemos,lobbyes,beneficiamentos,propinagens,entreguismos,leiloamento do Brasil a quem der mais agrado.No fim compromete a capacidade que reflete na operacionalidade.So mudaremos isso quando sairmos pra rua botando a boca no trombone e eles vierem nos dar porrada e nós cairmos dentro deles todos passando-os todos a espada e moralizando de vez esse pardieiro REPUBLICA DE RATAZANAS.

  11. Não acredito que a Presidenta DILMA, esteja dormindo no ponto;em posse do parecer
    técnico militar alertanda sobre as exigências de segurança e defesa certamente estara trabalhando no projeto, FIFA/COI, segundo a imprensa ela não dar mole aos incompetentes, apenas tolera, faz parte do jogo. Mestre sempre Mestre, vê passado. Acredito sempre no bom senso e na atuação da Presidenta, ela não vai deixar o povo passar vergonha. Somos o país do futebol, não tem lógica perder a sede dos maiores eventos do planeta só porque meia dúzia de politicos corruptos vira-casaca desejam,são ratos, chubinho neles!
    Esquecí, mesmo com as tais de medidas provisoria extintas como eles querem, não irão conseguir acabar com a nossa copa, nem mesmo com ajuda dos yanques.Eles querem tudo!
    As medidas provisórias é uma arma que poderão acelerar os projetos da copa. Não gosto das MP mas as vezes são necessárias.

  12. Рустам другу. Я надеюсь, политиков моих родителей перестать быть трусами и независимую позицию в выборе самолета, а также сколько aereas.Eu оборону в Бразилии хотят Су-35 в ВВС Бразилии, а также платформы Tor и S JA-300.Desde поблагодарить всех сотрудничества в данных, которые вы с вашей информацией и помогает в materias.Um обнять своего друга.

  13. O Rustam, que escreveu em russo disse que o Brasil não é democrático? No final do comentário ele diz mais ou menos isso: ” O Brasil é como a Líbia… pode alguém querer no BRASIL impor a democracia com bombas e mísseis de cruzeiro”
    PÔ ele tá muito bem informados sobre o Brasil né? rsrsrssrs.

  14. eu ateh um tempo atras eu acreditava nesse país …
    populaçao que nao queh saber da soberania do pais e o governo nao faz nd
    politicos de merda
    eh na paz que se prepara pra guerra
    cortaram dinheiro da PF
    cortaram das forças armadas
    cortaram de um monte de lugar estrategico
    e tirou o fx-2 da lista de prioridade
    que pais eh esse q gente eh essa que governa esse pais.
    ontem msm vi uma reportagem que os senadores aqui do rj
    iria receber uma verba de 3 milhoes pra comprar cada um um carro de 70 mil
    isso nao chega nem ser um comentario e sim um desabafo.

    General augusto heleno no canal livre domingo 😉

  15. RENATO meu amiguinho em toda historia da vida animal e o ser humano é um animal a unica reinvidicação popular é PÃO DE GRAÇA E VIDA LONGA PARA O REI se isso conceder.

Comentários não permitidos.