Documentos vazados pelo Wikileaks revelam corrida por recursos do Ártico

http://www.rightpundits.com/wp-content/photos/Arctic_Cold_War.jpgleia Também, PROJETO KRIOS

Telegramas secretos da diplomacia americana divulgados pelo site Wikileaks mostram que diferentes países estão ”cavando” o Ártico em busca de recursos como petróleo, gás e até rubis, enquanto a camada de gelo da região vai diminuindo.

Os documentos mostram que países com territórios no Ártico, entre eles os Estados Unidos e a Rússia, estão procurando reivindicar áreas da região, cujo gelo vem sofrendo os efeitos do aquecimento global.

Segundo os telegramas diplomáticos, o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Per Stig Moeller, brincou com os colegas americanos, dizendo: ”Se vocês ficarem de fora, nós é que iremos cavar o Ártico”.

A Groenlândia é um território autônomo dependente da Dinamarca, mas os telegramas mostram que diplomatas americanos acreditam que a Groenlândia está ”claramente caminhando para a independência” e veem nisso uma ”oportunidade única” para companhias americanas de petróleo e gás se estabelecerem na região.

Em outro trecho divulgado, o embaixador americano na Dinamarca, James P. Cain, comentou que ele havia apresentado governantes da Groelândia a financistas nova-iorquinos, de modo a ”ajudar os groelandenses a assegurar os investimentos necessários para realizar tais explorações”.

Disputa

Nesta quinta-feira, ministros das Relações Exteriores dos oito países que integram o Conselho do Ártico – Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia e Islândia – tiveram uma reunião em Nuuk, na Groenlândia, com o intuito de assinar um tratado sobre operações internacionais de busca e resgate no Ártico e para discutir os futuros desafios na região.

A corrida pelo Ártico se acelerou em 2007, quando o explorador polar Artur Chillingarov usou um submarino para fincar uma bandeira da Rússia no leito oceânico do Polo Norte.

Os documentos revelam que uma alta autoridade russa afirmou que os americanos viram no gesto uma medida orquestrada pelo Kremlin e que Chillinganov estava ”seguindo ordens do partido governista Rússia Unida”.

Eles também mostram comentários feitos pelo embaixador da Rússia na Otan, Dimitry Regozin, segundo os quais ”o século 21 verá uma corrida por recursos e que a Rússia não pode ser derrotada nesta luta”.

Os telegramas da embaixada dos Estados Unidos também expressam preocupação com as reivindicações territoriais do Canadá na Passagem do Noroeste – uma rota marítima no Oceano Ártico.

Interesses

Eles mostram ainda que em 2008 a embaixada dos Estados Unidos em Ottawa pediu ao governo americano que adiasse uma nova diretriz por parte do presidente, argumentando que ”os Estados Unidos precisavam exercer uma presença internacional mais ativa e influente de modo a proteger seus interesses no Ártico”.

Representantes da diplomacia americana estavam temerosos de que se a medida fosse divulgada antes da eleição federal no Canadá, o Ártico se tornasse um tema eleitoral e teria um ”impacto negativo nas relações entre Estados Unidos e Canadá”. A nova diretriz acabou só sendo divulgada após as eleições canadenses.

Os telegramas exibem ainda a reivindicação do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, de que a Otan se mantivesse de fora do Ártico – um tema no qual ele estava de acordo com a Rússia.

Ele teria dito que alguns países europeus que não possuíam territórios no Ártico estavam tentando usar a região para obter ”influência em uma área a que eles não pertencem”.

Tom Burke, que oferece consultoria para o governo britânico e para a companhia de mineração Rio Tinto, disse à BBC ”que a camada de gelo está diminuindo muito mais rápido que o esperado” e que, por isso, ”todos os que acreditam que têm uma chance de conquistar esses recursos quer chegar lá e firmar a sua reivindicação”.

Fonte: BBCBrasil

19 Comentários

  1. AU FIM DO MUNDO GENTE ((segundo os quais ”o século 21 verá uma corrida por recursos e que a Rússia não pode ser derrotada nesta luta))OLHA a terceira guerra mundial ae

  2. Cadê as ONGs ?vão destruir o Ártico pessoal! Cadê as resoluções da ONU para preservar o Ártico? CADÊ AUTORIDADES DOS EUA E EUROPA DIZENDO QUE PRESCISAM INTERNACIONALIZAR O ÁRTICO PARA O BEM DO PLANETA ?

  3. Essas “Ortoridades” aêh estão profunfamente envolvidas no sque aos artico..e mt em breve a amazônia, temos de abrir n olhos e nos armamos até os dentes..como o Chile e a Venezuela…aliás p quê e pq!?!?

  4. Pois é Cesar Pereira, taí uma importante questão: cadê as ONGs??? Cadê o exterminador do futuro, quero dizer, da soberania brasileira e seu diretor? O greenpeace não protestou contra o derramamento de óleo no golfo do México, não dá sinais de protesto nesse episódio do Ártico, mas quando se fala em submarino nuclear brasileiro, lá estão eles! Convocam os traidores brasileiros para manifestações com suas simulações de vazamento radioativo. É claro que o PV não fica de fora dessa polêmica.

    As “operações internacionais de busca e resgate no Ártico e para discutir os futuros desafios na região” são para buscar e resgatar o dito petróleo e os desafios que essa atividade condiciona, só se for! Imaginem o caus se ouver derramamento de óleo nessas águas!!! Esses países querem lançar ainda mais poluentes no ar e em uma região frágio. Baleias e ursos polares da região serão extintos, afetando a cadeia alimentar local. É provável que navios baleeiros se aproveitem da situação para caçar.

    Será que essa situação pode desencadear uma corrida armamentista, ja que se trata de interesses em jogo? Rússia e Estados Unidos não são flores que se cheire nem cultive.

  5. No segundo parágrafo diz:Estados Unidos e Rússia estão querendo reivindicar áreas da região…Quem vai peitar eles? Ninguém.Eles se baseiam em quê?Na diplomacia e no diálogo como o nosso governo sempre pregou, ou em seus aparatos militares!Ainda bem que aquela obsessão de CS da ONU parece que está diminuindo.SDS

  6. Hummmm que legal Assange agora é benfeitor mundial né e o Wikkileaqs fonte confiavel de noticias né mesmo mas quando denunciou o MD-X9 YANKEE JOBIM de ser informante da diplomacia Americana as ESCRAVINHAS DO VAMPIRO SE DESCABELARAM pois produziam materias PIGadas diarias enaltecendo o TRAIRA e ja o pré-lançando como candidato a Presidencia e o unico politico descente e confiavel não é.Ate pregavam contra o poder constituido não foi,justamente os que acusamos de corruptos,os Senadores e Deputados da Republica os unicos que com a justiça federal poderiam embassar a articulação golpista que manipulavam não é….PALMINHAS PRA VOCES VERDADEIROS “PATRIOTAS” ou seria mais sensato dizer VERDADEIROS DESCENDENTE DE ARARIBÓIA O GRANDE TRAIRABÓIA O PRIMEIRO VENDILHÃO BRASILEIRO……..E aproveitando o espaço CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 YANKEE PRA RUA OU PRA LUA

  7. Com os 55 bilhões do trem-bala dava para desenvolver nossos mísseis antinavio, construir mísseis de longo alcance e bombas atômicas.

  8. 1Maluquinho, é p isso q serve a contra-informação Pigada…e tem pessoas querendo esse casra como presidente….votem no ex-Gen.HELENO, ele saca de segurança e defesa…o resto é o resto. sds.

  9. Por enquanto estão de olho no ártico, logo estarão se voltando à antartida… por que não se inicia (o Brasil) junto com os paises da América do Sul para a divisão, entre nós, da antartida ?? sabe-se dos imensos recursos naturais existentes lá, precisamos “chegar primeiro”. será que um dia teremos politicos com visão de estado, em vez de “visão de bolso” ???

  10. o proximo alvo sera o brasil tomara logo os americanos ja reivindicaram que todos os paises da america do sul ja são suas colonias falta so a anexação como ja vem sendo feita no brasil aos poucos e facilmente com a ajuda de politicos e parte da população diferente de venezuela equador e bolivia que faram uma resistencia

  11. Não so EUA e Russia estão de olho no Artico.Tem suecia,Dinamarca,Finlandia,Canada e etc. No fim tudo se divide entre EUA e Russia e as sobras menos importantes entre os demais.Depois ai sim a coisa fica feia quando forem rapartir a Antartida e quererem rapartir o Atlantico Sul…..BOMBA ATOMICA JA POIS MESMO SEM TER COMO ENTREGA-LA O SIMPLES FATO DE TE-LA JA LHES DARA A CERTESA DE HABITAREM NO ÉDEM CONOSCO.

  12. Rogério tú és uma tiete bolivariana mesmo.. rsrsrs, esses países se afundam em miséria e tú ainda quer usá-los como exemplo para o Brasil?

  13. Hummmm que bonitinho então Hugo Chavez é o unico baluarte da desesperada resistencia dos descamizados para não serem desalojados das ricas terras que ocupam sem capacidade de mantene-las,desenvolve-las e defende-las né mesmo e a incondicional associação com estas ratazanas e o repasse de todos os nutrientes possiveis a estes fara bem ao ninho dos roedores desdentados que ressuscitam o falido pensamento de que a autonomia consiste numa medievalização Albanizada da parte linda e inocente do globo rsrs rsrs Hugo Chavez é MADE IN CIA,faz jogo duplo,serve aos propositos de Washington e so tolo não encherga isso.Falta-nos um Cunhãmbebe sem rabo preso e com moral que una todas as tendencias superando diferenças e animosidades formando uma solida Confederação com um unico pensamento e objetivo LIBERDADE ou quem sabe um D.Pedro II que tenha unicamente na mente e coração modernismo e idependencia pois não possui ganancia por ter sido concebido de alma rica e espirito prospero…ABAIXO A REPUBLICA DAS RATAZANAS E VIVA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 YANKEE PRA LUA OU PRA RUA

  14. A Groenlândia é um território autônomo dependente da Dinamarca.

    Os países imperialistas estão se lixando para a Dinamarca.

    A lei dos mais fortes.

Comentários não permitidos.