Defesa & Geopolítica

EXCLUSIVO: Vídeo mostra o lançamento da bomba guiada SMKB-82 da Britanite por um Super Tucano da FAB

Posted by

A revista ASAS mostra com exclusividade, num verdadeiro furo de reportagem, o vídeo do primeiro lançamento da bomba inteligente SMKB-82 (de 241kg) feito pela Força Aérea Brasileira.
Lançada a partir de um Embraer A-29B Super Tucano, FAB 5945, o teste foi assistido por pilotos de ensaios em voo do Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV), que fica sediado em São José dos Campos (SP).
A Britanite Defence System, em parceria com a Mectron Engenharia, Indústria e Comércio S.A e com o apoio do Comando da Aeronáutica, desenvolveu um kit que transforma bombas “burras” de queda livre Mk.82 e Mk.83 (460kg) em bombas de precisão guiadas por satélite e sistema de navegação inercial (INS).
Utilizando o moderno sistema de comunicação sem fio (wireless), a aeronave repassa para o computador central da bomba as coordenadas de satélite do alvo a ser atingido. Ao ser lançada, a bomba passa a usar a navegação inercial para atingir o alvo.


Além de possuir um baixo custo de aquisição e manutenção, o kit é extremamente leve e com pequenas dimensões, podendo ser facilmente instalado na aeronave sem causar grandes problemas de integração.
A outra vantagem é que os ataques podem ser feitos a uma distância e altitude maior que o convencional, expondo muito menos o piloto, a aeronave e muitas vezes sem despertar os sistemas de defesa aérea do inimigo.

Fonte: Revista Asas

33 Comments

shared on wplocker.com