Avião militar cai e piloto morre no Rio Grande do Norte, diz Aeronáutica

Foto: Ricardo Pereira-Plano Brasil

Militar fazia voo solo com caça A29 em curso para piloto, diz assessoria.
Aeronave caiu entre as cidades de Pureza e Maxaranguape.

Um avião de caça A29 (semelhante ao da Foto) da Aeronáutica caiu na manhã desta quinta-feira (12) em Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo a assessoria de imprensa da FAB, o piloto, um militar, estava sozinho na aeronave e morreu na queda.

Segundo a FAB, o militar fazia um voo solo durante um treinamento previamente planejado. A instrução fazia parte do curso de piloto de caça realizado em Natal pela Aeronáutica.

O acidente ocorreu quando a aeronave já estava há algum tempo voando e caiu entre as cidades de Pureza e Maxaranguape, no Rio Grande do Norte.

Um helicóptero de resgate foi acionado logo após o ocorrido. As causas da tragédia ainda não são conhecidas.

Fonte: G1

24 Comentários

  1. Canal Livre

    Recém colocado na reserva, o General de Exército Augusto Heleno será o entrevistado, no próximo domingo, a partir das 23h 30min, do programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes.

  2. Que maré de azar hein, só neste ano já se foram dois super tucanos e um helicóptero da marinha…

  3. Mas 1 ST fora de combate e mas 1 piloto tb.
    Mas agora vamos ver até quando vai demorar para repor as perdas dos ST.

    Abs.

  4. Acontece. Há estatística de queda de aeronaves.
    Certa vez li uma estatística de queda de helicóptero militar na França. A cada 5.000 horas cai 1. Temos que levar em conta, de que o clima na Europa é mais hostil que no Brasil, por isso aqui cai menos helicópteros.
    Daria para reduzir 90% dessas quedas ? Sim. Como ? Fabricando os aviões com mais dispositivos de segurança, mas isso encarece as aeronaves.

  5. Lembrem-se do termo usado por Jobim o MD-X9 quando da divulgação da contenção de gastos ele citou cortes na MANUTENÇÃO OPERATIVA Somente Jesus pode conduzir e trazer em segurança nossos pilotos militares.Pode ter ocorrido tanta coisa nesse episodio,ate mesmo mal subito impossibilitando o piloto de ejetar-se.Fato extranho tal o nivel de segurança desta aeronave.Minhas condolencias a familia deste bravo soldado.Rendo homenagens para nossos guerreiros e jamais para extrangeiros principalmente Americanos.

  6. minhas condolencias a familia deste bravo piloto brasileiro,e resta aguardarmos as causas deste acidente que é meio misterioso pois não deu tempo do piloto egetar,e segundo um morador do local o caça teria explodido no ar e caio como uma bola de fogo.

  7. Quero desejar meus sentimentos para a família desse bravo militar, e que Deus o acolha na sua eternidade. Em segundo lugar dizer que se a frota não for atualizada e se aqueles 36 que estão prometendo faz tempo não chegarem, pode haver outros acidentes. Espero que não.

  8. Se a queda dessa aeronave foi por falta de manutenção adequada…é o fim da picada,é brincadeira de mal gosto.Meus pêsames aos familiares e amigos,tombou no cumprimento do dever.BRASIL…SDS

  9. Ao ver o perfil do bravo piloto Danilo no facebook a dor é maior ainda por perdermos um jovem piloto que ainda teria muito a contribuir com a defesa da Patria.Espero que sejam esclarecidas com transparencia as causas deste triste acontecimento.Se for constatado falta de manutenção a culpa é de Politicos e todos sem exceçãoUm pais que faz contenção em manutenção operativa é uma covardia e alta traição a defesa da Patria e ao interesses do Brasil.Se querem contingenciar aquisições para se equilibrar a economia arrombada pela gastança desenfreada de um pinguço cascateiro tudo bem mas impedir que nossos soldados façam com o maximo que podem o minimo possivel para defesa e patrulha do pais é a maior covardia com eles e considero como alta traição a patria.É o mesmo que dizer ao cobiçador oportunista,venham as portas estão abertas e eles não tem nem como se defenderem.Um dia tudo isso sera levado a justiça que é igual para todos e pagara quem tiver de pagar tenham certesa.

  10. Lembram da invasão do Alemão os 600 invisiveis?Com toda manipulação,pressão,acobertamento e interferencias dentro de gabinetes tentado disvirtuar nossa inteligencia e segurança apareceu ou não apareceu os bundas sujas negociando com a narco-guerrilha nas escutas sob amparo da justiça realizada pela PF?Hoje os bundas sujas estão em liberdade e ainda tem quem se diz vitima de perseguição racial por ser negro.São vitimas.Apesar de tudo ainda temos Brasileiros que lutam contra o tsunami vendilhão,que não temem peixes grandes.A todos estes e a todos nossos bravos soldados devemos respeito e adimiraçãoA todos os tipos de trairas as espadas os aguardam.

  11. Falha pessoal ou técnica.

    Se a falha foi pessoal, pode ser mal súbito do piloto, imperícia, imprudência, negligência, falha na manutenção, fraude, etc.

    Se a falha foi técnica, pode ter sido fortuita (imprevisível), de manutenção, de fabricação, etc.

    Se foi de manutenção, cai na falha pessoal.

    Outros motivos: Clima, pista danificada, má orientação dos orientadores de voo, etc.

  12. Pelo que andei lendo e assistindo nas reportagens..o avião parece que explodiu no ar, por isso não deu tempo de ejetar..

    Minhas condolencias a familia

  13. mandei uma carta de condolencias a mãe dele. Que Deus conforte o Coração dessa mulher que com certeza tinha muito orgulho desse rapaz

  14. Pesquisem tribuna do norte! verão o jornal informando que testemunhas disseram que a cauda da aeronave estava pegando fogo!… MUITO ESTRANHO!.. a cauda?… putz.

  15. Foi dificil ver o perfil do rapaz no Facebook. Pior e visitar a mae dele e como ela estava orgulhosa do solo de seu filho. terrivel

Comentários não permitidos.