O governo desiste de explorar todo o potencial hidrelétrico da Amazônia

http://2.bp.blogspot.com/_MIi_T2YgbaA/S-q6AB99bTI/AAAAAAAAAEI/SbZIN0PwVkY/s1600/hidroeletrica.jpg

Por Ricardo Rego Monteiro

Decisão não inclui a polêmica usina de Belo Monte, mas afetará outros cinco projetos também localizados no rio Xingu, no Pará.

O governo desistiu definitivamente de explorar todo o potencial hidrelétrico da Amazônia.

A decisão, acertada em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), se deve não só à complexidade de empreendimentos em região tão sensível do ponto de vista ambiental, como também à promissora oferta de gás natural dos campos do pré-sal, na Bacia de Santos.

Embora resolva um problema, ao poupar parte do bioma amazônico, a decisão cria outro, ao exigir soluções que reduzam o impacto tarifário de gás tão caro quanto distante do litoral brasileiro.

Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim lembra que a Amazônia concentra praticamente 70% dos aproveitamentos hídricos ainda com potencial energético do país.

Embora faça questão de desvincular a decisão dos arranhões na imagem do país provocados pela pressão internacional contra a usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), Tolmasquim é taxativo: as restrições ambientais da Amazônia impõem um limite de, no máximo, 20 anos para aproveitamento do potencial energético da região.

“O país não aproveitará todo o potencial hídrico da Amazônia para geração de energia”, afirmou Tolmasquim ao Brasil Econômico.

“A exploração desses potenciais se esgotará em, no máximo, 20 anos. Depois disso, o país terá que buscar outros meios de ampliar, no longo prazo, a oferta de energia. Em infraestrutura, 20 anos é um prazo que não é longo. É logo ali.”

O executivo assegura que a decisão nada tem a ver com as pressões de Organizações Não-governamentais (ONGs), cineastas e até da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Embora o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, tenha recuado recentemente das críticas da Comissão de Direitos Humanos do órgão – o que criou uma crise com o governo brasileiro -, especialistas lembram que o episódio maculou a credibilidade do país na área ambiental.

As vítimas mais visíveis do recuo do governo, admite Tolmasquim, são os projetos previstos para o Rio Xingu, no Pará.

Lá, onde será erguida a polêmica usina de Belo Monte, não será construída nenhuma das outras cinco hidrelétricas previstas originalmente desde os anos 1970.

O executivo evita especificar que outros empreendimentos serão sacrificados, mas afirma que a decisão não afeta Belo Monte e outras que dependem apenas de licenciamento para o governo leiloar.

Apesar do recuo, Tolmasquim refuta críticas quanto aos impactos das hidrelétricas sobre o meio ambiente. Afirma que, ao contrário, tais usinas podem representar um salto não só do ponto de vista ecológico, mas social, mesmo na Amazônia.

“Hoje, o conceito que orienta esse tipo de construção é diferente do que prevalecia há alguns anos”, diz. “Uma hidrelétrica é muito mais do que só uma fábrica de energia; é um vetor de desenvolvimento. Sem Itaipu, por exemplo, a região de Foz do Iguaçu e o Paraguai, principalmente, seriam muito pobres.”

Apesar de só agora confirmar oficialmente a moderação na proposta de exploração hídrica da Amazônia, Tolmasquim afirma que a decisão foi tomada, oficialmente, no ano passado.

Na ocasião, uma reunião do CNPE avalizou a proposta, que cria, no entanto, um novo desafio para o governo: reduzir ao mínimo o impacto da comercialização do gás do pré-sal para os consumidores.

Embora tenha evitado maiores detalhes sobre as propostas em discussão, o presidente da EPE admite que a modicidade tarifária deve ser preservado por meio de uma fórmula que dilua o alto custo do gás no preço do petróleo associado de Santos.

Fonte:  Brasil Econômico

27 Comentários

  1. Se temos a certeza q isso vai levaqr progresso a região e efetuar sua ligação com o resto do BRASIL, melhorar o IDH p os ribeirinhos, q se dane as ONG’s e essa natimorta OEA…Vamos cuidar de fornecer energia ao país, p q n crescimento econômico prossiga .Sem agredir o meio ambinete , um meio termo. E q n FAs se faça mt presente nessa região, enviem + caças , Hellis e Navie c + lanchas rápidas p vigiar n BORDER.Os Balões dirigiveis são econômicos e se prestam a vigilância sistemática de n florestas, blindados e mt vantes.Cadê os satélites geoestacionários? P Ontem. …

  2. Falou e disse Carlos Argus!!! Complementando em pleno 2011 dá para fazer projetos que agridam o menos possível o meio ambiente, ou será que queiram queimar carvão.Tá difícil de entender que a energia proveniente de hidrelétricas ainda é a que menos polui e agride o meio ambiente, ou será que estou falando besteira(me desculpem).SDS

  3. Se o país for tomar atitudes de reerguimento da economia, demandará enorme progresso de infra-estrutura e pessoal! e Isto não é à base de fogueira!… Temos uma energia nuclear que todo o gringo usa, e podemos utilizá-la nos quatro cantos do Brasil. Aumentando inclusive as áreas de preservação ambiental! Índio ia adorar! ver suas terras de volta!… Apesar das ONG’s que fazendo a cabeça dos mesmos por lá… As energias renováveis não são capazes atualmente de atender à demanda brasileira em questão de anos. O problema será crítico! V.exa. Dilma fez muito bem em manter a idéia de construção de mais usinas nucleares. E nenhum gringo vai ser doido de bombardear usina nuclear brasileira pois o fim de tudo será aqui!… se houver de fato um fim mesmo… Portanto. Agilizem com a iniciativa privada BRASILEIRA e sem presidente de sobrenome SIONISTA… e põe o orgulho brasileiro no topo!… O nióbio pessoal… ninguém comenta nada sobre… cadê?… =/ o rafium o itrium.. cadê? Chega de entreguismo da direita.. ou de subserviencia da esquerda. Ta na hora do BRasil ser Brasil!.. Lutem contra os sabotadores! e lesa-pátrias! Eles estão contra vocês e vossas famílias!

  4. ”O governo desistiu definitivamente de explorar todo o potencial hidrelétrico da Amazônia” EU NÃO DIRIA DEFINITIVAMENTE ! MAS SIM PROVISORIAMENTE !
    Eu fico boquiaberto quando vejo” personalidade” como Bono Vox,James Cameron,Lenny Kravitz etc.
    Que chegam ao Brasil dando pitaco em questões nacionais,esse povo vive no LUXO de suas mansões e vem aqui se auto promover e a mídia e o GF fica dando atenção a esse marqueteiros ! dizem que doam dinheiro as causas sociais mas na verdade recebem muito mais com essas propagandas ditas sociais !

  5. Aposto que tem indio no meio.
    Afinal eles moram em pais DENTRO do Brasil e tudo que queremos fazer tem que ter autorização deles.
    Muitas vezes o progresso passa longe por causa da arrogância de meia dúzia que só pensam no próprio nariz.

    Não estou sendo xenofabo, gosto da cultura indigena, o que eu não gosto é de como o governo passa a mão na cabeça deles.
    Vejam esse video:

    http://www.youtube.com/watch?v=3kmzqsjYWA8

    e fica a sinopse
    “A pergunta que quero deixar é a seguinte:
    Os índios (independente de sua etnia) não são Brasileiros já que nasceram no Brasil?
    E se são, por que a legislação as vezes parece não afetar eles?

    Eu como religioso também tenho meus costumes, minhas idéias do certo e errado, mas a partir do momento que vivo em um local aonde existem leis, meus costumes devem vir abaixo delas, não concordam?
    Se minha religião prega (não é o caso, é apenas um exemplo) a morte de pessoas deficientes físicas e mentais, eu tenho o direito de o fazer? Mesmo que a legislação da nação que eu vivo diga que não?

    Eu de maneira nenhuma critico os índios ou critico seus costumes e seus ideais e muito menos estou sendo “xenófobo”, pelo contrario, adoro a cultura indígena e acho sim que deve ser preservada, apenas quero a opinião dos demais brasileiros sobre o assunto.

    Por que se uma brasileira “NÃO ÍNDIA” que mora em SP, RJ.. fora de uma aldeia faz isso, ela já estaria presa e condenada a anos.
    Por que uma brasileira ‘ÍNDIA’ pode fazer isso VARIAS vezes e não dá nada?
    Os costumes vem antes das leis?
    Lembrando que a alguns meses, a também emissora Record apresentou uma matéria sobre Tribos que sacrificam bebês deficientes e de mães solteiras : http://noticias.r7.com/cidades/noticias/tribos-sacrificam-bebes-deficientes-e

    NÃO VOU TOLERAR PRECONCEITO E XENOFOBIA NOS COMENTARIOS!
    Comentarios desse tipo serão deletados e os usuarios serão ‘ignorados’

  6. Pois daqui a pouco aparecera uma ong protestando contra extração de petroleo no atlantico sul.
    O pais demostrou fraqueza, e irão se aproveitar dissso.

  7. Siceramente eu desisto desse lindo Brasil abençoado por nossa Senhora Aparecida, Abrir mão de desenvolver para
    interesse desses “indios que se dizem brasileiro’ essa
    nação sangue suga,egoista,desumana,mentirosa,senhora da
    guerra conhecido como ESTADOS UNIDOS DA AMERICA.Fica ai
    o meu protesto o antiamericanismo não do seu povo mas
    de seus dirigentes BARACK OBAMA BUSH E CIA…..

  8. Titio Obama Bin Laden disse : Não destruam a florestinha,ela é patrimonio da humanidade e não dos Brasileiros.Vamos transforma-la em Jardim Botanico e Zoologico do mundo,assim nossas criancinhas poderão ver lesminhas e a temiveis pererequinhas coloridas…Um pais e um povo independente se faz com homens e não com frangos que ao cantar do galo fojem para botar ovos no mato.

  9. Querem tampar o sol com a peneira, bastou vim um ex-presidente gringo aqui para cancelar as contruções de hidrelétricas na Amazônia, muito provavelmente nem mesmo Belo Monte vai sair, traduzindo: sem forças bem armadas, sem armas nucleares, sem foquetes e sem + alguma coisa na cara, continuarmos “man$os” e subservientes aos interesses de americanos e ingleses, “pre$ervando as riquezas minerais da Amazônia para eles.
    Êta politiquinhos de……!

  10. Sultan.. O potencial geotermico, eólico e solar do Brasil é imenso. e atravancando esse desenvolvimento só tem a vontade politica. progresso de quem né…

  11. É amigos, temos dois inimigos poderosos infiltrados em nosso meio = IBAMA e FUNAI.
    Espero que ao menos a sociedade cobre as responsabilidades
    dessas organizações criminosas quando o país estiver a beira de mais um apagão energético.

  12. A energia vinda das hidrelétricas serão durante um bom tempo à principal do país, sendo as outras complementares à esta…Más com certeza as energias eólicas,solares ect,com investimento à procura de desenvolver as mesmas a fim de se tornar viáveis de todos pontos de vista(ambiental e financeiro),se tornarão superiores as hidrelétricas…Enquanto essa tecnologia não chega, vamos com quê à de melhor no momento.SDS

  13. Gente parem de culpar os estrangeiros,essa elite que governa o nosso país é há única reponsável por toda essa situação,temos de perder essa mania que tudo de ruim que acontece em nossa terra vem de fora,aquí em SC a BR 101 vaí chegar aos 20 anos e não vão terminar um trecho de seiscentos quilometros.
    Abraço.

  14. No momento as hidrelétricas no Brasil é viavel sim e muito mais que as outras opções.No caso do gaz para termoelétricas é um investimento caro e ainda mais com a região longe do centro produtor.Falar de outros tipos de opções para a Amazonia é ter inteligencia limitada ou desconhecimento da região.Aeólicas para a Amazonia né rsrs rsrs Como falam asneiras sem ao menos raciocinarem.Para a Amazonia temos 3 opções:Hidreletrica,Termoeletrica ou Atomica.E qual é a menos perigosa e menos devastadora heim???

  15. Em política, ou geopolítica, definitivamente não dura 5 anos.
    O que vai mandar é nossa necessidade daqui a alguns anos.
    Não esquentem a moringa.
    Enquanto isso, vamos desenvolvendo uns projetinhos eólicos.
    Por acaso alguém aind se lembra da idéia do Herman Khan, do MIT, da década de 70, de fazer uma hidrelétrica de 100 milhões de Kwa no Amazonas?
    Vamos em frente, essa turma ainda aprende como é dificil usar a expressão definitivamente.

  16. Se a DILMINHA não balançar o popo direitinho tera so 1 mandato e ao invez de termos o retorno dos entreguistas leiloeros do psdb teremos um presidente ex-militar o Sr.Heleno

  17. AEÓLICO E SOLAR na Amazonia rsrs rsrs rsrs rsrs Quem ja esteve la???Muitas vezes se anda ate meses dentro de selva fechada com arvores com copas de 30 a 60 metros onde nem mesmo a luz solar adentra e ate as bulsolas perdem sua fosforecencia e é possivel orientar-se somente pelo curso dos rios pois nem estrelas se enchergam se tiveres 1 GPS e souberes opera-lo menos mal senão viraras comida de onça ou jacaré-açu ou talvez do pequenino terror das selvas o CANDIRU que se não entra pela uretra ou pela boca te morde onde for e adentra teu organismo aonde mordeu e no maximo em 24 horas estaras morto isso somente 1 imagina um enorme cardume que deixa teu esqueleto limpinho e brilhando em menos de 1 minuto.

  18. Oh eles vão nos invadirem e construirem pistas e bases para assim nos bombardiarem rsrs rsrs apenas um unico guerreiro bem treinado com o calor corpóreo controlado é capaz de abater seus apaches e de mandar pro espaço suas bases.Lembrem dos guerreiros Chechenos que ficaram como mortos por 2 dias e duas noites entre cadaveres e escombros que nem o monitoramento termico os detectou e que desimaram toda uma divisão belica especial Russa rsrs rsrs

  19. A Amazônia precisa de represar as suas águas, para que não perca a sua umidade. Caso ocorra, pegará fogo naturalmente, elevando a temperatura do planeta Terra para 60 graus C, o que matará 99% dos terráqueos.

  20. O Deserto do Saara já teve floresta equatorial. Faltou água, secou, pegou fogo … Vamos represar os rios da Amazônia antes que seja tarde demais.

  21. O problema é que a floresta já está dominada por ONGs. O que fazer neste caso? Todo o Sul da Amazônia que vai do Acre até a Chapada Diamantina, o chamado Escudo Brasileiro, é uma área com formação geológica com mais de 3 bilhões de anos, e onde se concentram enormes riquezas minerais. Há por ali, na região dos Cintas-Largas a maior mina de diamantes do mundo que está sendo explorada por uma empresa do grupo Hot Shield. Essa empresa criou ONGs que controlam através do domínio dos índios, a exploração do diamante. Eles sustentam com ninharias os índios Cintas-Largas e mantêm o controle e a exploração das minas.
    .
    As histórias que são contadas na região nos levam à conclusão de que a cada dia aumentam o interesse e a expansão estrangeira na região amazônica. O general-de-brigada Durval Antunes Nery contou que um colega de farda general Claudimar, comandante da região em Boa Vista, soube da existência de uma bandeira hasteada num lugar denominado Raposa-Serra do Sol. Foi lá e ordenou que se retirasse dali a bandeira da Comunidade Econômica Europeia e ouviu do intruso a seguinte expressão: ”aqui é de quem paga”.
    .
    O general retirou a bandeira e fincou a brasileira. Quando deu as costas recolocaram a bandeira estrangeira.
    .
    Aí está o problema, a ABIN, de vez cuidar dos interesses do Brasil internamente e externamente, fica espionando os próprios brasileiros à serviço de oligarguias regionais sem projeto nacional, o bom e velho com a prática coronelísticas. Querem exemplo disso; O Caso caseiro Francenildo Santos Costa, com a quebra dos dados bancários.
    .
    Mais ninguém deve ter perguntado o porquê dos EUA, não ter assinado a autonomia dos povos indigenas dos EUA. Se ninguém respondeu antes então vamos lá. Nos EUA a tribo Lakota Sioux já se declararam uma nação soberana contestou as propriedades de imóveis em mais de cinco Estados.
    .
    Em 20 de dezembro de 2007 – representantes Lakota Sioux indios declararam status de nação soberana em Washington DC, após a retirada da segunda-feira daquele mesmo ano de todos os tratados anteriormente assinados com o Governo dos Estados Unidos. Os lideres indigenas, entregou a Daniel Turner, director-adjunto de Relações Públicas do Departamento de Estado, acaba imediatamente e irrevogavelmente, todos os acordos entre a Nação Lakota Sioux dos índios e do Governo dos Estados Unidos definida nos Tratados de 1851 e 1868 em Fort Laramie, Wyoming.

    “Este é um dia histórico para o povo Lakota”, declarou Russell Means, Itacan de Lakota. “Estados Unidos da América colonial está no seu fim!”

    “Hoje é um dia histórico e nossos bisavós falam através de nós. Nossos bisavós fizeram tratados de boa fé com o sagrado Canupa e com o conhecimento do Grande Espírito”, compartilhou Garry Rowland de Wounded Knee. “Eles nunca honraram os tratados, essa é a razão de estarmos aqui hoje.”
    .
    Os quatro membros da delegação Lakota viajou para Washington-DC, depois de anos de debate interno entre os representantes tratando de várias comunidades Lakota. Os membros da delegação incluíram o conhecido ativista e ator Russell Means.
    .
    Propriedade dos imóveis dos não indíos na área de cinco estados da Lakota agora torna o centro do palco. Partes do Norte e Dakota do Sul, Nebraska, Wyoming e Montana foram ilegalmente colonizados durante anos, apesar do conhecimento de Lakota como antecessor soberano [proprietário histórico]. Representantes Lakota dizer se os Estados Unidos se não entrar em imediata de negociações diplomáticas, as fraudes dos titulos das escrituras de propriedades de imóveis e terras dos cinco estados. Isso é a penas um dos problemas internos dos EUA.
    .
    Porque tem mais a Republica da California, a teocracia Mormom do Estado Santo de Deseret, a Republica do Texas, Republica de Las Vegas a Nova Confederação do Sul, Nova Inglaterra, Novo México(dos Apaches Chiricahus, Tontos, Aravaipas), as Seis Nações do Nordeste dos EUA, Cascadia e por aí vai novas secessões dos EUA. Vamos falar da Europa, temos na Itália o movimento meriodional das Duas Sicílias, na Espanha e França os países Bascos e a Catalunia, ainda na França a província de Saboia, na Inglaterra a independência da Escócia e da Irlanda do Norte, e se tiver mais países que estão a jogar contra o Brasil, vamos arranjar pretexto para secessão de estados e províncias de mais países da Europa. Precissa utilizar a mesma armas que as potências estrangeiras.
    .
    O recado está dado se ficarem com essa ONGs intrometerem em nossos assuntos vamos nós intrometer nos assuntos deles também. Mas primeiro vamos limpar o congresso nacional dos entreguistas a estrangeiros. Acabar com os partidos oligarquicos políticos.
    .
    http://www.russellmeansfreedom.com/tag/republic-of-lakotah/

  22. RAPHAEL TIUBA tens o meu apreço neste post e compartilho da mesma opinião que voce amigo.Ou nós o povo tomamos uma atitude em defesa de nossa soberania ou teremos a continuidade da manipulação e doutrinação de nossa sociedade e a conivencia da Aristocracia PIGada e comprada com a conivencia de politicos vendidos.

  23. DANDOLO essa informação de seus amigos alienigenas so sera possivel com o derretimento das geleiras dos Andes e uma total mudança no comportamento climatico que é praticamente impossivel.Devemos sim termos meios de nos precavermos pois as chuvas e enchentes na região se farão muito mais intensas e constantes a cada ano.Escreva isso que acabei de dizer para voce não esquecer e toda vez que isso ocorrer voce lembrar de um maluco que não é cientista e nem profeta.E nem confunda as secas na região porque isso tambem sempre houve e sempre tambem havera e a cada ano mais constante e mais intenso.A Terra esta na descendente grafica de um cataclisma inevitavel que tambem ja ocorreu outras vezes e por interferencia da degradação humana tambem pode ser cada vez mais intenso e constante A GLACIALIZAÇÃO ate que não tenhamos mais o processo de derretimento natural e a vida se extingua do planeta se ate la não formos atingido por um meteoro ou sofrermos invasão extraterrestre ou guerra atomica.

  24. 1maluquinho, hidrelétricas desmatam muitas terras, traz extinção à muitos animais até mesmo desconhecidos, inunda! todo um potencial biotecnologico que a amazônia pode nos proporcionar. Nem que pusesse barragem em todos os rios brasileiros, suportaria a demanda futura, até porque não é só o barrar o rio, tem que ver se a inclinação do rio compensa! e sao muito poucos os rios viáveis para tal. As terras indígenas, perde-se cultura, cantos sagrados dos índios.. Quanto às termoelétricas… quanta arvore, carvao, gas, e biodiesel será necessário para suportar a futura demanda? 1maluquinho, será motivo para desmatar mais ainda a amazônia! Em questão de relação geração de energia x custo de instalação e manutenção, nenhuma fonte de energia se compara à energia nuclear. As energias renovaveis sao muito caras! e ainda tem o problema da depreciação das mesmas! Não pensem que o eixo de uma par de helice da eolica nao sofrerá desgaste e corrosão! Ou mesmo a placa solar não perderá sua eficiência devido à ação do meio externo! Serão investimentos caríssimos que daqui a um tempo servirá para nada! Terão de jogar fora, pq ja se deterioraram!… A energia nuclear ja é diferente. a quanto tempo temos os reatores hein? A união gastando na preservação do mesmo para futura implantação, a relação depreciação x custos muito positiva! Continuam como novos! A energia nuclear é de ciclo fechado! A brasileira nada vai para o meio externo! E também é um passo para evoluirmos também em nossa defesa nuclear! Não temos um ministério de ataque! e sim de defesa! Todo o país tem direito de se defender como bem entender! Mais humano ou menos humano.. qual a diferença? Se matar é um crime da mesma forma! Tipificar o que é mais ou menos desumano é dar margem à o mal entrincheirar-se em vários meandros da sociedade! Mais umas 8 usinas nucleares no país, e nao teriamos povoados sem peixe suficiente pra comer.. sem agua pra beber.. caríssimos investimentos para irrigação agricola ja nao seriam mais necessários pois teriamos de volta um pouco mais de vazão.. Mas como tem muito tubarão grande no meio disto tudo de energia!.. porque sem energia o mundo pára! Aí a razão sempre fica em segundo plano. E em primeiro plano são os interesses de quem tem mais poder e grana, como até instaurar discordia e caos em determinadas regiões por motivos excusos.

  25. Entendi JONNAS a termoelétrica alem de ser cara tambempõe em perigo a floresta em caso de acidente ou esplosão.Aeólica nem que o Uirapuru cante sem cessar,venta pouco na selva e solar tambem é inviavel pois apesar de quente é umida e chove muito e sem parar.Atomica seria realmente a melhor opção mas se com hidréletrica fazem um alarde continental com a opção por nuclear vão ate querer nos invadirem.Foi bom a denuncia contra o marido da Marina,com que moral agora se canditara como defensora das folhinhas verdes,essa politicamente ja era rsrs Que sujam mais denuncias de preferencias ligadas diretamente a ONGs para que o povo se conscientize que todos de todas as parte apenas tem interesses extrativista na Amazonia.

Comentários não permitidos.