Aniversário da vitória na "Grande Guerra Patriótica"

Nos dias 8 e 9 de maio a Rússia, Ucrânia, Quirquistão e outros países do mundo comemoraram o 66º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica contra o fascismo. Em Moscou, na última segunda feira, houve uma parada de gala. Aproximadamente 20 mil soldados russos, mais de 50 unidades de técnica em combate e cinco helicópteros de guerra desfilaram pela praça Vermelha. Estavam presentes o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro, Wlamidir Putin, representantes de diversos círculos sociais e diplomatas de vários países. O grande destaque foi a presença dos veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial combatendo o nazismo.

17 Comentários

  1. AO CONTRÁRIO DO QUE MUITO SE VEICULA NINGUÉM TEVE TANTAS PERDAS COMO A RÚSSIA NA SEGUNDA GUERRA!
    ”Vítimas da Segunda Guerra Mundial militar da União Soviética fazer 6,8 milhões de mortos soldados e 4,4 milhões de desaparecidos e prisioneiros de guerra. Totalmente 11,2 milhões permanentlosses em Forças Armadas da URSS. Estes dados foram publicados em 1993 e posteriormente actualizado em 2001 de acordo com a pesquisa oficial realizada pelo grupo de historiadores militares russos sob a supervisão de Grigoriy Krivosheyev, o coronel da reserva geral do historiador militar e militares russos.
    As perdas totais demográficos da URSS fez 26,6 milhões de pessoas.”
    TODA MORTE É ALGO LAMENTAVEL E IRREPARAVEL DE QUEM QUER QUE SEJA, MAS VAMOS RECONHECER O MÉRITO DESSE POVO HERÓICO QUE É O POVO RUSSO!

  2. MARCIO COSTA, realmente, são belíssimas fotos, mas, sem tirar o crédito do Plano Brasil e todos seus editores, elas são do site “Zoom” da IG

  3. Aliás, E.M. Pinto, a foice e o martelo no que suponho ser parte do Kremlin, logo atrás dos tanques (foto 11) fica permanentemente lá ou foi um acréscimo para a comemoração?

  4. Meu caro César Pereira, confesso que eu já não tenho uma alma tão nobre quanto a tua…Pois contrariando sua afirmação, eu já acho que tem indivíduos que não merecem o ar que respiram… E já que alguns desses seres nefastos se recusam a morrer de “morte morrida”, não condenaria nínguém que desejasse que os mesmos desencarnassem por “morte matada”… Acho até que em muitos casos uma ajudinha pessoal seria louvável pelo ato de grande valor social…
    🙂

  5. Do pouco q eu sei da ex-URSS,(Rússos ) ela perdeu quase 20 milhões de pessoas na 2 GM, e foram os primeiros em meses a entrarem em BERLIM, com seus Exercítos Vermelhos….parabéns a eles ao PB ela matérias q e esquecida de mt meios de comunicação.

  6. Caro Nelson de Azevedo Neto, você diz isso porque ultimamente estamos vivendo em um mundo que esta cada dia mais violento!Mas acredito que você não tenha perdido a nobreza de sua alma,são as circunstâncias atuais que fazem você pensar assim!

  7. Vi uma reportagem recente sobre a II GM na TV a cabo.
    Hitler disse que não teve culpa da derrota contra os russos, pois o seu sistema de informação militar disse-lhe que as FFAA soviéticas estavam despreparadas e que os ingleses fariam a paz,caso o Comunismo fosse derrotado.
    Vai aqui uma observação: A revolução comunista de 1918 preparou o povo soviético para a guerrilha, tornando-o altamente rústico e agressivo.
    O jovem alemão era um povo educado e o russo casca-grossa.
    Hitler colocou os povos conquistados (poloneses,etc) para lutar contra os soviéticos.
    Acredito, que os guerrilheiros soviéticos tenham vencido essa guerra, e não o inverno.Conseguiram cortar a logística dos alemães. Se Hitler tivesse cortado a logística dos russos, teria vencido a guerra.

  8. Até o papai noel lutou na guerra, kkk, brincadeira, esses homens que eram considerados camponeses acabaram com o glorioso exército alemão. Parabéns.

  9. Parabéns aos camaradas soviéticos pela vitória, que foi a vitória da humanidade contra a barbarie nazista. Lembrem-se que não foram apenas os russos que lutaram mas todos os povos e nações que compunham a URSS.

Comentários não permitidos.