Testemunhas dizem que tanques sírios estão a caminho de Hama

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/05/10/110510094128_tank_226x170_web_nocredit.jpgTestemunhas na Síria afirmam que vários tanques estão se encaminhando nesta terça-feira para a cidade de Hama, na região central do país, palco de protestos contra o governo nas últimas semanas.

Ativistas afirmam que algumas pessoas foram presas nas cidades de Homs, também na região central, e de Baniyas, no litoral.

A ONU disse nesta terça-feira que não está conseguindo enviar ajuda humanitária à cidade de Deraa, que também é palco de conflitos entre manifestantes e forças do governo. Dezenas de pessoas teriam sido mortas na cidade, que está isolada há duas semanas.

Clique Leia também: ONU diz que Síria não permitiu entrada de missão humanitária

No centro da capital, Damasco, cerca de cem jovens cantaram músicas de protesto à noite na praça Arnous, em uma manifestação pedindo que o Exército sírio pare de disparar contra o povo e encerre o isolamento de Deraa.

Um vídeo amador colocado na internet mostra homens das forças de segurança síria à paisana se infiltrando no protesto e prendendo vários manifestantes.

Outro vídeo publicado na internet mostra vários tanques se encaminhando para Hama. Em 1982, a cidade de Hama foi virtualmente aniquilada, após uma insurreição de integrantes da Irmandade Muçulmana.

Nos últimos dias, Hama tem sido palco de novos protestos. Alguns sírios temem que a cidade se tornará um novo foco de tensão, a exemplo do que aconteceu em Homs, Baniyas e Deraa.

Embargo

No domingo, houve relatos de tiroteios, prisões e mortes em Homs, incluindo a de um menino de 12 anos.

A Síria não vem permitindo a entrada de jornalistas estrangeiros no país, o que torna mais difícil a verificação independente das informações.

Correspondentes da BBC na região relatam que as autoridades têm usado a tática de isolar e intimidar cidadãos em áreas onde é grande a oposição ao governo.

Os protestos contra o governo, inspirados pela onda de protestos pró-democracia no Oriente Médio, representam o mais sério desafio a Assad desde que ele assumiu o poder, em 2000, após a morte do pai, Hafez al-Assad.

Na segunda-feira, a União Europeia anunciou que vai impor um embargo à venda de armas à Síria, em resposta à forte repressão governamental aos protestos no país.

Treze autoridades sírias também serão impedidas de viajar ao bloco europeu e terão seus bens no continente congelados.

Fonte: BBC Brasil

7 comentários em “Testemunhas dizem que tanques sírios estão a caminho de Hama

  1. Esse tal de Hassad tem = e q ser derrubado do poder, está matando o próprio povo dele;qdo deveria está lutando c os judeuSS, d ter de volta as colinas de Golan.Tem mt países entrando na política interna da Siria,como: Os ianks, Os Sauditas,Os Persas,ianks e judeuSS..td querendo moldar a Siria ,visando o seus interesses .Estão kerendo manter o “Status Quo” vigênte, sds.

  2. Quero ver qual sera o posicionamento da Russia e da China nessa questão.Quero ver tambem se a OTAM tem culhões dentro das calças para tomarem medidas de intervenção direta como na Libia ou apenas se limitarão a divulgarem noticias que não podem ser confirmadas e videos de inocentes sendo massacrados.Defender a causa dos menos favorecidos é a mais nobre missão humana mas usar esta ferramenta como estão querendo e usando para justificarem intransigencias intervencionistas onde bem quiserem é errado.Que o mundo abra seus olhos,eles estão no vermelho e desejam as riquesas dos outros.A Siria não tem petroleo e ja que se intitulam xerifes do mundo caiam dentro dela que eu quero ver se tem coragem (atraz dela tem Irã,Russia,China) ou mostrarão ao mundo o que o mundo ja sabe,COVARDES.

  3. As manifestações pacificas e legitimas se deram na Tunísia e Egito. Depois, o que houve foi a manipulação destas manifestações na Líbia e Síria, através da infiltração de elementos armados por EUA/OTAN/Israel + manipulação e distorção midiática.
    .
    Basta ver a situação na Líbia, onde os rebeldes ultra armados, apesar do enorme apoio aéreo da OTAN através da negação do espaço aéreo, de bombardeios massivos, de todos os armamentos fornecidos, dos assistentes militares e da ação dos serviços secretos ocidentais , não conseguem avançar e ainda perdem terreno…E isto acontece porque os rebeldes não tem apoio do povo líbio.
    .
    Em face da invasão promovida por mercenários e traidores que apoiam o bombardeio de seu próprio país, Kadafi ganhou apoio do povo que se uniu em torno dele, se Kadafi não tivesse o apoio da população líbia, já teria caído nos primeiros 20 dias de bombardeios.
    .
    Kadafi e Hassad são ditadores,más entre uma ditadura e um governo títere do EUA, repressivo e com políticas econômicas ultra neoliberal/entreguistas , que vão arrancar até as calças e véus da população com seus “programas econômicos”, sei não, pode ser ainda pior…

  4. Manda os Yank’s invadir…Tô pagando pra ver…A bola deles estão murchando…Eles pensam que são um Gengis Khan da vida!!!SDS

  5. Quando eu venho aqui chamar Bachar Al Assad daqueilo que ele realmente é, um eunuco, os chapas brancas se insurgem com todas as forças contra mim afinal, o na ótica dessas pessoas o ditador sírio é um “Líder antiimperialista que se insurge contra ‘Uzamericanú i uzisraelençi siunista’ e cujo partido, ou melhor quadrilha, possui relações estreitas com o nosso partido governista”. Lembro quando o nosso tão bajulado ex-chanceler servia diligentemente como moleque de recados de Bacharzinho junto às autoridades Israelenses. Mas agora o ditadorzinho sírio, que recebeu o poder quando seu papai morreu, usa o exército para reprimir a própria população afinal se fosse usar contra o Tsava, certamente seria derrotado como o foi em todas as outras vezes.

  6. “Em face da invasão promovida por mercenários e traidores que apoiam o bombardeio de seu próprio país, Kadafi ganhou apoio do povo que se uniu em torno dele, se Kadafi não tivesse o apoio da população líbia, já teria caído nos primeiros 20 dias de bombardeios.”

    De onde você fala meu caro? do mundo de Oz?

Comentários não permitidos.