Defesa & Geopolítica

Deu no Cavok: Northrop Grumman revela oficialmente sua aeronave de reconhecimento Firebird

Posted by

A aeronave de inteligência Firebird da Northrop Grumman. (Foto: Northrop Grumman/Tanner Yaberg)

Os usuários militares serão capazes de obter em tempo real, vídeo de alta definição, visualizar imagens infravermelho, radar e até mesmo ouvir sinais de comunicação – tudo ao mesmo tempo – usando um novo sistema de avião de inteligência, divulgado nessa segunda-feira, dia 9 de maio, pela Northrop Grumman Corporation, o avião tripulado Firebird. Vejam a seguir um vídeo da nova aeronave, divulgado pela fabricante.

O Firebird oferece um grande compartimento de carga interna e uma capacidade de operar múltiplos sensores de inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e de comunicação de forma simultânea através de uma interface universal. O sistema é projetado para ser levado como uma aeronave tripulada e também não-tripulada.

Enquanto liderava o programa Firebird, a Northrop Grumman desenvolveu a arquitetura de um sistema não-tripulado, e sistemas de controle e de missão. A empresa escolheu a Scaled Composites para projetar, construir e testar o avião – com o primeiro voo ocorrendo apenas 12 meses após a discussão do conceito inicial.

A aeronave Firebird da Northrop Grumman pode ser operada com tripulação ou de forma controlada remotamente, permitindo uma maior flexibilidade no cenário de combate. (Foto: Northrop Grumman/Tanner Yaberg)

A interface universal Firebird é similar ao de conectar um cartão de memória em um computador pessoal que é reconhecida automaticamente, sem necessidade de carregar softwares adicionais.

Desde o início, o Firebird foi projetado para ser voado com uma tripulação, mas pode ser rapidamente modificado para a opção não-tripulada, uma forma opcional desenvolvida desde o começo do projeto.

Fonte: Cavok

5 Comments

shared on wplocker.com