Navios de quatro países concluem operação no Sul

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/10980896.jpg

Treinamento de 11 embarcações de Brasil, EUA, Argentina e México termina em Rio Grande

GUILHERME MAZUI

Depois de partir em abril de Salvador, passar pelo Rio de Janeiro e seguir para o litoral gaúcho, o exercício de simulação de guerra que envolveu navios das Marinhas do Brasil, dos EUA, da Argentina e do México se encerra hoje, em Rio Grande. Em 2011, participaram 2,3 mil homens da 52ª edição da Operação Unitas.

Treinamento criado em 1959, durante a Guerra Fria, todos os anos, a Unitas reúne as forças navais do continente para uma temporada de exercícios simulados de guerra. Representantes de Chile, Colômbia, Peru e Portugal acompanharam as manobras.

A cerimônia de encerramento ocorre na manhã de hoje, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Antes, às 9h, na sede do Distrito Naval, ocorre uma homenagem ao Almirante Tamandaré, gaúcho, patrono da Marinha do Brasil. Seus restos mortais estão em um panteão, que receberá flores.

Dez embarcações chegaram ontem a Rio Grande, oito atracadas na área do Porto Novo, dominado por homens fardados. São quatro navios brasileiros, dois americanos, um argentino e um mexicano. O destróier americano USS Nitze parou na área da Estação Naval, enquanto a fragata USS Thach ficou fundeada na entrada do canal portuário. Hoje, enquanto as embarcações americanas começam a partir, chega o submarino brasileiro Tikuna.

As embarcações

BRASIL
– Navio-Tanque Almirante Gastão Motta
– Fragata Niterói
– Fragata Independência
– Fragata Bosísio
– Submarino Tikuna

MÉXICO
– Navio ARM Baja California

ARGENTINA
– Navio ARA Almirante Brown

EUA
– USS Nitze
– USS Boone
– USS Thach
– USCGC Escanaba

Fonte: Zero HoraVia NOTIMP

4 Comentários

  1. Cadê as nossas fragatas FREMM? Dê preferência à versão italiana…Cadê Dilma, Jobim ,São Pedro qualquer um…A MB está precisando .SDS

  2. Elas virão Sultan e serão mesmo as Italianas.Quem em momento oportuno uma surpresinha,contra-torpedeiros e destroyers Coreanos.Tem uma bolinha de cristal aqui sensivel que ilumina todo instante.

Comentários não permitidos.