Defesa & Geopolítica

GAz Tigre mostra as suas garras…

Posted by


Autor: E.M.Pinto

Durante a LAAD 2011, nossos enviados especiais visitaram e conheceram de perto o veículo blindado russo, GAz Tigre já apresentado aqui no Plano Brasil e seus sites Parceiros, numa matéria exclusiva de A.D. Nicolaci, (Novo “Tigre” para o Exército Russo e a Polícia Militar do Rio de Janeiro).


Na LAAD pudemos conversar com os representantes da fabricante e analisar de perto o veículo que esteve em exibição. Nitidamente constatamos que o exemplar apresentado na LAAD  difere significativamente dos originais Russos aos quais já havíamos tido o prazer de conhecer.


 

O “novo” Tigre, apresenta significativas modificações, confirmando o já havíamos informado de ante mão em uma matéria exclusiva e pioneira, os russos realizaram substanciais modificações no veículo, atendendo as exigências específicas estipuladas pelo BOPE, o Batalhão de operações especiais da polícia do Estado do Rio de Janeiro.


Estas modificações destinam-se a converter e melhorar a performance do veículo num novo tipo de terreno, o “urbano”, onde há confrontação entre grupos criminosos e policiais e que difere substancialmente de suas aplicações no meio militar.

Nossa primeira impressão passou pela observação das seguintes modificações:

  • Melhoria da proteção balística para a célula
  • Melhoria da proteção balística dos pneus
  • Melhoria da proteção balística do motor
  • Mais conforto na acomodação dos tripulantes
  • Janelas blindadas basculantes
  • Porta de desembarque modificada
  • Instalação de janelas laterais para pontaria de armas

Pode-se dizer que este “novo” veículo foi feito não só sob medida, mas também sobre os requisitos e especificidades do BOPE, o seu fabricante inclusive lhe denomina diferentemente dos demais modelos, o “novo” Tigre atende agora pela sigla “SPM-2”.


Segundo pudemos constatar, outras modificações foram efetuadas, motorização e o aumento da potência foi uma delas, porém, segundo fomos informados resta ainda a instalação do ar condicionado, extremamente necessário, dado ao ambiente, clima e períodos prolongados de operação característicos os quais estes veículos e suas tripulações deverão operar.

GAZ Tiger sobre fogo

O  GAZ Tigre, foi recentemente submetido a uma bateria de rigorosos testes de balística efetuados pelo próprio BOPE.

O Plano Brasil teve acesso a algumas imagens do ensaio de tiros que nos enviadas da Rússia pelo nosso correspondente, Rustam, diretamente do seu fabricante.

Na ocasião o veículo foi alvejado por disparos de armas de diversos calibres, dentre estes o 5,56mm e o 7,62mm, segundo a avaliação do fabricante, o veículo respondeu satisfatóriamente aos ensaios demonstrando robustez proteção tripulação.

Uma vez aprovado em aprovado em todos os ensaios, o SPM-2 será o veículo blindado padrão da elite da polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, substituindo os famosos “caverinhas” nas funções de transporte e infiltração de grupos policiais em suas incursões em  áreas de risco.

Clique nas imagens para ampliar.

 

14 Comments

shared on wplocker.com