GAz Tigre mostra as suas garras…


Autor: E.M.Pinto

Durante a LAAD 2011, nossos enviados especiais visitaram e conheceram de perto o veículo blindado russo, GAz Tigre já apresentado aqui no Plano Brasil e seus sites Parceiros, numa matéria exclusiva de A.D. Nicolaci, (Novo “Tigre” para o Exército Russo e a Polícia Militar do Rio de Janeiro).


Na LAAD pudemos conversar com os representantes da fabricante e analisar de perto o veículo que esteve em exibição. Nitidamente constatamos que o exemplar apresentado na LAAD  difere significativamente dos originais Russos aos quais já havíamos tido o prazer de conhecer.


 

O “novo” Tigre, apresenta significativas modificações, confirmando o já havíamos informado de ante mão em uma matéria exclusiva e pioneira, os russos realizaram substanciais modificações no veículo, atendendo as exigências específicas estipuladas pelo BOPE, o Batalhão de operações especiais da polícia do Estado do Rio de Janeiro.


Estas modificações destinam-se a converter e melhorar a performance do veículo num novo tipo de terreno, o “urbano”, onde há confrontação entre grupos criminosos e policiais e que difere substancialmente de suas aplicações no meio militar.

Nossa primeira impressão passou pela observação das seguintes modificações:

  • Melhoria da proteção balística para a célula
  • Melhoria da proteção balística dos pneus
  • Melhoria da proteção balística do motor
  • Mais conforto na acomodação dos tripulantes
  • Janelas blindadas basculantes
  • Porta de desembarque modificada
  • Instalação de janelas laterais para pontaria de armas

Pode-se dizer que este “novo” veículo foi feito não só sob medida, mas também sobre os requisitos e especificidades do BOPE, o seu fabricante inclusive lhe denomina diferentemente dos demais modelos, o “novo” Tigre atende agora pela sigla “SPM-2”.


Segundo pudemos constatar, outras modificações foram efetuadas, motorização e o aumento da potência foi uma delas, porém, segundo fomos informados resta ainda a instalação do ar condicionado, extremamente necessário, dado ao ambiente, clima e períodos prolongados de operação característicos os quais estes veículos e suas tripulações deverão operar.

GAZ Tiger sobre fogo

O  GAZ Tigre, foi recentemente submetido a uma bateria de rigorosos testes de balística efetuados pelo próprio BOPE.

O Plano Brasil teve acesso a algumas imagens do ensaio de tiros que nos enviadas da Rússia pelo nosso correspondente, Rustam, diretamente do seu fabricante.

Na ocasião o veículo foi alvejado por disparos de armas de diversos calibres, dentre estes o 5,56mm e o 7,62mm, segundo a avaliação do fabricante, o veículo respondeu satisfatóriamente aos ensaios demonstrando robustez proteção tripulação.

Uma vez aprovado em aprovado em todos os ensaios, o SPM-2 será o veículo blindado padrão da elite da polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, substituindo os famosos “caverinhas” nas funções de transporte e infiltração de grupos policiais em suas incursões em  áreas de risco.

Clique nas imagens para ampliar.

 

14 Comentários

  1. A camuflagem acho q é pq tao querendo mudar o uniforme do BOPE, d preto para camuflado…
    o veiculo parece ser bem forte, seria otimo para as equipes do BOPE…

  2. Sou contra comprar qualquer veiculo blindado importado. Já fabricamos o melhor tanque de guerra do mundo, Engesa Osório, e agora temos que importar um blindado 4X4?
    É só encomendar de alguma industria nacional que teremos o melhor blindado para nossa região, alem de gerar empregos aqui, como no caso do Guarani.

  3. Compramos depois fabricamos por aqui…Me parece muito bom, mas precisamos aos milhares nas forças policiais por todo Brasil…vide Copa,Olimpíadas e demais…SDS

  4. Estamos preparando uma especial sobre o Gladiador.
    Quanto ao Tiger, dêem uma olhada na foto em que mostra o resultado do impacto da 7,62 do Colt, só arrancou a tinta, o veículo não sofre nada.
    No “caveirão” o projétil não atravessa, mas chega a entrar e ficar preso na lataria, os disparos no Tiger não fizeram nada, a não ser nos “vidros” claro.
    Parabéns ao BOPE e aos projetistas do SPM-2
    Sds
    E.M.Pinto

  5. como sempre nossas forças militares por causa da politica se vendem pra quem oferece mais.

    vocês sabem dizer se foi feito licitação para a compra deste equipamento algum fabricante brasileiro participou?

  6. com um carro desse dormiria num meio de confroto na favela kkk
    soh arrancou tinta mermao que carro show
    BOPE sabe escolher veiculo
    qm sabe ele de uma olhada no Gladiador .
    Boa E.M.Pinto tava querendo saber mais sobre o Gladiador
    porque ate agora vi pouco sobre ele na LAAD

  7. Será que a AVIBRAS ou outra empresa brasileira não poderia atender aos requisitos do BOPE.???

    parece que essa conversa ” FACA NA CAVEIRA NADA NA CARTEIRA” é balela!!!

Comentários não permitidos.