Elite dos fuzileiros navais brasileiros treinou com os Seals

http://i7.photobucket.com/albums/y252/mpiffer/conjuntex/9d67e738.jpg

Seals americanas realizam exercícios militares, com simulações de técnicas de patrulhamento

O tiro que matou Osama bin Laden tornou imediatamente famoso o grupamento de elite da Marinha americana responsável pela ação no Paquistão: os Navy Seals. Antes de o mundo inteiro voltar os olhos para a tropa mais especializada do Exército de Barack Obama, os Seals já estavam atentos aos militares brasileiros e treinaram, no Rio de Janeiro, com homens do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero).

O intercâmbio ocorreu em abril de 2010 e envolveu 14 integrantes dos Seals e cerca de 90 do Tonelero, na sede do batalhão, em Campo Grande, e também na Ilha da Marambaia. Foram realizados treinamentos de ações diretas de captura, além de resgate e infiltração por descida de cabos, a partir de helicóptero. As duas técnicas foram utilizadas na operação que matou Bin Laden.

http://3.bp.blogspot.com/_sJ4CCeFFeoc/TJLhTkOwwfI/AAAAAAAACW4/-9wQu-gexOE/s1600/05ee3688.jpg

Segundo militares brasileiros que presenciaram os treinamentos, os americanos deixaram boa impressão. “Eles nos mostraram algumas técnicas para invadir cômodos com suspeitos, por exemplo. Quando conversávamos com eles, ficávamos sabendo que um veio do Iraque, outro do Afeganistão… Tinham bastante experiência e eram muito bons em quesitos como a precisão dos tiros”, diz o capitão de corveta fuzileiro naval Carlos Tunala. Também chamou a atenção o preparo com o equipamento dos americanos: os Seals trouxeram, por exemplo, até compensado para simular as construções a serem ‘invadidas’.

Vídeos sobre o Batalhão Tonelero


Em seu site, os americanos também elogiaram os brasileiros. “O Brasil é uma das nações prioritárias para o Comando de Operações Especiais dos EUA, e consideramos um privilégio fortalecer nosso relacionamento”, disse o coronel John Joast, que intermediou os contatos para trazer os Seals ao Brasil. “Fiquei impressionado porque eles foram gentis de testar nossas táticas, mesmo com a experiência de combate deles”, disse um dos militares.

Comandante do Tonelero, o capitão-de-mar-e-guerra Fernando José Afonso Ferreira de Sousa considerou a experiência de seus homens treinarem com os Seals positiva e afirmou que não se surpreendeu quando soube que foram membros do batalhão americano que levaram a cabo a ação que matou Bin Laden. “A escolha está dentro do esperado”, diz o comandante. Ele afirma que os brasileiros também têm condições de realizar ações de alta complexidade. “Não temos tanta experiência de realidade, mas trazemos material humano também muito rico”.

A formação para levar a insígnia dos Seals inclui operações submarinas e saltos de paraquedas. A maioria dos que tentam ingressar no grupo falha em algum momento durante o processo de seleção.

http://4.bp.blogspot.com/_sJ4CCeFFeoc/TIoTHj-h9oI/AAAAAAAACQY/j1WZDnn5A7E/s1600/0.jpg

Fortaleza era centro de controle e comando

Para o Serviço de Inteligência dos EUA, a fortaleza onde Osama bin Laden se escondia era um centro de controle e comando ativo, de onde o líder da Al-Qaeda permanecia no controle estratégico e operacional da organização.

Segundo a autoridade que divulgou os vídeos capturados na casa em Abbottabad, a informação recuperada por forças dos EUA representa o maior tesouro já obtido com um único suspeito de terrorismo.

“O complexo de Abbottabad era um centro de controle e comando ativo do principal líder da Al-Qaeda e está claro… que ele não era só um pensador estratégico para o grupo”, disse a autoridade, em condição de anonimato. “Ele estava ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas. Os materiais que revisamos mostram que Bin Laden era um agente atuante, o que torna a nossa operação ainda mais essencial para a segurança da nossa nação”, completou a fonte.

Mais de 7 anos no Paquistão

Bin Laden pode ter vivido no Paquistão por mais de sete anos antes de ser morto, segundo informação de autoridades paquistanesas.

Uma das viúvas do terrorista disse a investigadores paquistaneses que ele permaneceu em vilarejo no distrito de Haripur por quase dois anos e meio, antes de se mudar para a cidade Abbottabad, onde foi morto.

A mulher, Amal Ahmed Abdulfattah, afirmou que Bin Laden e sua família passaram cinco anos em Abbottabad.

.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Essa historia esta mal contada, esse Seals ai e nada menos que um Cantor, essa historia viro uma comedia

    [Terra e do Grupo PIG]

    Ontem domingo estava vendo a Rede Record do Bispo Macedo que mora nos Estados Unidos, essa replicadora de matéria americana nem mesmo editam as matérias da CNN, olha o que foi dito na matéria [ Disse que o helicóptero abatido na operação fazia parte de uma estratégia de tira a atenção por isso o helicóptero caiu ], nossa somos ingênuos para acredita nisso, um helicóptero modelo desconhecido e com uma suposta tecnologia nova.

    Sabemos que as força armadas do mundo tudo trocam figurinha, e com isso se aprende novas técnicas e estratégias de combate, agora sabemos também que os EUA ( CIA-FBI) ensina essa mesma técnicas e estratégia apreendida pelo o MUNDO afora, para seus interesses, vou sita uns:

    Osama Bin Laden:
    Foi eles (CIA-FBI) que ensinaram tudo o que esse camarada sabia, e ele repasso isso para sua rede (Al Qaeda), como também armamentos para uso contra a Rússia, etc.

    Cerca de 100 mil militantes islâmicos deslocaram-se então para o Paquistão até ao ano de 1992. Cerca de 40 mil foram mobilizados para os combates e os restantes 60 mil freqüentaram escolas corânicas para reforçarem as suas convicções e os seus conhecimentos religiosos.
    Alguns dos operacionais foram recrutados pelo Centro de Refugiados de Kifah em Brooklin (Nova Iorque) no âmbito da chamada “Operação Ciclone”, de acordo com o jornal “Independente” citado pelo autor do artigo. Os fundamentalistas islâmicos recrutados receberam dinheiro e equipamento distribuídos no Paquistão através da organização Maktab al Khidamar (MAK – Escritório de Serviços), um ramo dos serviços secretos paquistaneses (ISI). O ISI era o principal canal para onde eram encaminhados os apoios secretos da CIA e da Arábia Saudita aos chamados “contras” afegãos.

    EUA [CIA e FBI] são mocinhos ou bandidos e Osama e criminoso

  2. Não vi nada de excepcional nesse assassinato/roubo: dezenas de soldados armados, em helicopteros armados, invadem uma casa (não era nenhuma fortaleza ou mansão como querem que achemos), matam pessoas desarmadas, inclusive mulheres, roubam seus pertences e ocultam um dos cadáveres. Por favor, me mostrem os guerreiros invencíveis, pois, não os vi. Quem garante que não mataram as pessoas erradas e levaram um corpo qualquer sobre o pretexto de ser o do Osama? Quem conferiu aos USA o direito de vida e de morte sobre as pessoas? O Bush criou um monstro do direito internacional, o conceito de guerra preventiva; o Obama a execução sumária. É por isso que eles não reconhecem o Tribunal Penal Internacional (TPI), mas claro, dão um jeitinho para que quando conveniente seus inimigos sejam “julgados” por ele.

  3. os EUA estao manipulando o povo americano e o mundo ..

    1- grupo secreto que matou bin laden e nao pode aparecer na Tv

    2 – essa historia do helicoptero ae pra derrubar ele pra distraçao e dps explodir o helicoptero pq tinha uma tecnologia nova que eles poderiam roubar

    3 – eu vi as fotos de 3 caras mortos dentro da casa sendo q a casa branca disse que soh teria 2 mortos la e o bin laden q levaram o corpo

    4 – se o grupo eh secreto
    pq n colocou uma mascara o cara que matou o bin laden e desse as informaçoes corretas sem ter que ter uma meia verdade dali e outra mentira dala

    5 – um homem la disse que ja colocaram o corpo morto dentro daquela casa
    e a equipe americana “hollywood” fez aquela encenaçao toda

    6 – e dps vem com essa ae de que jogou o corpo no mar
    seguindo as tradiçoes deles
    Aaaaaaah vem com essa nao

    7- dps diz pra n mostrar a foto do bin laden
    pq iria revoltar os terrorista
    os cara ja tao cheio de odio

    8 – eleiçao presidencial americana em 2012
    obama vai tentar reeleiçao

  4. (Mansão de Osama não era nenhuma fortaleza com artilharia antiaérea, minas terrestre, homens bombas em cada esquina, lança foguetes, lança rojão, e uma mansão esse papo de super fortaleza e coisa do Grupo PIG)

  5. Dentro do Toneleiro tem uma unidade especial ja a muito tempo é como sefosse um quartel dentro de um quartel o NuCOE que é a elite de nossos FZOs.

  6. A tua babação pelos russos é impressionante… Carlos Argus… a tua visão é russo; tudo bom… chinês uma maravilha… tz se fossem eles a “mandar no mundo”… não terias aqui a dizer algumas besteiras.

    Engraçado os pontos de vista… alguns no passado e citando uma determinada TV disseram que a informação citada era mentira pois a conteúdo era a favor do lobo mau, referiram que a estação era uma vendida a interesses. Agora pegam na mesma fonte e fazem ao contrario… tanta baralhação só para defenderem uma visão com miopia. Nem dá para perceber. (além deste, faço referencia a tópicos anteriores ou passados)
    Um exemplo muito fácil de perceber foi a primeira suposta foto do Bin Laden morto; cada asneira foi dita e nunca se perceberam que aquela imagem não foi divulgada pelos EUA… só visto mesmo… sem mais comentários.
    Seja lá que aconteceu no Paquistão, no meu ver sabiam o que se passava e é provável que foi dada carta branca para os EUA fazerem aquela missão. Se acredito que Bin Laden foi morto, acredito sim, Alias se caso desse torto a missão… já estariam uns vermelhinhos a dar saltos de contente e a dizer que Bin Laden mais uma vez conseguiu fugir e que nunca mais o vão apanhar e blá blá de sempre. Nesse caso já iriam acreditar que ele estava presente…

    Grave para mim e se tal aconteceu foi violar um espaço que não é seu… a não ser o que já referi… foi data carta branca para a entrada.
    O Paquistão está em alerta (por causa da Índia ). Tem uma boa força aérea podemos dizer isso… e entraram e saíram sem alertar a defesa aérea do país… isso que acho estranho… mesmo com os supostos helis invisíveis. Nesta operação de certeza haveria uma logística por detrás, outras aeronaves.

    Estranho e manipulação; são aqueles que cada vez que o EUA fazem um feito “digno” vem sempre alguém com histórias de conspirações… Hollywood está mais perto das vossas mentes, isso é o mais certo.

    Como decorreu verdadeiramente a missão é provável nunca saberemos, eu pessoalmente acredito na morte do Bin Lade, mas não da forma como foi feita e dita pelos midia ou EUA.

    Mas… faço questão de dizer isto… li num outro lado e achei mais uma que também podia colocar aqui… já que gostam de histórias de conspirações e filmes de mistério. Aqui vai… já agora também é válido… e cada um acredita no que quer.
    Em relação ao FX Indiano…
    Será que as aeronaves americanas foram afastadas pelos americanos do que um Não dos indianos, ou seja em forma de historia de Hollywood o Paquistão pediu aos EUA para não fornecerem as aeronaves ao seu rival em troca do Bin Laden…. Lolol
    Pois… também não acredito… mas no meio de tanta historia fantástica que eu leio esta já agora também é válida.

    Parece que alguns perderam o seu ídolo…
    Sds e fiquem bem

  7. Esta tropa de elite americana não pode ter mais experiência que as nossas tropas de elite, pois acredito, que tenham só mais dinheiro e técnologia. Ainda um soldado é feito de carne e osso dotado de sentidos e treinamento. Qualquer coisa fora disto é o que querem que acreditamos. Nossa tropa é a melhor. Qualquer treinamento em uma maquete igual ao teatro de ações não é suficiente para o exito da ação, porque só traria uma maior tranquilidade na média, porém quem já domina este sentimento não precisaria deste treinamento como condição para exercer a ação.

  8. Caramba! Tenho uma foto muito parecida com a primeira, da minha época de Pelopes no 5º BI (Btl Itororó – Lorena-SP)

  9. RICARDO PEREIRA concordo contigo em tudo amigo….JONNAS o GRUMEC é um grupo especial dentre muitos outros.Eu me refiro ao NuCOE ( Nucleo Comando de Operações Especiais) uma Unidade Especial que existe dentro do Toneleiro onde engloba os demais grupos especiais.O NuCOE é um batalhão especial dentro do batalhão Tonelero.Uma unidade localizada dentro da outra.Na realidade la esta localizado dois batalhões.Não se fala no NuCOE e sim em alguns de seus segmentos e neles estão a elite de nossa Marinha.Soldados profissionalizados escolhidos a dedo.Temos tambem Comandos Secretos e muito bem treinados que não deixam a desejar a SEAL nenhum.Alias Comandos bem treinados e capacitados temos em nossas Forças Armadas dentre os melhores do mundo.O Brasil é inferior em poderio belico e não em capacidade operacional.

  10. Gostaria que tbm não só vira-se um filme mas tbm uma missão de algum jogo de guerra como call of duty, operação flashpoint, battlefield e muitos outros que fazem os melhores jogos de guerra de todos os tempos!

  11. Parem de ser burros os seals é a tropa mais preparada do mundo, outra coisa são muito mais experientes em combate do que nós brasileiros, pois só vivem disso; e lutam em todas as partes do mundo. A técnica de destruir um helicopteo que cai eh para não haver roubo de informações, uma vez que os helicopteros possuem computadores a bordo.

Comentários não permitidos.