Sukhoi Su-35S de série faz voo inaugural

Foto: Rustam, Rússia para o Plano Brasil

O primeiro exemplar de série do Sukhoi Su-35S, jato de combate multifuncional de 4++ geração encomendado pela Força Aérea da Rússia, fez recentemente seu voo inaugural ao decolar do aeródromo de Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association Yuri Gagarin (KnAAPO).
O voo, que teve meia hora de duração, foi comandado pelo piloto de ensaios em voo Sergey Bogdan, que testou os sistemas de comunicação, navegação, o desempenho, aeronavegabilidade da aeronave, estabilidade, entre outros.
Após a conclusão de todos os testes, a Sukhoi vai transferir a aeronave para o Ministério da Defesa da Rússia, que iniciará a sua avaliação do caça.
As turbinas do Su-35S possuem vetoração de empuxo, proporcionando ao caça a capacidade de supermanobrabilidade. O caça pode de levar até oito toneladas de armamento, entre bombas e mísseis, que lhe confere a capacidade de realizar missões de interceptação aérea, escolta, reconhecimento armado e ataque contra navios, radares e instalações militares. Atualmente, a vida útil do Su-35S é de 6 mil horas (ou 30 anos). Já as turbinas podem operar por 4 mil horas.

Fonte:  Revista Asas


22 Comentários

  1. Representante digno da série 27/30/35. Como defendo uma composição Hi-Lo e com fornecedores diferentes, SU-35 S + Gripen NG seria a escolha natural para a FAB. 🙂

    Será que possui radar blockers na entrada dos motores??
    Agora a questão da vida útil levanta uma questão, que é ou vender o caça quando tiver 4000 horas de voo, 2/3, ou já computar 4 motores para cada caça na hora da compra.

    []’s

  2. Vejam! é o nosso caça.Casamento perfeito para nossas
    necessidades, vamos negociar acordos de TT, somos do
    grupo dos BRICS, existe possibilidade de alinhamento;
    no caso do rafale, não tem como voltar atrás, cumprir
    o prometido para ter credibilide:36. Nosso foco é a transferencia tecnologica. A DEFESA é construída com
    sacrifícios,mesmo com restrições de valores. Vale tudo
    até sonhar…Quem sabe?

  3. Bacana…So esqueceram de citar um detalhe se ++ for o mesmo que 5.0…O SU35 serial é 4.5 com tecnologia 5.0,caracteristicas entre vetores a parte é o predador dos céus que qualquer piloto gostaria de pilotar em combate por ter superioridade aerea sobre todos os demais caças de sua classe.Este maravilhoso vetor encaixaria como uma luva a FAB e ao Brasil.Não é indicado ao NAe São Paulo,assim como F18,Typhon,Rafale tambem não são,ja o Gripen NG sim.Teremos realmente FX3 em breve e o Sukoy vem com tudo.Era o preferido do comando da FAB no FX1 cancelado por contigenciamento.Se for oferecido a nós com os preços que indicam que serão mais competitivos que os demais,a amplitude da TT e com o mesmo sendo fabricado do zero aqui como a propria Sukoy sugere não tem como ganharem deles.Sem falar que em Helicopteros os EC-725 correm serios riscos de babarem não so por atrasos de pagamentos de nossa parte mas sim por descontentamento com o mesmo aja visto que a MB não gostou do fato de não ter capacidade para transportar e disparar misseis anti-navios.Ja a FAB lançara agora em 2011 intenção de compra de MIs.Tudo indica que o velho preconceito entre nossos militares com equipamentos Russos não mais existe.Bom para as Forças Armadas,bom para o Brasil…CHOREM ESCRAVINHAS DO VAMPIRO.

  4. No seminário aqui em Porto Alegre foi perguntado para o Ministro Jobim sobre os Russos em um possível FX3, ele não negou e nem confirmou.
    Ele deixou bem claro que os EUA e a OTAN são uma ameaça a soberania do país, mas quando perguntado sobre os equipamentos adquiridos serem dos EUA e OTAN não quis se pronunciar.

  5. ESTRANHO…O Sr.Jobim realmente é muito extranho,fazia lobby declarado pelo Rafale e ja tava trabalhando pro F18.Foi denunciado nas correspondencias diplomaticas Americanas como informante dos EUA pelo Wikileaks.Tem um historicozinho de ingerencias,manipulações e sutilezas de convencimento ja a quase uns 20 anos.Foi citado em estudo da UnB por alterar um artigo da Constituição.No mais ele é apenas um funcionario do governo nomeado pela Presidencia.Gostos e tendencias todos tem mas ele gostando ou não gostando tem que dizer somente o que pode dizer ou seja o que passa pelo crivo da Presidencia.A batata dele cozinha no banho maria em salmora e ja deveria ter sido substituido por não ser de total confiança e altamente suspeitavel.Enfim parece-me que tanto o governo quanto as forças armadas sintonizam pensamentos.Todos sabemos quem são os inimigos da soberania Brasileira e os Franceses tambem deixaram muito a desejar.O FX envolver tecnologia mas esta atrelado a geopolitica e geoestrategia.O Brasil tem comuns interesses com Russia,China,India e Africa do Sul.Devemos buscar alternativas com que se afina com a gente e não com quem quer somente nos sugar.Ja é praticamente certo so falta divulgar que teremos um FX3,não que acabe o FX2 e se inicie um FX3 mas que o FX2 volte revitalizado como FX3.Teremos novidades e ao que tudo indica a que mais agrada hoje a FAB……KD AS ESCRAVINHAS DO VAMPIRO PARA BOTAREM DEFEITOS NO CONDOR PREDADOR???

  6. Essa tecnologia já chegou ao limite.
    Já é hora de fabricarmos aeronaves do tipo Disco Voador:
    1) Sem asas;
    2) Fazendo curvas de 90 graus em velocidade supersônica;
    3) Velocidade 30 x som na atmosfera e a 600 km/h embaixo d´água;
    4) Motor por fusão nuclear;
    5) Dispositivo anti-gravitacional.
    Vamos desenvolver esse protótipo ?

  7. @ Estranho

    Sério mesmo?
    Ele disse mesmo que os Estados Unidos e OTAN são ameaças?
    Isso ,todo mundo desconfia, mas nunca ninguem em qualquer governo brasileiro diria isso em publico. Por se isso for verdade, a modernização das forças armadas tem como objetivo enfrentar superpotencias ,e como voçes sabem superpontencias consideram que paises que preparam-se contra elas são já meio inimigos. Algo muito parecido com a indignação de um lobo, descobrindos que ovelhas estão querendo defender-se.

  8. Tomou zero (metaforicamente falando) em prova na India… junto com o jurassico F18

    Voltando ao assunto compra de aviões caça pelo Brasil.

    Agora sou contra a compra de avião caça… motivo… não defenderiam nada.

    Sou a favor de investimento em satelites..radares…misseis, esses sim podem nos defender de forma eficaz.

    Pela dimensão territorial brasileira … precisariamos de mais de 300 aviões caças para pensar em defesa… conjuntamente com enumeras novas bases aéreas… e o mais importante um decente sistema de vigilância eletronica…

    Em resumo nosso país não tem defesa alguma…contra um ataque envolvendo alta tecnologia militar… e não serão 3 dezenas de aviões que mudarão a desesperadora situação..

    ps. lembrando ainda que somos um país com 16 milhões de esfaimados (mortos de fome mesmo) cujo o atual governo acha que investindo 33..60 bilhões… em um trem que servira a poucos…fara o país mais pungante…

  9. Saibam que eles os Russos jamais venderiam essa maquina mortifera o SU35BM Serial com tecnologia 5.0 a Venezuela somente se nós o Brasil não fecharmos com eles pois existe na oferta a exclusividade a nós de te-lo na AL e a mesma exclusividade de nós podermos vende-lo na AL e talvez tambem na Africa inclusive a 2 anos isso ja era cogitado como uma forma de se deter a impetuosidade de Hugo Chavez.A Russia não vende determinados armamentos a paises com governos instaveis ou radicais.Eles não querem botar o nome deles em furadas que venham prejudica-los.Assim como o Brasil mudou e esta mudando eles os Russos tambem mudaram e estão mudando.O tempo da guerra fria acabou e hoje é uma guerra entre a hegemonia Ocidental contra emergentes e por isso os EUA deram apoio a India no CS,não so por ela ter Armas Atomicas como muitos pensam mas para atrai-la isolando a China.Tentaram atrair a Russia e ao Brasil tambem com outras sutilezas.Conscientizem-sem Capitalismo e Comunismo são duas merdas que degradam a humanidade,hoje o que dita as ordens em geoeconomia não são mais papeis,titulos e bens e sim estrategia de comercio e quem não se adequar a isso sucumbira.Existe uma disputa de interesses,uma hegemonia que afunda e outra que surge.Nós o Brasil teremos a mais poderosa Força Aerea da AL SU35BR 4.5 com tecnologia 5.0 e um caça 5.0 totalmente nacional,desenhado,projetado e fabricado no Brasil.Quem lembra ja a 2 anos que insisto nisso e muitos debochavam heim???????….A COSACAZINHA NUNCA MENTIU PRA MIM.

  10. XTREME…O SU35BM não tomou zero na India como voce afirma porque ele não participava e nem participa da concorrencia Indiana.Te dou razão quanto a necessidade de termos uma defesa antiaerea e antimisseis condizente com a magnitude do Brasil.Essa é e sempre foi a nossa maior deficiencia.Precisamos sim de muitos caças e quanto mais melhor e tambem de muitos submarinos mas não precisamos de NAes que no nosso caso serve apenas como status aja visto que em confronto teriamos de dispor da maior parte da operacionalidade de nossa esquadra simplesmente para protege-lo.Um NAe tem por obrigação ter uma auto-defesa capaz de defende-lo sem ter a necessidade de esperar isso de escoltas e tambem capacidade de apoio de saturação a missões,fora isso melhor não te-los pois serão somente embarcações de transporte e nada mais.Caças,Submarinos,defesas antiaereas e antimisseis,satelites geoestacionarios e sistema de monitoração a setelite e detecção de presença,tanto termico como infravermelho isso sim é o que o Brasil mais precisa e não a parafernalha defendida pelos BABAS ÓVOS DE YANKEES OS PACOTES DE SUCATAS CHEIAS DE MALWARES E ESPIAS.

  11. Caro Cal,
    Fui no seminário do livro branco de defesa nacional dia 28 de abril no hotel Plaza São Rafael, por sinal mal organizado. O General de Divisão Sérgio W. Etchegoyen deixou bem claro antes da palestra do Ministro Jobim que os EUA e a OTAN são uma ameaça ao Brasil e se tem uma estranheza com o recebimento de tantos equipamentos militares na Venezuela de origem Russa. Não falaram em guerra, mas sim de uma desconfiança. Os vídeos das palestras serão publicados no site: http://livrobranco.defesa.gov.br/ , até o fim de maio. Na palestra do Ministro Jobim que foi de 1 hora ele deixou bem claro a desconfiança com a OTAN e EUA no Atlântico Sul, vcs poderão ver quando colocarem no site. As minhas perguntas ao Ministro foram interpretadas pelo Brigadeiro que era moderador e não saíram como foram escritas. O ministro disse que em Washigton os americanos disseram que existia uma bacia Atlântica e não tinha divisões e ele protestou e disse que não discutiria com eles por eles não terem assinado o tratado do mar, a história é longa, mas o governo parece estar atento…

  12. Serve pra show aereo com pilotos russos voando rasante nas cabecas de espectadores sem nocao de seguranca alguma. A mesma bagunca com a “military doctrine” dos Russos.
    Brasil nao vai comprar caca Russo porque implicaria uma mudanca nas doutrinas da FAB (filha da USAF)
    Deveria tira isso da cabeca.
    Nunca tivemos equipamento Russo e os helicopteros que ai estao estao cheio de rumores de ma equipamento.

  13. O General de Divisão Sérgio W. Etchegoyen é da minha turma. É um militar não-omisso, que merece todo o nosso respeito.
    O General está certo ? Acho que sim, pois os americanos há mais de 200 anos ambicionam as nossas riquezas naturais. É um povo imperialista e neurótico de guerra.
    Vamos nos armar para a nossa defesa. É um direito internacional, natural e patriótico que nós temos.
    Sem tecnologia de ponta, não somos nada x nada.
    Pessoal, eu tenho vergonha de ser omisso. Omissão pra mim é crime de Lesa a Pátria.

  14. Vai ficar lindo o SU35BR 4.5++ dando razante na cabeça da galera e soltando fumaça verde-amarela.A mentalidade xenofobica entre nossos militares não mais existe,eles evoluiram,resta ainda uma pequena minoria reacionaria de nossa sociedade tambem evoluir.Nossos militares tem um unico objetivo,defenderem a soberania e os interesses do Brasil.Quando o nenem nasce a primeira coisa que se faz é cortar o cordão umbilical.O nenem nasceu,cresceu e se tornou adulto e o cordão umbilical não mais existe na mentalidade da maioria mas ainda tem residuos em uma minoria que não avança intelectualmente e não consegue se livrar de antigos fantasmas,neuroses e espasmos de esquizofrenia.Na bandeira do Brasil tem ordem e progresso que so é alcançado com um unico objetivo,uma unica intenção…ORDEM em reconhecermos os interesses nacionais e a eles defendermos com respeito a as nossas leis e soberania…PROGRESSO em termos um unico ideal coletivo de trabalharmos para desenvolvermos assim garantindo o futuro de nossas gerações…BASTA APENAS 1 SU35 PARA MANDAR PARA O ESPAÇO VARIAS CASA BRANCAS COM MADE IN BRASIL NOS BICOS DOS MISSEIS.

  15. O SU35 na FAB não é uma realidade distante. Porém depende mais dos russos do que de nós. A Rússia já tomou conhecimento que para ser um player no mercado internacional de defesa, ter preço atraente e um produto interessante não é garantia de sucesso. Eles já deram início a um processo de “ocidentalização” da aeronave ao alongar sua vida útil(motor e estrutura). Resta ocidentalizar também a logística. Mas eles estão chegando lá.Para vender para o Brasil a Rússia tem que nos ver como parceiros e não como meros compradores.Vamos aguardar.

  16. JAGUAR…O que mais a Russia sempre quis ser e sempre buscou ser é parceira na area de defesa com o Brasil e ja cansaram de dizer antes nos bastidores e ja a quase dois anos que podermos ter deles o que quisermos em defesa,satelites e area aeroespacial.Querem conversar sobre tudo.Do nosso lado que sempre houve muito preconceito.Estamos testando equipamentos deles e ate o momento estão sendo aprovados e não deixam a desejar em serviços como muito se divulgou.O SU35BM era o preferido do Comando da FAB e deixou de ser por manipulação politica e ainda quiseram culpar a FAB por sua desclassificação.Muita coisa esta envolvida na escolha do vetor,não so a maquina em si,TT,mas muita geopolitica e geoestrategia e é o que vem ocorrendo agora.A suspenção da licitação foi sabia e oportuna e retornara revitalizada.O SU35BM 4.5 com tecnologia 5.0 nunca esteve tão perto da realidade do Brasil como agora esta.

  17. E dizer q militares nos colocaram em situação de perigo ao assinarem tratados q só prejuizos dão ao n BRASIL…TNP, MTCR … Espero q políticos ou militares nunca + assinem acordo nenhum contra o n país.

Comentários não permitidos.