Seis terras indígenas serão homologadas nos próximos dias pela presidenta Dilma, diz Gilberto Carvalho

http://3.bp.blogspot.com/_6886BCkrAL0/SS_nmt1vVtI/AAAAAAAADO4/DhJ6kcAEArY/s400/internacionalizacao-amazonia-1%5B1%5D.gifA presidenta da República, Dilma Rousseff, vai assinar nos próximos dias a homologação de seis terras indígenas. A informação foi passada pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a uma comissão de índios que foi recebida hoje (5), no Palácio do Planalto, por cinco ministros do governo.

Serão homologadas as terras indígenas de Tenharim-Marmelo, Matintin e Santa Cruz da Nova Aliança, no estado do Amazonas, além de Tabocao, no Tocantins; Cacique Fontoura, em Mato Grosso, e Xipaia, no Pará.

Os índios recebidos no Palácio do Planalto fazem parte do Acampamento Terra Livre, montado desde o início da semana na Esplanada dos Ministérios. Eles querem que o governo paralise as grandes obras de infraestrutura que afetam as terras indígenas, entre elas, a transposição do Rio São Francisco e a construção da Usina de Belo Monte, Pará.

Os índios também entregaram ao ministro Gilberto Carvalho um documento com as reivindicações, e incluíram pedidos de melhorias na área da saúde indígena e garantias de direitos à terra em que vivem. Outro problema relatado, é a situação de violência na disputa de terra no sul da Bahia que, segundo os índios, conta com a ação de grupos de extermínio e a participação de policiais.

O ministro se comprometeu em levar as questões para discutir com a presidenta Dilma Rousseff e, em seguida, chamar as lideranças para uma nova reunião, tão logo o governo avalie as propostas apresentadas.

Participaram da reunião com os índios, além do ministro Gilberto Carvalho, a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai ), Márcio Meira.

O governo mantém a posição de continuar as obras de construção da Usina de Belo Monte, no Pará, de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, e de transposição do Rio São Francisco. Durante a reunião, Carvalho disse para o grupo que o governo não pode ser acusado de não conversar com os indígenas.

“Nós não aceitamos a pecha de que esse governo não conversa. Vocês entraram aqui pela porta que entram todos os cidadãos brasileiros. Não entraram pela rampa [do Palácio do Planalto] porque de acordo com a liturgia, só sobe a rampa os chefes de outros povos. E vocês são brasileiros”, disse Gilberto Carvalho.

Segundo o ministro, o fato da presidenta ter ordenado a presença dos ministros na reunião significa que há, da parte do governo, um “profundo respeito” pelas comunidades indígenas. “O fato da presidenta ter nomeado vários ministros para estarem aqui hoje é prova de que a causa indígena demanda profundo respeito, e ela o tem. O fato da presidenta não estar aqui hoje, não significa que ela não irá recebê-los”, afirmou.

O ministro aproveitou o encontro para também sair em defesa do presidente da Funai, Márcio Meira, muito criticado por algumas lideranças indígenas. Alguns deles chegaram a defender a saída de Meira do órgão e disseram que pediriam a Dilma Rousseff que nomeasse um índio para a presidência da Funai, fato desencorajado pelo ministro.

“Eu aconselho a vocês que não prossigam com essa história. Quem escolhe seus auxiliares é a presidenta que teve milhões de votos. Se prosseguirem com isso, vão malhar em ferro frio”, disse o ministro. “Nós do governo sabemos o quanto o Márcio Meira chega a se indispor com alguns colegas defendendo direitos dos índios”, completou.

Márcio Meira disse que as reivindicações apresentadas hoje pelos índios são justas. “Elas trazem muitos passivos da luta pelo direitos fundamental que é o direito a terra, garantido pela Constituição de 1988. Atualmente, no Brasil, temos 110 milhões de hectares, e, quando vemos imagens de satélites, percebemos que as áreas indígenas são as mais preservadas, as menos devastadas. Eu concordo que há ainda há muito a ser feito”, afirmou Meira. E se defendeu dizendo que a sua administração está agilizando o processo de demarcação de terras.

“Desde que assumi, não há um processo de terra parado no que diz respeito à demarcação. Reconheço que há muitos desafios, mas criamos mais de 100 equipes de trabalho para reconhecimento de terras indígenas no Brasil “, disse.

Fonte: Agência Brasil

33 Comentários

  1. O ministro disse bem, os índios são brasileiros, com direitos e deveres comuns a qualquer brasileiro !
    Não devemos culpar os índios o perigo não esta neles, mas sim em algumas ONGs,todo brasileiro tem o dever de proteger os índios e seus direitos!

  2. Isto tem mão maligna encima!.. Tem como até! ampliar as terras indígenas.. temos tecnologia pra isto. É intriga que não leva a nada, e só faz debates e debates.. para teses.. reuniões.. $.. $.. por aí vai. e o Brasil Ordem e Progresso cadê? Temos de glorificar nossos índios, não aqueles que se entregam a qualquer ONG mas sim aquelas tribos (inclusive ja vi reportagem na TV cultura disto) que se opõe à influencia religiosa e cultural externa. Aprender com quem conhece nossas terras desde que o homem é homem.

  3. Parem com isso, estamos criando o embrião de futuro problemas p o BRASIL…sérios.Prestem mt atenção, tem essa ONGs pilantrópicas envolvidas e fazendo a cabeças dos meu irmãos…São a 5 colunas infiltradaos em terras BRASILIS. Sds.

  4. É o que eu sempre disse, e volto a dizer:
    IBAMA e FUNAI = duas DESGRAÇAS nacionais.
    Enquanto 190 milhões de brasileiros se espremem em 10% do território, meia dúzia de índios querem ser donos dos outros 90%…
    Enquanto deixarem essas desgraças se meterem em assuntos de interesse estratégico estamos Fu…

  5. Dilma tinha que sofrer o impeachment, antes que doe a nossa querida Amazônia para os gringos.
    Já não estou gostando do seu governo. PT e PMDB não possuem sentimento de patriotismo e nacionalismo.
    Está na cara que a ONU vai declarar a Amazônia terra dos índios. Não tenho dúvidas sobre isso. E os nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros ficam calados.
    Estou a favor do Regime da China no Brasil, caso contrário iremos perder a Amazônia. Pensei que a Presidenta Dilma fosse nacionalista. Dilma e Lula não servem para governar, pois colocam a nossa Segurança Nacional em risco.
    O pior político brasileiro de todas as épocas chama-se Marina da Silva, pois está entregando a nossa Amazônia para os países imperialistas. Pior do que ela é, não é possível. Que tristeza pessoal.

  6. A questão “índio” se configura em um enorme problema para o Brasil. Aí reside a brecha para uma tomada “legal” das terras brasileiras por nações estrangeiras sedentas de recursos naturais.
    Como brasileiros, os índios devem obediência e respeito às leis aqui estabelecidas e como brasileiros devem estar amparados pelo estado e é aí que começa problema. Como o estado é falho, surgem as ONGs para suprir essas falhas e com isso o cenário está montado para mais tarde a exemplo das Malvinas, esses índios declararem querer ser de outra nação qualquer, sendo essa a desculpa e oportunidade perfeita para uma intervenção indevida.
    O Brasil precisa fazer a lição de casa, precisa dar mais atenção ao assunto entre outras coisas mandando essas ONGs de volta pra casa e monitorando as que ficarem sob rédeas curtas.
    Abre o olho que o cerco ta fechando!

  7. 1-“Nós não aceitamos a pecha de que esse governo não conversa. Vocês entraram aqui pela porta que entram todos os cidadãos brasileiros. Não entraram pela rampa [do Palácio do Planalto] porque de acordo com a liturgia, só sobe a rampa os chefes de outros povos. E vocês são brasileiros”…
    2-“Eu aconselho a vocês que não prossigam com essa história. Quem escolhe seus auxiliares é a presidenta que teve milhões de votos. Se prosseguirem com isso, vão malhar em ferro frio”, disse o ministro. “Nós do governo sabemos o quanto o Márcio Meira chega a se indispor com alguns colegas defendendo direitos dos índios”…3-
    “Desde que assumi, não há um processo de terra parado no que diz respeito à demarcação. Reconheço que há muitos desafios, mas criamos mais de 100 equipes de trabalho para reconhecimento de terras indígenas no Brasil “…

    1-Eles não são um povo dentro do nosso povo.Eles são uma etnia das muitas etinias de nosso povo.E tratados como Brasileiros e não como extra-Brasileiros.
    2-Certo ou errado eles e todos nós devemos respeitar o poder constituido,as leis e a constituição e se essas ferramentas são obsoletas,devemos reve-las e aperfeiçoa-las e não simplesmente criarmos exceções que virão a trazer muitos mais problemas.
    3-Com 6 meses de governo muitos querem a solução de todos os descasos e de todas as desigualdades e ainda investimentos e modernização,sem nos darmos conta que tudo o que se faz onera o orçamento e reflete na economiaRoubaram demais,muitas são as dividas,desvios entre outras coisas.Se instauracemos CPIs no IBAMA,na FUNAI,no consorcio Brasil-Ucrania muitos serão os escandalos e os envolvidos….DANDOLO meu amigo não fique zangado comigo mas quando voce fala de geopolitica e geoestrategia és um desastre.De todos os Presidentes que tivemos ate agora fora Juscelino a Sra.Presidenta Dilma Rousseff em tão pouco tempo tem demonstrado muita coerencia e determinação.Ela não vai dar a Amazonia nem o pré-sal para os gringos e muito pelo contrario,talvez se fosse o PINGUçO CASCATEIRO ja teria dado e talvez se fosse a PROSTITUIDA PETROBRAS ENGANAÇÃO que de estatal so tem o titulo e hoje é uma empresa de capital aberto que não so os Brasileiros são donos mas gringos tambem e que ate ja comprometeu o petroleo que ainda nem extraiu como pagamento ao investimento Chines.COMO FALAM MERDAS HEIM.Ou babam óvos dos Americanos chupando suas salsichas de seus hot-dogs e com as bocas lambuzadas de maionese perguntam “QUER QUETCHUP” ou defendem o CURUMIM DESBOTADO Hugo Chavez e o Bolivarianismo com a intenção da ALBANIZAÇÃO DA AL,ou ainda vivem reclamando de tudo,desmerecendo tudo o que é Brasileiro e toda iniciativa de realmente se fazer alguma coisa e sabem porque?Porque seus patriotismos são alicerçados a dinheiro e oportunidades,pensam sempre de uma forma individual e não coletivamente.Na verdade é uma deficiencia nacional conviver em coletivo so possivel aos miseraveis que todos na merda se ajudam por pena de si mesmos pois quando prosperarem furam os olhos uns dos outros….DANDOLO.Tirar a Presidenta Dilma Rousseff do poder interessa diretamente aos interesses Yankees,a minoria reacionaria Direitista,aos PIGs,aos GDAs e a todos que sempre mamaram no Brasil,multinacionais,bancos e espertinhos industriais,banqueiros,especuladores e etc…se eu fosse fazer uma lista de entreguistas,de leiloeiros e trairasbóias não caberia neste post.Continuo achando que o nobre amigo RECEBE SOLDO DA CIA OU TEM VONTADE DE RECEBER rsrs rsrs

  8. Amazônia é um tema muito delicado para os brasileiros.
    Vamos tirar os índios da floresta e colocá-los nas escolas e universidades. Esse negócio de índio igual ao homem pré-histórico não existe mais. Cuidado com as ONGs alienígenas, pois são todas contra a Soberania Nacional.
    Dilma tem que fazer uma escola bem estruturada no meio das aldeias indígenas e faculdades próximas aos índios.
    Isso é pra ontem.

  9. Diante de tudo que venho tomando conhecimento nos últimos anos… E do rumo que as políticas públicas e decisões judiciais estão tomando… A solução que nos restará é:
    R.E.V.O.L.U.Ç.Ã.O.

  10. Os indios são brasileiros, não entendo por que eles tem tratamento difernciado dos demais.
    Ridiculo isso…
    Funai e outros órgãos do tipo só atrasam o progresso do Brasil.
    é importante defender os indios, suas culturas.. mas é ridiculo meia duzia de caciques ATRAPALHANDO o progresso de 190 milhões.

    Cade o povo pra falar NÃO a essa indiarada? só por que é indio tem que se aceitar tudo que eles falam???

    Pelo menos, o Ministro e a Presidente esta tendo punho firme.
    Se nao belo monte, são francisco seria só historia.. mas sãorealidades.

  11. Assisti um documentario do Fantastico, mostrando uma tribo de indios no Belo Monte, para chegar la so atraves de rio ou aviao..o que chamou atenc,ao foi uma pista de aviao na aldeia…para mim foi as Ongs que vao e vem de aviao o tempo todo nessas comunidades, desde quando tem aviao na aldeia…
    O negocio e’ fazer a br 319, e muitas estradas na Amazonia que acaba o problema, os militares estavam certos “integrar para nao entregar”..
    Se nao fosse pelos miltares que colonizaram o mato grosso, abriram estradas isso ai ja tinha ido pro saco..

  12. A criação de mais estados no BRASIL, principalmente no norte, pode ser favorável para um melhor controle da região. Na medida que desloca o poder politico/administrativo para áreas que estão muito distantes da capital do estado. E a criação de novas capitais aumenta a densidade populacional nesses vazios demográficos além de deslocar os investimentos para o longinquo interior. Dois estados Amazonas e Pará poderiam se tornar seis.

  13. Mas tem uma coisa positiva, se for para PRESERVAR, deixar os indios lá tomando conta, mas não se esquecendo que são BRASILEIROS e que a lei vale para eles, acho que tudo bem.
    Eles querem terras? Então cuidem, mas se ficar de pilantragem, a lei vai valer a eles também.
    Eles queriam subir a rampa? nossa.. ‘-.-‘

  14. As “Terras indígenas” no Brasil dão para colocar quase meia europa, e o pior de tudo é que elas estão em cima das maiores jazidas minerais do país, no futuro, eles não vão querer royalts, vão reinvincar independência junto a ONU, e os brasileiros se quizerem, terão que comprar os minérios nas mãos das empresas americanas e inglesas que estão patrocinando estas “demarcaçãoes”.

    ACOOORDA BRASIL!!!
    ACOOORDA DONA DILMA!!!

  15. Eu não aprovo mais estados, ainda mais no norte e nordeste.
    A maioria não é nem auto suficiente, não contribuem nem com 1% do PIB no Brasil.

    1º. Roraima: 0,2%
    2º. Acre: 0,2%
    3º. Amapá: 0,2%
    4º. Tocantins: 0,4%
    5º. Piauí: 0,6%
    6º. Rondônia: 0,6%
    7º. Alagoas: 0,6%
    8º. Sergipe: 0,6%
    9º. Rio Grande do Norte: 0,8%
    10º. Paraíba: 0,8%

    (Os 10 que mais contribuem)
    1º. São Paulo: 33,1% de participação no PIB Nacional
    2º. Rio de Janeiro: 11,3%
    3º. Minas Gerais: 9,3%
    4º. Rio Grande do Sul: 6,6%
    5º. Paraná: 5,9%
    6º. Santa Catarina: 4,1%
    7º. Bahia: 4%
    8º. Distrito Federal: 3,9%
    9º. Goiás: 2,5%
    10º. Pernambuco: 2,3%

    Isso só é politicagem, pra aumentar os impostos…nem o pessoal da area metropolitana de Belem aprova isso… e lá vem mais um punhado de deputados, vereadores, senadores, ganhando mais de 20 mil por mês fora os benefícios as custas do povo.
    Criasse estados por causa do interesse de meia duzia e lá vai 190 milhões por a mão no bolso pra pagar a brincadeira.
    Sem querer menosprezar, de maneira nenhuma, mas só vai criar mais 2 estados pobres no Brasil…

  16. Ia editar, não consegui..

    Estados grandes não quer dizer que não podem ser bem administrados.
    Posso dar exemplos de países como EUA e RÚSSIA (como SAkha) que tem estados até maiores que os nossos, alguns até maiores que parte da Europa e são muito bem desenvolvidos
    É só ser bem administrado, o povo saber quem vai por lá pra comandar..
    Saber trazer desenvolvimento, empresas a região.. o estado pode ser do tamanho do Espírito Santo, mas se for mal administrado da no mesmo.

  17. hoje o Brasil já tem na malha rodoviária o seu principal meio de transporte o que é um absurdo ao menos na regiao norte pois a configuração favoreceria muito mais meios fluviais.
    Construir novas estradas na amazonia me parece um pouco contraditório, pois além de não aproveitar o potencial da região ainda leva consigo uma explosão demografica o que só contribui para a devastação.
    hoje já existe a intenção de aumentar o efetivo do nosso exercito e acho que cabe a ele a assistência e integração da Amazônia mas antes de tudo é preciso levar para os meios acadêmicos um conhecimento mais aprofundado e adequado sobre a Amazônia. O Brasileiro precisa ter a nítida percepção daquilo que foi lhe dado a cuidar.

  18. PATRIOTA…Essa foi a intenção de nosso governo militar que acentou os Indios sobre as terras ricas em minerios e todas as reservas florestais tambem foram criadas sobre ricas jazidas e tudo para inibir a ganancia interna e externa.Talvez faltou-lhes prospectar mais alem ou seja sobre variações geopoliticas e geoestrategicas com uma ONU manipulada pela fome de lobos famintos.Se por Exemplo,os Ianomamis resolverem fazer independencia de suas terras ficarão com um territorio enorme entre Brasil,Venezuela e Suriname e simplesmente a maior reserva de sisto do mundo.Eu ja disse aqui que do alto Rio Negro ate a fronteira com a Venezuela é puro sisto e inclusive o nosso sisto é de melhor qualidade que dos Venezuelanos.Existem jazidas de minerios variados,muito ouro e chaminés diamantiferas,inclusive especulasse que em Cachimbo existe uma chaminé diamantifera maior que a da Africa do Sul e toda aquela area foi decretada area restrita justamente por esse motivo.A meu ver seria mais sensato remanejar Indios mais para o interior do Brasil,tirando-os das fronteiras,assim se teria um controle mais eficiente sobre estas areas,isso é segurança Nacional e ponto,não cabe nenhum tipo de contestação.Todas as reservas Indigenas ou florestais são patrimonios da união.Indios tem o direito de viverem nelas enquanto existirem.Homologação sim mas posse não.A Amazonia pertence ao povo Brasileiro.

  19. DE BOSTON…Meu amigo.O que tem de Cacique que é rico fazendeiro,que vende a floresta a madeireiros e que a tribo apresenta-se sempre pobrinha como coitadinhos desrespeitados e desamparados.Viagem pelo interior do norte Brasileiro e Amazonia e vejam com seus proprios olhos o que o Fantastico e a midia PIG não mostra,Indios que cultivam Maconha em suas terras e que a Policia Federal tem de enfrentar toda uma burocracia enorme para ter ou não ter permição de adentrar suas terras,o que a Policia pode fazer é ficar vigilante nos limites das reservas para interceptar caminhões e veiculos que saem com a maconha.Isso A Nathional Geografhic tambem não mostra.Indios que vendem conseções a garimpeiros de explorarem suas terras.Que cobram pedagios absurdos a todos que passam por suas reservas.Alimentados por ONGs e interesses externos a sentirem-se um povo aparte do Brasil.Parabens ao governo Federal por dizer-lhes na lata que são iguais a todos os Brasileiros e que não são donos das terras da União e que respondem as leis Brasileiras.

  20. feh, essa questão da divisão do estado do Pará é mais uma palhaçada incentivada pelo bandido do Jader Barbalho entre outros e tem como motivador o desejo de voltar a governar o estado ou parte dele e isso hoje é impossível principalmente pela grande Belém.
    O problema do Pará nunca foi seu tamanho e sim o desejo dessa corja de políticos de manter o povo da região na mais completa ignorância pra continuarem a mamar nas tetas paraenses. É incrível como o estado é constatemente estuprado e há anos sem que nada seja feito por ninguém.
    É vergonhoso essa corja se manter no poder durante tanto tempo.
    Começo a desejar a desgraça desses miseráveis.
    Sds

  21. Prezado Maluquinho.
    Infelizmente os germes do secessionismo
    já foram criados,aprovados e homologados, aí estão:

    A ‘soberania relativa’ serve apenas às forças hegemônicas mundiais, capitaneadas pelos Estados Unidos e Inglaterra, que pregam a diminuição da soberania dos outros povos enquanto fortalecem a sua própria, consolidando seu domínio sobre o planeta.

    O Brasil liderou o grupo de países que se opunham à aprovação da declaração como estava sendo sugerida, apresentando diversas alterações e emendas ao texto proposto. Em 13 de setembro de 2007, a Declaração Universal dos Direitos dos Indígenas foi aprovada na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas conferindo proteção internacional para mais de 370 milhões de indígenas.
    A declaração foi aprovada por 143 países, com 11 abstenções e quatro contra – Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. A Colômbia foi o único país latino-americano que não votou a favor, se abstendo.

    É interessante registrar algumas colocações no texto:

    – terão livres estruturas políticas, econômicas e sociais, especialmente seus direitos a terras, territórios e recursos;

    – o Estado reconhece, a necessidade da desmilitarização das terras e territórios das terras e territórios dos povos indígenas;

    – têm o direito à autodeterminação, de acordo com a lei internacional. Em virtude deste direito, eles determinam livremente sua relação com os Estados nos quais vivem;

    – têm o direito coletivo e individual de possuir, controlar e usar as terras e territórios que eles têm ocupado tradicionalmente ou usado de outra maneira. Isto Inclui o direito ao pleno reconhecimento de suas próprias leis;

    – do ponto de vista da segurança do Estado, os índios têm o direito de não concordar e de vetar ‘as atividades militares’ e depósito ou armazenamento de materiais em suas terras;

    A declaração estabelece direitos sem levar em consideração as Constituições dos países membros. Nos EUA, as terras indígenas foram conquistadas em guerras, os territórios não são considerados ocupados e, por isso, o país não concorda com o direito originário. A Argentina não concorda com o termo território temendo reivindicações autonomistas. Na Venezuela, os índios já têm o direito à propriedade coletiva das terras e, no Brasil, a Constituição não prevê a figura da propriedade coletiva das terras.

    A teia do separatismo continua sendo tecida pelos países hegemônicos através de organismos internacionais sem que observemos qualquer atitude por parte das lideranças políticas nacionais.

  22. Falou Dandolo, falou Feh.
    Esse negócio de índio igual ao homem pré-histórico não existe mais.
    Integrar para não entregar.
    Até eu gostaria de ficar na mata colhendo frutas, pescando, tomando banho de cachoeira, mas como os demais brasileiros, temos que trabalhar, para obter nosso sustento.

  23. Peraí pessoal tem que separar o joio do trigo. Não me furto saber que tem muito índio que não é mais índio há muito tempo e, além disso, é malandro pilantra e pra esses não tem meio termo, tem que dar o devido castigo, agora, tb tem os índios pô, que tem que ser zelados sim, como etnia e claro como parte distinta de um Brasil igualmente distinto. Esses, que são os verdadeiros índios, devem ter sim o direito e possibilidade de manter sua cultura e aí cabe ao estado prover essa possibilidade da melhor maneira possível. Além do mais, digo que temos muito a aprender com eles, falo de forma holística, mas me detenho ao seu conhecimento à cerca da fauna e flora amazônica. Um prato cheio para antropólogos e cientistas legítimos.
    sds

  24. PATRIOTA…O fato deles terem direito a terra não significa propriedade.Nação nenhuma tem o direito de lesgislar sobre as leis de pais algum pois isso transgride a soberania.Estas artimanhas são encabeçadas por naçãos que praticamente extinguiram seus nativos integrando-os diretamente em suas sociedades e querem que nós separemos os nossos de nossas sociedades.O Brasil deveria remaneja-los urgentemente para o interior do pais afastando-os da fronteira e isso ja dificultaria ingerencias externas.Fazermos dispositivos na lei em punição de ingerencias externas em assuntos nacionais,expulsarmos ONGS e entidades que interferirem em assuntos nacionais.Ate mesmo a biopirataria deveria ter uma lei especifica e abrangente com punição severa ao infrator externo.Veja se estas ONGS dão piruada em paises do Sudeste Asiatico que são governados por governos radicais.Se eles fizerem o que fazem aqui no Laos,Cambodja,Vietname ficam com as linguas de fora na selva.O unico pais no mundo que extrangeiros tem a intenção de interferirem com nativos de forma a torna-los independentes é o Brasil e essa busca de lugar no CS vai acabar é fazendo com que nossa diplomacia caia em artimanhas forenses do Clube dos Cafagestes.Eles estão desesperados,afundam e não veem soluções a curto prazo.Seus contribuintes ficarão radicais com a diminuição de suas economias,desemprego e a saida que eles terão para desviarem a atenção sera a de investirem contra o Brasil.Isso ja esta premeditado

  25. A qualidade dos políticos é de responsabilidade exclusiva do povo que elege os mesmos. Se fiscalizar, pressionar e exigir deles o que tem de ser feito, pode por o demônio pra governar que funciona.
    A questão de dividir é mais pra controlar melhor essa área onde a população de 15M é menor que da capital paulista e a superfície é metade do território nacional. Não tem necessidade de criar muitos novos cargos, é só dividir os que existem entre as novas unidades criadas e fazer valer o ficha limpa. Nesse ultimo o povo do BRASIL tem de exigir.
    A alternativa seria construir umas centenas de NUKs pra defender a soberania. Bem mais barato né.

  26. ACPF…Concordo contigo meu amigo que a todo o cidadão deve ser dado tratamento condizente com o procedimento dos mesmos aos de bem direitos de cidadãos os do mal independente de etnia,posição socioeconomica ou cargo a forma da lei nua e crua.Acontece meu amigo que tem um mundo ganacioso com a maioria em ressessão profunda usando da artimanha de se fazerem policiais do mundo tomando a causa dos oprimidos,indefesos e menos assistidos para justificarem intervenções belicas e forenses.Para eles não importa se trafique,venda a floresta ou prostitua as tribos,bastam-lhes usarem tangas ou andarem pelados na selva que são considerados seres em extinção e patrimonio da humanidade.Deveriamos sim remaneja-los o mais rapido possivel para o interior do pais tirando-lhes das fronteiras para melhor podermos ter controle e assim qualquer ingerencia externa poderia ser considerada violação de soberania.Temos etnias que habitam dois,tres paises e se elas de comum acordo resolverem se fazerem independentes a comunidade internacional aprova e fica mais dificil impedirmos.Mesmo que os lobos aprovem medidas internacionais de comum acordo e mesmo que o Brasil ate as ratifique temos uma constituição que dá a posse das terras em questão a união e ela é inquestionavel por extrangeiros e soberana para nós Brasileiros.Tira-los das fronteiras é o mais sensato e assim podermos implementar maior controle com revitalização e criação de novas unidades de policias e forças.Não tem outra forma se nós não fizermos isso mais cedo ou mais tarde eles nos dividirão aja visto que a grande maioria de nosso povo não é bem esclarecida e informada nestes assuntos e a manipulação da midia com sutilesas de programações e mais os tolos internos que muitos ate tem a boa intenção mas acabam direta e indiretamente trabalhando contra o Brasil.O Brasil somos nós o Brasileiros e nada e nem ninguem jamais nos tirara um centimetro de nosso territorio nem que levemos seculos e que nos exterminem para que nós os expulsemos todos.O perigo é a diplomacia Brasileira que se sente iluminada,defensora do certo mas que em estrategia chega a ser inocente por não ter malicia,por ser precose.

  27. Eles podem ter as terras que quiserem, mas é BRASIL do mesmo jeito, se começar a palhaçada, vai exercito, vai guarda nacional, o diabo que for.
    General Heleno mesmo já disse “Indio ou não Indio é brasileiro, e se tiver em solo brasileiro fazendo coisas que vão contra a legislação ou a soberania brasileira, o Exercito vai entrar lá e não quer nem saber..”

  28. Acreditem pessoal, eu serví no 14BIS- Batalhão de Infanta-
    ria de Selva em Altamira-PA, Conhecí grande parte das
    alteias da região do Xingu,muita delas dominadas por ORGs
    internacionais, era comum o conflito e morte entre indios
    e grileiros, a posse de terra era concedida pelo INCRA com registro em cartório, tem dinheiro tem terra!
    Os gringos se apresentavam como missionários de deus, que
    iriam salvar as familias necessitadas, doavam dinheiro para comprar várias áreas para as familias,passado algum tempo recompravam as áreas pré-determinadas, consideradas estratégicas. Foi aí que perdemos parte da Amazonia!

Comentários não permitidos.