Nova versão sobre morte de Bin Laden volta a contradizer Casa Branca

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Uma nova informação divulgada pela imprensa americana nesta sexta-feira voltou a contradizer relatos anteriores da Casa Branca sobre a operação que levou à morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, no último domingo.

Segundo jornais americanos, fontes do governo afirmaram que, ao contrário do informado anteriormente, apenas uma pessoa – o mensageiro de Bin Laden – teria atirado contra as forças especiais americanas que invadiram o esconderijo do líder da Al-Qaeda no Paquistão e o mataram.

O mensageiro estaria em um andar diferente da mansão onde Bin Laden vivia escondido – na cidade de Abbottabad – e teria sido morto pelas forças americanas no início da operação.

Essas novas informações representam mais mudanças no relato sobre como transcorreram os cerca de 40 minutos da operação.

Desde a noite de domingo, quando o presidente Barack Obama anunciou a morte do líder da Al-Qaeda em cadeia nacional, membros da Casa Branca já mudaram repetidas vezes sua versão sobre a operação.

Troca de tiros

Na segunda-feira, o principal assessor do governo para assuntos de segurança nacional e contraterrorismo, John Brennan, disse que Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça ao resistir à captura.

“Se nós tivéssemos a oportunidade de pegar Bin Laden vivo, se ele não apresentasse qualquer ameaça, os indivíduos envolvidos (na operação) estavam aptos e preparados para fazer isso”, afirmou.

Brennan disse que o líder da Al-Qaeda resistiu e houve troca de tiros com as forças americanas que invadiram seu esconderijo. Afirmou ainda que Bin Laden tentou usar uma de suas esposas como escudo, e a mulher acabou morta na ação.

No dia seguinte, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, mudou o relato, e disse que Bin Laden não estava armado.

De acordo com Carney, porém, mesmo desarmado Bin Laden resistiu à captura, e várias outras pessoas presentes no local estavam armadas, com “intensa” troca de tiros.

O porta-voz afirmou ainda que uma das esposas de Bin Laden confrontou as forças americanas e foi alvejada na perna, mas não morreu, contrariando a versão de Brennan.

Legalidade

As versões contraditórias vêm aumentando os questionamentos sobre a legalidade da operação que levou à morte de Bin Laden, acusado de ser o mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram quase 3 mil pessoas em Nova York e Washington.

Além desses ataques, Bin Laden era acusado de ser o mentor de diversos outros atentados contra alvos americanos e ocidentais e ocupava o primeiro lugar na lista dos mais procurados pelos Estados Unidos.

Na quarta-feira, ao ser questionado sobre detalhes da operação em audiência no Congresso, o secretário de Justiça, Eric Holder, defendeu sua legalidade e disse que foi um ato legítimo de autodefesa.

“Ele era o líder da Al-Qaeda, uma organização que conduziu os ataques de 11 de Setembro. Ele admitiu seu envolvimento. A operação contra Bin Laden foi justificada como um ato de autodefesa nacional”, disse Holder, em audiência na Comissão de Justiça do Senado.

Nesta quinta-feira, porém, a alta comissária de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, pediu ao governo americano “a divulgação completa dos fatos precisos” sobre a morte do líder da Al-Qaeda para estabelecer a legalidade da operação.

“As Nações Unidas condenam o terrorismo, mas também têm regras básicas sobre como deter atividades terroristas. Isso deve ser feito respeitando as leis internacionais”, disse a comissária.

A ONG Anistia Internacional também já havia se manifestado a respeito da operação, ao dizer que Bin Laden deveria ter sido capturado vivo, já que estava desarmado.

Fonte: BBC Brasil

26 Comentários

  1. Não vi até hoje, quase 10 anos depois dos ataques de 11/09 algum “bendito” defensor dos direitos humanos se pronunciar à favor das vítimas dos terroristas…

  2. Isso é piada!

    Um cara como o Osama não tinha nenhum direito. É como alguém achar que o Hitler merecia um julgamento.

    Esse sujeito foi além do imaginável. Ele planejou vários atentados para matar milhares de pessoas inocentes sem numca se quer pensar na vidas dessas pessoas e de seua familiares.

    Eles não são simplismente terroristas. Eles são um bandos de loucos que tem o objetivo de matar o máximo de “Infiéis” ou não mulçumanos radicais possível.

    Então ele não tem ou não tinha nenhum outro destino senão a execução sumária.
    Se tiver que torturar e matar essa raça miserável de terroristas extremistas que seja feito! Eles não tem nenhum sentido de apelo ou respeito pela vida de quem quer que seja.

  3. Até o momento não há nenhuma prova concreta de que Bin Laden
    esteja morto! E as diversas explicações contraditórias dos EUA só reforçam isso!
    Os EUA adoram exibir trofeus como houve com Sadam e seus filhos,porque seriam diferentes com Bin Laden? Por que teriam toda aquela cerimônia(segundo eles) com o corpo?

  4. Hitler morreu de velhice, e Osama está vivo em algum lugar. Ambos prestaram “gloriosos” serviços à os sionistas. São “mártires”.

  5. ata mais se o osama mercia tuo isso entao oque merece o bush que ja matou mais 300mil pessoas.

    e qual é todos nos sabemos quem inventou o 11de setembro foram os eua , eles apenas colocaram a culpa no osama.

  6. O mundo ficou um pouco mais seguro sem Bin Laden !!!Sem USA e ISrael o mundo ficaria um pouco mais !!! SDS

  7. A realidade é a seguinte: A morte de Osama pelo Obama, vai gerar a monte de muitos outros americanos e europeus inocentes, e ainda vai derrubar o governo do Paquistão, que contribuiu com os americanos. Poderá ser o estopim da III GM ? Sem dúvida.

  8. Oi pessoal, olha só tudo não passas de uma grande armação, uma grande mentira, vejam mostraram uma foto de photoshop dizendo que era do bin laden, era falsa assim como a que esta acima nesta materia, já dizeram tantas versões e nem uma condiz com a verdade, tudo muito rapido localizaram o bin o mataram o jogaram no mar, tudo para que niguem encontre a verdade dos fatos, ou seja tudo isso e mentira para dar popularidade a um presidente fraco, desgastado, derrotado que não vai se reeleger por assim como aqui no brasil la nos EUA a população esta farta de serem enganada. um abraço amigos!

  9. .
    .
    Terrorista bom é terrorista morto, mesmo que sejam nações terroristas e seus capachos… Melhor o Obama morto do que vivo, melhor um Bush morto do que vivo também!!
    .
    Valeu!

  10. bommm…vamos aos fatos. 2 no caso.

    bin laden sendo levado vivo, nao seria julgado no paquistao, obiviamente, mas nos usa, e seria culpado a pena d morte — duvida q lhe desse perpetua

    e bem, eu sendo um oficial do seal, treinado a vida inteira para matar, encontrando desarmado o homem responsavel pela morte de varios americanos, nao pensaria duas vezes. terrivel realidade.

    abraços.

  11. E essa foto ? Ta parecendo o Osama com tiro na cabeça, será que vazou ou é montagem?…saudações

  12. Deus nos perdoe. pq a situação parece q esta ficando cada vez pior. nao nego, o ato de açao americana deve com certeza ter represalias por parte da al-qaeda, oq m deixa, para ambos os lados, temeroso.
    Deus nos proteja d nós memsmos.

  13. Binlanden está morto, foi assassinado, sua filha de 12 anos td viu e está falando sobre o ocorrido, os ianks violaram a soberania de um “aliado”,violou leis internacionais, e blasfemou contra os ritos de uma religião…ah e teve o sequestro de um filho ou parente do morto, algo assim…O q vão fazer o TPI da ONU e se CS ? Acho q nada. Só p constar.

  14. Carlos Argus, não acredito que está defendendo o Bin Laden. Também não sou fã dos gringos, mas você é do contra sem argumentação alguma, além de “os ianques são maus”.

  15. Sites frequentados por simpatizantes e possiveis terroristas estão sendo monitorados a muito tempo e nesses dias foram interceptadas mensagem de vingança e repudio aos EUA e bastou isso para a REDE GLOBO afirmar que a Al Qaeda tenha confirmado a morte de Osama Bin Laden

  16. DEBKA/REUTERS: “….matar Osama bin Laden e despejar o seu corpo no mar….” informou um oficial americano no dia 2 de maio de 2011. Ler a matéria da Agência DEBKA de Israel:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://engforum.pravda.ru/index.php%3F/topic/232883-debka-hot-points-as-reported-from-israel-may-06-2011/&ei=mYXFTdrmF8-3twf14uimBA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://engforum.pravda.ru/index.php%253F/topic/232883-debka-hot-points-as-reported-from-israel-may-06-2011/%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Divns

  17. Amigo, quem conhece um pouco da historia do Terrorismo e de terrorista e guerra santa, sabe que o cara chamado Osama, já não estava na frente de sua organização Criminosa, o seu objetivo e função e papel foi para eles muito bem feito, aquilo que eles queriam foi feito, essa guerra acabo de começa, seu martire chamado de Osama, foi ou não pego e o restante de sua organização tem que cumprir seu objetivo e função e pape mais terrorismo,, entenda essa guerra não e nossa, e deles eles que são os donos do MUNDO.

    Existe um ditado popular conhecido mundialmente que e assim

    Tudo o que Você Planta um dia Você Colhe, o feitiço virou contra o feiticeiro, esse e o preço deles e o Brasil tem que fica de fora porque eles vão quebra mais sedo ou mais tarde EUA: FALENCIA EM CONTAGEM REGRESSIVA… UU$69BI…US$68BI…US$67BI… O valor da dívida pública dos Estados Unidos está quase acima dos 14,3 trilhões estipulados pelo governo Obama e deve colocar a maior economia do mundo à beira da falência

    Quem criou a guerra fria foram os EUA

    Quem criou Osama Bin Laden foi a CIA (EUA) para seu uso CIA.

    Quem criou o Julian Assange dono do site Wikileaks, EUA para seu uso CIA.

    Quem criou corrida armamentista foi EUA URSS, A corrida armamentista também está no contexto da Guerra Fria, ou seja, disputa entre EUA e URSS

    Vai vendo aonde isso vai para

  18. Vou dar a minha opinião neutra e isenta.
    1) Os islâmicos radicais são loucos, pois matam em nome de Deus;
    2) Os americanos são loucos, pois são neuróticos de guerra. Eles precisam de inimigos externos para unir o seu povo;
    3) A morte de Osama levantou o moral dos americanos e aliados;
    4) Os americanos (e seus aliados) estão observando atentamente os manifestantes islâmicos pelo mundo, a fim de pegá-los depois;
    5) Caso joguem uma bomba nuclear nos EUA ou Europa, o mundo islâmico vai virar pó, não tenho dúvidas.
    Solução: Democratização do mundo islâmico e muita conversa amigável. Não pode mais haver teocracias.

  19. dandolo meu amigo,tudo bem?
    pergunta: os radicais islamicos são loucos matam em nome de DEus, e os americanos matam em nome de quem, lançam bombas e misseis em cima de casas de camponeses indefesos mundo afora, voce pode me dizer o que eles são? eu lhe respondo tanto o osama como os bushs os saddams e no momento o sr mega tofreu nobel da pax e isso mesmo p a x mister obama-osama são todos farinha do mesmo saco vivem engando todo mundo cada um do seu lado fazendo o serviço nojento do capeto e matando gente a balde feito mosca, colocam a culpa um no outro mas o verdadeiro objetivo deles e simplismente outro ganhar dinheiro matando muntidões e enganando todo mundo. Nos somos um bando de otarios que acredita nesse bando de assassinos. um abraço amigos.

  20. O que eu não entendo é como é que de uma ação realizada em local estreito, com um limitado número de militares pode surgir tantes versões conflitantes. Ninguém além dos soldados poderia passar as informações mais corretas ao presidente Obama e mesmo assim a mídia americana inundou o mundo com contradições! E o que é pior… nossos jornalecos se fiam naquelas mesmas informações filtradas pelos jornais estadunidenses e a coisa corre assim mesmo.

  21. Não acredito que ele esteja morto ainda, denvem te-lo levado para o andar superior,disparado alguns tiros para falarem que foi morto, injetaram alguma droga nele, sujado-o de corante para dar a impressão que estava mesmo morto, e a essas alturas já deve ter passado por diversas sessões de pau-de-arara, para humilhá-lo e contar o que sabe, essa é a minha ópinião, pois não acretido que iriam querer matar um “peixe grande” desse sem arrancar-lhe o máximo possível.

  22. Concordo com o Patriota, no sub-mundo “secreto” todos governos tem coisas a esconder, é matar um peixe grande???!!! não seria inteligente, agora como fica o Pakistão? sua soberania??? relação com a India? e a Onu não vai dizer nada dessa violação? e se fosse no Brasil, qual seria a resposta??? retirada do embaixador ou um ataque em uma base americana proxima como forma de retalhação a invasão??? muita coisa ainda vai acontecer, quem viver verá. Campinas SP

  23. Pouco importa a “suposta” morte do Osama ele não era ninguém, já não mandava em mais nada mesmo, e vamos lembrar que em terrorismo e assassinato os EUA são os campeões, não entendo por que as pessoas se esquecem desse pequeno detalhe, por mim os EUA e a Al-Qaeda podem ir ao raio que o partam to pouco me lixando com esses miseráveis covardes.
    Quanto ao “suposto” assassinato do Osama ele devia saber no que tava se metendo nem ele reclamaria de levar um tiro na cabeça de um americano, agora o que me deixa realmente revoltado é essa história dos militares americanos entrarem no Paquistão sem autorização.
    Podem até dizer que era um caso especial que a guerra contra o terrorismo não tem fronteira, mas os americanos aceitariam que militares de outro país entrassem em seu território sem autorização mesmo tendo um motivo “justo” acho que não.
    Por isso eu tenho nojo desses americanos, ainda se acham os donos do mundo espero viver até vê os EUA quebrarem essa banca e pagarem por “pelo menos” alguns de seus crimes.
    *claro que o governo paquistanês pode te autorizado a entrada e depois armou um barraco dizendo que não para não te ainda mais problemas com a Al-Qaeda.
    Vai saber…

  24. Não me importa se o o B.Landen esteja morto ou não, segundo reportagem do jornal nacional, agora a pouco, o Paquistão tinha um acordo secreto com os E.U. para caçar terroristas dentro do próprio país, portanto, sob o ponto de vista do direiro internacional, não se pode falar de “violação da soberania nacional”.
    Entretanto, os fatos demonstram o perigo de assinar “acordos” com os EUA, e com a “ONU”. Nesse aspecto, somos campeões:
    – Assinamos a famigerada conveção da “ONU” sobre os “direitos dos povos indìgenas (germem da secessão do território nacinal).
    – Assinamos “acordos” de “cooperação militar” (que permitem a 4ª frota “navegar” nas costas brasileiras).
    – Assinamos tratado de não proliferação de armas nucleares.
    – Assinamos “acordo” de limitação de alcance de mísseis convencionais (300 km).
    – Assinamos “acordo” de “cooperação” na àrea espacial, que (via de regra) permitirá aos gringos monitorarem o programa espacial brasileiro.

    Enfim, para ser sincero,

    ESSE É UM PAIS DE $ ACORDOS $.

    “Todo homem tem seu preço”. (Robert Walpole).

Comentários não permitidos.