Santos Lab LAAD-2011

O primeiro pelotão de veículos aéreos não tripulados nas forças armadas brasileiras foi ativado no Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea no Corpo de Fuzileiros Navais. A Santos Lab ficou honrada por ter sido escolhida para desenvolver juntamente com a Marinha do Brasil e fornecer o veículo que equipou esse histórico pelotão. Foi requerido da Santos Lab que desenvolvesse uma plataforma aérea que fosse robusta o bastante para que atendesse as estritas especificações militares, fundamentais para o êxito desse projeto.

Assim foi desenvolvido o VANT Carcará. Um veículo resistente o bastante para ser usado nas operações e exercícios militares que exigiriam lançamento e recuperação em locais restritos, e seguro o bastante para que possa sobrevoar áreas populosas.

A Santos Lab desenvolve e fabrica aeronaves não tripuladas para clientes nos setores militar e civil. A empresa possui uma gama de produtos operacionais para pronto fornecimento incluindo plataformas aéreas de 12 horas de duração, plataformas portáteis e compactas para lançamento e recuperação em locais restritos, e alvos aéreos para testes de mísseis.Dentre os produtos fornecidos pela Santos Lab destaca-se o VANT
Carcará, que equipa o primeiro pelotão de veículos aéreos não tripulados nas forças armadas brasileiras: o PelVANT no Corpo de Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil.

Além das aeronaves já desenvolvidas e prontas para o fornecimento, a empresa pode adequar seus produtos existentes para as necessidades específicas de seus clientes ou desenvolver aeronaves inteiramente novas para aplicações especiais.

http://www.santoslab.com.br/imagens/fotosHome.jpg

2 Comentários

  1. Matéria complementar:
    ————————
    JORNAL DO COMMERCIO
    .
    Santos Lab produzirá aviões espiões para a Embraer
    .
    Com a expectativa de que o mercado de minivants no Brasil acelere nos próximos anos, a Embraer Segurança e Defesa e a empresa carioca Santos Lab, firmaram acordo estratégico de cooperação técnica e comercial para desenvolver o mercado desses aviões espiões no Brasil. A assinatura do documento foi na Feira de Defesa e Segurança (Laad), no Riocentro, no Rio de Janeiro, que recebeu 600 expositores e delegações de 55 países.
    .
    O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, disse acreditar que o potencial da Santos Lab seja muito promissor, já que a empresa é pioneira na venda de minivants para as forças armadas brasileiras. O Carcará I e Carcará II, aviões já foram testados no Haiti e em operações de inteligência da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, equipam o Batalhão Pelvant do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
    .
    “Essas associações com pequenas e grandes empresas brasileiras e estrangeiras, é o único caminho possível para o fortalecimento da indústria de Defesa Nacional”, afirmou o Ministro da Aeronáutica, Junito Saito, que esteve presente na assinatura do acordo entre as empresas.
    .
    O Carcará é um avião projetado para voar a baixas altitudes sem ser percebido. Ele é capaz de fotografar e transmitir imagens diretamente para um centro de controle. Pesa apenas um quilo e é inteiramente silencioso. Sua energia é gerada por baterias de lítio, que lhe dão uma autonomia superior a três horas. O Carcará II, a segunda geração, o avião pesa quatro quilos, mas possui câmeras que podem transmitir imagens noturnas e com maior capacidade de definição, além de maior autonomia de voo.
    .
    Para o diretor da Santos Lab, Gilberto Buffara, a possibilidade de trabalhar com uma grande empresa, como a Embraer, vai trazer maior valor agregado à sua linha de aviões, proporcionando qualidade ainda maior. “Já estamos presentes na Marinha brasileira há cinco anos e temos potencial comprovado para aumentarmos a nossa participação. Vamos ganhar muito com esta parceria com a Embraer, tanto mercado nacional como no mercado internacional”, afirmou.

  2. Acho que á Montaer ( EMBRAER rsrs ) deveria parti para projeto de ANT,s ( VANT,s) de longissímo alcançe ( talvés global como o GLOBAL HALCK Américano ) & transforma aeronaves obsoletas e desativadas em DRONES para teste de desenvolvimento de mísseis e foguetes, semelhante ao que faz sua côgenere BOEING

Comentários não permitidos.