Óculos futuristas da PM detectam até 400 rostos por segundo

Lecticia Maggi, iG São Paulo

Equipamento muda abordagem policial, diz major da Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo já realiza testes com os óculos de alto poder tecnológico que conseguem identificar suspeitos, pessoas desaparecidas e até veículos com irregularidades. Nesta quarta-feira, policiais do 2º Batalhão da cidade realizaram simulações com o equipamento na entrada do estádio do Morumbi, onde ocorre o show da banda irlandesa U2.

Foto: Lectícia Maggi, iG São Paulo Ampliar

Policial mostra novo óculos que consegue identificar suspeitos

De design futurista, os óculos possuem uma pequena câmera em uma das lentes. Eles filmam o público, consultam um banco de dados da PM – que fica armazenado em um HD no próprio equipamento – e enviam informações em tempo real para o policial.

De acordo com o major Leandro Pavani Agostini, os óculos têm capacidade para guardar até 14 milhões de imagens. Como o banco de dados da PM é atualizado diariamente com novas imagens, os policiais que utilizarem os óculos deverão também, periodicamente, atualizar o software que cada óculos carrega.

Os óculos detectam 400 rostos por segundo e a resposta sobre quem é a pessoa filmada é dada ao agente instantaneamente. O iG testou os óculos com um voluntário escolhido pela PM. Ele foi cadastrado como suspeito no sistema e quando filmado pela câmera apareceu na lente com uma indicação em vermelho dizendo que havia 99,99% de chance de ele ser a pessoa procurada.

Agostini explica que a tecnologia, chamada biometria facial, detecta 46 mil pontos por face, o que permite distinguir, inclusive, gêmeos aparentemente idênticos. No caso de veículo, os óculos lêem as placas e identificam se ele é roubado, por exemplo.

O major destaca que o equipamento deve dar mais “agilidade” ao trabalho dos PMs. Hoje, o policial conta apenas com a própria experiência e tino para identificar um provável criminoso. Com os óculos, terão informações prévias e mais precisas antes de abordar alguém. “Ele proporciona suporte, complementação da atividade policial. Se observar um veículo ou pessoa suspeita, procurada, vai informar o policial e, assim, prepará-lo pra fazer a abordagem com mais segurança”, diz. “Estamos empolgados, muda a nossa forma de comportamento”, completa.

Foto: Lecticia Maggi, iG São Paulo

Policial realiza simulação com o equipamento em frente ao estádio do Morumbi, em SP

Grandes eventos e Copa

Importados de Israel, onde auxiliam os policiais no controle das áreas fronteiriças, os óculos no País ainda estão apenas na fase de testes e sem o uso de banco de dados verdadeiros. “Faremos cerca de um mês de testes e depois enviaremos um relatório para orientar o Estado na aquisição”, explica Agostini.

A tecnologia deverá ser utilizada por policiais em grandes eventos, como shows e jogos de futebol. Câmeras similares às dos óculos deverão ser instaladas também nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e nas câmeras do Centro de Policiamento da Polícia Militar (Copom) já espalhadas pela cidade. Outros Estados devem adquirir o equipamento, segundo o major, com foco principalmente na Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. Se cumprir realmente o que diz, esta tecnologia simplesmente é fantástica! Só que tem de melhorar aeh este banco de dados!.. e focar em brasília!.. para em questão de 1 dia a pf e o exército cercar tudo.

  2. Isso ai deveria ser posto na catraca dos estadios onde passa de um em um, nas recepções de hotéis, catraca de metrô, ônibus, entrada de escolas e etc. Se este sistema funciona bem, seria muito melhor aproveitado na forma fixa, pois o cara que está sendo procurado em algum momento vai ter que passar por algum meio de transporte publico ou por algum tipo de serviço como o bancário. O sistema iria acionar a policia só em saber que alguem procurado pela policia entrou no banco, ou alguem que ja cumpriu pena e é suspeito.

  3. É a mão do estado cada vez mais presente. Enfim, o controle sobre as nossas vidas vai sendo paulatinamente ampliado, sempre disfarçado de algo que seria bom para nós.

  4. Muito boa idéia e que chegue logo na linha de frente, o que não vai faltar é vagabundo pra cair nessa tecnologia.

  5. 666 ta chegando, e ninguem ta se dando conta disso. Ta tudo planejado, quando o capeta chegar ja vai estar tudo preparado, so para ele apertar o botao. ai ja era, nao adianta chorar, vao mesmo e gemer de dor…… tudo esta escrito, se arrependam a tempo.

  6. jaojao, mas não tem jeito de frear a tecnologia! cara..

    Realmente se isto cair em mãos erradas no estilo do filme Equilibrium ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Equilibrium ) será bem mais difícil derrotar alguma futura onda anti-humanística.

    46 mil pontos de identificação na face! Heuheh, nem plástica dá jeito! Ferrou! neguim.. nem adianta mais correr!

  7. Sou Policial neste Estado e ganho dois mil por mês, para dá aumento para mim e meus irmãos que sangramos diariamente por esta sociedade ingrata nunca existe dinheiro, agora para comprar essas bugingangas e capitiva de cem mil reais existe. Brasil, sil, sil.

  8. Eu acho que toda tecnologia a serviço do bem é muito bem vinda Jclaudio, você como policial deveria saber disso.
    Eu aprovo essa ideia, se for usada em estadios e eventos vai prender muito vagabundo e facilitar vocês.
    Por que o bandido vai pensar ‘opa.. eles estão usando a ‘buginganga’ (como você diz)”

    Na minha opnião, seu salario é até bom (não sei sua patente.. mas se for raso.. ta mais que bom).. mas podia aumentar pra 5, 6 salarios minimos.

  9. Caro Irmão FEH:
    Obrigado pelo seu comentário!
    Se pareci ser contra a tecnologia, não foi essa minha intenção, o que quis dizer, foi que o Governo sempre nega aumento para à Polícia alegando falta de recursos, porém, uma aquisição dessas é caríssima, tanto em hardware, mas principalmente em software. O CMT G PM adquiriu um veículo Capitiva e 61 vectras top de linha para os demais coroneis (todos descaracterizados) a função da PM é policiamento ostensivo. seus veículos devem ser caracterizados e seus policiais devem trabalhar fardados, sejam soldados ou coroneis. apenas para ficar na capitiva, o preço de aproximadamente 100 mil reais. Eu trabalho em um corsa hatch que nào tem a menor condição de ser uma viatura policial, pois muitas vezes tenho que socorrer mulheres em trabalho de parto, é terrível ter que socorrer alguém nessas condições em um banco de acrílico. outro ponto, eu ganho 2 mil por mês. Com esse salário eu não consigo financiar um imóvel, então tenho que pagar aluguel, porém, devido aos riscos inerentes, não posso residir em qualquer bairro, tenho que escolher um menos periférico, que é bem mais caro, entende? Estamos há anos sem aumento salarial. o governo faz política conosco. vem na mídia e diz que concedeu aumento de 12%. o que não diz, é que nosso salario é todo fatiado em gratificações, explico: o salário base mais ou menos 500 reais, adicional de insalubridade mais ou menos 500 reais, adicional de exercicio de localidade mais ou menos 900 reais para cidades acima de 1 milhão de hab., etc. quando o governo dá aumento de 12% é sempre apenas sobre o salario base e geralmente é entre 4 e 5%. Já vi muitos de meus irmãos morrerem e vejo-os sangrar diariamente por esta sociedade paulista. E me magoa ver o retorno que temos por tanta dedicação. a tecnologia, irmão, é sempre bem vinda, porém, antes, deve valorizar o material humano. um grande abraço e fica com Deus!

  10. Ainda complementando:
    por que um coronel/delegado deve ganhar 12 mil e um soldado/investigador 2 mil? quando o cidadão precisa da polícia quem vai atendê-lo? quem é que mata e que morre pela sociedade? os soldados/investigadores ou os coroneis/delegados? deve haver tamanha desproporção?
    p.s.: me refiro aos delegados classe especial.

  11. JClaudio. Greve da Segurança.. sobre a PEC300 como ta indo? Os políticos vão continuar a silenciar os setores de segurança? Pois dos da área quem ganha bem mesmo são só os de brasília!.. lá soldado da pm ganha oq um oficial ganha de base em outro estado. Espertos os benditos políticos.. a segurança deles recebe bem!.. heheh..=b

  12. Caro irmão JONNAS,
    se vc for militar sabe: policial militar não pode fazer grave, a recusa ao cumprimento de uma ordem é crime militar. quanto a PEC 300, deve está mofando no limbo do congresso nacional. desde o início, sempre soube que esta PEC nunca seria aprovada. além de discutível sua constitucionalidade, os recursos desprendidos seriam imensos, o Estado brasileiro não tem interesse em pôr tamanha quantia na segurança pública.usando o exemplo da força aerea, estão a quase 20 anos e tres presidentes, postergando a compra de míseros 36 caças, quando o país precisa de no mínimo 300. Preferem jogar para a torcida: oculos identificadores de criminosos, etc. terei que usar um oculos que vale dez vezes mais do que o meu salário. fiquemos atentos, a empresa que fornecerá os super-oculos, deme está assinando os cheques pra suas excelencias.
    Um grande abraço irmão!

  13. Daqui um dia vai ser igual o filme minority report, que em todo lugar tinha reconhecimento pelo olho, dai o cara fez um transplante de olho para burlar o sistema!

  14. Para um pais no qual os grandes criminosos nunca cumprem pena, para que servem essas tecnologias.

    So se for para multa de transito!

Comentários não permitidos.