Defesa & Geopolítica

FAB assina carta de intenção para compra de quatro radares da Orbisat

Posted by

TECNOLOGIA NACIONAL

FAB assina carta de intenção para compra de quatro radares da Orbisat

Documento para o fornecimento do SABER M60 foi assinado ontem (13) pelo comandante da Força Aérea, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou uma carta de intenção para a compra de quatro radares Saber M-60, desenvolvidos pela brasileira Orbisat. O acordo foi fechado ontem, dia 13, durante reunião realizada na LAAD – Defence & Security, no Rio de Janeiro, entre a diretoria da empresa e o comandante da aeronáutica, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

http://piratininga.files.wordpress.com/2008/02/saber-m60-1.jpgO Saber-M60 é o mais moderno e preciso radar da classe que integra busca e vigilância de baixa altura, e portáteis, em todo o mundo. A FAB deverá utilizar os equipamentos nas bases aéreas de Canoas (RS) e de Manaus (AM), sendo sua aplicação principal compor os elementos de Artilharia Anti-Aérea alocados ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro).

Segundo o diretor técnico da Orbisat, João Moreira Neto, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vem avaliando o Saber-M60 desde 2010. Este ano, o órgão repassou um parecer positivo ao Estado Maior da Aeronáutica, atestando que o equipamento cumpre com os requisitos operacionais da instituição.


Recentemente, o Saber-M60 foi certificado pelo Exército Brasileiro e o documento atesta que o equipamento cumpre com as normas militares, ambientais e de interferência eletromagnética.
Os radares Saber-M60 têm o protocolo de comunicação Asterix e pode ser diretamente ligado à rede do SISDABRA e, assim, integrado aos outros radares de vigilância da FAB. O próximo passo depois da carta de intenção é o detalhamento de proposta técnico-comercial, negociação e assinatura de contrato de fornecimento ainda para 2011.

Sobre a Orbisat

A OrbiSat é uma empresa privada, especializada em sensoriamento remoto e radares para vigilância aérea e terrestre. Recentemente, assinou contrato de venda de suas áreas de defesa e sensoriamento remoto para a Embraer Defesa e Segurança. O acordo estratégico foi firmado para garantir a continuidade das atividades dessas divisões da companhia, que agora ganha mais força com o impulso da Embraer.

A empresa domina a tecnologia de diversos radares: Interferométricos de Abertura Sintética, de Busca e Vigilância de alvos aéreos em três dimensões, de Vigilância embarcados com processamento em tempo real, de Secundários e Interrogadores Militares em todos os modos.

A capacitação tecnológica da OrbiSat é reconhecida internacionalmente e já foi adotada por países como Venezuela, Itália, Suíça, Alemanha, Israel, Estados Unidos e França.

9 Comments

shared on wplocker.com