Eurofighter e Rafale finalistas do MMRCA indiano

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/08/Graphic_MMRCA.jpg

Texto Plano Brasil

E.M:Pinto

Confirmando informações divulgadas anteriormente em diversas mídias internacionais e também aqui reproduzidas no Plano Brasil e nos nossos sites parceiros ( clique aqui para ler),

Apertem os cintos, cruzem os dedos e bebam bastante água com açucar, vem ai  revelações cabeludas e pavorosas sobre a maior concorrência internacional para aquisição de caças para a Força Aérea Indiana, vale a pena observar o que diz-se sobre os 3 concorrentes do FX 2 já que o assunto é de nosso interesse.

http://www.defensenews.com/pgf/stories38/042811dn-eurofighter-combo-250.JPGFoi com esta frase que introduzi a matéria, e a reafirmo, pois assunto é sim do interesse do Brasil e do programa FX 2.

A Força Aérea Indiana acaba de escolher como finalistas para o seu programa MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft)o  consórcio Eurofighter Typhoon e o Dassault Rafale, confirmando as declarações de oficiais da IAF sobre as pretenções da sua Força Aérea.

A decisão foi tomada em no dia 28  Abril, dentro do contrato MMRCA . As ofertas comerciais vigentes expirarão no dia 28 de Abril, os demais concorrentes não foram considerados e agora a disputa se restringe aos dois caças europeus.

A disputa entre o caça Francês e o do consórcio europeu é no momento a maior concorrência militar em andamento e prevê-se a aquisição de cerca de 126 caças, entretanto algumas autoridades Indianas apontam que este número poderá superar os 200 no futuro.

A informação foi confirmada pela companhia  Sueca SAAB fabricante do caça SAAB Gripen que neste programa oferecia a sua variante Gripen IN tal como segue, os demais fabricantes, Boeing, Lokheed Martin e RAK Mig não se pronunciaram sobre o assunto.

Nota da SAAB

Gripen not on the shortlist for the Indian MMRCA programme

Today defence and security company Saab AB has received information from the Indian Ministry of Defence that Gripen has not been shortlisted for the Indian Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA) programme.

”We are offering India a world class next generation fighter aircraft to a very competitive price and an extensive technology transfer programme. We have received this decision and will closely monitor the future process and provide additional information if requested by the Indian Ministry of Defence. We are confident that the Gripen system is the perfect match for the Indian Air Force as well as meeting the highest requirements for the international markets,” says Håkan Buskhe, President and CEO at Saab.

India is one of Saab’s most important markets. For example, Saab recently announced an investment in a research and development centre in India.

“We are committed to the Indian market and continue our plans for growth and see huge business opportunities in the aerospace, defence and security sectors,” says Håkan Buskhe.

Gripen is in service with the Swedish, Czech Republic, Hungarian, South African and Royal Thai Air Forces. The UK Empire Test Pilots’ School (ETPS) is operating Gripen as its advanced fast jet platform for test pilots worldwide.

12 Comentários

  1. Caro Edilson,

    Que eu saiba a Boeing/ou os americanos já fizeram uma declaração de desapontamento. 🙂

    No mais, o F-18 E fora da shortlist foi uma surpresa.

    E segundo um jornalista do The Hindu, o Typhoon está na frente nessa corrida, apesar que eu considero o Rafale “mais pronto” para o MMRCA que o concorrente inglês.

    []’s

  2. Obrigado pela dica, a matéria já estava pronta desde o dia 30 não tinha informações sobre os demais participantes a até então.
    Estive fora do ar por 1 mês e só retornei hoje, aind aestou meio zonzo, ehehehe
    Para mim é surpresa a desclassificação do F 18 pois para mim era o vencedor natural.
    Também estou d eacordo que o Rafale atende melhor ao MMRCA que o Typhoon, ma sa briga vai ser de faca, os Italianos apostam tudo nisso.
    Pelo que vemos a Índia não está d ebrincadeira, Su 30 e Su 30 +, Rafale/Typhoon, MMCA, PAK FA.
    As coisas vão esquentar para aquelas bandas.
    parabéns aos indianos estão de parabéns, se tens os links da Boeing e as demais me manda ai que eu atualizao. abraço
    E.M.Pinto

  3. .
    .
    Que a Boeing e os Yankees se digam “Desapontados” pouco importa para os indianos, eles seguem avante na estrada trilhada e quem ficou de fora já era!!
    .
    Vemos que ao contrario do que diziam o Rafale de Jaca não tem nada, a Índia precisa de um vetor de qualidade real no campo de batalha pois se vacilar seus inimigos podem aproveitar para risca-la do mapa, então errar na escolha das qualidades técnicas pode ser fatal, e eles sabem avaliar muito bem o que servirá para o seu arsenal, as provas disso estão na operatividade de suas forças armadas.
    .
    Interessante ver que algumas mídias dão o Rafale como favorito e outras dão o Typhoon na liderança, isso é normal e nada do que dizem pode ser considerado como definitivo, o Lobby dos dois lados será muito forte.
    .
    Hoje vemos que o Brasil acertou na escolha do Rafale para a finalissima do FX2, o problema é que para ver isso deveríamos ter um respaldo igual de nação estrangeira, como se nossas escolhas independentes não fossem “Corretas” em nossa mentalidade, coisa clara da chamada “Vira-Latisse”!
    .
    A escolha indiana foi baseada na mais pura Técnica dos militares, e em suas escolhas claras de não depender DEMAIS de um único fornecedor em uma de suas Forças, ou não deixar que um fornecedor se sobre saia demais na defesa nacional, evitando assim embargos, boicotes e chantagens, e tentando garantir um mínimo de segurança na procura de seus interesses Geo-Estratégicos e de sobrevivência. Temos muito o que aprender dos indianos…
    .
    O F-18 ja tinha perdido pois segundo essa mentalidade indiana para os fornecedores, eles já tem o motor para o Tejas vindo dos Yankees, e para eles foi o bastante a se depender de um fornecedor, além do que o F-18 como já disse a muito tempo e fui um dos primeiros a dizer isso, pode muito bem ser considerado um caça pesado e não médio como requer a concorrência.
    .
    O GripenNg não existe e os indianos estão pouco propensos a aventuras, já que a defesa nacional deles serve pra agora e não pra daqui a 7-10 anos… e o GripenNG concorreria diretamente com a prata da casa, o Tejas, e isso também o desclassificou.
    .
    O F-16 poderia até ser considerado como médio devido a seu peso e capacidade de carga bélica, mas é de um país que já vai fornecer o Motor do Tejas além de que é um Monoturbo, e vendo os Mono-Russos(MIG-21) que a Índia tem caindo constantemente, natural que passem a dar preferência a um caça BI-Reator nesta faixa de peso dos caças médios, lembrando que o Tejas é Mais leve do que o F-16 e o MIG-21, por isso considerado “Caça Leve”.
    .
    Pra mim a surpresa real foi o MIG-35 ter ficado de fora, eu apostava no MIG-35, mas vendo que a dependência do fornecedor russo aumentaria muito para a Índia, pois ficaria com os Caças pesados(Familia Sukhoy) e os Médios de um mesmo país fornecedor, decidiram desclassifica-lo, mas certamente alguns dos componentes que equipam os atuais MIG-35 poderiam ser utilizados para a modernização dos MIG-29 no futuro… se a Índia decidir moderniza-los, coisa duvidosa sendo que estão escolhendo um caça médio zero KM com esta concorrência.
    .
    E assim ficaram os que melhor se enquadravam na técnica militar, na estratégia,na operatividade e na geo-política dos indianos, o Rafale e o Typhoon. O que cala muitos sábios de assuntos militares por ai!!
    .
    Eu ja tinha cantado a pedra a muito tempo, mas a ultima vez que falei sobre o assunto foi em 02/02 no Cavok, e tenho o link que comprova isso, e se o Edilson deixar eu posto o do Blog: http://lnk.ms/MKZZN
    .
    A experiência com os vetores franceses que a Índia possui coloca o Rafale na liderança, pois gostaram tanto dos produtos franceses que decidiram modernizar os Mirage que possuem mesmo tendo o Tejas já homologado para a produção em massa, isso demonstra a alta confiança que os indianos depositam nos vetores franceses, o que melhora os precedentes militares entre os dois países, e coloca o Rafale na dianteira.
    .
    Certamente que os Typhoon também possuem algumas vantagens, os precedentes com um dos países produtores do vetor foi o colonizador da índia, e também foi parceiro no programa Jaguar, mas o EF-2000 não é somente da Inglaterra, tem muitos países para darem pitaco no produto, na venda e na produção do mesmo, e como ja compreendemos da mentalidade indiana isso pode complicar, pois aumentam os riscos de embargos, boicotes e coisas varias contra os interesses Geo-estratégicos da Índia, e isso pode ser um ponto critico para o Typhoon no MMRCA.
    .
    Por outro lado a Índia tem um poder maior de decisão autônoma perante qualquer país, já que possui armas nucleares para poder escolher em liberdade mandando às favas pressões, ameaças e chantagens de países que desejem influenciar a competição, assim é obvio que uma nação que tome essa estrada seja completamente expulsa de qualquer competição para o fornecimento de produtos militares no país, e com as nucleares cobrindo as costas eles podem fazer isso absolutamente!!
    .
    E por falar em armas nucleares o Rafale também já possui uma versão operativa especialmente projetada para missões com essas armas, versão essa já testada e homologada pela Força Aérea Francesa que poderia ser mais um fator de desequilíbrio perante o Typhoon na competição.
    .
    Bem, agora é esperar o resultado, mas que a escolha do Rafale como finalista da competição já demonstrou nos fatos que as calunias e difamações por ai não passavam disso, e as pessoas que as diziam agora continuam usando a mesma técnica para se camuflar a verdade dos fatos, mas a verdade está clara aos olhos de quem quer ver!!
    .
    Valeu!!!

  4. Francoorp não economizou palavras dessa vez.
    Da minha parte, esse resultado é o natural e eu ja esperava por ele.

  5. Falam dos jurassicos F18…

    o tão endeuzado SU-35 tbm levou zero na prova indiana…rsrsrs

    dilma-PT investe em satelites..radares…misseis…etc… avião é secundário para defesa visto que seriam acionados para repelir uma agressão ja em curso ou efetuada…

    pela dimensão territorial de nosso amado país…e os parcos recursos … e ainda temos 16 milhões de esfaimados… gastar com avião pensando em defesa é gastar mal… ate com sub nuc… esse país tem cultura … elefantesca branca…FATO..rsrsrsrsrs

    PS. não esqueci do trem bala para poucos …que todos pagam

  6. .
    xtreme:
    .
    E com relação a essa escolha indiana não fala Nada??? Ou vai ficar somente pregando o ódio político entre os brasileiros??
    .
    Valeu!!

  7. Eu tenho pra mim que o F-18 perdeu a concorrencia indiana por causa do veto do radar AESA pelos Eua.Então eles se deram conta de que existe um abismo colossal entre o que os Eua prometem e o que eles entregam.MUito espertos esses indianos.

Comentários não permitidos.