Defesa & Geopolítica

Avibras Aeroespacial 50 anos de Historia

Posted by

Foto: Ricardo Pereira-Plano Brasil

Avibras Indústria Aerospacial é uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa. Sua escala de produtos abrange artilharia e sistemas de defesa aéreos, foguetes e mísseis. A empresa também fabrica veículos armados. A Avibras atua também na área do transporte civil. Com uma divisão chamada Tectran fabrica equipamentos de telecomunicação, equipamento industrial eletrônico (Powertronics), pintura e explosivos automotrizes.

Sua sede é em São José dos Campos, Brasil.

A Avibras foi uma das primeiras indústrias aeroespaciais surgidas na região de São José dos Campos em função da formação de recursos humanos especializados pelo ITA, foi fundada pelo Eng. João Verdi de Carvalho Leite. Em seus anos iniciais, a empresa trabalhou no desenvolvimento de uma aeronave de treinamento para a Força Aérea Brasileira, o projeto Falcão, um monomotor de asa baixa e estrutura em material composto. Nas décadas seguintes trabalhou no desenvolvimento em conjunto com o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) no desenvolvimento de diversos foguetes de sondagem. Com o conflito entre Irã e Iraque, houve o primeiro grande contrato internacional para a empresa na área de defesa, o desenvolvimento do sistema ASTROS II, sistema de artilharia de saturação

Produtos

  • Astros II: Sistema Universal de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área.
  • Astros Hawk: Sistema de artilharia de foguetes multicalibre para apoio direto de fogo, montado em veículo 4×4, leve e de alta mobilidade.
  • SBAT-70: Sistema Brasileiro Ar-Terra 70mm.
  • EDT-FILA:Unidade de controle de fogo para defesa anti-aérea de baixa altitude.
  • AV-SS 12/36: Lançador Múltiplo AV-SS 12/36.
  • SKYFIRE-70: Sistema Brasileiro 70mm de alta performance, para emprego ar-terra.

Em desenvolvimento

  • AVMT-300:Míssil cruzeiro com 300 km de alcance.
  • FOG-MPM:Míssil guiados por fibra ótica para emprego anti-fortificação, anti-carro e anti-helicóptero, e com capacidade de alcance de 12km até 60 km.

11 Comments

shared on wplocker.com