ARMTEC Tecnologia em Robótica

Foto: Ricardo Pereira-Plano Brasil

Histórico

A ARMTEC atua no mercado como uma fábrica de bens de capital que produz equipamentos de diversas especificações. Seu propósito é a inovação em robótica e em equipamentos. A Empresa foi fundada em 21 de julho de 2004, nascida do resultado de um trabalho de conclusão de curso que obteve destaque no setor de robótica – o projeto Sistema de Apoio ao Combate de Incidentes (SACI) – ganhador de diversos prêmios.

A Empresa se desenvolveu a partir da demanda do mercado, estruturando-se fisicamente e em equipe a partir do surgimento de novos produtos. Após seis anos de existência, completados em julho de 2010, a ARMTEC conta com uma estrutura em constante aperfeiçoamento.

A Empresa

A ARMTEC surgiu a partir de um incentivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), com o apoio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), por meio de convite para ser sua primeira empresa incubada, chamada na época de Unidade de Projetos e Negócios (UPN). Também contou com incentivo do Programa de Incubadoras do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE), do qual fazia parte a UNIFOR.

A ARMTEC foi uma das primeiras empresas selecionadas do Programa de Apoio à Pesquisa em Pequenas Empresas (PAPPE), que no Ceará foi intitulado de Programa Empresa Competitiva. Devido a sua consolidação, houve o convite do SEBRAE-CE durante o Programa SEBRAE de Incubadoras – para que a ARMTEC integrasse a REDE PETRO-CE, tornando-se também associada à APEGCE.

Atualmente, a Empresa possui 52 parceiros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tendo sido sua primeira parceria firmada com a Petrobras. Possui três pedidos de patente e um pedido de modelo de utilidade, além de previsão para mais três pedidos de patente até o final de 2009.

A ARMTEC é associada à ABIMAQ, sendo membro da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI). De acordo com o banco de dados da ABIMAQ/DATAMAQ, a ARMTEC é a única empresa participante da CSQI situada no Norte-Nordeste do Brasil e única que produz robôs e bens de capital robotizados para aplicações especiais. Também é associada à Associação das Empresas da Rede Produtiva de Petróleo, e Gás do Ceará (APEGCE), REDE PETRO-CE, ao Centro de Excelência em Asfalto (CEASF), à Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), e ao Projeto Vínculos. A ARMTEC, como indústria, também é coligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Histórico Premiações

Em seu histórico, a ARMTEC tem diversos prêmios que respaldam sua atuação no mercado. Em 2005, a Empresa recebeu Certificação de Tecnologia da Liga Nacional do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). Nesse ano, foi Segundo Lugar Nacional na categoria Segurança Operacional e Preservação Ambiental no Prêmio Petrobras de Tecnologia; Segundo Lugar Nacional na categoria Qualidade e Produtividade, na modalidade Produto, do Prêmio CNI; Primeiro Lugar na Categoria Produto no Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica.

Ainda, em 2005, a ARMTEC foi indicada pelo Sebrae/Ce ao prêmio de Melhor Empresa Incubada da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Em 2006 foi contemplada com Menção Honrosa do II Prêmio Werner Von Siemens. Em outubro de 2007 venceu duas categorias do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica – Região Nordeste, na categoria Pequena Empresa e na categoria Produto.

No ano de 2008 foi honrada com o Primeiro Lugar na categoria Pequena Empresa da Região Nordeste no Prêmio FINEP de Inovação, com o Primeiro Lugar da Região Nordeste, Primeiro Lugar Regional na categoria Pequena Empresa no Prêmio IEL Ceará Melhores Práticas de Estágio e Segundo Lugar Nacional na categoria Pequena Empresa no Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Ceará Melhores Práticas de Estágio e com Prêmio Petrobras de Tecnologia, na categoria Graduação, na área Tecnologia de Produtos.

Já em 2009, foi contemplada com Bronze, no Prêmio IDEA/Brasil 2009, na categoria Comerciais e Industriais, Primeiro Lugar Regional na categoria Pequena Empresa no Prêmio IEL Ceará Melhores Práticas de Estágio e Segundo Lugar Nacional na categoria Pequena Empresa do Prêmio IEL de Estágio. Outra novidade foi o destaque do robô MULATA na mostra de produtos brasileiros com reconhecimento internacional, “O Melhor do Brasil”, pela Apex Brasil.

A ARMTEC também já foi Caso de Sucesso da INPI (2007), da INOVA/ABIMAQ (2008), do SEBRAE Nacional, em óleo em gás (2008), da SESCAP (2008), da INNOTEC (2009), e do BRASIL TECNOLÓGICO (2009).

Política de Qualidade ARMTEC

“A política da qualidade da ARMTEC integra aspectos técnicos, sociais e mercadológicos com vantagens inovadoras para a concepção de produtos, melhorando continuamente os processos visando à satisfação dos clientes.”

A equipe da ARMTEC inclui profissionais das mais diversas áreas de formação, o que permite uma análise detalhada dos aspectos considerados fundamentais para se formar um produto ARMTEC: inovação tecnológica, confiabilidade e continuidade.

O Sistema de Gestão da Qualidade da ARMTEC abrange os processos relacionados a “projeto, execução e comercialização de produtos”

Mantendo o foco na satisfação do cliente, a direção da ARMTEC assegura, por meio da realização de treinamentos, que os requisitos do cliente sejam alcançados nos projetos. Portanto, os produtos adquiridos estão de acordo com os procedimentos estabelecidos no Sistema de Gestão da Qualidade ARMTEC.

Identidade ARMTEC

Sempre prevalecer dentro da essência da ARMTEC o seguinte lema: Humildade, Perseverança, Fé e Visão.

Compromisso

A ARMTEC Tecnologia em Robótica tem o compromisso de sempre desenvolver tecnologias competitivas e inovadoras para o crescimento contínuo e sustentável de parceiros e clientes com planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.

ISO 9001:2008

A ARMTEC tem estabelecido, documentado, implementado e mantido um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008. Foi a primeira empresa cearense a ser certificada nesta norma, desde 27 de fevereiro de 2009, pela Bureau Veritas Certification (BVQI), abrangendo o escopo: “Projeto, execução e comercialização de máquinas, equipamentos, componentes, dispositivos, programas aplicativos e básicos, sistemas e robôs sob demanda”.

O que temos a oferecer

A ARMTEC, que é apta ao fornecimento não apenas de Máquinas e Equipamentos, mas quando solicitado produz apenas partes destes componentes, ou faz transferência de tecnologia, oferece um modelo de atendimento de demandas tecnológicas através da inovação de um investimento em P&D diferenciado, visando a criação e o aperfeiçoamento dos produtos solicitados.

8 Comentários

  1. .
    Excelente, ja estava na hora das nossas forças armadas e segurança publica contar com estes produtos… agora é assinar os contratos.
    .
    Valeu pelo trabalho!!

  2. Seria no minimo interessante a criação de um pólo industrial-tecnológico no nordeste. Com direito a centros de pesquisa civis e militares; pois além de trazer desenvolvimento e riqueza para a região daria-nos mais profissionais talentosos que o nordeste possui.

  3. Já tem esses submarinos ó.. a anos.
    Também não para uso militar, com misseis acoplados.. mas para uso cientifico a pelo menos uns 15 anos tem.
    Como você acha que acharam o titanic? até tem um caso mais recente.. na procura do avião da airfrance.

  4. Orlov o ruim do Brasil é as estradas cara.
    É um abandono essas estradas do Brasil.. sem infraestrutura nenhuma..
    E isso é ruim, muito ruim.. o Brasil depende dos caminhoneiros….

    As vezes eu ouço coisas como “AAA.. o Brasil só concentra as coisas ‘boas’ no sul e sudeste.. nem lembram do resto do pais’..
    e nao é por isso.. é por que nao tem infraestrutura.. não é como EUA, RUssia, china em que as coisas CHEGAM em todas as partes do pais..
    Poxa, tem trechos de mais de 300KM de distancia que não tem um posto, uma base policial.. é complicado.
    se querem distribuir as coisas no brasil, primeiro tem que ver essa questão de estradas, hidrovias.. se não pode esquecer…
    Essas regiões vão continuar atrasadas (do ponto de vista estrutura tecnologica..)
    as coisas estão melhorando.. mas vamos ver

  5. Bem lembrado Feh.

    Precisamos de mais ferrovias e hidrovias, utilizando assim os meios de transporte de forma racional.

  6. Isso não é robô, mas um carrinho controlado por controle remoto, com uma câmera IP que custa R$ 400,00 no mercado livre. Se importar da China sem impostos, vai custar R$ 100,00. Acho válida a iniciativa, mas poderá sofrer influência da guerra eletrônica inimiga.
    Vamos fazer esse artefato voar, pois terá mais mobilidade.

  7. putz aq em fortaleza,eles não estudam muito tecnologia claro tem uns que estudam e se dão muito bem,seria mais fácil fazermos armas químicas ou biológicas.

Comentários não permitidos.