Brasil planeja entre 4 e 6 novas usinas nucleares até 2030

http://farm5.static.flickr.com/4011/4363033932_0472c827cb.jpg

Ouvidos moucos

A Eletronuclear, empresa ligada ao governo e responsável pela operação das usinas nucleares brasileiras, planeja construir de quatro a seis novos reatores para entrar em operação até 2030.

A meta faz parte do Plano Nacional de Energia, traçado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com Manuel Diaz Francisco, coordenador de Comunicação e Segurança da Eletronuclear, uma “pesquisa em todo o território nacional” já está em andamento para erguer as novas usinas, e os planos não serão afetados pelo recente acidente de Fukushima, no Japão.

“Fukushima apareceu e vai causar um impacto. Mas temos todas as indicações de que o programa nuclear vai em frente. No fim do ano passado, assinamos um contrato com a EPE e a Secretaria de Assuntos Estratégicos para pesquisa de todo o território nacional, e em breve teremos um menu de opções”, afirma Francisco.

Consumo de energia no Brasil

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, o consumo de energia no Brasil vai crescer 3,7% ao ano até 2030. Hoje, a energia nuclear responde por 2,5% da energia elétrica no Brasil. Até 2030, a previsão é de que o percentual chegará a 5%.

O plano é construir duas usinas no Nordeste e duas no Sudeste, cada uma com capacidade instalada de mil megawatts cada (Angra 1 e 2, juntas, têm capacidade instalada de quase 2 mil MW). Conforme a demanda, outras duas do mesmo tamanho poderão ser construídas.

O cronograma prevê que a primeira usina entre em operação em 2019, no Nordeste, e a quarta em 2025, no Sudeste. Assim, a construção da primeira deve ser iniciada já no fim de 2012 ou no início de 2013, segundo Francisco.

“Por uma questão de responsabilidade socioeconômica, o Brasil precisa dar ao cidadão uma oferta maior de energia”, diz o porta-voz da Eletronuclear.

Ele aponta que o consumo de energia per capita no país ainda é menor do que no Chile, na Argentina ou no México, e menos da metade do que na Espanha. Com um maior desenvolvimento do país, a tendência é que essa taxa aumente, afirma o porta-voz.

Urânio brasileiro

Francisco destaca ainda que o Brasil é hoje o 6º país que mais tem minério de urânio, apesar de só ter prospectado 30% de seu território.

“São poucos os países que têm o minério, têm toda a tecnologia de enriquecimento do urânio, têm usinas nucleares e sabem operá-las bem, sempre com segurança. Isso é estratégico para o Brasil, não podemos abrir mão disso”, defende.

A Eletronuclear administra Angra 1 e 2 e está construindo Angra 3, todas no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Protestos contra a energia nuclear

O acidente em Fukushima reacendeu o debate sobre o uso da energia nuclear e motivou protestos no mundo todo, inclusive no Brasil.

Na segunda-feira, o Greenpeace fez uma manifestação contra a construção de Angra 3 em frente ao BNDES, no Rio, lançando sinalizadores para simular a contaminação por radiação. A ONG pede que a instituição suspenda o financiamento de R$ 6 bilhões para a construção da usina.

A energia nuclear também voltou ao debate no Congresso. No último dia 15, 13 deputados federais visitaram a central nuclear de Angra para verificar o nível de segurança das usinas.

Eles marcaram uma audiência pública em Brasília para discutir o plano de emergência e os custos da geração da energia nuclear em comparação a outras fontes.

Fonte: Inovação Tec.

30 Comentários

  1. É uma tendencia mundial, mas deve ser tomados medidas de segurança extrema. Estamos no caminho certo.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  2. Meu amigo, esse negócio de usina nuclear é complicado, as contra indicações são muitas, o que fazer com o lixo, acidentes, possibilidade de ataque terrorista, enfim, espero que pelo menos façam um projeto pensando em tudo.

  3. Este greenpeace está ridículo. O próprio fundador do greenpeace apoia a energia nuclear. Isto ta mais pra MST verde. Energia nuclear tem emissão zero, não teria de desmatar nada, é mais seguro que um bunker presidencial. Este povo só pode ter minhoca na cabeça. Sabem nem o que é uma curva-de-demanda, só sabem tomar suas águas de côco, e no calor ligar o ar-condicionado, mas e daqui a alguns anos? quando a demanda por energia eletrica aumentar? Aí vão culpar o governo novamente.

  4. Eu compreendo que o Homem ainda esteja no estagio de infância avançada, que ainda queira impor sua vontade, fruto do seu egoísmo. Tudo bem ainda termos que investir pesado em defesa para nos resguardar daqueles com o velho pensamento. Tudo certo em citar os avanços tecnológicos que o país conquista e motivos geopolíticos entre tantos outros, mas no fim das contas não passa de uma grande não existe palavra, arriscar a saúde do planeta e a própria vida como conhecemos, nessa que é a mais suja e potencialmente danosa forma de energia.
    Em pensar que surgiu de verdade, do interesse em armas de destruição em massa, armas que hoje sabemos podem acabar com aquilo que simplesmente conhecemos e simplesmente continuamos a alimentar o ciclo decadente.
    Tudo bem em dizer que o Brasil é seguro e que aqui não acontecem coisas como em Fukushima, mas quantas vezes nos surpreendemos com algo que achamos que não poderia acontecer? Nesse caso específico basta uma vez para o arrependimento ser o mais amargo possível.
    Existe um vulcão nas ilhas canárias que se ou quando entrar em erupção tem a chance, o potencial de causar tsunamis que atingiriam a costa brasileira. Há pouco tempo mesmo passou aqui em Belém uma simulação no jornal local do que aconteceria (adeus vero-peso). Só coloquei isso pra enfatizar que na maioria das vezes que achamos ter pensando em tudo que é possível, na verdade, estamos pensando naquilo que é provável. O possível nos escapa de forma corriqueira.
    Não me entendam mal. Eu não sou contra o desenvolvimento do meu país muito pelo contrário.
    Eu quero que tenhamos a autonomia de decidir o nosso próprio rumo, de dizer sim quando quisermos e NÂO quando precisarmos e isso passa sim pela plena capacidade de nossa defesa. Quero nossas indústrias desenvolvidas, nossos centros tecnológicos explodindo de recursos financeiros e intelectuais e claro quero nossa educação que é o começo de tudo levada a sério e formando pessoas capacitadas físico, moral e intelectualmente.
    Enfatizo que sei e compreendo o porquê de não ser possível abdicar ainda dessa forma suja de energia nuclear, mas em um mundo mais próximo do ideal, as pesquisas, para desenvolver reatores nuclear de sal fundido a base de tório (que a China diz vai investir) não seriam canceladas em prol da atual apenas por ser o plutônio um subproduto do urânio usado nesses reatores.
    Nesse mundo apenas um pouco mais próximo do ideal, a humanidade já entenderia que PODER sem poder usar, de nada vale.
    Ainda estamos engatinhamos…

  5. Ótimo, nada de abdicar de uma tecnológia por causa de um acaso aziágo…se tal ocorer, seremos os > prejudicados, n progresso. Deveriam ser + e + poderososa…sds.

  6. Será que o greenpeace vai girar manivelas para gerar energia para o Brasil? E não adianta vir falando em buscar formas alternativas de geração de energia… a demanda do Brasil para energia é muito maior do que alguns cataventos podem gerar… Sou a favor da energia nuclear!

  7. estao de parabens porem , que façam essas usinas com responsabilidade, seguindo todas as normas de segurança.

  8. Ontem vi na TV Senado o Senador Itamar “O Tupetudo” com discurso inflamado de TPM contra a energia nuclear.O acordo Brasil-Alemanha foi para que eles nos repassassem o principio da usina e um programa deveria ser criado,ele não existia.Nós os Brasileiros criamos este programa e desenvolvemos a nossa tecnologia.Pois bem vamos aos fatos realistas.A costa leste Japonesa esta situada na confluencia de 4 placas tectonicas no lugar mais instavel cismico da Terra propicio a terremotos,tsunamis,erupções vulcanicas sem falar que uma fossa profundissima corta o Japão de norte a sul.Um dia e so Deus sabe quando sera esse dia o Japão deixara de existir.Se eles sabem de todas estas coisas e construiram usinas nucleares na costa leste deveriam prever o que aconteceu ou ja inventaram usina,barragem ou qualquer outra grande infraestrutura a prova de terremotos?O Brasil esta no meio de uma grande placa tectonica que começa depois do meio do Atlantico Sul e vai ate a costa do Chile.Não temos aparentemente perigo de terremotos e tsunamis mas existe uma profunda falha geologica que começa no sul do ES e corta todo o RJ ate proximo do litoral de SP justamente na area de insidencia petrolifera.Temos vulcões adormecidos,Geiser e fontes termais que são nada mais nada menos que respiradopres do planeta.Um dia pode acontecer algum grande evento cismico no interior da Terra e algo que jamais vimos se passar conosco mas isso pode tambem acontecer nos 4 cantos da Terra.Sim usinas nucleares são delicadas mas dispõem de alta segurança e no nosso caso somente um acidente por uma falha humana ou de maquinario ou uma sabotagem.Doi ver politicos burros ignorantes que nem sabem se expressar e desconhecem assuntos relacionados a esfera de governo mas isso é marca registrada dessa REPUBLICA DE RATAZANAS.Deveria ter faculdade para cargos politicos e ministros e seus subalternos serem escolhidos entre os melhores profissionais das pastas independente de ideologia e filiação partidaria.A politica é um cancro que deturpa tudo,não agem nada e ainda nos roubam.Ate quando nós os Brasileiros vamos aguentar tudo isso e mais os vendilhões trairasbóias e espiões que se espalham por todas as facetas de nossa sociedade?

  9. “….O acidente em Fukushima reacendeu o debate sobre o uso da energia nuclear e motivou protestos no mundo todo, inclusive no Brasil…”

    O Brasil tem terremoto? O Brasil tem furações?..

    Não! Risco de um acidente desse é de 1 a 100000 Quase impossivel acontecer no brasil !

    Então .. se vocês querem energia na sua casa, torça para que o governo realmente implante as novas usinas ..

    ou então! monte sobre um veiculo q tenha pneu .. Adptea para gerar energia na sua cada!

  10. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geologia/12tectonicadojapao/12tectonicajapao3.jpg&imgrefurl=http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geologia/12tectonicadojapao.htm&usg=__nP8WPWXGoWlEC9WuP5eRQ3TKaj8=&h=340&w=500&sz=56&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=ldcXzBArOWaqVM:&tbnh=133&tbnw=196&ei=PCu6TZXuJabk0gG0ruG6AQ&prev=/search%3Fq%3Dplacas%2Btectonicas%2Bjap%25C3%25A3o%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1111%26bih%3D554%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1&iact=rc&dur=253&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:0&tx=81&ty=55 Deem uma olhadinha nesse mapa para voces verem a arapuca onde esta localizado o Japão e como se pode construir usinas nucleares ainda mais no litoral leste em meio a confluencia de 4 placas tectonicas,abismo oceanico que favorece o aumento do tsunami com a beira rasa para aumentar ainda mais o pedr destruidor.Que Deus olhe pelo povo Japones e pelo Japão.

  11. Esse Greenpeace não me convence, Deputádos fazendo visitas é hilário, querem é sair bem na foto. Que venham as usinas, temos o urânio “FREE”, vai causar menos danos no bolso e no ambiente do ques as represas causam.

  12. Muito bons esses mapas maluquinho, mandou bem!
    Esses caras do Greenpeace! minha nossa
    se não fosse que o Brasil é uma democracia
    deveriam ser expulsos.
    O Br tem que ter centenas de usinas nucleares, assim de simples, centenas por que os EUA e a China podem, e nós não?
    Esses caras tipo greenpeace é simples inveja, é assim, tem muito euraca e americano que invejam o Brasil porque sabem que o Brasil é diferente de todos eles.
    .
    Enquanto a novas usinas, não deveriam estar no litoral, porque existe uma possibilidade remota de cair um meteorito no Atlântico, existe essa possibilidade.
    Também deberiam estar 100 ou 200 km de cidades grandes.

  13. É óbvio que nunca iremos abrir mão da energia nuclear. O que me preocupa é a entreguista/ambientalista Marina do PV que na última eleição ganhou quase 20% dos votos, imagine se essa entreguista ganha a eleição em 2014 ou em 2018, o Brasil iria retroceder 20 anos e estaríamoso entregues a qualquer nação estrangeira.

  14. As usinas nucleares são ainda + econômicas e com < custo , temos de construir mt e espalhar as mesmas pelo país. Votem no Gen. HELENO em 2014 ,esse sabe mt de segurança e defesa do BRASIL.Sds.

  15. DEIVID QUEIROZ….Falou tudo meu amigo “ENTREGUISTA MARINA DO PT” ( na verdade tinhamos 2 candidatos forte vendidos aos Americanos contra a Dilma) que lançou sua campanha presidencial em New York acessorada pela equipe de marketing da campanha Obama e inclusive teve em Washington uma sigilosa e longa confabulação com o VAMPIRO.Irmãos Brasileiros precisamos estarmos atentos a tudo e a todos.As pressões e as manipulações de governos externos,entidades extrangeiras,midia PIG e mais toda a gama vendilhã que existe em nossa sociedade que so visam travar o desenvolvimento e a capacitação do Brasil com argumentos de folhinhas verdes.Esses governos e entidades não pressionaram suas sociedades para que estas não devastassem suas biodiversidades mas aqui no Brasil,não podemos nem mesmo fazer uma hidreletrica e temos enorme territorio ate para remanejarmos os indios e nativos das areas mas não querem permitir como se o Brasil fosse apenas uma minoria de nosso povo.Infelizmente quem degrada nossa biodiversidade é o proprio povo e muito mais que industrias que muitas vezes investem em reflorestamento e recuperação ambiental.Precisamos deixarmos de ser hipocritas.Querem fazer do Brasil Jardim Botanico e Zoologico do mundo e voces acham que se os extrangeiros se apoderarem de nossa Amazonia não retirarão dela os minerios?Quem preserva e defende a nossa Amazonia é o Governo Brasileiro e as Forças Armadas Brasileiras e quem degrada é o povo e latifundiarios.Devemos ter penas mais duras com a perda da propriedade ao invez de multas que so visam encher cofres e não inibem o ilicito…DEMAGOGOS E HIPOCRITAS EXISTEM TANTOS COMO OS BANDIDOS TRAIRAS.

  16. O BNDES é bastante rígido em seus financiamentos! Não são fogos de artíficio que mudará a situação. Com certeza para aceitarem financiamento de 6 bilhões, tiveram de analisar um projeto de investimento contendo milhares de páginas, espondo tim-tim por tim-tim. As energias renováveis como solar e eólica ainda não atendem de forma satisfatoria em digamos.. custo-benefício. E as termo-elétricas e hidrelétricas ou poluem o meio-ambiente, ou matam fauna e flora, sem falar nos territorios de preservação ambiental, e indígenas. Porém sou a favor de otimizar a segurança de usinas nucleares. Mais ainda!.. por exemplo, instalá-las dentro de montanhas, longe da costa, e em grande altitude.

  17. NÃO TEMOS FURACÕES NÂO É MESMO rsrs rsrs No final do mes passado um enorme furacão estava apenas a 110kms da costa do RJ Deus mudou seu rumo para o leste em direção a Africa e se enfraquecendo.Estejamos preparados,a cada ano tempestades,enchentes,secas,vendavais,tornados,ciclone e possivelmente furacõs sugirão no sul,sudeste e parte do centro-oeste.O planeta esta na descendente grafica de uma GLACIALIZAÇÃO.Enquanto a maioria se descabela com o derretimento das geleiras,aumento dos oceanos e eventos cismicos e gritam É O EFEITO ESTUFA rsrs rsrs Sim o efeito estufa que tambem sempre existiu esta acrescido da degradação causada pelo homem mas tudo isso faz parte tambem de um ciclo natural.A Terra mais uma vez congelará,as populações se aglutinarão em menor faixa de terras e o cultivo não proverá a mesma.É preciso criarmos e estocarmos alimentos e agua sinteticos e tudo a mais necessario que possa ser acondicionado para um longo periodo e estamos em uma area que tera a maior possibilidade de territorio habitavel.Quem sabe ate la Dandolo vem com seus amiguinhos ETs nos regatarem rsrs rsrs

  18. 1Maluquinho concordo com vc, E diria mais, os EUA e o pais que mais possui usinas nucleares e corre tanto perigo quanto os japoneses…Super vulcão de Yellowstone é maior do que se pensava
    Redação do Site Inovação Tecnológica – 19/04/2011.http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-vulcao-yellowstone&id=010125110419

    Cientistas estudam e monitoram esse supervulcão que tem sua caldeira com mais de 60km de diâmetro. Todos os anos, o solo em Yellowstone, tem uma elevação, um inchaço, devido ao Magma e pressão interna da caldeira, esse inchaço é de 5 a 7 cm por ano. O problema é que no dia 19/01 desse ano o Supervulcão deu uma respirada, inchou mesmo, uma grande área do parque se elevou em mais de 25cm de altura a uma velocidade surpeendente e vários lugares agora tem imensas rachaduras profundas que foram abertas por isso, inclusive na caldeira, com perda de magma por kilômetros terra a dentro. Os cientistas disseram que é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto e que não sabem se estamos lidando com uma pré-erupção.

  19. Sou tb favorável a energia nuclear, mas com uma condição: que estas usinas fossem construidas em locais com pouco desenvolvimento e principalmente pouca população, algumas regiões do Nordeste para mim é a melhor opção, pois em caso de acidente não afetaria quase nada, são locais inóspitos, sem condições de sobrevivência humana e que poderia abrigar um verdadeiro parque destas usinas, gerando riquezas àquela região, basta tão somente que haja água para os reatores e isso existe em abundância pelo menos em 4 locais já identificados. O que não dá são estas usinas como angra 1,2 e 3, se por algum motivo der um problema, adeus região dos lagos e parte do Rio.

  20. Ainda é pouco para o ritmo de crescimento do Brasil, mas se realmente sair do papel, já é alguma coisa….
    O duro é aguentar IBAMA e FUNAI (duas DESGRAÇAS nacionais) trabalhando sempre contra o desenvolvimento do Brasil, certamente vão fazer de tudo para impedir, seja lá onde for.
    Quanto ao Greenpeace, nem mereçe comentários..

  21. Energia Nuclear? Otimo, com um acaso…

    1°- As usinas não devia ser constuidas no litoral

    2°- Deviam ser construidas no interior do Nordeste por exeplo que é inabitado, e se não for construa em um local desabitado

    3°- Essas usinas não deviam ser as unicas coisas que o Brasil devia ter Nuclear, mas isso cabe a Jobim, criar nossa segunda, piis já temos uma comprada, americana

    4°- Jobim para presidente em 2015, e eu para prisdente em 2018

  22. Vamos deixar os japoneses melhorarem as deles primeiramente, para depois construirmos as nossas, com essa nova tecnologia. Que seja em regiões mais despovoadas, como o litoral da Bahia.

  23. Vamos construir essas Usinas Nucleares a 30 metros acima do nível do mar, pois o oceano vai subir nos próximos anos.
    Se o gatilho climático for disparado em 2015, em 2020 o oceano estará 2 metros mais elevado (minha opinião). O degelo será rápido, devido ao efeito interação dos fatores climáticos.

  24. Maniqueísmos aparte… Todas as energias viéveis economicamente têm impactos negativos…

    … Temos que manter uma gama de matrizes o mais variada possível porque:

    Chuva também falta (hidroelétricas) mas na nossa amazônia chove constantemente por isso está sendo construida a Belo Monte;

    Vento o nordeste também têm constantemente, mas a eficiência ainda é baixa…

    Petróleo, somos autosuficientes e seremos grandes exportadores, mas é melhor exportar gasolina do que queimar óleo aqui (pois é poluente)

    Urânio, enriquecimento e experiência com usinas (não temos terremotos e tsunames) como foi dito, nós temos, mas têm um risco né!? Não temos nemhuma bateria antiaéria descente… S-300..

    Enfim temos tudo, e devemos explorá-las, todas elas!!!

  25. rsrs rsrs e isso evitaria uma contaminação em caso de acidente Dandolo rsrs melhor construirmos na lua e a transmição da energia ser por refletores no espaço e a capitação por placas termicas rsrs

  26. O problemas de construir as usinas no sertão do nordeste é que usinas nucleares precisam de muita agua. Ela gera energia usando vapor de agua pra girar dinamos.
    Se alguem descobrir o meio de converter radiação diretamente para eletricidade sera um heroi mundial.
    Isto é um serviço para Dandolo.

Comentários não permitidos.