Defesa & Geopolítica

Índia confirma plano de megausina nuclear

Posted by

http://2.bp.blogspot.com/_sQ00yEv9tpk/TNamWpykxCI/AAAAAAAANyI/aBqHqKePn8s/s1600/energia+nuclear22.jpg

A Índia anunciou ontem que dará continuidade aos planos de construção da maior usina nuclear do mundo, em Jaitapur. “O governo está satisfeito com os aspectos de segurança”, afirmou V. Narayanswamy, membro do gabinete do primeiro-ministro Manmohan Singh.

O projeto da usina, com capacidade de 9.900 megawatts, prevê seis reatores, construídos com a participação da estatal francesa Areva. “Cada reator terá um sistema de segurança independente”, disse o ministro do Meio Ambiente, Jairam Ramesh, procurando eliminar os temores de uma repetição do acidente na usina de Fukushima, no Japão.

A primeira unidade da usina de Jaitapur, localizada a cerca de 400 quilômetros de Mumbai, deve entrar em operação em 2019. Com um custo estimado de US$ 10 bilhões para os dois primeiros reatores, a usina será a primeira construída no país desde o fim da proibição internacional, ocorrida em 2008, à compra de equipamentos e combustível nuclear imposta à Índia há mais de três décadas.

O país está apostando na energia nuclear para suprir o aumento da demanda das indústrias por eletricidade. Atualmente, sua capacidade nuclear é de 4.780 megawatts, ou 2,8% do total da matriz energética. Se os planos forem levados adiante, em 2030 a produção nuclear atingirá 60 gigawatts.

De acordo com Prithviraj Chavan, ministro-chefe de Maharashtra, Estado onde ficará a usina, o governo apresentará ao Parlamento um projeto de lei para a criação de uma agência regulatória nuclear independente. Além disso, também pedirá à Agência Internacional de Energia Atômica que fiscalize as instalações.

Após o terremoto do mês passado no Japão, a Índia realizou inspeções nas 20 usinas existentes no país. Mesmo assim, nas últimas semanas, houve uma série de protestos contra a decisão de investir em energia nuclear – alguns terminaram em confronto com a polícia.

A resposta do governo foi aumentar o valor da compensação a ser paga aos moradores da região e deu início a um trabalho de convencimento da população. “Fizemos detalhadas apresentações em Jaitapur a todos os partidos políticos. O diálogo prosseguirá e serão feitos esforços especiais para convencer as pessoas que a segurança não será comprometida”, afirmou Chavan.

Fonte: Itamaraty

9 Comments

shared on wplocker.com